हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Nama Prabhu - Um objectivo por trás de cada acto!

SS Satsvarupa Dasa Goswami diz:

"Através da ênfase que dou ao valor da Japa, espero que não tenha deixado a impressão de que alguém seja bem sucedido cantando sem realizar serviço activo..."

Se cantamos e não realizamos serviço activo, ou se realizamos serviço activo e não cantamos, dificilmente avançaremos.

Os dois devem ir juntos.

Na Sociedade Internacional para a Consciência de Krsna seguem-se dois caminhos simultaneamente:

Bhagavata Marga ( cantar Hare Krsna )
Pancaratrika Marga (adoração à Deidade )

Srimad Bhagavatam 7.15.31:

"....O preceito niyamita smarane na kalah inclui desa kala e patra - tempo, lugar e indivíduo. Portanto, todos podem cantar o mantra Hare Krsna sem precisar levar em consideração o tempo ou o lugar. Especialmente nesta era, Kali Yuga, é dificílimo encontrar um lugar apropriado que satisfaça as recomendações apresentadas no Bhagavad Gita. 

O mantra Hare Krsna, entretanto, pode ser cantado em todo o lugar e toda hora, com resultados que são produzidos mui rapidamente. Além disso, enquanto canta o mantra Hare Krsna a pessoa pode seguir os princípios reguladores."

Sri Caitanya Caritamrta Adi 7.92:

naca gao bhakta sange kara sankirtana
krsna nama upadesi'tara'sarva jana

"Minha querida criança, continue dançando, cantando, e executando Sankirtana na associação dos devotos. Além disso, sai e pregue o valor de cantar Krsna Nama, pois por este processo você será capaz de libertar todas as almas condicionadas."

No significado Srila Prabhupada explica:

"É outra ambição do mestre espiritual ver seus discípulos não somente a cantar, a dançar e a seguir os princípios regulativos mas também a pregar o movimento de Sankirtana para as outras pessoas de modo a libertá-las, pois o movimento da Consciência de Krsna é baseado no princípio de que uma pessoa deve tentar tornar-se o mais perfeita possível em serviço devocional e ao mesmo tempo pregar o processo para o benefício dos outros."

Podemos perceber que o mestre espiritual as vezes enfatiza uma determinada instrucção para um devoto ou grupo de devotos de acordo com desa, kala e patra (tempo, lugar e circunstância), mas ao mesmo tempo o conjunto total de instrucções é sempre salientado.

Do livro "O Néctar da Distribuição de Livros", BBT, 1997:

"Todos temos diferentes serviços, diferentes capacidades, diferentes responsabilidades e diferentes inclinações.No entanto cada devoto deve cultivar duas linhas do serviço devocional.

Srimad Bhagavatam 4.13.3 sig:

"Há duas maneiras diferentes de nos aproximarmos do Senhor Supremo. Uma chama-se bhagavata-marga, ou o caminho do Srimad Bhagavatam, e a outra chama-se pancaratrika-vidhi.

Pancaratrika-vidhi é o método de adoração no templo, e bhagavata-marga é o sistema de nove processos que começam com ouvir e cantar.
O movimento da Consciência de Krsna aceita ambos os processos simultaneamente e assim capacita-nos a avançar estavelmente no caminho da compreensão da Suprema Personalidade de Deus.

Este processo pancaratrika foi primeiramente introduzido pelo grande sábio Narada."

Carta de Srila Prabhupada em 15 de Março de 1970 a Gurudasa:

"Devemos seguir duas linhas importantes, isto é o pancaratrika-vidhi e o bhagavata-marga. O bhagavata-marga é trabalho de pregação e sankirtana, e o pancaratrika-vidhi é a adoração no Templo às Deidades. A adoração no Templo nos manterá santificados, e quando pregamos com o coração santificado e puro, a pregação será imediatamente efetiva.

Então temos que seguir as duas linhas paralelas ao mesmo tempo para a execução bem-sucedida do serviço devocional."

Isto promoverá vida espiritual equilibrada e pureza interna e externa.

Carta de Srila Prabhupada em 19 de Janeiro de 1975 a Satsvarupa Das Gosvami:

"Vocês devem entender a importância de todo e cada item do serviço devocional.
Aquele que distingue um tipo particular de serviço como inferior ou superior não conhece o valor do serviço devocional. É tudo transcendental.
Krsna é o desfrutador de várias classes de serviço. Ele não se prende a um tipo particular de serviço."

Krsna diz que há diferentes opções para se ocupar em serviço devocional. Um devoto deve descobrir onde está e o que significa para ele situar-se correctamente. Uma vez satisfeito e convencido sobre a própria posição, ele será bastante forte para enfrentar desafios, passar por provas e continuar pela vida toda em serviço devocional.

Espera-se que aqueles que ocupam-se em distribuir livros tomem parte em outros tipos de serviço, e espera-se que aqueles ocupados em outros serviços tomem parte na distribuição de livros.
Desta forma, tanto uns quanto outros serão capazes de compreender e apreciar todos os tipos de serviço devocional. Deve-se cultivar desta forma recíproca a unidade de propósito."

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Querido Nanda Gopa Prabhu, por favor, aceite minhas humildes reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

É bem provável que ao negligenciar o cantar do Maha Mantra Hare Krsna tal Pujari já nem sirva mais as Deidades.

Mas de qualquer das formas, como todos sabemos, neste processo não há perda nem diminuição.
E o Senhor Krsna nunca esquece dos Seus queridos devotos.

Agora, as perguntas que se colocam são as seguintes:
"Por que alguém que serve as Deidades (que não são diferentes de Krsna), perde o gosto pelos Santos Nomes???

Ou ainda, como alguém que canta Hare Krsna não se sente atraído por servir as Deidades???

Cc Adi 8.29-30

"Se alguém canta o exaltado nome do Senhor repetidamente e ainda assim seu amor pelo Senhor Supremo não se desenvolve e lágrimas não aparecem em seus olhos, é evidente que isto é por causa das ofensas ao cantar, e assim a semente do Santo Nome de Krsna não brota."

Os Acaryas instruem-nos que refugiar-se no Santo Nome, arrependimento sincero, Sadhu Sanga, incrementar o conhecimento sobre Krsna (Sambandha Jnana) são as formas de acabar com as ofensas ao Santo Nome e desenvolver um gosto pelo mesmo.

Do livro "A Arte de Cantar Hare Krsna" de SS Mahanidhi Swami

Efeitos de Nama Aparadha

Por ofender Sri Nama uma pessoa perde o gosto e a atracção por Sadhana Bhakti.

Em outras palavras, um devoto já não terá mais nenhuma felicidade em ouvir e cantar, não terá felicidade em Sadhu Sanga e nem terá felicidade em servir Sri Guru.

O mundo de Krsna e de Seus devotos torna-se-á seco, sem gosto e banal.

Apatia em relação à Krsna é uma condição doentia da alma.

Assim como um homem doente ao tomar medicamentos rapidamente recupera seu gosto por alimentos gostosos, da mesma forma, um ofensor o qual continuamente canta o Santo Nome irá anular suas transgressões e recuperar o gosto pelo Santo Nome...

...uma pessoa pode se livrar de Nama Aparadha somente através de Bhakti (serviço devocional), do poder do Nome de Krsna, e pela misericórdia dos associados de Krsna (Sadhu Sanga)."

Do "Harinama Cintamani" de Srila Bhaktivinoda Thakur:

" A distração no canto do Santo Nome produz um tipo de ilusão, causando uma séria ofensa ao Santo Nome que é muito difícil de superar.
Esta ilusão conduz a desejar riqueza, mulheres, posição, êxito.

Quando estas atracções cobrem o coração, o neófito perde gradualmente interesse no canto do Santo Nome.

...deve-se começar por observar os votos de Ekadasi, os dias de aparecimento do Senhor e outros dias festivos.

Deve-se passar o dia e a noite a orar e cantar as glórias do Senhor na companhia de devotos santos.
O ideal é observar estes festivais no Dhama sagrado...

Juntamente com os Sadhus (devotos puros na linha de Sri Rupa), ler e discutir os Sastras (Bhagavad Gita, Srimad Bhagavatam e outras escrituras Vaisnavas).

A medida que os ouvidos absorvem o doce néctar dos Asta Kaliya Lila Bhajanas cantados por Kirtaniyas puros, a mente ficará completamente encantada e fixa na vibração transcedental

Deve participar destas actividades sem hesitar e sem ansiedade...

Assim isto tudo reanimará a fagulha do sabor espiritual e gradualmente ficaremos outra vez atraído ao Senhor Supremo."

Do livro "Amrta Vani"

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur:

"Como podemos desenvolver um gosto pelo Santo Nome?

...Somente é possível cantar o Nome do Senhor na associação dos devotos.
O Nome puro de Hari não aparece na associação com não devotos.

Se somos indiferentes a: (1) Sadhu Sanga, (2) Krsna Katha, (3) e o serviço ao Guru, Krsna e aos Vaisnavas, não ganharemos nada.

Portanto, se somos chefes de família ou se vivemos na Matha, devemos dar especial atenção a estes três itens.

Então nosso sucesso será garantido e desenvolveremos um gosto pelo cantar, pela auto realização, e seremos reestabelecidos na nossa posição constitucional."

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Todas as glórias aos devotos reunidos! Existe sempre um objectivo por traz de cada acto, seja no mundo inferior intermediário ou superior, as almas, indivíduos espirituais desprovido de um corpo humano, podem vir a obter um corpo inferior, como a o de um cachorro ou gato, ou porco…, nesta condição é praticamente impossível que esta alma espiritual venha alcançar a bem aventurança do cantar HARE KRISHNA. 

Este cantar é transcendental a todos os tipos de conhecimento! A alma também pode alcançar um corpo superior nos planetas superiores, lá também este cantar é transcendental a todo o conhecimento obtido pelas grandes almas. 

Eu tenho experiências directas de Pujares do mais alto gabarito, que se tornaram quase perfeito em seus serviços as Deidades. E que por uma pequena lacuna não desenvolveram apego aos santos Nomes de Deus! Com toda sinceridade, eu para eles, lhes sirvo de tapete, e fico muito satisfeito com seus pés sobre minha cabeça, afinal eles estavam servindo a Pessoa Suprema, todas as glórias aos rituais e serviços devocionais ao Senhor Supremo! 

O objectivo de um animal é dormi, acasalar-se, comer e defender-se. E qual será o objectivo da vida humana? Se nos mantivermos com estes mesmos objectivos animalescos, estaremos desperdiçando uma oportunidade muito rara! 

Porque estamos dormindo em uma boa cama, e estamos a fazer sexo confortavelmente, porque estarmos comendo todas as espécies de alimentos em luxuosos restaurantes, e defendendo-nos dos opositores com eficácia, não vem a nos classificar de superiores, mais de tolos. 

Seguramente estes são os objectivo dos animais desprovido de inteligência! O objectivo do homem é conhecer Deus, estando ele desprovido da arrogância; da prepotência e da duvida! Temos de ser humildes e confiantes para com Deus, e a maneira mais eficaz nos dias de hoje é o CANTAR DOS SANTOS NOMES! Estes Pujares, caíram na lacuna do esquecimento, do preceito para esta era, e um destes Pujares eu o tenho como meu senhor e amigo. 

Cantem! Cantem! Cantem os santos nomes de Deus! Sejam destemidos na propagação dos santos nomes e nunca deixem de cantar! O objectivo da devoção as deidades; das austeridades; do serviço devocional é nos aproximarmos de DEUS, quanto a isso ninguém tem duvida. Portanto ninguém deve ter duvidas de que o Santo Nome é Deus. 

O que pode ser superior a DEUS? O senhor Srila Prabhupada é muito misericordioso, ele nos trouxe com amor genuíno e fidelidade as instruções do Senhor CAITANYA MAHAPRABHU, ele escreveu incansavelmente as suas realizações, compartilhando com todos nos, e em seus livros ele se auto manifesta, e manifesta as glórias do MAHA MANTRA HARE KRISHNA a todos os seguidores do Senhor CAITANYA MAHAPRABHU! Todas as glórias ao meu mestre espiritual, senhor Purushatraya Swami, sem o qual eu estaria a mercê da especulação mental! 

Vosso servo
Nanda-Gopa dasa

HARE KRISHNA!

Cantem com amor e devoção e sem duvidas de que o Senhor é a Suprema Personalidade de Deus, desta maneira estas ferramentas teram um bom uso e seram eficazes! 

Ki Jaya senhor Prahladesh dasa!

Fim da citação.

O próprio Senhor Caitanya, os Acaryas e os Sadhus dizem que devemos cantar Hare Krsna nesta era, e que não há outra maneira, não há outra maneira, não há outra maneira.

No entanto, a influência de Kali é tremendamente negativa, e assim ainda que o Maha Mantra Hare Krsna seja o próprio Krsna, perdemos determinação no cantar.

Podemos ver isto na prática. 

Mas todos eles nos dão as "ferramentas" para não perdermos esta determinação.

As ferramentas são o próprio cantar de Hare Krsna, associação com devotos puros (Sadhu Sanga), recitar e servir os Sastras (Sastra Seva), adorar a Deidade (Arcana) e buscar refúgio no Dhama sagrado de Mathura Vrndavana.

Ao utilizarmos estas "ferramentas" apropriadamente (com humildade e submissão), nossa determinação no cantar irá tornar-se inquebrantável.

Na divulgação e propagação do cantar do Maha Mantra Hare Krsna para as pessoas em geral, como o processo de auto realização para Kali Yuga, enfatizar o cultivo destas actividades é indispensável.

Maha Mantra Hare Krsna Ki Jaya !!!
Grantha Raja Srimad Bhagavatam Ki Jaya !!!
Sadhu Sanga Ki Jaya !!!
Arcana Vigraha Ki Jaya !!!
Mathura Vrndavana Ki Jaya !!!

Gaura Premanande Hari Haribol !!!

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Buscar