हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mesmo se você segue um [processo de serviço devocional] , isto é suficiente 2

HARE KRISHNA!

Meu querido senhor Avyakta dasa, responsável por este forum, KRISHNA-KATHA, fico muito contente por colocares repetidamente este assunto tão relevante nesta era de Kali. Estou convencido que colocaste propositadamente estes textos, já divulgados em outras datas, com boa intenção! Lembrei-me das blasfémias dos não devotos que invadiram Vrindavana, e destruíram deidades, profanando os templos com excrementos e sangue de inocentes. Deus não Se revela para os não devotos! Para estes as Deidades não é mais que um aglomerado de artefactos vindo dos cinco elementos materiais. A adoração as deidades é muito relevante a todos os devotos do Senhor Hari! Entre os fanáticos religiosos das muitas praticas executadas no mundo o cantar do MAHA MANTRA HARE KRISHNA é inatingível. Não há hipótese de um não devoto tocar no MAHA MANTRA, muito menos sub-julga-Lo. Ele é anticéptico e profilactico. Estes patifes podem quebras e ate chutar as deidades mas não são capazes de chegar perto do canto Hare Krishna, sem a misericórdia de um Vaishnava genuíno, puro. Esta era é muito perigosa! Todos estão contra a Autoridade Suprema, subtilmente os opositores se apresentam em muitos campos de acção, eles blasfemam os devotos; Eles colocam os semideuses na mesma altura e independente do Senhor; Eles desobedecem as ordens do mestre espiritual; Eles blasfemam a literatura Védica e todas que seguem as suas versões; Eles consideram que as glórias do cantar são produtos da imaginação; Eles interpretam com deturpação o santo nome do Senhor; Eles cometem actividades pecaminosa apoiando-se no cantar do santo nome do Senhor, Eles consideram o cantar Hare Krishna como uma actividade ritualísticas auspiciosas oferecidas nos Vedas como actividades fruitivas ( Karma-Kanda) ; Eles instruem infiéis, sobre as glórias dos santo nome; Eles não tem completa fé no cantar dos santos nomes e mantém alguns apego materiais, mesmo após compreender tantas instruções sobre este assunto. Meus queridos Vaishnavas, não estejam desatento no cantar! Cantem e sejam felizes! Todas as glórias ao senhor Srila Prabhupada!

*Leiam seus livros, para não passarem por tolos perante os patifes e os ignorantes. E nunca deixem de cantar.

Vosso servo
Nanda-gopa dasa
HARE KRISHNA!

Querido Nanda Gopa Prabhu, por favor, aceite minhas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Muito obrigado.

No Capítulo 27, 11º Canto do Srimad Bhagavatam, o Senhor Krsna explica sobre a adoração à Deidade:

Texto12
"A forma da Deidade do Senhor aparece em oito variedades - pedra, madeira, metal, terra, pintura, areia, a mente e jóias."

Texto 15
"Uma pessoa deve adorar-Me nas Minhas formas de Deidade por oferecer uma excelente parafernália. Mas um devoto completamente livre dos desejos materiais pode adorar-Me com o que quer que tenha disponível, e pode inclusive adorar-Me dentro do seu coração com uma parafernália mental."

O Maha Mantra Hare Krsna é inatingível.
A adoração às Deidades é inatingível.
O Maha Mantra Hare Krsna não pode ser subjugado.
A adoração às Deidades não pode ser subjugada.

Qual é o patife, não-devoto e fanático religioso que poderá destruir a Deidade que é adorada no coração de um devoto amoroso?

Nada nem ninguém pode destruir o Maha Mantra Hare Krsna.
Nada nem ninguém pode destruir a adoração às Deidades.
Por favor, cantem amorosamente Hare Krsna com muito cuidado e atenção e em vossos corações adorem amorosamente a Deidade de Krsna lavando-Lhe os pés de lótus.
Nada nem ninguém poderá impedi-los de fazer isto. E é muito fácil.

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Querido Nanda Gopa Prabhu, por favor, aceite minhas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado.

HARE KRISHNA!

Todas as glórias aos oito versos do Senhor do Senhor Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu!

Meu querido senhor Prahladesh dasa, por favor aceite as minhas reverencias!

Sri Sri Siksastaka


"O Senhor Caitanya Mahaprabhu instruiu Seus discípulos a escrevem livros sobre a ciência de Krsna, uma tarefa que Seus seguidores continuam a realizar até os dias atuais. As elaborações e exposições sobre a filosofia ensinada pelo Senhor Caitanya são, de fato, as mais volumosas, exatas e consistentes – isto devido ao sistema de sucessão discipular. Embora fosse amplamente conhecido como um erudito em Sua juventude, o Senhor Caitanya nos deixou apenas oito versos, chamados Siksastaka. Estes oitos versos revelam de forma concisa e clara os ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu, cuja essência é o cantar do santo nome". – Srila Prabhupada

Do livro "Fácil Viagem a Outros Planetas" de Srila Prabhupada:
"...Os detalhes seguintes delineiam uma prática geral através da qual as pessoas podem se preparar para uma fácil viagem aos planetas Vaikunthas (antimateriais) onde a vida é livre de nascimento, velhice, doença e morte.
Prática geral (funções positivas):
...o Senhor Caitanya selecionou cinco como as mais importantes.
estes cinco itens foram escolhidos devido às condições actuais da vida cívica.
São eles os seguintes:
1 - Devemos nos associar com os devotos...
2 - Devemos cantar o Santo Nome do Senhor em todas as circunstãncias...
3 - Devemos ouvir os tópicos transcedentais enunciados no Srimad Bhagavatam...
4 - Devemos fixar a residência em Mathura, a terra natal do Senhor Krsna...
5 - Devemos adorar a Deidade instalada com atenção e devoção para que toda a atmosfera de nosso lar transforme-se na réplica da morada do Senhor...
...Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados.
De forma que qualquer pessoa pode se preparar para regressar ao lar, regressar ao Supremo, através do simples método reconhecido por autoridades do gabarito do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, que adveio especificamente para salvar as almas caídas desta era.
...Todos os serviços prestados ao absoluto são absolutos em si mesmos; não se pode econtrar nenhuma das diferenças materiais na plataforma espiritual...
...Portanto, é importante que todos os seres humanos adoptem estes princípios de realização espiritual para que alcancem a perfeição da vida..."
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
"A glorificação destes cinco ítens (associação com os devotos, cantar os Santos Nomes, etc) é para mostrar a completa superioridade destas cinco práticas do serviço devocional." (CC Madhya 22.129 - Rupa Goswami no Bhakti Rasamrta Sindhu)
Srila Rupa Goswami Ki Jaya !!!
"Estes cinco ítens de serviço devocional são os melhores de todos. Mesmo por executar um pouco destes cinco ítens podemos despertar o nosso amor por Krsna." (CC Madhya 22.129 - Palavras do próprio Sri Caitanya Mahaprabhu)
Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu Ki Jaya !!!
Querido Nanda Gopa, por favor, aceite minhas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Muito obrigado.
HARE KRISHNA!

Meu querido senhor Prahladesh dasa, por favor aceite as minhas reverencias!
O senhor mais do que qualquer outra pessoa sabe o quanto eu te estimo e te respeito, és um exemplo a ser seguido, cantas com amor e devoção, adoras as deidades com o mesmo fervor, leis as escrituras diariamente, te relacionas com os Vaishnavas genuínos e sinceros...pois bem! Segues todos os bons princípios com fidelidade. Por isso e algo mais que me escapa, és digno de todo respeito. O MAHA MANTRA HARE KRISHNA é O Próprio Deus, Sri KRISHNA, O narrador do texto 12 e 15, do 11º Canto do Srimad Bhagavatam, muito bem exposto por te. Meu querido senhor toda adoração sincera ao Senhor Supremo é aceita por Ele, Ele é muito misericordioso! A adoração é inatingível, mas as deidades elaboradas não o são. O senhor sabe muito bem que para invocar a Suprema Personalidade de Deus nas deidades requer muitos princípios regulativos e mantras específicos,
O Pancaratra Pradipa diz que qualquer um pode manter um padrão simples e sublime de adoração tendo uma foto do Panca Tattva e do Guru.
Prabhuji Nanda Gopa, esta adoração não requer nenhum princípio regulativo elaborado ou Mantras específicos.
E mesmo a adoração feita mentalmente não precisa nenhum princípio regulativo ou Mantra específico.

É sempre muito bom, conversar com devotos inteligentes!
Srila Prabhupada explica:
"Cantar o mantra Hare Krsna significa manter Krsna sempre em nossos corações. Isto não é caro. Não é necessário fazer um trono opulento para Krsna.
Você pode imaginar que "No meu coração eu coloquei um trono feito de diamantes, e Krsna está sentado"
Isto é aceito e realmente acontece.
Na nossa mente nós pensamos "Eu tenho este trono de diamantes, muito caro. Porque Krsna esta vindo, Ele irá sentar-Se"
Isto não é falso; isto é um facto.
Então você cria esta situação dentro do coração.
"Agora Krsna está sentado.
Deixe-me lavar Seus pés com águas do Ganges e do Yamuna.
Agora vou vesti-Lo com roupas de primeira classe.
Agora vou decorá-Lo com ornamentos maravilhosos.
Então dou-Lhe algo para comer."
Você pode pensar desta forma.
Isto é meditação.
Por favor, poderia esclarecer o que quer dizer especificamente aqui nesta citação de Prabhupada com "Isto é meditação"?

Isto é uma coisa tão doce.
Você pode sentar-se em qualquer lugar, e pensar que Krsna está sentado no seu coração e que você esta recebendo o Senhor desta forma muito doce.
Isto não é falso.
Isto é um facto.
Isto é muito fácil."
(Los Angeles - 1/6/74)
Quando da instalação das Deidades em Vrndavana, Srila Prabhupada concordou em seguir o processo de instalação com Mantras específicos por uma questão de protocolo, mas ele disse que para instalar uma Deidade somente precisamos cantar Hare Krsna.

O senhor srila Prabhupada é muito inteligente, ele sabe que o protocolo Vaishnava mencionado nos Vedas é perfeito, mas que o canto é absoluto. Portanto, ele elevou o MAHA MANTRA HARE KRISHNA de acordo com a visão do Senhor Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu, ao mais alto patamar.
É muito simples. Temos que cantar Hare Krsna e adorar a bela forma do Senhor.
Uma vez, o amigo Nanda Gopa deu-me de presente uma moldura muito bela com florzinhas pintadas com uma pintura muito bela do Senhor. As vezes quando não estou em casa, mentalmente ofereço artigos ao Senhor meditando na forma do Senhor desta moldura que ainda tenho.

Fico muito contente que continues adorando o Senhor Supremo de muitas maneiras.
Isto é adoração à Deidade, e é muito simples e qualquer um pode fazer e não requer instalação e nem um processo elaborado.

Esta é a potencia do MAHA MANTRA, Ele é Superior as escrituras e a todos os protocolos, ninguém é igual a Ele, muito menos maior.
O Maha Mantra é a encarnação sonora de Krsna.
O Srimad Bhagavatam é a encarnação literária de Krsna.
Ambos estão na mesma plataforma absoluta.
Todos os ítens do serviço devocional são absolutos.
...Todos os serviços prestados ao absoluto são absolutos em si mesmos... (Srila Prabhupada)
Mas em Kali Yuga, o Maha Mantra sem dúvida ocupa uma posição proeminente no sentido que é mais acessível, no entanto os outros quatro devem ser evidenciados e não é que estejam numa plataforma inferior.
e adoração as Suas características Pessoais...sã o muitos os detalhes e são todos validos. A adoração a Deus nunca devem ser entendida como medíocre ou de terceira categoria, toda a adoração a Deus, Sri KRISHNA, prestada com amor e devoção é sempre inatingível ao entendimento mundano!
Meu querido senhor a maior Autoridade desta era incita-nos a cantar HARE KRISHNA, por saber das nossas limitações, Ele sabe mais do que todos nós juntos! Existem muitos processos para se aproximar de Deus, alguns muito complicado para os neófito.
O processo de cantar Hare Krsna e adorar a Deidade como delineado acima, é muito simples e qualquer neófito pode fazê-lo, e não requer instalação e nem um processo elaborado.

Meu querido senhor Prahladesh dasa, o senhor não esta errado, mas o Senhor Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu é a maior autoridade e Seus oito versos são bem incisivos. E não dar espaço para aditamentos. É mais fácil fazermos os simpatizantes cantarem e dançarem à adorarem as deidades! Após desenvolvermos amor pelo santos nomes de Deus todas as outras formas de adoração se manifestará.
A prova de que os outro ítens do serviço devocional são igualmente poderosos é que a maioria das pessoas tornam-se simpatizantes porque leram cuidadosamente um livro de Prabhupada (Sastra Seva) e associaram-se com o devoto puro Srila Prabhupada (Sadhu Sanga).
Qualquer devoto novinho fica muito feliz ao dançar e cantar. E quando abre o Altar, então é uma explosão de felicidade ao contemplar a bela forma do Senhor.
Nem precisa ser uma Deidade instalada. Basta um quadro com a imagem de Krsna. A forma de Krsna e Krsna mesmo não são diferentes. É absoluto.
O nome de Krsna e Krsna mesmo não são diferentes. É absoluto.
A primeira coisa que nós ensinamos a um devoto novinho é que cante Hare Krsna e ofereça o alimento a uma imagem de Krsna. Isto é adoração à Deidade e é muito simples.
"Deve-se contemplar a Deidade com muita devoção" (Néctar da Devoção)

"Estes cinco ítens de serviço devocional são os melhores de todos. Mesmo por executar um pouco destes cinco ítens podemos despertar o nosso amor por Krsna." (CC Madhya 22.129 - Palavras do próprio Sri Caitanya Mahaprabhu)

"A glorificação destes cinco ítens (associação com os devotos, cantar os Santos Nomes, etc) é para mostrar a completa superioridade destas cinco práticas do serviço devocional." (CC Madhya 22.129 - Rupa Goswami no Bhakti Rasamrta Sindhu)

"Estas cinco práticas devocionais são maravilhosas. Além de oferecerem experiências espirituais prazerosas àqueles que entram em contato com elas, quem praticá-las regularmente, por mais caído que seja, sentirá em seu coração um rápido despertar do sentimento de amor a Deus. Na realidade, ao se fixar firmemente em pelo menos uma delas, o praticante sincero conseguirá extrair ilimitado poder espiritual. Outra característica marcante dessas cinco práticas devocionais é que elas sempre interagem umas com as outras. Em outras palavras, através de uma entusiasta e confiante execução de qualquer uma delas, um praticante passará gradativamente a compreender e se atrair sucessivamente pelas demais." (SS Chandramukha Swami)

Eu poderia por mais citações de Sri Caitanya e dos Acaryas, que não são minhas, mas este e-mail ficaria muito longo.

Mas o Senhor é tão sensível que deu a seguinte instrução: Yavat sarvesu bhutesu mad-bhavo nopajayate tavad evam upasita vam-manah-kaya- vrttibhih (SB. Canto 11, cap. 29, verso 17.) Enquanto não tiver desenvolvido plena capacidade de Me ver dentro de todos os seres vivos, o indivíduo, com as actividades de sua fala, mente e corpo, devera continuar a Me adorar através deste processo.

Meu querido Vaishnava, senhor Prahladesh dasa, este Me e o MAHA MANTRA HARE KRISHNA, não são diferentes.
O verso fala sobre o processo de oferecer reverências a todas as entidades vivas através da fala, mente e corpo.
Com a fala nós cantamos Hare Krsna e recitamos o Srimad Bhagavatam, com a mente adoramos mentalmente a forma da Deidade do Senhor e com o corpo servimos os Vaisnavas. E quando todo este serviço amoroso estiver maduro Krsna irá manifestar-se.

Sua erudição me dar muito prazer! Este verso é directo e muito simples, ele nos pede para entendermos que Ele se encontra em todas as entidades viventes, no cachorro e no comedor de cachorro, no porco e no tubarão, nas árvores e nas plantas...Deus esta localizado em tudo e em todos.
E o verso também nos fala para ocuparmos a fala, a mente e o corpo no serviço ao Senhor.
Ele contem todos os processos de adoração, as escrituras sagradas Se encontram nEle e SRI RADHA é a dona de Seu coração, Ela esta nEle! O Senhor Caitanya Mahaprabhu, quando deixou os debates de lado deu-nos o maior exemplo para praticarmos nesta era de Kali! Não há maior sacrifício nesta era das desavenças hipocrisia do que o cantar do MAHA MANTRA HARE KRISHNA! Que fique bem claro a todos, este maior sacrifício não revoga os outros.
"Que fique bem claro a todos, este maior sacrifício não revoga os outros."
Sem dúvida.
Só SRI KRISHNA É AUTO-SUFICIENTE! Este é o processo mais simples e mais eficaz.
O processo de cantar Hare Krsna e adorar a Deidade como delineado acima, é o mais simples e eficaz.

O senhor Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu, pediu-nos para cantarmos HARE KRISHNA! Ele é o meu Senhor e a Ele devo sempre ouvi-Lo.
Srila Bhaktivinoda Thakur conclui no Mahaprabhura Siksa qual foi o pedido de Sri Caitanya Mahaprabhu:

pancange sad-dhiyam anvaya-sukrti-matam sat-krpaika-prabhavat
raga-praptesta-dasye vraja-jana-vihite jayate laulyam addha
vedatita hi bhaktir bhavati tad-anuga krsna- sevaika-rupa
ksipram pritir visuddha samudayati taya gaura-siksaiva gudha


"Os cinco Angas são servir a Deidade, saborear o significado do Srimad Bhagavatam com os devotos exaltados, associar-se com devotos elevados em Raga Marga, cantar o Santo Nome e viver em Mathura.
Por praticar estes cinco ítens com um coração sem ofensas, alcança-se misericórdia.
Através desta misericórdia surge o desejo de servir o habitantes de Vraja que são impelidos por Raga.
Deste desejo, aparece Raganuga Sadhana Bhakti, o qual transcende as injunções escriturais e serve Krsna exclusivamente no humor de afeição dos Vrajavasis.
Por praticar esta Bhakti (Sadhana), muito em breve, o puro, e exclusivo Priti (Kevala Prema) por Krsna se manifesta.


Este é o caminho esotérico ensinado por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu."
Quem se atreverá dizer o contrario? Todas as glórias ao senhor Srila Prabhupada!

*Leiam seus livros, para não passarem por tolos perante os patifes e os ignorantes. E nunca deixem de cantar.

Vosso servo
Nanda-gopa dasa
HARE KRISHNA!
Teu servo
Prahladesh Dasa
Teu servo
Nanda-gopa dasa
HARE KRISHNA!
Teu servo
Prahladesh Dasa
Querido Nanda Gopa Prabhu, por favor, aceite minhas humildes reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado.
HARE KRISHNA!
TODAS AS GLÓRIAS A SRI SRI GAURA NITAI!
TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRILA PRABHUPADA!
TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR PURUSHATRAYA SWAMI!

Por favor aceite as minhas mais sinceras reverencias senhor Prahladesh dasa!
Eu sou mesmo um tolo, não tenho capacidade para entender as glórias dos cinco Angas, os quais são inseparáveis. Tudo que dizes esta correcto! Mas a minha limitada visão se encontra condicionada no MAHA MANTRA HARE KRISHNA, e neste humor vejo tudo nEle! Só um tolo como eu ficaria tentando propagar os santos nomes como o principio absoluto sem rival. Eu vejo Deus em Seu nome, Seu nome não é diferente dEle. Mesmo com a minha visão torta, reparo que todas as Suas promessas se cumprem, dai aumenta ainda mais o meu amor, porque sou testemunha vivente de que ate mesmo o menor dos menores o mais baixo desta era de Kali, pode apreciar a doçura do Seu nome.
Também sou testemunha vivente de que até mesmo o menor dos menores o mais baixo desta era de Kali, pode apreciar a doçura da Sua forma.
Ele é muito misericordioso! Estamos na era de Kali, Deus tanto nos dar como nos tira a lembrança. Desde bem cedo estou me lembrando de Suas Lilas, de quando eruditos capacitados e da mais alta estirpe não aceitaram Sri Krishna, eles eram peritos em adorarem Hari, mas as suas erudição o cegaram por alguns momentos e mais tarde eles se lastimaram! No entanto as Gopis sem erudição alguma em comparação a eles, deixaram seus filhos, maridos e familiares simplesmente para estar em Sua companhia. Pouco se importavam, as Gopis, com o que as pessoas viessem dizer.
Não é a erudição ou a falta dela que faz alguém afastar-se ou aproximar-se de Krsna. Mas a sua humildade ou a falta dela. Temos grandes devotos eruditos que nunca se afastaram de Krsna por serem muito humildes e devotos sem erudição que por não serem humildes se afastaram de Krsna.
Sri KRISHNA é tudo, Ele é o objectivo de todos os meios de adoração, se você esta com SRI KRISHNA, você esta com tudo! Ao cantarmos estamos directamente com Ele em Sua plenitude!
Ao contemplarmos Sua bela forma estamos directamente com Ele em Sua plenitude!
Nem todos que estiveram na companhia de Deus Sri KRISHNA, quando Ele desempenhou Suas Lilas o percebiam, muitos o tinham como excepcional, magnifico, astuto...mas não aceitavam a Sua autoridade e O desafiavam, as vezes tentavam ate ridiculariza- Lo. Independente do que todos estes acreditavam ou não Ele sempre Se saia Vitorioso.
Sim de facto.
Todos aqueles que desafiam e não aceitam a autoridade do Maha Mantra,
todos aqueles que desafiam e não aceitam a autoridade do Srimad Bhagavatam,
todos aqueles que desafiam e não aceitam a autoridade do Dhama sagrado,
todos aqueles que desafiam e não aceitam a autoridade do devoto puro, e
todos aqueles que desafiam e não aceitam a autoridade da Deidade do Senhor,
podem continuar a fazê-lo, mas sem dúvida independente do que todos estes acreditam ou não Ele sempre sai Vitorioso.
Te peço desculpas, por te ocupares tanto tempo comigo, eu definitivamente não mereço, eu estou enfeitiçado e não há nada a fazer. Repito para que fique bem claro, estas formas de adoração defendidas por te são perfeitas em se mesmas.
Querido Nanda Gopa Prabhuji, não é perda de tempo, muito pelo contrário. Uma correção. Estas formas de adoração não são defendidas por mim, mas por Sri Caitanya Mahaprabhu Ele mesmo e todos os Acaryas. Por favor, atenção neste ponto.
Outra coisa, na afirmação abaixo de Srila Prabhupada, você disse "Isto é meditação".
Por favor, novamente, você poderia comentar sobre isto.
Todas as glória a esta era de Kali, por nos proporcionar o método mais simples e eficaz para voltarmos ao lar, o canto do MAHA MANTRA HARE KRISHNA.
As instrucções de Sri Caitanya Mahaprabhu dividem-se no que Ele escreveu e no que Ele falou.
Na Sua instrucção escrita no Siksastaka, Ele glorifica o Harinama Sankirtana e evidencia o cantar do Maha Mantra Hare Krsna como o método para alcançarmos Krsna Prema nesta Kali Yuga.
O Senhor pessoalmente evidencia o Santo Nome acima de todas as actividades devocionais autocratas e omnipotentes. Tudo entra em vigor a partir do Santo Nome. E portanto, quem canta o Santo Nome não tem que fazer mais nada. O Santo Nome é o meio e é o fim. No entanto, o Senhor Caitanya diz no Siksastaka, "Kitaniya Sada Hari" devemos cantar constantemente o Santo Nome, 24 horas por dia. E como o Santo Nome contém tudo e contém todas as formas de serviço devocional, não é necessário fazer mais nada. Srila Haridas Thakura cantava 192 voltas de Japa. No Caitanya Bhagavata, o Senhor Caitanya pede-nos para cantarmos pelo menos 100.000 vezes por dia (64 voltas). Srila Prabhupada estipulou como mínimo 16 voltas, mas deixou claro que deveríamos aumentar o número de voltas.
E é porque nós não estamos 24 horas a cantar (no nosso caso 22 horas sem cantar), é que o Senhor Caitanya estipula que devemos nos ocupar em outros ítens devocionais igualmente poderosos. É aqui que entram os ensinamentos falados por Sri Caitanya Mahaprabhu.
Nas Suas instrucções faladas, Ele delineia todo o processo de serviço devocional que deve ser praticado em simultâneo com Harinama Sankirtana.
As Suas instrucções faladas são apresentadas de uma forma condensada no famoso verso de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura no Caitanya Manjusa:
aradhyo bhagavan vrajesa-tanayas tad-dhama vrndavanam ramya kacid upasana vraja-vadhu- vargena ya kalpita srimad-bhagavatam pramanam-amalam prema pumartho mahan sri-caitanya mahaprabhor- matam-idam tatradaro nah parah

"1 - A Suprema Personalidade de Deus, o filho de Nanda Maharaja deve ser adorado.
2 - Juntamente com Sua morada transcendental, Vrndavana.
3 - A forma mais prazerosa de adorar o Senhor é aquela executada pelas Gopis de Vrndavana.
4 - O Srimad Bhagavatam é a autoridade incorruptível de tudo.
5 - O amor puro à Deus é o objectivo último para todas as pessoas.

Estas declarações, as quais temos em grande consideração, são a opinião de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu." (Caitanya Manjusa)
A seguir as palavras do próprio Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu:

CC Madhya 22.129: "Estes cinco ítens de serviço devocional são os melhores de todos. Mesmo por executar um pouco destes cinco ítens podemos despertar o nosso amor por Krsna."

CC Madhya 22.130: "Com amor e plena fé deve-se adorar os pés de lótus da Deidade."

CC Madhya 22.131: "Um devoto deve saborear o significado do Srimad Bhagavatam na associação dos devotos puros, e deve se associar com devotos mais avançados que tem o mesmo tipo de afeição pelo Senhor."

CC Madhya 22.132: "Um devoto deve cantar congregacionalmente o Santo Nome do Senhor e residir em Vrndavana."

CC Madhya 22.133: "O poder destes cinco princípios é muito difícil de compreender. Mesmo sem fé neles, uma pessoa que não é ofensiva pode despertar seu amor adormecido por Krsna simplesmente por conectar-se um pouco com eles.

CC Madhya 22.134: "Quando alguém esta firmemente fixo no serviço devocional, ainda que execute um ou muitos processos de serviço devocional, as ondas do amor a Deus irão despertar."

Sri Caitanya Mahaprabhu Ki Jaya !!!

"A glorificação destes cinco ítens (associação com os devotos, cantar os Santos Nomes, etc) é para mostrar a completa superioridade destas cinco práticas do serviço devocional." (CC Madhya 22.129 - Rupa Goswami no Bhakti Rasamrta Sindhu)
Srila Rupa Goswami Ki Jaya !!!
Para aqueles que cantam menos que 192 voltas de Japa por dia, o Maha Mantra Hare Krsna, Sadhu Sanga, residir no Dhama ou transformar seu lar num Templo, adorar a Deidade e ouvir o Srimad Bhagavatam, trabalham todos juntos para ajudar o devoto(a) a rapidamente alcançar a perfeição.
Relutar em enfatizar os cinco Angas de Bhakti como feito por Sri Caitanya Mahaprabhu é fazer um desserviço a comunidade de devotos na ISKCON.
Vosso servo
Nanda-gopa dasa
HARE KRISHNA!
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Querido Nanda Gopa Prabhuji, por favor, aceite minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado.
HARE KRISHNA!

Meu querido senhor Prahladesh dasa, "suas" instruções são todas muito doces e carregadas de devoção, por favor aceite as minhas mais sinceras reverencias! O Senhor Sri KRISHNA Caitanya Mahaprabhu deu muitas instruções aos Seus associados e todas elas são gloriosas! Quanto a minha desatenção em me referir aos pontos que defendes, como sempre tens razão, não são teus estes pontos, são as escrituras reveladas que os manifestam aos devotos mais atentos, e ninguém deve desafia-La. Não foi esta a minha intenção! Eu estou muito sujo, talvez um dia eu possa ter um entendimento superior, por enquanto meu entendimento fica em CETO-DARPANA- MARJANAM. Não duvido das escrituras nem dos Servos Genuínos de Deus, mas sou inclinado a meditar profundamente nestes oito versos, Eles são muito especiais nesta era de Kali! E foram os únicos escritos pelo Punho de nosso Senhor.

"Este movimento Sankīrtana é a bênção principal para toda a humanidade! Ó meu Senhor, somente Seus Santos Nomes podem conceder todas as bênçãos aos seres vivos. Nestes nomes transcendentais, o Senhor aplicatodas as Suas energias transcendentais e não há sequer regras rígidas ou severas para se cantá-los. Deve-se cantar os Santos Nome do Senhor em um estado de espírito humilde. Tudo o que desejo é Teu serviço devocional imotivado, nascimento após nascimento. Ó filho de Mahārāja Nanda ( Krishna ), Por favor, retira-me desse oceano de morte e coloca-me como um dos átomos a Seus pés de lótus." SRI KRISHNA CAITANYA MAHAPRABHU)

Se Deus diz, bênção principal e escreve testificando pelo Seu próprio punho, não posso nem devo ter duvidas!
Se Deus diz, somente seus Santos Nomes podem conceder todas as bênçãos aos seres vivos, não posso nem devo ter duvidas!
Se Deus diz, O Senhor aplica todas as Suas energias transcendentais.
As instrucções faladas e escritas por Sri Caitanya Mahaprabhu devem ser consideradas como um todo. Ao que me consta o Sri Caitanya Caritamrta é completamente autêntico.
É porque tudo se encontra em Seus santos nomes. Portanto, não posso nem devo ter duvidas!
Nem nenhum de nós pode duvidar da potência dos Santos Nomes. Enquanto estamos a cantar, todos os tipos de serviço devocional estão no cantar e manifestam-se no cantar. Mas quando não estamos a cantar, que é a maior parte do tempo, temos que executar serviço devocional igualmente glorioso e precedido e seguido do cantar.
Meu querido senhor Prahladesh dasa, eu não estou no humor de desafiar-te, mas sinto que estais incomodado com este teu amigo,
Prabhuji, de forma alguma estou incomodado contigo, pois conheço-te pessoalmente a muitos anos, e sei da tua sinceridade e dedicação aos Santos Nomes e que não tens nenhuma maldade. Mas de facto, algo que me incomoda é ver devotos sinceros terem seus serviços desrespeitados maldosamente. Existe uma tendência subtil e infelizmente muitas vezes grosseira de considerar devoto(a)s que adoram as Deidades, como devotos "ritualistas", quando na verdade estes devotos estão a servir amorosamente a forma da Deidade seguindo as ordens de Srila Prabhupada.
Ou considerar devotos que se aprofundam no estudo do Srimad Bhagavatam (Bhakti Vaibhava), de eruditos "a especular", quando na verdade estes devotos estão a absorver-se amorosamente nos passatempos transcedentais do Senhor.
Eu já presenciei muitas vezes isto e realmente é algo que me desagrada.
A melhor forma de valorizar o serviço de outros Vaisnavas é ocupar-se no serviço deles para alcançarmos uma unidade de propósito.
estais sempre te armando com argumentos gloriosos e dignos a serem profundamente meditados pelas almas sinceras e honestas. Eu não me atreveria a entrar em um debate, procurando falhas, principalmente num Vaishnava da tua grandeza.
Amigo Nanda Gopa Prabhu, eu sou um zé ninguém. Mas gosto das coisas bem claras. Também não quero ficar a debater "ad infinitum" , mas peço-te, por favor, mais uma vez que faças um breve comentário quando dizes "Isto é meditação" na citação de Srila Prabhupada abaixo, ou então diga-me se preferes não comentar.
Te desejo que SRI RADHA fixe Seus Olhos em te!
Pela tua devoção, certamente Sri Radha já tem os olhos fixos em ti.

Vosso servo
Nanda-gopa dasa
HARE KRISHNA!
Vosso servo
Prahladesh Dasa
HARE KRISHNA!
Śrī-Śrī-Śiksāstaka
ceto-darpana- mārjanam bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpanam
śreyah-kairava- candrikā-vitaranam vidyā-vadhū-jīvanam
ānandāmbudhi-vardhanam prati-padam pūrnāmrtāsvādanam
sarvātma-snapanam param vijayate śrī-krsna-sankī rtanam
Glórias ao Śrī Krishna Sankīrtana que limpa do coração toda a poeira acumulada durante anos e extingue o fogo da vida condicionada de repetidos nascimentos e mortes.
Este movimento Sankīrtana é a bênção principal para toda a humanidade porque espalha os raios da lua da benção.
É a vida de todo conhecimento transcendental. Aumenta o oceano de bem-aventuranç a transcendental e nos capacita a saborear plenamente o néctar pelo qual sempre ansiamos.
nāmnām akāri bahudhā nija-sarva-śaktis tatrārpita niyamitah smarane na kālah
etādrśī tava krpā bhagavan mamāpi durdaivam idrśam ihājani nānurāgah
Ó meu Senhor, somente Seus Santos Nomes podem conceder todas as bênçãos aos seres vivos e por isso o Senhor tem centenas e milhões de nomes, tais como Krishna e Govinda!
Nestes nomes transcendentais, o Senhor aplica todas as Suas energias transcendentais e não há sequer regras rígidas ou severas para se cantá-los.
Ó meu Senhor, por Sua bondade, nos permite aproximarmos facilmente de Ti, cantando Seus Santos Nomes. Mas desventurado como sou, não sinto atração por eles.
trnād api sunīcena taror api sahisnunā
amāninā manādena kīrtanīyah sadā hari
Deve-se cantar os Santos Nome do Senhor em um estado de espírito humilde, considerando- se inferior à palha na rua; deve-se ser mais tolerante do que uma árvore, destituído de todo o sentido de falso prestígio; e deve-se estar pronto a oferecer todo o respeito aos outros. Em tal estado de espírito pode-se cantar os Santos Nomes do Senhor constantemente.
na dhanam na janam na sundarīm kavitām vā jagad-īśa kāmaye
mama janmani janmanīśvare bhavatād bhaktir ahaitukī tvayi
Ó Senhor todo-poderoso, não tenho nenhum desejo de acumular riquezas, nem desejo belas mulheres, nem quero seguidores. Tudo o que desejo é Teu serviço devocional imotivado, nascimento após nascimento.
ayi nanda-tanuja kinkaram patitam mām visame bhavāmbudhau
krpayā tava pāda-pankaja sthita-dhūlī-sadrśam vicintaya
Ó filho de Mahārāja Nanda ( Krishna ), sou Seu servo eterno, porém, de alguma forma caí no oceano de nascimentos e mortes. Por favor, retira-me desse oceano de morte e coloca-me como um dos átomos a Seus pés de lótus.

nayanam galad-aśru-dhārayā vadanām gadgada-ruddhāya girā
pulakair nicitam vapu kadā tava nāma-grahane bhavisyati
Ó meu Senhor, quando meus olhos se decorarão com lágrimas de amor fluindo constantemente por eu cantar Seus Santos nomes? Quando minha voz se embargará, e quando os pêlos de meu corpo se arrepiarão com a recitação dos Seus Santos Nomes?
yugāyitam nimesena caksusā prāvrsāyitam
śūnyāyitam jagat sarvam govinda-virahena me
Ó Govinda! Sentindo Sua separação, para mim parece que um momento dura doze anos ou mais.
De meus olhos fluem lágrimas como se fossem torrentes de chuva; e sinto que o mundo está vazio na Sua ausência.
aślisya vā pāda-ratām pinastu mām adarśanān marma-hatām karotu vā
yathā tathā vā vidadhātu lampato mat-prāna-nāthas tu sa eva nāparah
Não conheço ninguém, exceto Krishna, como meu Senhor, e Ele sempre o será, mesmo que me trate asperamente ao me abraçar ou parta meu coração por não estar presente diante de mim.
Ele é completamente livre para fazer o que quiser, pois Ele sempre será o meu Senhor adorável, incondicionalmente!
Querido Nanda Gopa Prabhuji, por favor, aceite minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado. Gostei muito do teu texto.
Se me permitires e abençoares, gostaria de colocar mais alguns pontos.
HARE KRISHNA!

Por favor aceite as minha mais sinceras reverencias!
Meu querido senhor Prahladesh dasa, como eu poderia deixar de te atender? Teu pedido é uma ordem!
Meditação REAL é estarmos fixos nas lilas de Deus e em Suas características corpóreas, Suas energias inconcebíveis deliberadas em todos os lugares sagrados devem ser sempre enaltecidas. Isto chama-se Dhyana, ou meditação, como estar referenciado no Padma Purana. Se preparamos um trono para esperarmos Deus, seja o trono no altar de nossos lares ou em nossos corações, devemos sempre meditarmos na Sua grandeza incomensurável e ilimitada. Pode-se pensar em Deus de muita formas e maneiras! Mas a meditação no estado absoluto é sempre muito bem vista por Deus, e nesta era das desavenças o remédio recomendado é o MAHA MANTRA HARE KRISHNA, o senhor, eu e qualquer um pode cantar em qualquer lugar sem restrição alguma, podemos ate cantar no matadouro, no inferno...é esta a potencia deste MAHA MANTRA, Ele não Se limita a um determinado local de adoração.
Desculpa, aqui estás a dizer que eu posso cantar Hare Krsna até num matadouro, mas não posso fazer Manasa Puja num matadouro. Mas de facto não é assim. Da mesma forma que não existe nenhuma restrição quanto ao cantar de Hare Krsna, também não existe nenhuma restrição quanto a Manasa Puja.
Sim, eu posso sentar num matadouro e cantar Hare Krsna e simultaneamente fazer Manasa Puja e adorar a Deidade mentalmente recebendo-a no meu coração. Não existe qualquer restrição ao local de adoração quando se faz Manasa Puja.
"Cantar o Mantra Hare Krsna significa manter Krsna sempre em nossos corações. Isto não é caro. Não é necessário fazer um trono opulento para Krsna.
Você pode imaginar que "No meu coração eu coloquei um trono feito de diamantes, e Krsna está sentado"
Isto é aceito e realmente acontece.
Na nossa mente nós pensamos "Eu tenho este trono de diamantes, muito caro. Porque Krsna esta vindo, Ele irá sentar-Se"
Isto não é falso; isto é um facto.
Então você cria esta situação dentro do coração.
"Agora Krsna está sentado.
Deixe-me lavar Seus pés com águas do Ganges e do Yamuna.
Agora vou vesti-Lo com roupas de primeira classe.
Agora vou decorá-Lo com ornamentos maravilhosos.
Então dou-Lhe algo para comer."
Você pode pensar desta forma.
Isto é uma coisa tão doce.
Você pode sentar-se em qualquer lugar, e pensar que Krsna está sentado no seu coração e que você esta recebendo o Senhor desta forma muito doce.
Isto não é falso.
Isto é um facto.
Isto é muito fácil."
(Los Angeles - 1/6/74)
Na citação acima, Srila Prabhupada diz que podemos cantar Hare Krsna e fazer Manasa Puja simultaneamente.
Manasa Puja é a meditação que o devoto faz na adoração as Deidades. Ele pode fazer isto numa prisão, num avião, num matadouro, no inferno, etc. Em qualquer lugar e em qualquer circunstância podemos simultaneamente cantar Hare Krsna e adorar a Deidade em Manasa Puja. Isto é meditação no estado absoluto.
"De uma forma geral, todas as pessoas podem adorar mentalmente." (Srila Prabhupada sobre Manasa Puja - SB 7.5.23-24)
E quando não estivermos a cantar Hare Krsna devemos adorar a Deidade externamente ou mentalmente. Não há nenhum impedimento.
Saiba que de minha parte, deste teu amigo que te escreve, em circunstancia alguma eu desmereci a adoração as deidades, muito pelo contrario. Meu amigo senhor Prahladesh dasa existe nesta ciência, que nós foi concedida, pela autoridade Suprema a simultaneidade da igualdade e diferença. Realmente não existe diferença entre as cinco Angas, mas o cantar do MAHA MANTRA é mesmo superior.
Sem dúvida, e Srila Prabhupada confirma: "Noutras eras, o cantar do Santo Nome é igualmente poderoso, mas especialmente nesta era, Kali Yuga, Ele é o mais poderoso." (SB 7.5.23-24)
O ideal é cantar 24 horas (192 voltas) do Maha Mantra que é o mais poderoso. Como nós ficamos 22 horas sem cantar, temos que nos ocupar em outras actividades devocionais igualmente poderosas, que devem ser precedidas e seguidas do cantar para que seu mérito próprio se revele.
Srila Prabhupada diz:
"Deve-se compreender que qualquer um que se ocupe na adoração da Deidade, ou a forma do Senhor no Templo, está a estudar todos os Vedas vinte e quatro horas por dia. Simplesmente por decorar as Deidades do Senhor, Radha e Krsna, no Templo, algém estuda minusciosamente as injunções dos Vedas.
Entende-se que mesmo um devoto neófito que simplesmente se ocupe na adoração da Deidade está em contacto directo com o significado do conhecimento Védico. Como confirmado no Bhagavad Gita (15.15), Vedais ca sarvair aham eva vedyah: o propósito dos Vedas é entendê-Lo, a Krsna. Alguém que adore e sirva directamente a Krsna já compreendeu as verdades dos Vedas." (SB 4.7.46)
"Sempre cantando Meus nomes, Meus passatempos e glórias, esforçando-se em Me servi, prestando-Me reverencias, as grandes almas Me adoram com eterna devoção...HARE KRISHNA HARE KRISHNA KRISHNA KRISHNA HARE HARE HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE...meu mais querido amigo, achas que eu duvido do que os devotos Genuínos, autênticos e sinceros escreveram? (Ao que me consta o Sri Caitanya Caritamrta é completamente autêntico.) Quando me interpelas desta maneira, me colocas em evidencia e me tomas por um patife que desmerece as escrituras que corroboram com os Vedas. Meu amigo, quando não estamos a cantar, podemos ver um flor e saber que Deus é quem Lhe outorgou tanta beleza; quando formos injustiçados devemos nos lembrar de Deus, e saber que somos merecedores dessas injustiças, por nosso comportamento ser duvidoso; quando não estivermos cantando, devemos estar nos lembrando de Deus e de Seus representantes genuínos...ou então devemos Lhes oferecer fruta, folha, flor ou agua com amor e devoção, qualquer um pode lhe oferecer estes artefactos! O serviço devocional foi defendido pelo Guro Leão, ele disse que qualquer um pode pratica-lo independente da posição que ocupa nas Varnas e Asramas. É muito simples prestar serviço a Deus, Ele é muito generoso! Tenhamos confiança e devoção e cantemos Seus santos nomes, desta maneira não teremos dificuldade em cumprir com os princípios fundamentais: NÃO COMER CARNE PEIXE E OVOS, NÃO PRATICAR SEXO ILÍCITO, NÃO SE INTOXICAR, NÃO PRATICAR JOGOS DE AZAR.
"...embora seja correto que uma pessoa plenamente ocupada em cantar o Santo Nome não dependa de iniciação, geralmente o devoto é apegado a muitos hábitos materiais abomináveis devido a contaminação material de vidas passadas. De forma a obter alívio rápido de todas estas contaminações, é requerido que alguém se ocupe na adoração ao Senhor no Templo. A adoração da Deidade no Templo é essencial para reduzir nossas contaminações devido a vida condicionada." (Cc Adi 7.77)
Se eu não estou entre os que te desagradam, logo, podemos entender que não me encontro entre os tolos, que são contra os que adoram as deidades e os que estudam os Sastras. Concluo que somos dois lados diferente da mesma moeda, se há algo que me entristece é presenciar devotos que estudam as escrituras e que adoram as deidades e não cantam com determinação as suas rondas comprometidas perante o Senhor Supremo na forma de Fogo na arena.
Duas posições são incorrectas:
1º posição
Afirmar que pode-se adorar a Deidade e estudar as escrituras e não cantar suas rondas é uma tolice.
Srila Prabhupada salienta:
"...mesmo que alguém seja capaz de executar outros processos do serviço devocional, uma pessoa deve adoptar o cantar do Santo Nome como o principal método para avançar na vida espiritual." (SB 7.5.23-24)
2ª posição
Afirmar que pode-se cantar Hare Krsna e não adorar a Deidade, Srila Prabhupada também diz que é uma tolice e é falso.
Srila Prabhupada salienta:
"As vezes devotos neófitos pensam que podem continuar com o processo de Sravana Kirtana sem adorar a Deidade, mas a execução de Sravana Kirtana está destinada para devotos muito desenvolvidos como Haridas Thakur, o qual ocupava-se em Sravana Kirtana sem adorar a Deidade. No entanto, não devemos falsamente imitar Haridas Thakur e abandonar a adoração a Deidade para simplesmente ocupar-se em Sravana Kirtana." Cc Madhya 19.152
O fogo tem características purificatória, seu Darma é queima, e o MAHA MANTRA HARE KRISHNA purifica ate o fogo. SRI KRISHNA SE manifesta por Sua vontade própria nesta era de Kali, em Seu santo nome. Todas as glórias ao Parampara!
Prabhuji, por falar em fogo, muito brevemente vais receber a segunda iniciação do teu Guru Maharaja, onde vais receber os Gayatris e Mula Mantras e perante o fogo sagrado (Visnu Agni) terás que comprometer-te a recitá-los 210 vezes diariamente sem falta.
O Brahma Gayatri, o Guru Mantra, o Guru Gayatri, o Gaura Mantra, o Gaura Gayatri, o Gopala Mantra e o Kama Gayatri.
A recitação destes Mantras é importantíssimo e indispensável.
Então pergunta-se: Mas se cantar o Maha Mantra Hare Krsna é a função eterna da alma, e o Maha Mantra é suficiente para dar Krsna Prema, para que tantos outros Mantras (Diksa)?
Srila Prabhupada também levanta a mesma questão:
"Pode-se perguntar qual a necessidade de iniciação ou outras actividades espirituais em serviço devocional para alguém que ocupa-se em cantar o Santo Nome do Senhor."Cc Adi 7.77

Srila Prabhupada responde:
"A resposta é que embora seja correto que uma pessoa plenamente ocupada em cantar o Santo Nome não dependa de iniciação, geralmente o devoto é apegado a muitos hábitos materiais abomináveis devido a contaminação material de vidas passadas. De forma a obter alívio rápido de todas estas contaminações, é requerido que alguém se ocupe na adoração ao Senhor no Templo. A adoração da Deidade no Templo é essencial para reduzir nossas contaminações devido a vida condicionada." (Cc Adi 7.77)
Sobre o mesmo ponto Srila Prabhupada também diz: "Consequentemente, uma ênfase especial é dada a Arcana Vidhi (adoração a Deidade), a qual purifica o corpo e a mente." (SB 7.5.23-24)
Isto é corroborado por Srila Visvanatha Cakravarti Thakura que explica que no estado condicionado o Maha Mantra Hare Krsna sem os Diksa Mantras leva-nos somente até a fase de Nama Bhasa. Para alcançar Suddha Nama (cantar puro) precisamos dos Diksa Mantras.
No Raga Vartma Candrika, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura afirma que aqueles que cantam Hare Krsna sem os Diksa Mantras recebidos de um Guru Vaisnava, não alcançam o Senhor. O seu cantar no entanto protege-os de um nascimento inferior. Mas para eventualmente alcançar o Senhor Supremo é preciso através de Sadhu Sanga aceitar os Diksa Mantras junto com o Maha Mantra Hare Krsna.
Sri Caitanya Mahaprabhu recebeu Diksa Mantra de Isvara Puri juntamente com o Maha Mantra Hare Krsna.
De acordo com o Advaita Prakash, mesmo o Namacarya Srila Haridas Thakura recebeu Diksa Mantra de Sri Advaita Acarya.
Apesar da surpreendente potência e pureza do Maha Mantra Hare Krsna, de acordo com Jiva Goswami, devemos seguir grandes Mahajanas como Narada Muni que primeiro aceitou Mantra Diksa e então adorou suas Deidades amadas.
De acordo com Jiva Goswami, sem aceitar Mantra Diksa do mestre espiritual não poderemos despertar nosso relacionamento com a Suprema Personalidade de Deus como um servo, amigo, etc.
Esta é a razão de porque é indispensável recitar os Gayatris e Mula Mantras juntamente com o Maha Mantra Hare Krsna. Porque os Diksa Mantras estabelecem nossa relação pessoal com Krsna.
Te desejo que SRI RADHARANI fixe Seus Olhos em te!
Este também é meu desejo para ti.
Srimati Radharani Ki Jaya !!!
Vosso servo
Nanda-gopa dasa
HARE KRISHNA!
Vosso servo
Prahladesh Dasa
HARE KRISHNA!

Querido Nanda Gopa Prabhu, por favor, aceite minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado.
HARE KRISHNA!

Meu querido senhor Prahladesh dasa, por favor aceite as minhas mais sinceras reverencias! Por favor aceite!
Tens sempre as bênção das escrituras, de Deus, na Personalidade Personificada da literatura Védica, desde que estejas desprovido do falso orgulho. Aceito as suas reverencias humildes e as coloco nos pés do meu mestre espiritual, senhor Purushatraya Swami. Meu querido amigo nunca me verás falar contra o Manasa Puja e sempre iras me ouvir falar das potencias incomensurável e inconcebíveis do MAHA MANTRA HARE KRISHNA. Todas as escrituras sagradas, tudo que o senhor nos demonstra com zelo e amor devocional, todos os comentários das grandes almas, todo conhecimento do senhor criador deste universo se encontram no MAHA MANTRA HARE KRISHNA.
Está tudo no MAHA MANTRA HARE KRISHNA. Por isso devemos cantar 24 horas por dia sem parar. Mas como ficamos 22 horas sem cantar, devemos nos ocupar em outras actividades devocionais igualmente poderosas relacionadas com o Santo Nome, e devemos glorificar estas actividades ao máximo.
Quando um medico competente nos dar um remédio, e nós nos encontramos em um estado de alucinação proveniente da nossa debilidade, temos de aceitar sem receio e com total confiança, os detalhes não devem ser questionado pelo enfermo. Sua saúde espiritual estar boa, mas eu não posso tirar todos nesta era de Kali-yuga por você. Portanto, o que para você é muito simples, para outros é um pouco diferente! O senhor inceste na simplicidade, em adorar as deidades de muitas maneiras, faça o senhor uma experiência e depois nos entregue os resultados. Saia pelas ruas e veja o que é mais fácil e eficaz; fazer as almas condicionadas a cantar e a dançar ao som do MAHA MANTRA HARE KRISHNA ou fazê-las adorarem as deidades. Provavelmente o resultado mais satisfatório será o canto.
Cantar nas ruas chama-se Harinama. Harinama Ki Jaya !!!
O padrão de Harinama é sair com as Deidades na rua. Os devotos também fazem Ratha Yatra com as Deidades de Jagannatha, Baladeva e Subhadra. As pessoas atraem-se pelo cantar e pelas Deidades. Existem até pessoas que choram quando vêem a forma do Senhor juntamente com o canto dos Santos Nomes. Desta forma já estão a adorar as Deidades e a cantar. Muito simples.
O cantar do Maha Mantra Hare Krsna é essencial no processo de alcançar Krsna Prema. Os Diksa Mantras e adorar a Deidade são essencias para desenvolvermos nossa relação pessoal com Krsna também neste processo.
Este é o pacote completo da Consciência de Krsna. Aqueles que forem dedicados aceitarão o processo completo. Outros ficarão estagnados. Todos os ítens do serviço devocional são muito simples e não requerem erudição ou conhecimento prévio. Eu conheço devotos iletrados que são grandes Pujaris e cantam fielmente suas rondas e o Gayatri. Só requer boa vontade.
O Senhor SRI KRISHNA Caitanya Mahaprabhu não é um tolo qualquer, Ele sabia e sabe das potencias incomensuráveis do canto congregacional. Uma vez que Deus entra pelos ouvidos em Sua forma sonora e Se estabeleça na mente, na inteligência e no coração, aposento da alma condicionada, dar-se o inicio do retorno ao lar original! O senhor Srila Prabhupada é muito inteligente! Ele é um cavalheiro de primeira classe. Ele é muito misericordioso, suas características são divinas! Ele deu muitas instruções ao seus discípulos. As instruções a um discípulo é diferente das instruções dadas aos neófito, principalmente se estes não tiverem atracção pelos santos Nomes de Deus!
Desculpe, talvez as instrucções nas cartas sejam diferentes para diferentes devoto(a)s. Mas as instrucções nos livros de Prabhupada são para todos. E nos seus livros Prabhupada diz que todos devem seguir as cinco Angas de Bhakti.
Falas que as duas posições são incorrectas e estais certo, se eu te dei a entender que me posiciono em alguma delas, mostre-me.
O Nanda Gopa Prabhu afirmou acima: "nunca me verás falar contra o Manasa Puja e sempre iras me ouvir falar das potencias incomensurável e inconcebíveis do MAHA MANTRA HARE KRISHNA."
Não falas contra o Manasa Puja, mas desculpa, também não vejo que fales a favor.
Nós podemos glorificar ilimitadamente os Santos Nomes, podemos glorificar ilimitadamente o Bhagavatam, podemos glorificar ilimitadamente as Deidades, etc.
Prabhuji, acredite, que glorificar todos os ítens do serviço devocional ajuda muito para a "boa saúde" de nossa grande ISKCON, porque faz com que todos os devoto(a)s fiquem muito atraídos por todos eles.
Repetidamente defendo quem me ampara, as escrituras sagradas, como eu poderia ser tão porco e hipócrita prestando-Lhes reverencias e negando-As? Deixo dito, que não te vejo em nenhuma destas duas. Então pergunta-se: Mas se cantar o Maha Mantra Hare Krsna é a função eterna da alma, e o Maha Mantra é suficiente para dar Krsna Prema, para que tantos outros Mantras (Diksa)?
Meu querido senhor o Darma da alma é servi, melhor é servi o Senhor Supremo. Do mesmo jeito que não podemos separar a liquidez da agua, não podemos nos separar do nosso Darma. O MAHA MANTRA limpa toda sujidade encrostada por muitas vidas já vividas! CETO-DARPANA- MARJANAM. Desta maneira poderemos aceitar todas as regras e regulações satisfatoriamente.
Kali Yuga é muito forte, como sabemos, e além de cantar uma boa Japa, precisamos também de glorificar ao extremo todos os outros ítens devocionais e compreender o seu mérito próprio. Isto irá contribuir para a "boa saúde" da nossa grande ISKCON.
Meu querido senhor, o meu Guro, senhor Purushatraya Swamiji é muito inteligente, ele não é um tolo qualquer, eu demorei décadas ate encontra-Lo e a ele eu serei eternamente devedor, sua linguagem é simples e austera. Ele sabe o que esta fazendo! Eu sou um desafortunado, eu não sei cantar muitos mantras, tenho dificuldade na pronuncia e não sou erudito nas escrituras,
A pronuncia não é importante. Não precisa ser erudito, basta verter lágrimas de amor pelo Srimad Bhagavatam. O Mestre Espiritual é muito misericordioso e oferece os Diksa Mantras ao discípulo na segunda iniciação para ajudá-lo a avançar no cantar dos Santos Nomes.
mas tenho uma firme fé no MAHA MANTRA HARE KRISHNA! Ele é meu melhor amigo! Não devemos tentar imitar ninguém, é melhor cumprirmos os nossos deveres com amor e sinceridade, mesmo que sejam tortos, a seguir com perfeição o cominho de outrem!
Cantar Hare Krsna, associar-se com os devotos, recitar ou ouvir o Srimad Bhagavatam, residir no Dhama e adorar a Deidade devem ser seguidos por todos os devoto(a)s na ISKCON. Iletrados e eruditos. É muito simples.
Te desejo que SRI SRI RADHA-KRISHNA te ilumine ainda mais!
É também o meu desejo que SRI SRI RADHA-KRISHNA te ilumine ainda mais! Nanda Gopa Prabhuji, fica em paz. Não te importuno mais e desculpa qualquer ofensa deste teu amigo que te admira muito. Todos nós estamos a dar o nosso melhor para Guru e Gauranga. As vezes, os devoto(a)s tem diferentes visões de como propagar a consciência de Krsna. Mas todos querem o melhor para o nosso Movimento.
Mais uma vez, muito agradecido.
Qualquer dia destes vou ao Algarve para ter a tua valiosa associação e cantarmos muita Japa juntos.

Vosso servo
Nanda-gopa dasa
HARE KRISHNA!
Teu servo
Prahladesh Dasa
HARE KRISHNA!

HARE KRISHNA!

TODAS AS GLÓRIAS A SRI SRI GAURA NITAI!
TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRILA PRABHUPADA!
TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR PURUSHATRAYA SWAMI!
TODAS AS GLÓRIAS AOS VAISHNAVAS!

Por favor aceitem as minhas mais sinceras reverencias!
A ultima mensagem é para que todos adorem SRI KRISHNA independentemente.
Aquele que se esforça em se render com sinceridade, sem duplicidade de propósito, terá a misericórdia inconcebível de Deus! Se uma pessoa rega a raiz de uma árvore todas as suas folhas ficaram satisfeitas! Se uma pessoa satisfaz o estômago de um corpo, todos os órgãos e membros e os demais ficaram satisfeitos! SRI SRI RADHA-KRISHNA é o foco. Eles são o MAHA MANTRA HARE KRISHNA! No principio, o canto, nesta era das desavenças e hipocrisia, é imprescindível. No meio, no decorrer desta era, quando estivermos despertado do sono da ignorância por cantarmos com amor e devoção, devemos realizar todas as regras e regulações. No fim...tudo que pareceu ser amargo como fel, para a alma condicionada, se mostrará doce como o mel! Todas as glórias a adoração as deidades! Todas as glórias as escritura sagradas! Todas as glórias aos Vaishnavas! Todas as glória...a Bhakti! Devemos cantar baixinho na Japa e devemos cantar alto para que todos se beneficiem, todas as almas condicionadas; das bactéria, das plantas, dos animais, pássaros...ate ao corpo mais raro de se obter entre as oito milhões e quatrocentos mil formas, o corpo humano. O senhor Prahladesh dasa esta sempre com razão, quando se encontra abrigado nas escrituras! Se não somos capazes de cantarmos vinte e quatro horas devemos nos ocupar em outras actividades, devemos adorar as deidades, devemos nos associar com os Vaishnavas, devemos ler as escrituras.. .devemos sempre estarmos atentos, procurando nos lembrar de Deus. Vida material é esquecermos de Deus, vida espiritual é lembrarmos sempre de Deus. Tudo é muito simples! Mas somos tão desafortunados, que estamos sempre nos esquecendo de Deus. Podemos nos lembrar de Deus em cada suspiro em nossos pulmões, na visão que se deslumbra em nossos olhos, nos pássaros, nas árvores, nos animais, nas capacidades tecnológicas que nos aproxima e que nos transporta.. .tudo surge da mesma fonte, SRI KRISHNA. Desta maneira poderemos procurar sempre Lhe servi, servindo a todas as Suas energias múltiplas. É muito duro, sabermos que vamos esquecer DEle! É duro ter de fazer tantas coisas desnecessárias! Todos nós temos os nossos deveres prescritos e temos de cumpri-los. O principio é confiarmos em Deus, SRI KRISHNA. As Gopis sentiam dor pelo simples instante de não verem SRI KRISHNA, quando seus olhos piscavam! Minha dor é bem menor em comparação ao dElas e o meu tempo é bem superior ao dElas, quando não O vejo. Particularmente, me alivia imenso saber que todas as potencias do Senhor Supremo estão empregadas no MAHA MANTRA HARE KRISHNA, quando esta dor me aflige e o medo tenta atrair os fantasmas, eu simplesmente canto e me sinto revigorado. SRI KRISHNA é completamente completo, embora muitas unidades completas emanem dEle, Ele permanece perfeitamente completo. Ele não é diferente de Seu nome. O Nanda Gopa Prabhu afirmou acima: "nunca me verás falar contra o Manasa Puja e sempre iras me ouvir falar das potencias incomensurável e inconcebíveis do MAHA MANTRA HARE KRISHNA."
Não falas contra o Manasa Puja, mas desculpa, também não vejo que fales a favor.
Meu querido senhor Prahladesh dasa, se eu falo a favor do MAHA MANTRA HARE KRISHNA, falo a favor de tudo que venha glorificar o Senhor Supremo, se me faltassem um "simples" verso dos Sastras, que eu desprezasse, todo meu esforço não merecia um vintém. Fico um pouco triste por que um devoto tão proeminente e merecedor de todas as glórias, versado nas escrituras tenha me interpretado deste modo. És perito em observar, mas não estou convencido que tenhas esta opinião sobre mim. Portanto não posso desculpar uma pessoa que não me ofendeu. É ofensivo negligenciar as escritura! Eu não acredito que me vejas como um negligente em relação a adoração as deidades. Deus, SRI KRISHNA, faz arranjos desconcertantes! Obrigado por nos ter esclarecido tantos pontos importantes! Estou sempre a tua espera, meu querido amigo senhor Prahladesh dasa.
QUE SRI SRI GAURA-NITAI TE ILUMINE!

Teu servo
Nanda-gopa dasa
HARE KRISHNA!

Buscar