Quando Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu explicou o processo do serviço devocional à Sanatana Goswami enumerou 64 itens de serviço devocional.
Explicou que destes 64 itens, 5 são muito importantes em Kali Yuga:
Nama Bhajana (Cantar o Santo Nome)
Murti Seva (Adorar a Deidade)
Sadhu Sanga (Associar-se com Devotos)
Bhagavata Sravana (Estudar o Srimad Bhagavatam)
Mathura Vasa (Residir no Dhama (ou transformar seu lar num Templo))
Destes 5, salientou que o cantar do Santo Nome é o mais proeminente. Mas para que o cantar seja inofensivo (Suddha Nama) é preciso seguir todas estas actividades cuidadosamente.
Por exemplo, entre outros, é uma ofensa ao Santo Nome não servir a Deidade de Krsna apropriadamente, é uma ofensa ao Santo Nome não servir amorosamente aos Vaisnavas, etc.
Todas estas 5 actividades juntamente e principalmente com o cantar estão interligadas.
O Maha Mantra Hare Krsna, Sadhu Sanga, residir no Dhama ou transformar seu lar num Templo, adorar a Deidade e ouvir o Srimad Bhagavatam, trabalham todos juntos para ajudar o devoto(a) a rapidamente alcançar a perfeição.
SS Candramukha Swami escreveu um livro muito interessante e bonito intitulado "Reflexões Sobre os Cinco Principais Itens da Vida Devocional", onde diz:
"Estas cinco práticas devocionais são maravilhosas. Além de oferecerem experiências espirituais prazerosas àqueles que entram em contato com elas, quem praticá-las regularmente, por mais caído que seja, sentirá em seu coração um rápido despertar do sentimento de amor a Deus. Na realidade, ao se fixar firmemente em pelo menos uma delas, o praticante sincero conseguirá extrair ilimitado poder espiritual. Outra característica marcante dessas cinco práticas devocionais é que elas sempre interagem umas com as outras. Em outras palavras, através de uma entusiasta e confiante execução de qualquer uma delas, um praticante passará gradativamente a compreender e se atrair sucessivamente pelas demais."
E sem dúvida isto é confirmado por Srila Prabhupada:
Do livro "Fácil Viagem a Outros Planetas":
"...Os detalhes seguintes delineiam uma prática geral através da qual as pessoas podem se preparar para uma fácil viagem aos planetas Vaikunthas (antimateriais) onde a vida é livre de nascimento, velhice, doença e morte.
Prática geral (funções positivas):
...o Senhor Caitanya selecionou cinco como as mais importantes.
estes cinco itens foram escolhidos devido às condições actuais da vida cívica.
São eles os seguintes:
1 - Devemos nos associar com os devotos...
2 - Devemos cantar o Santo Nome do Senhor em todas as circunstâncias...
3 - Devemos ouvir os tópicos transcedentais enunciados no Srimad Bhagavatam...
4 - Devemos fixar a residência em Mathura, a terra natal do Senhor Krsna...
5 - Devemos adorar a Deidade instalada com atenção e devoção para que toda a atmosfera de nosso lar transforme-se na réplica da morada do Senhor...
...Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados.
De forma que qualquer pessoa pode se preparar para regressar ao lar, regressar ao Supremo, através do simples método reconhecido por autoridades do gabarito do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, que adveio especificamente para salvar as almas caídas desta era.
...Todos os serviços prestados ao absoluto são absolutos em si mesmos; não se pode econtrar nenhuma das diferenças materiais na plataforma espiritual...
...Portanto, é importante que todos os seres humanos adoptem estes princípios de realização espiritual para que alcancem a perfeição da vida..." (Fim da citação de Prabhupada)
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Srila Bhaktivinoda Thakura conclui no Mahaprabhura Siksa - Dasa Mula Tattva:
pancange sad-dhiyam anvaya-sukrti-matam sat-krpaika-prabhavat
raga-praptesta-dasye vraja-jana-vihite jayate laulyam addha
vedatita hi bhaktir bhavati tad-anuga krsna- sevaika-rupa
ksipram pritir visuddha samudayati taya gaura-siksaiva gudha
"Os cinco Angas são servir a Deidade, saborear o significado do Srimad Bhagavatam com os devotos exaltados, associar-se com devotos elevados em Raga Marga, cantar o Santo Nome e viver em Mathura.
Por praticar estes cinco ítens com um coração sem ofensas, alcança-se misericórdia.
Através desta misericórdia surge o desejo de servir o habitantes de Vraja que são impelidos por Raga.
Deste desejo, aparece Raganuga Sadhana Bhakti, o qual transcende as injunções escriturais e serve Krsna exclusivamente no humor de afeição dos Vrajavasis.
Por praticar esta Bhakti (Sadhana), muito em breve, o puro, e exclusivo Priti (Kevala Prema) por Krsna se manifesta.
Este é o caminho esotérico ensinado por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu."
Fonte: http://www.iskconmedia.com/
Nota pessoal:
Como é possível cantar Hare Krsna e não associar-se com os devoto(a)s exaltados e elevados em Raga Marga, que é o caso de todos os devotos da ISKCON? Ou como é possível associar-se com os devoto(a)s exaltados e elevados em Raga Marga, que é o caso de todos os devotos da ISKCON, e não cantar Hare Krsna? Como é possível adorar a Deidade e não cantar Hare Krsna? Ou como é possível cantar Hare Krsna e não adorar a Deidade? Como é possível cantar Hare Krsna e não glorificar os passatempos de Krsna no Srimad Bhagavatam? Ou como é possível glorificar os passatempos de Krsna no Srimad Bhagavatam e não cantar Hare Krsna? etc........
São actividades devocionais absolutas interligadas.
Cantar Hare Krsna é o Yuga Dharma desta era. Mas para alcançarmos Suddha Nama (Cantar puro e inofensivo) e por fim Krsna Prema, todas as outras quatro actividades devem ser executadas com muito cuidado e atenção.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
HARE KRISHNA!
TODAS AS GLÓRIAS A SRI SRI GAURA NITAI!
TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRILA PRABHUPADA!
TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR PURUSHATRAYA SWAMI!
Por favor aceite as minhas reverencias!
Meu querido senhor Vraja-kumara das, sua preocupação é valida e merecedora de todo respeito, pois procuras zelar pela boa saúde deste movimento. Entretanto não é minha intenção confundir os meus irmãos nem tão pouco entrar em jogo de palavras floridas e ostentações eruditas. Mesmo porque sou pouco erudito, mas embora sem qualificação no cantar, tenho uma firme Fé no MAHA MANTRA HARE KRISHNA e O canto com determinação, a determinação de um tolo, um tolo que canta! O senhor Lilananda dasa Prabhu citou abalizado nos Sastras as nove modalidades de adoração, e minguem pode derrotar as escrituras reveladas, por Elas serem a Personalidades de Deus em Sua Personificação literária. O senhor Prahladesh dasa citou os cinco Angas, mas o principio é o cantar do MAHA MANTRA HARE KRISHNA. Muito embora não aja diferença, em adorar a deidade e cantar o MAHA MANTRA HARE KRISHNA, na adoração vai acontecer falhas e desvios, nos relacionamento entre os Vaishnavas, também vão acontecer falhas e desvios...estamos na era de Kali!!! Meu querido senhor nós temos um corpo e os deuses também teem um corpo! O corpo material é diferente da alma espiritual, entretanto não há diferença entre o corpo e a alma e os nomes de Deus. Logo, podemos entender que cantar o MAHA MANTRA HARE KRISHNA é estar com Deus em Sua plenitude, quando se estar com Deus em Sua plenitude todo o resto o seguem!
Nesta era de Kali-Yuga a cereja do bolo de todas as actividades auspiciosas é o cantar do MAHA MANTRA HARE KRISHNA. Se praticas qualquer actividades e não cantas, o MAHA MANTRA HARE KRISHNA, especificamente nesta era das desavenças e hipocrisia, estais desperdiçando o teu tempo. Meu querido, preste atenção nos devotos que alcançaram o objectivo ultimo, nem um deles se encontravam nesta era repleta de misérias, e muito embora seus métodos sejam consagrados, arrisco em afirmar que todos eles sabem da grandeza do MAHA MANTRA HARE KRISHNA e de Sua potencia inconcebível! Meu querido Vaishnava, nesta era das desavenças e hipocrisia é improvável que venhamos encontrar um caminho mais seguro do que o cantar, com amor e devoção do MAHA MANTRA HARE KRISHNA! Não há outro caminho; não há outro caminho; não há outro caminho. Desculpe-me por minha incapacidade de clareza, eu sou um tolo e entendi que não há outro caminho.
Vosso servo
Nanda-gopa dasa
HARE KRISHNA!
Querido Nanda Gopa Prabhu, de uma forma bem simples.
No cantar vão haver falhas e desvios devido à Nama Aparadha.
Na adoração à Deidade vão haver falhas e desvios devido à Seva Aparadha.
Nos relacionamentos entre os Vaisnavas vão haver falhas e desvios devido à Vaisnava Aparadha.
No transformar seu lar num Templo vão haver falhas e desvios devido à Dhama Aparadha.
Na leitura do Srimad Bhagavatam vão haver falhas e desvios devido à Sastra Aparadha ou Sastra Ninda.
Deus em Sua plenitude está no Santo Nome, mas devido as ofensas ao Santo Nome (Nama Aparadha) não conseguimos percebe-Lo.
Deus em Sua plenitude está na Deidade, mas devido as ofensas à Deidade (Seva Aparadha) não conseguimos percebe-Lo.
Deus em Sua plenitude manifesta-se no relacionamento amoroso de Seus devotos exaltados, mas devido as ofensas aos Vaisnavas (Vaisnava Aparadha) não conseguimos percebe-Lo.
Deus em Sua plenitude manifesta-se no Dhama, mas devido as ofensas ao Dhama sagrado (Dhama Aparadha) não conseguimos percebe-Lo.
Deus em Sua plenitude manifesta-se no Srimad Bhagavatam, mas devido as ofensas ao Srimad Bhagavatam (Sastra Aparadha - Sastra Ninda) não conseguimos percebe-Lo.
Nas nossas conversas e nas suas mensagens você mostra-se muito preocupado em que os devotos, principalmente os iniciados, negligenciam a sua Japa para executar outros serviços. Você está completamente certo. Isto não se deve fazer.
Mas nunca se esqueça de que se formos negligentes e descuidados com os outros itens do serviço devocional também acabaremos por negligenciar o Santo Nome.
Com muita felicidade vamos cantar o Santo Nome, vamos servir os Vaisnavas, vamos adorar a Deidade, vamos ouvir os passatempos de Krsna no Srimad Bhagavatam e vamos transformar nossos lares num Templo do Senhor. Tudo junto. Não há nenhum impedimento. E é muito simples.
Teu servo e amigalhaço
Prahladesh Dasa
Caro Prabhu
Esta é uma história que ouvi logo que entrei no movimento, de que Srila Bhaktisidhanta foi convidado por uma importante sociedade filosófica para discursar sem citar o Srimad Bhagavatam.
Você pode obter detalhes consultando a biografia de Srila Bhaktisidhanta no seguinte link:
O texto está em inglês, por isso traduzo um pequeno trecho:
Ele (Srila Bhaktisidhanta) era um pregador tão poderoso e arrojado que tornou-se conhecido como o guru-leão (simha guru)... Uma vez uma grande sociedade Vedanta impersonalista em Calcutá o convidou para um debate, com a condição de não usar o Srimad-Bhagavatam como evidência escritural, e ele concordou com o debate. Depois de algum tempo o convidaram novamente e disseram que ele não poderia citar o Mahabharata, Ramayana, ou qualquer Purana ou Pancharattna. Ele também concordou em se submeter a essas condições. Então o convidaram novamente e disseram que ele não podia usar nenhuma evidência dos Vedas, Upanisads ou textos smriti, mas podia falar só com base no Vedanta-sutra. Ele também concordou. Mais tarde disseram que ele não poderia comparecer de maneira nenhuma.
(NOTA: o Vedanta sutra baseia-se principalmente em lógica, sendo estudado amplamente pelos jnanis. Srila Bhaktisidhanta era um filósofo tão apurado que poderia demonstrar o sidhanta vaisnava usando simplesmente a lógica argumentativa. O Senhor Caitanya, interpelado por cantar os Santos Nomes em êxtase, disse que seu guru o chamara de tolo e que, em vez de se perder em estudos do Vedanta sutra, deveria se dedicar a cantar os Santos Nomes. Evidentemente isso era uma lição para nós, pois o Senhor Caitanya era o maior lógico da época, tendo sido professor de nyaya em Navadvipa e usado essa ferramenta para converter grandes personalidades da época ao vaishnavismo.)
seu servo
Advaya dasa
Caitanya Caritamrta Adi 7.72:
"Especuladores filosóficos que querem fazer da filosofia Vedanta uma carreira acadêmica, são considerados como estando dentro da energia material.
No entanto, uma pessoa que sempre canta o Santo Nome do Senhor, já está além do oceano de ignorância, e portanto mesmo uma pessoa nascida em família inferior que se ocupa em cantar o Santo Nome do Senhor é considerada como estando além do estudo da Filosofia Vedanta.
O Srimad Bhagavatam explica:
"Se uma pessoa nascida numa família de comedores de cachorro, canta o Santo Nome de Krsna, deve-se compreender que em vidas passadas deve ter executado todos os tipos de austeridade e penitência e executado todos os Yajnas Védicos." (SB 3.33.7)
"Uma pessoa que canta as duas silabas Ha-ri já estudou os quatro Vedas, Sama, Rk, Yajuh e Atharva."
Tomando vantagem destes versos,alguns sahajiyas, que consideram tudo de uma forma muito barata, consideram-se eles mesmos Vaisnavas muito elevados, e não preocupam-se em sequer tocar no Vedanta Sutra ou na filosofia Vedanta.
No entanto, um verdadeiro Vaisnava estuda a filosofia Vedanta. Mas se após estudar a filosofia Vedanta não canta o Santo Nome do Senhor, não é melhor que um Mayavadi...
...o Senhor Caitanya exibiu Seus conhecimentos do Vedanta nos Seus discursos com Prakasananda Sarasvati...
...Um devoto tem de saber da importância de simultaneamente entender a filosofia Vedanta e de cantar o Santo Nome.
Devotos baratos (sahajiyas) não se importam de estudar a filosofia Vedanta como comentada pelos Quatro Acaryas.
Na Gaudiya Sampradaya existe um comentário do Vedanta chamado Govinda Bhasya, mas os sahajiyas consideram este comentário como uma especulação filosófica intocável, e consideram os Acaryas como sendo devotos mistos..."
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica (Amrta Vani):
Devemos estudar o Vedanta?
"Devemos estudar o Vedanta, mas não devemos discutir o comentário de Sankaracarya.
Receberemos um grande benefício se estudarmos o Vedanta com a ajuda do Sribhasya ou do Govindabhasya.
O Srimad Bhagavatam é o comentário original do Vedanta Sutra.
Devemos estudar o Vedanta sob a guia do Srimad Bhagavatam.
O Vedanta aborda tópicos acerca de cantar o Santo Nome do Senhor.
Devemos estudar o Vedanta e também cantar o Santo Nome de Hari."
Sastra é directamente o Senhor Krsna.
É Sua encarnação. O Senhor Krsna pessoalmente manifestou-se neste mundo na forma do Sastra para prover-nos com aquilo que precisamos."
Srila Prabhupada no começo do Bhagavada Gita:
A
SRILA BALADEVA VIDYABHUSANA
que apresentou com muito esmero
o comentário Govinda-bhasya
sobre a filosofia vedanta
Srila Prabhupada no seu Bhaktivedanta Bhasya:
"O Bhagavad Gita e o Vedanta Sutra estão intimamente relacionados"
Para aqueles interessados em apresentar seriamente a Filosofia da Consciência de Krsna, aconselha-se a leitura cuidadosa do Bhaktivedanta Bhasya de Srila Prabhupada e o Govinda Bhasya de Srila Baladeva Vidyabhusana.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Se os outros itens do serviço devocional não são importantes, então porque Srila Prabhupada utilizou tanta, tanta energia e tempo na tradução do Srimad Bhagavatam e muitos outros livros?
Se os outros itens do serviço devocional não são importantes, então porque Srila Prabhupada dispendeu tanta, tanta energia para instalar muitas Deidades?
Se os outros itens do serviço devocional não são importantes, então porque Srila Prabhupada deu-se o enorme trabalho de abrir muitos, muitos Templos?
Se os outros itens do serviço devocional não são importantes, então porque Srila Prabhupada misericordiosamente iniciou milhares de discípulos e sempre sentia grande extase na associação de devotos? Para que tudo isso?
Se juntamente com o cantar, a leitura e distribuição dos livros de Prabhupada não é importante, então vamos deixar de ler e distribuir os livros e fechá-los num armário.
Se juntamente com o cantar, a adoração às Deidades não é importante, então vamos encerrar todos os altares da ISKCON.
Se juntamente com o cantar, morar num Templo ou transformar nossos lares num Templo não é importante, então vamos fechar todos os Templos da ISKCON.
Se juntamente com o cantar, associar-se com os Vaisnavas não é importante, então não podemos mais participar deste Fórum do Krsna Katha.
A ISKCON não é um Movimento de Bhajananandis, ou devotos que vivem em reclusão na floresta a cantar 192 voltas de Japa por dia.
A ISKCON é um Movimento de Ghostyanandis, ou devotos pregadores e Sankirtaneiros que tem o cantar como sua principal actividade devocional bem como todo os outros ítens devocionaIs. E é assim que estes devotos espalham o cantar por todas as vilas e aldeias.
Srila Prabhupada no Srimad Bhagavatam 7.5.28:
"...ainda que o cantar do Santo Nome seja suficiente para proporcionar o progresso na vida espiritual até o padrão de amor à Deus, não obstante aqueles que tem um corpo material são suscetíveis à contaminação. Consequentemente, uma ênfase especial é dada para Arcana Vidhi (adoração à Deidade). Portanto, uma pessoa deve regularmente ocupar-se em ambos, o processo Bhagavata (cantar) e o processo Pancaratriki (adoração)."
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Hare Krsna Advaya Prabhu.
Muito obrigado.
Caro prabhu Prahladesh, parece que houve um equívoco no entendimento, pois a idéia original é que tudo é importante, mas o canto dos santos nomes é essencial, e não será tão proveitoso praticar todos os demais processos se o canto for negligenciado.
Exatamente, e a mesma coisa no sentido inverso.
Todos nós somos perfeitamente cientes de que o canto do Maha Mantra Hare Krsna é o Yuga Dharma de Kali Yuga. No entanto não há como separar o canto dos demais processos. O voto de cantar Hare Krsna significa envolver-se nos demais processos. As dez ofensas demonstram exatamente isto. Não há como separá-los. E portanto não será tão proveitoso cantar se ofendemos os demais processos.
Por exemplo: Como alguém poderá ser exitoso no cantar de Hare Krsna, se negligencia e ofende o Guru e os Vaisnavas?
Nós temos experiência prática de que aqueles que negligenciam o Guru, os Vaisnavas e por exemplo o estudo profundo do Srimad Bhagavatam acabam negligenciando e abandonando o cantar.
Por outro lado, se uma pessoa não pode praticar todos os processos ou a maioria deles e canta os santos nomes ela pode alcançar a perfeição máxima por causa da natureza essencial dos cantos dos santos nomes nesta era de Kali.
Nós sempre poderemos praticar todos os processos conjuntamente com o cantar.
Creio que todos conhecem a história do Brahmana pobre contada por Srila Prabhupada no "Néctar da Devoção":
"...certa vez um Brahmana que não estava numa situação financeira muito boa, mas que mesmo assim estava satisfeito consigo mesmo..."
...Era muito sincero, e as vezes ia ouvir algumas conferências feitas por grandes almas realizadas. Em um destes encontros, enquanto ouvia muito fielmente a respeito de actividades Vaisnavas, ele ficou sabendo que estas actividades podem ser executadas até mesmo por intermédio da meditação. Em outras palavras, se uma pessoa não pode de facto executar actividades Vaisnavas fisicamente, ela pode meditar nas actividades Vaisnavas e desse modo adquirir todos os mesmos resultados...
...Depois que fixara a forma do Senhor em sua mente, ele começou a imaginar em suas meditações que estava vestindo o Senhor primorosamente com roupas caras, ornamentos, elmos e outras parafernálias.
...Após terminar de vestir o Senhor, ele passou a imaginar que estava limpando o Templo meticulosamente.
...Depois disso, ele reuniu todas as espécies de parafernália de adoração - flores, frutas, incenso e polpa de sândalo...
...foram então meticulosamente oferecidos às Deidades para a satisfação d'Elas...
...Logo que tocou a panela do arroz doce com seu dedo, ele queimou-se imediatamente com o calor da panela. Dessa maneira, quebrou-se sua meditação....
...Enquanto ele pensava assim, em Vaikuntha o Senhor Narayana, sentado com Laksmi, a deusa da fortuna, começou a sorrir com graça...
...Embora estivesse presente em Vaikuntha, o Senhor também estava presente no coração do Brahmana quando este meditava no processo de adoração. Desta maneira, podemos compreender que o Senhor aceita as coisas que os devotos oferecem até mesmo em meditação, coisas estas que ajudam a se alcançar o resultado desejado."
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Este é o caminho esotérico de Bhakti muito simples ensinado por Srila Prabhupada o qual todos podemos e devemos praticar.
Ora, no processo de adoração a Deidade, o mais importante é a meditação do que propriamente a adoração fisica. E em todas as circunstâncias poderemos executar tal meditação mesmo estando impossibilitados de fazer a adoração fisica.
Devemos meditar na forma do Mestre Espiritual (Guru Dhyana).
Devemos meditar que estamos a servir o Guru e a ouvir seus ensinamentos (Guru Manasa Puja)
Devemos meditar em Navadvipa Dhama (Navadvipa Dhyana)
Devemos meditar na forma do Senhor Caitanya ( Gauranga Dhyana)
Devemos meditar na forma do Senhor Nityananda (Nityananda Dhyana)
Devemos meditar que estamos a servir Gaura Nitai (Gaura Nitai Manasa Puja)
Devemos meditar em Vrndavana Dhama (Vrndavana Dhyana)
Devemos meditar na forma de Radha Krsna (Radha Krsna Dhyana)
Devemos meditar que estamos a servir Sri Sri Radha Krsna (Radha Krsna Manasa Puja)
Srila Prabhupada explica:
"Cantar o mantra Hare Krsna significa manter Krsna sempre em nossos corações. Isto não é caro. Não é necessário fazer um trono opulento para Krsna.
Você pode imaginar que "No meu coração eu coloquei um trono feito de diamantes, e Krsna está sentado"
Isto é aceito e realmente acontece.
Na nossa mente nós pensamos "Eu tenho este trono de diamantes, muito caro. Porque Krsna esta vindo, Ele irá sentar-Se"
Isto não é falso; isto é um facto.
Então você cria esta situação dentro do coração.
"Agora Krsna está sentado.
Deixe-me lavar Seus pés com águas do Ganges e do Yamuna.
Agora vou vesti-Lo com roupas de primeira classe.
Agora vou decorá-Lo com ornamentos maravilhosos.
Então dou-Lhe algo para comer."
Você pode pensar desta forma.
Isto é meditação.
Isto é uma coisa tão doce.
Você pode sentar-se em qualquer lugar, e pensar que Krsna está sentado no seu coração e que você esta recebendo o Senhor desta forma muito doce.
Isto não é falso.
Isto é um facto.
Isto é muito fácil."
(Los Angeles - 1/6/74)
O Acarya do Santo Nome, Srila Haridas Thakur, num mesmo dia, cantava 64 voltas em voz alta, 64 voltas a murmurar e 64 voltas em meditação.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Prabhu, ninguém está falando de cometer ofensas aos vaisnavas sob a força do canto.
Mesmo assim, o canto dos santos nomes começa no estágio ofensivo, mas à medida que se persevera no canto as ofensas vão diminuindo até se poder cantar no estágio puro.
Os santos nomes são poderosos suficientemente para fortalecer quem canta e dar-lhe inclusive a capacitação para praticar os demais métodos de serviço devocional (nija sarva saktis). Esta é a conclusão do senhor Caitanya ao dizer que só os santos nomes podem conceder todas as bençãos a todos os seres vivos. As demais práticas podem conferir diversos tipos de bençãos, mas os santos nomes incluem todas.
O problema é que não temos fé nisso. Não é, portanto, uma deficiência dos santos nomes, mas da nossa fé.
No entanto, se uma pessoa adotar com fé o cantar ela poderá gradualmente chegar à plataforma mais elevada da devoção, na qual as demais práticas (caridade, austeridade, etc) são como adornos da devoção.
seu servo
Advaya dasa
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur no "Amrta Vani" explica:
"Como podemos desenvolver um gosto pelo Santo Nome?
Somente é possível cantar o Nome do Senhor na associação dos devotos.
Se somos indiferentes a: (1) Sadhu Sanga, (2) Krsna Katha, (3) e o serviço ao Guru, Krsna e aos Vaisnavas, não ganharemos nada.
Portanto, se somos chefes de família ou se vivemos na Matha, devemos dar especial atenção a estes três itens.
Então nosso sucesso será garantido e desenvolveremos um gosto pelo cantar, pela auto realização, e seremos reestabelecidos na nossa posição constitucional."
Ou seja, a determinação vem do próprio cantar, e de lembrarmo-nos e associarmo-nos com devotos avançados (Sadhu Sanga), a determinação também vem de lermos os Sastras ( Harinama Cintamani, Sri Namamrta, etc, etc...), a determinação vem de adorarmos a Deidade e a determinação vem de buscarmos refúgio no Dhama Sagrado.
Em Kali Yuga estas práticas são essenciais para termos determinação de cantar nossas voltas de Hare Krsna.
E na prática nós vemos que é mesmo assim.
Em Kali Yuga se não nos ocuparmos nestas actividades perdemos a determinação de cantar Hare Krsna.
E é por isto que Sri Caitanya Mahaprabhu, os Acaryas e Srila Prabhupada enfatizaram estas outras quatro actividades devocionas juntamente com o cantar de Hare Krsna.
Um exemplo bem prático:
Quando não tenho determinação para cantar o Maha Mantra, abro uma mensagem do Nanda Gopa Prabhu e fico logo inspirado a cantar. Com Sadhu Sanga de devotos inspirados, fico inspirado a cantar.
E é por isto que as outras práticas devocionais são essenciais, porque ajudam-nos a ter determinação no cantar.
Alguém pode argumentar que do próprio cantar podemos obter determinação, e é verdade. Mas em Kali Yuga poucas almas conseguem-no.
Nós precisamos desesperadamente de Sadhu Sanga, Krsna Katha e de adorar a forma de Krsna.
Srila Prabhupada no Srimad Bhagavatam 7.5.28:
"...ainda que o cantar do Santo Nome seja suficiente para proporcionar o progresso na vida espiritual até o padrão de amor à Deus, não obstante aqueles que tem um corpo material são suscetíveis à contaminação. Consequentemente, uma ênfase especial é dada para Arcana Vidhi (adoração à Deidade). Portanto, uma pessoa deve regularmente ocupar-se em ambos, o processo Bhagavata (cantar) e o processo Pancaratriki (adoração)."
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Bem, espero ser esta minha última colocação sobre este ponto.
Creio que depois de tudo, fica bem evidente para todos nós que o cantar do Maha Mantra Hare Krsna é o serviço devocional mais importante e essencial em Kali Yuga para alcançarmos amor por Deus. Penso que isto sempre esteve muito claro para todos nós.
Pessoalmente ao cantar o Maha Mantra de forma cuidadosa, recebo inspiração para praticar outros serviços devocionais praticos nas restantes 22 horas do dia, como adorar a deidade, limpar o altar, ler os passatempos de Krsna no Srimad Bhagavatam, manter a família, associar-me com o Guru e os Vaisnavas etc. E ao executar estas actividades devocionais recebo inspiração para cantar no dia seguinte.
Ou seja, por cantar recebo inspiração de fazer um serviço devocional prático e por fazer um serviço devocional prático recebo inspiração para cantar.
É assim que funciona comigo. Mas se algum outro devoto(a) inspira-se de outra forma para cantar o Maha Mantra Hare Krsna, isto é ótimo. O importante é que sempre cantemos as nossas voltas prescritas do Maha Mantra.
Um grande abraço para todos
e um feliz 2010 !!!
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Em um dos significados do CC Madhya 9.42-49, Srila Prabhupada diz:
"Aqueles que são pregadores na ISKCON irão certamente encontrar muitas pessoas que acreditam na argumentação intelectual.
A maioria destas pessoas não aceitam a autoridade dos Vedas. No entanto, aceitam a especulação mental e a argumentação.
Portanto, os pregadores da Consciência de Krsna devem estar preparados para rejeitá-los com argumentação, exatamente como Sri Caitanya Mahaprabhu fez."
Aqui Srila Prabhupada refere-se aos Budistas, que são ateístas e não aceitam os Vedas. Portanto, a única forma de um Gaudiya Vaisnava demonstrar alguma coisa aos Budistas é somente através da lógica ou das próprias escrituras Budistas.
Em relação aos Cristãos, embora sejam teístas, igualmente não aceitam os Vedas nem os Acaryas Vaisnavas e a única forma de um Gaudiya Vaisnava demonstrar alguma coisa aos Cristãos mais abertos é somente através da lógica ou da própria Bíblia Cristã.
A lógica também faz parte da Epistemologia Vaisnava e deve ser usada, embora tenha um peso diferente em relação as citações Sastricas que preferentemente devem ser sempre evidenciadas em primeiro lugar.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Krishna é ilimitado.
Existem muitos caminhos para O alcançar.
Vc assim limita muito Deus.
Caitanya Mahaprabhu apareceu aqui por volta de 1500 trazendo este Mantra, este processo ...
Mas antes desta época, em todas as épocas, Krishna já era adorado!
Assim eu penso,
Kunja Bihari dd
Srila Prabhupada ki jay!
Grato por seu comentário. mas...
O maha-mantra já existia nas escrituras antes do aparec. de Mahaprabhu. Sobre isso conferir os Puranas e Upanisads. O q Mahaprabhu trouxe foi bhava-bhakti em Madhurya. O fato de Krsna ter sido adorado em outras épocas nao justifica utlizarmos processos de outras eras na atual kali-yuga. Pensar em Deus como Ilimitado sem fundamentação teólogica-filosó fica (sastra e vivência) é perigoso...pois nossa visão superficial de "ilimitado" pode resultar em reducionismo, niilismo, impersonalismo ou ainda em ateísmo! Afinal se Deus é "ilimitado" pq elE também nao estaria presente nesses diferentes construtos mentais?!
Nesse sentido, é possível compreender q em kali-yuga se alguem tem algum vinculo com bhakti essa poderá ser aceita pelo supremo, mas, isso nao significa q o processo q tal pessoa pratique seja eficaz quanto a possibilita- la obter o ápice dessa bhakti.É valído lembrar q bhakti nao é algo "solto" quem pratica bhakti (sadhaka) almeja algo, a meta de bhakti (sadhya) que é a plena união com o Absoluto, Radha Krsna seva rasa. Isso no nosso processo evidentemente. Esse tópico é amplamente discutido por Srila Prabhupado no seu Caitanya-caritamrta .
Em outras vias de devoção a meta configura outro tipo de comunhão com o Ser Supremo, mas ainda assim em todos as variantes de bhakti é imperativo uma religação com um aspecto do Absoluto.
Nossos sentimentos e reflexões pessoais sao sempre valiosos, mas a menos q haja humildade de se consultar os grandes acaryas e as escrituras podemos cair num devocionalismo- intelectualizant e que longe de nos ater a ksna irá nos afastar para a nebulosa região do nosso ego q adora se confundir com a divindade.
a seu dispor,
govinda s
Pramanas Vaisnavas e Phronema Cristão Ortodoxo
Srila Bhaktivinoda Thakura no Vaisnava Siddhanta Mala
"Terceito capítulo
Ele é conhecida através de todos os Vedas
P.Como alguém pode conhecer a verdade do Senhor (Krsna Tattva)?
R. Isto pode ser conhecido pelo quanto a alma está consciente internamente da verdade auto-evidente (Svatah Siddha Jnana)
P.O que é verdade auto-evidente?
R.Existem dois tipos de Jnana, ou conhecimento. Um é auto-evidente (Svatah Siddha), e o outro depende dos sentidos (Indriya Paratantra). O conhecimento auto-evidente é a verdade espiritual que é inerentemente uma faceta da forma original da alma pura.
Este conhecimento auto-evidente é eterno, assim como a totalidade da realidade divina da consciência pura é também eterna. Este conhecimento auto-evidente é chamado Veda ou Amnaya. Este Veda na forma de puro conhecimento encarnou dentro deste mundo material como os textos Rg, Sama, Yajur e Atharva.
Por estudar os textos Védicos as almas condicionadas materialmente podem se familiarizar elas mesmas com o conhecimento auto-evidente (Svatah Siddha Jnana). De outra forma, qualquer conhecimento que elas obtenham através do uso dos sentidos físicos é um tipo inferior de conhecimento, Indriya Paratantra (dependente dos sentidos).
P.Alguém pode conhecer Krsna Tattva (a verdade de Krsna) através de Indriya Paratantra Jnana (conhecimento dos sentidos)?
R.Não. Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, está além do alcance dos sentidos materiais. Por isto ele é conhecido como Adhoksaja (Adho=Aquele que derrota, Aksa=percepção material, Ja=conhecimento nascido de). Os sentidos, e todas as concepções mentais obtidas da percepção sensorial, estão muito distantes de Krsna Tattva.
P.Se Krsna é alcançavel somente através de conhecimento auto-evidente (Svatah Siddha Jnana), então porque não podemos percebe-Lo através de alguma consciência interna que tenhamos agora? Porque estudar as escrituras?
R. O Veda está presente na existência de toda as almas espirituais puras na forma de Svatah Siddha Jnana. De acordo com diferentes níveis das diferentes almas que estão condicionadas, este Veda irá espontaneamente manifestar-se para alguém ou manter-se velado para outrem. E portanto para ajudar a reviver a alma condicionada desta verdade auto-evidente, os Vedas encarnaram na forma de textos escritos e tais textos devem ser ouvidos, recitados e lembrados.
P. Mas as escrituras dizem que Krsna é perceptível somente através de Bhakti (devoção pura). Se isto é verdade, como também pode ser dito que Ele pode ser percebido através de Jnana (conhecimento), ainda que seja Jnana auto-evidente?
R.Bhakti e Svatah Siddha Jnana são simplesmente diferentes termos da mesma Consciência pura de Deus.
P. Então porque as vezes Jnana é condenada nos livros de Bhakti?
R. Os livros de Bhakti glorificam Svatah Siddha Jnana como o único conhecimento auspicioso. Os conhecimentos condenados nos livros de Bhakti são Indriya Paratantra Jnana (baseado na percepção sensorial) e Nirvisesa Jnana (conhecimento impersonalista). Nirvisesa Jnana e Indriya Paratantra Jnana são na verdade o mesmo. Nirvisesa Jnana é simplesmente uma negação de Indriya Parantra Jnana. Isto não nos leva além de um conhecimento sensual.
Décimo Capítulo
Três Evidências - Som Espiritual, Percepção Directa e Lógica
P. O que é evidência (Pramana)?
R. Pramana são os meios para evidenciar a Verdade.
P. Quantos tipos de evidência existem?
R. Existem três: som espiritual (Sabda), percepção directa (Pratyaksa) e lógica (Anumana.
P. O que é som espiritual?
R. Todas as escrituras Védicas são evidência em forma de som espiritual. Elas são a encarnação do conhecimento auto-evidente (Svatah Siddha Jnana). Sabda (as escrituras) sozinha é a melhor evidência porque revela a verdade que está além da percepção material.
P. Podemos observar Krsna e o Mundo Espiritual através da percepção directa (Pratyaksa) e da lógica (Anumana)?
R. Elas são baseadas na percepção dos sentidos materiais. Podem ajudar-nos a entender a evidência Védica em termos da nossa presente condição. Mas por elas mesmas são incapazes de revelar verdades eternas.
P. Então porque a percepção directa e a lógica são aceitas como evidência?
R. Porque elas proveem-nos com ferramentas úteis através das quais o conhecimento Védico pode ser demonstrado e confirmado. Quando correctamente utilizadas, a percepção directa e lógica aumentam nossa fé em Sabda Pramana (evidência do som espiritual)."
No Laghu Bhagavatamrta (1 - 212), Srila Rupa Goswami explica:
virodho vakyayor yatra napramayam tad isyate
yathaviruddhata ca syat tatharthah kalpyate tayoh
"Quando duas afirmações escriturais contradizem uma a outra, não devemos considerar que uma delas é inautêntica. Deve-se dar uma conclusão que permita que a contradição seja removida."
A logica e percepção directa somente podem ser usadas depois de se aceitar inquestionavelmente as referências escriturais (principalmente do Srimad Bhagavatam).
Ou seja, toda afirmação escritural que estiver em contra da lógica e percepção directa deve ser aceita porque Sabda (citação escritural) ocupa uma posição suprema como Pramana (evidência).
Esta também é a forma como os Cristãos Ortodoxos aceitam receber conhecimento, e que eles chamam de Phronema (a voz de Deus auto-evidente ou a "mente de Cristo").
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Caros vaisnavas
Sugiro a leitura integral do SB 3.33.7, especialmente o significado de Srila Prabhupada, para dirimir todas as dúvidas sobre este assunto.
seu servo
Advaya dasa
Srila Prabhupada Ki Jaya!!! (Todas as glórias sejam para Srila Prabhupada)
Maha Mantra Hare Krsna Ki Jaya!!! (Todas as glórias ao Maha Mantra Hare Krsna)
seu servo
Advaya dasa
por favor, aceite minhas humildes reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado.
Sim, no "O Néctar da Devoção", Srila Prabhupada explica que o mais importante é alguém manter um voto que seja capaz de seguir, de acordo com suas possibilidades.
Ou seja fixar um número de voltas, mesmo que sejam quatro e segui-las.
Isto irá satisfazer Krsna.
No entanto, Srila Prabhupada explica também que devemos aumentar nossos votos, mas nunca diminuir.
E também, convivemos no passado e estamos a conviver com devoto(a)s que nem sequer 1 volta de Japa cantam alegremente.
Alguém pode estar a cantar somente uma volta totalmente sem alegria.
Esta é a realidade.
Mas acreditamos que a consciência e atitude contam muito.
Além disso, no início o serviço devocional é executado sob regulação, ou seja, poderíamos dizer "contra nossa vontade" (Vaidhi). Mas apesar disto, devemos continuar até alcançarmos a "espontâneidade" (Raganuga).
O exemplo mais conhecido é de alguém com icterícia.
Deve comer açucar, embora seja muito amargo.
Mas é a única forma de curar-se.
ofensas aos cantar não podem ser apagadas por qualquer outro tipo de actividade ou de expiação piedosa ".
princípio básico, ou seja, devemos sempre nos lembrar de Sri Krishna e nunca nos esquecermos dEle. Isto é possível
quando cantamos o Mantra Hare Krsna. Portanto, deve-se cantar Hare Krsna estritamente vinte e quatro horas por dia".
Mesmo sem fé nestes princípios, uma pessoa que não é ofensiva pode experimentar o amor adormecido por Krsna simplesmente por conectar-se um pouco com eles."
(Cc Madhya 22.133 citando o Bhakti Rasamrta Sindhu)
Então, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur diz que estes cinco apontam para um; nomeadamente o cantar dos Santos Nomes de Krsna.
Após cuidadosa consideração, conclui-se que Sri Nama Bhajana é a raiz de todos os outros.
1 - Sadhu Sanga - Associar-se com devotos é recomendado para criar um gosto por Sri Nama Bhajana.
2 - Bhagavata Sravana - Ouvir o Srimad Bhagavatam o qual declara que Sri Nama Bhajana é a maior de todas as virtudes.
No começo, meio e fim, o Srimad Bhagavatam repetidamente enfatiza a efiácia de Sri Nama Bhajana.
3 - Mathura Vasa - Sri Nama Bhajana esta enraizado tanto em Vrndavana como Sri Dhama Mayapur.
4 - Sri Murti Seva - O Hari Bhakti Vilas e Srila Jiva Goswami declaram que o serviço à Deidade deve ser acompanhado do Maha Mantra Hare Krsna para ser efetivo.
5 - Nama Sankirtana - Cantar os Santos Nomes.
O Santo Nome dá vida a estas práticas e estas formas de Bhakti auxiliam o devoto a mais facilmente experimentar o néctar do Santo Nome e auxiliam a saborear um gosto particular pela doçura do Santo Nome." (Gayatri Mahima Madhuri)