हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Panca Samskaras

Srila Prabhupada: Assim como a cura de uma doença significa diminuir a febre. Este é o teste.

Devoto: O que fazer se a febre não diminui?

Srila Prabhupada: Então deve tentar cantar mais o Mantra Hare Krsna, ao invés de dezesseis voltas, sessenta e quatro voltas. Este é o caminho. Dezesseis voltas é o mínimo. De outra forma, Haridasa Thakura cantava 300.000 nomes diariamente. E assim você deve incrementar. Este é o único remédio..." (Conversa com Srila Prabhupada em 14/05/75)

"O Movimento para a Consciência de Krsna prescreve dezesseis voltas diariamente porque as pessoas no Ocidente não conseguem concentrar-se por longos períodos enquanto cantam em suas voltas. E assim um número mínimo é prescrito..." (Srila Prabhupada no "Nectar da Instrucção" - Mantra 5)

"...quando preenchermos os nossos corações com Krsna Katha, a contaminação que acumulamos será removida...

...Na nossa rotina diária, se ouvirmos este Krsna Katha , o resultado será que as coisas sujas no coração, acumuladas vida após vida, se purificarão...

...Gostaria de salientar que este canto do Santo Nome de Deus - HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE - bem como a escuta das verdades do Gita são tão bons quanto a associação física com Krsna..." (Srila Prabhupada no "Krsna - O Reservatório do Prazer")

Vosso servo

Prahladesh Dasa

O discurso que se segue é uma tradução de um artigo escrito em Bengali por Srila Bhaktivinoda Thakur intitulado Panca Samskaras. O artigo foi publicado originalmente no jornal Sajjana Tosani (vol. 2 / 1) em 1885.

Aqui Srila Bhaktivinoda Thakura, o sétimo Goswami, explica porque todo Gaudiya Vaisnava seguidor fiel de Sri Caitanya Mahaprabhu deve usar Tapa (marcar o corpo com o Santo Nome), Pundra (passar Tilaka), Nama (recitar o Maha Mantra Hare Krsna), Mantra (recitar os Gayatris) e Yaga (adorar a Deidade). Ele dá o significado externo e o significado mais profundo. Uma leitura atenta deste texto é muito proveitoso.

http://www.iskconmedia.com/

Panca Samskaras

"Os Sastras explicam que uma pessoa que recebe Panca Samskaras pode praticar dois tipos de devoção (Vaidhi e Raganuga) e ganhar felicidade permanente na morada eterna de Sri Hari:
avapta-panca-samskaro labdhva-dvi-vidha-bhaktikah

saksat krtya harim tasya dhamni nityam pramodate (Prameya Ratnavali)
Pessoas que lêem esta instrução com fé vão querer entender o significado da expressão Panca Samskaras. A fim de ajudá-los, vamos primeiro explicar o entendimento convencional ou externo do termo e, em seguida, dar o seu significado mais profundo.
Os Smrti Sastras explicam Panca Samskaras da seguinte forma:

tapah pundram tatha nama mantro yagas ca pancamah
ami hi panca-samskarah paramaikanti-hetavah
"Tapa, Pundra, Nama, Mantra, e Yaga - estes cinco itens compõem Panca Samskaras. Eles são a causa de intensa devoção ao Senhor Hari." (Prameya Ratnavali)
Quando uma pessoa fiel aprende sobre Panca Samskaras, aproxima-se de um Mestre Espiritual e solicita-lhe humildemente iniciação, ou Diksa. Depois de considerar a sinceridade do aluno, o Mestre misericordiosamente dá Tapa e Pundra para o discípulo, a fim de santificar o seu corpo. Alguns grupos religiosos dão Tapa, marcando o corpo do aluno em vários lugares, com os símbolos do búzio, disco e maça do Senhor Visnu utilizando ferro quente. Outros grupos religiosos marcam o nome de Hari com barro usando um carimbo de sândalo. Em referência a Tapa os Smriti Sastras dizem mais:

hari-namaksarair gatram ankayet candanadina
sa loka-pavano bhutva tasya lokam avapnuyat (Prameya Ratnavali)

"Aquele que marca seu corpo com as sílabas do nome de Hari, utilizando pasta de sândalo purifica o mundo e após a morte alcança o reino de Deus".
Na Sri Sampradaya, Tapa é dada por marcar o corpo com os símbolos do búzio e do disco, mas Sri Caitanyadeva instruiu para marcarmos o corpo com Harinama utilizando pasta de sândalo, etc, em vez de ferro quente. Esta regra é uma bênção para as almas de Kali Yuga.
Pundra ou a marca de Tilaka, são linhas verticais desenhadas no corpo. Os Sastras interpretam essas marcas verticais, quer como símbolos que representam o Templo de Hari, ou como Suas pegadas. Assim, cada grupo religioso tem a sua própria receita para Pundra que é universalmente aceite, dentro desse grupo em particular.
Nama ou nome é o terceira Samskara. Misericordiosamente o Mestre Espiritual profere o Nome de Hari no ouvido do aluno fiel. Esse Nome deve ser recitado diariamente pelo aluno (O Mantra Hare Krsna). Receber o Nome significa que alguém compreende que é um servo de Hari. Durante a iniciação o Mestre também dá um nome pessoal para o aluno que indica a devoção a Hari. Na Sampradaya de Sri Ramanuja, nomes como Rama Krishna Dasa, Narayana Dasa, Ramanuja Dasa etc são dados. Na Gaudiya Sampradaya nomes como Sri Govinda Dasa, Sri Nityananda Dasa, Sri Caitanya Dasa etc são usados. Desde o tempo de Sriman Mahaprabhu nomes como Ratnabahu, Kavikarnapura, Premanidhi etc, são utilizados. Posteriormente, ainda nomes como Bhagavatabhushana,Gitabhushana,Bhaktibhushana, foram empregues etc.]
O quarto Samskara é Mantra. Com muita misericórdia, o Mestre dá um Mantra de 18 sílabas ao seu discípulo amado. [Mantra é a recitação de uma breve oração, o que corresponde a uma Deidade particular adorada. No adoração à Krishna, um Mantra de 18 silabas é dado (Gopala Mantra ou a sexta linha do Gayatri).]
O quinto e último Samskara é Yaga ou adoração à Deidade. Usando o Mantra que ele recebeu de seu Mestre, o discípulo começa a adoração de Salagrama Sila ou de Sri Murti, a Deidade de Vishnu. Isso é conhecido como Yaga. Ao receber Panca Samskaras, os cinco sacramentos, uma pessoa fiel entra em Bhajana Kriya ou numa adoração pessoal à Deus, que eventualmente leva ao amor puro por Sri Hari.
Quando analisamos as etapas que levam ao amor de Deus, entendemos que Sraddha ou fé é a primeira fase. Sem Sraddha, não há nenhuma maneira de obter o amor à Deus. Tendo esta fé inicial, busca-se associação santa que é conhecida como Sadhu Sanga. Isto leva a pessoa a abrigar-se nos pés de um Mestre Espiritual. Posteriormente, os Panca Samskaras ou iniciação ocorrem. Panca Samskara dá origem a Bhajana Kriya ou a adoração pessoal à Deus.
Bhajana Kriya leva a Anartha Nivrtti, que é a fase em que limpa-se as coisas não desejadas do seu coração. Após Anartha Nivrtti a fé pode se desenvolver e entra-se na fase chamada Nistha ou fé madura. De Nistha, desenvolve-se sabor ou Ruci. Isto leva ao estágio de Asakti ou apego profundo. De Asakti emoções espirituais chamadas Bhava surgem. Isso acaba por amadurecer no estágio chamado de amor à Deus, Prema. Portanto, todos devem procurar abrigo nos pés de um Mestre Espiritual e receber Panca Samskaras, que é a fonte de Bhajana. Sem Panca Samskaras, Bhajana não é espontâneo. Em vez disso, é realizado com dificuldade.
Algumas pessoas pensam que Prema ou o amor à Deus pode ser obtido sem Panca Samskaras. Isso é incorreto. A alma condicionada a este mundo tornou-se hostil ao Divino e, conseqüentemente, sua natureza espiritual original tornou-se distorcida. Como resultado ela deve santificar-se antes que a natureza espiritual verdadeira possa se desenvolver. E qual é o melhor meio para atingir esse estado puro? A melhor maneira é através de Samskaras ou santificação. Sem Samskara como pode sua natureza distorcida ser abandonada? Se vemos alguém cuja natureza não é distorcida, então pensamos que em um nascimento anterior, através da misericórdia de um Mestre Espiritual, ela deve ter recebido Samskaras, e na força dos Samskaras atingiu a sua verdadeira natureza espiritual onde Prema ou amor à Deus surgiu. Caso contrário, pensamos que esta pessoa tenha sido imperceptívelmente santificada pela inconcebível misericórdia do Senhor. Não importa como você vê isto, Samskara está sempre lá.
Por outro lado, Samskara não é necessário para as pessoas liberadas devido a que sua natureza não está distorcida. Distorção da natureza da alma espiritual original é a causa de seu cativeiro neste mundo. Por esta razão, sem Samskara a vida da alma condicionada é impura. Mesmo que uma pessoa tenha atingido Prema por conta de um Samskara anterior, ainda em sua vida presente ela novamente deve receber Samskara a fim de estabelecer um bom exemplo para o bem de todos.
Samskaras existem em todas as religiões e em todos os países. Quanto mais pura é uma religião em particular, mais os seus Samskaras são sagrados e completos. Embora não tenhamos tido a oportunidade de estudar minuciosamente os Samskaras de todas as religiões, pelo menos, nós podemos dizer que os Samskaras da religião Ariana parecem ser de uma ordem superior ao Samskaras de outras religiões. Em particular, os Samskaras da cultura Vaishnava são a melhor parte da religião Ariana. Nenhum outros Samskaras são tão sagrados e completos.

Significado profundo dos Panca Samskaras

A pergunta surge, "se a prática de Samskara encontrado na cultura Vaishnava é tão bom, então por que aqueles que a praticam ainda estão vinculados pela natureza distorcida?" A resposta é que o Samskara Vaisnava é o melhor, mas no momento presente é praticado apenas externamente. Tanto o Mestre como o discípulo bloqueiam seu avanço espiritual por estar somente satisfeitos com os aspectos externos dos Samskaras, como eu acabei de descrever acima.
Hoje, o significado mais profundo de Samskaras não é entendido de todo. Quando o discípulo submete-se ao Mestre Espiritual, o Mestre dá-lhe Panca Samskaras e depois abandona-o. O que de bom pode vir de Panca Samskara deste tipo?
Externamente, o discípulo parece estar bem, mas internamente não há nada. Os símbolos do búzio sagrado, do disco e o nome de Hari estão a marcar o corpo. A língua pronuncia o nome de Hari e adoração de Salagrama Sila ou Sri Murti com Mantras é feito, mas o estudante é viciado em intermináveis práticas pecaminosas. À noite, ele toma bebidas alcoólicas e fica completamente desregulado.

Ah bom Mestre, como você tem beneficiado o discípulo? Qual é a diferença nele antes e depois de Diksa? Na verdade, ele está pior. Ele é um hipócrita. Não há remorso, "eu sou pecador. É minha culpa. Como pode o meu pecado ser abandonado?" Nestes dias ninguém pensa assim quando toma o abrigo de um Mestre Espiritual. Atividades pecaminosas são realizadas sem a menor preocupação. Que desgraça!
Por que é isto? A razão é o tipo errado de relação entre Mestre e discípulo. O Sastra estabelece regras para orientar essa relação, mas elas não são seguidas. O aluno que está queimando no fogo da vida material, que analisa sua situação e conclui: "Minha relação com a natureza material não é permanente, portanto, deve ter abrigo de um Mestre Espiritual, a fim de obter os pés de Deus" alcançou o estágio da fé e está qualificado para se abrigar em um Mestre Espiritual. O Mestre deve estudar o discípulo por um ano e observar a sua expiação. Isso é chamado Tapa.
Durante este período de análise, o discípulo é incentivado a expiar ainda mais e quando o Mestre está satisfeito, ele marca o aluno com os símbolos do búzio e do disco. Estas marcas são permanentes e simbolizam a pureza que o discípulo deve manter para o resto de sua vida. Esta é Tapa, o primeiro Samskara da alma fiel. Em Inglês (Português) podemos definir Tapa como "arrependimento, expiação, e a impressão permanente de maior sentimento na alma." Tapa não se aplica apenas ao corpo, mas também a mente e a alma. É apenas física, sob a forma de queimar ou carimbar, do contrário até que Tapa não tenha efectivamente ocorrido na mente e na alma, a prática religiosa se torna hipócrita. No momento esse tipo de hipocrisia enfraqueceu a cultura Vaishnava. Sem Tapa ou arrependimento interior, a alma não pode viver como um Vaishnava. Sem Tapa, todo o processo torna-se inútil. Sem Tapa o coração permanece impuro. Portanto, bons amigos, procurem expiação sem demora!
Quando o Mestre vê que o discípulo recebeu Tapa corretamente (em outras palavras, uma verdadeira expiação ocorreu), depois da sua misericórdia, o Mestre Espiritual dá-lhe Urdhva Pundra. O que é Urdhva Pundra? É esplendor! É também conhecido como Urdhva Gati, o caminho do progresso. Depois de receber Tapa o discípulo aceita voluntariamente uma quantidade adequada de renúncia das actividades mundanas. Este é o caminho do progresso. No entanto, se o aluno não aceita sua renúncia, em seguida, Tapa ou expiação é inútil. Tantos problemas! Muito ascetismo! Tanta renúncia da própria felicidade! Tanto trabalho para controlar a luxúria, ira e cobiça, mas todo este trabalho é inútil se não se realizam essas austeridades para obter Vaikuntha, o reino de Deus.
Em outras palavras, ao tomar refúgio de Sat Cit Ananda Senhor Hari, uma alma segue o caminho do progresso, Urdhva Gati. A iluminação da alma, da mente e do corpo é chamado Urdhva Pundra. Aversão à vida material e apego ao Senhor Supremo é chamado Tapa e Pundra, e esses dois ornamentos são absolutamente necessários para a alma condicionada.
Sem Urdhva Pundra o corpo é um corpo morto. Percebendo isso, devemos tomar um banho de arrependimento. Sem Urdhva Pundra a mente divaga e se apega aos objetos dos sentidos e utiliza seu tempo discutindo os assuntos mais baixos. Ó alma que se arrepende! Não demore a marcar o corpo, mente e alma com Urdhva Pundra e siga o caminho do progresso, que conduz ao reino de Deus. Sem Urdhva Pundra a verdadeira natureza da alma é extinta. Portanto adopte Urdhva Pundra.
Vendo o discípulo amado brilhando com Tapa e Urdhva Pundra, o Mestre prazerosamente dá Nama, o Santo Nome de Deus, que desperta a natureza eterna da alma. A natureza eterna da alma é a servidão ao Senhor, e, ao provar o néctar do Santo Nome do Senhor, a alma é levada para a morada suprema. Então ele diz: "Eu sou Hari Dasa. Eu não sou apreciador deste mundo. Mesmo Maya está eternamente ligada a Krsna e devo utilizá-la no serviço a Krsna." A alma eterna, em seguida, fica encantada por cantar o Nome de Hari. Ao tomar refúgio no néctar do Santo Nome do Senhor, a alma se torna consciente de sua própria natureza espiritual. Os homens inteligentes sempre cantam o Nome de Hari! Deixe a mente sempre lembrar o Nome de Hari. Possa a alma sempre estar adornada com o Nome de Hari.

Depois disso, com muito afecto, o Mestre dá um Mantra que permite seu discípulo facilmente experimentar o néctar do Santo Nome do Senhor. Um Mantra é um tipo de oração que contém o Nome de Deus que está flexionado gramaticalmente no caso dativo. O Mantra também inclui certos adjetivos que qualificam o Nome de Deus e lhe permite expressar um modo particular ou sabor. Ao dar um Mantra o Mestre ajuda a seu discípulo a saborear o Santo Nome selecionando um "sabor" adequado para ele. Quando dizemos "Namah", reverências a Hari, utilizamos o 4º caso de final dativo. O caso dativo expressa o bom relacionamento entre o adorador, o adorado e a adoração que permite que o gosto do Santo Nome (Hare Krsna) possa ser facilmente experimentado.
Não há fim para a felicidade de uma pessoa que tenha recebido Mantra (Gayatri). Aqueles que analisam o significado do Mantra de 18 sílabas, geralmente utilizado na adoração a Sri Krsna, sabem que é uma amostra condensada do sabor disponível do Senhor. O mesmo também se aplica ao Gayatri de 24 silabas e outros Mantras que são usados para adorar o Senhor. Aqueles que não receberam Mantra pode apenas especular sobre o gosto do Santo Nome, mas infelizmente a maior parte das suas considerações são inúteis. Portanto, você deve receber Mantra (Gayatri). Aqueles que receberam consideram-no como o Samskara mais importante.
Há aqueles que têm conhecimento desses princípios e ainda não estão firmemente fixos em matéria de adoração, porque eles não receberam Tapa, Pundra, Nama e Mantra de um Mestre qualificado. Cada tema tem as suas regras e regulamentos e aqueles que rejeitam as regras e regulamentos de adoração muitas vezes tem dificuldade. Por isso, é dito:
shruti-smriti-puranadi-pancaratra-vidhim vina
atyantiki harer bhaktir utpatayaiva kalpate

"O serviço devocional ao Senhor que ignora a literatura Védica, como os Upanisads, Puranas e Narada Pancaratra é simplesmente uma perturbação desnecessária na sociedade". (Bhakti Rasamrta Sindhu)
Portanto, meus amigos! Com a lógica e o raciocínio puro recebam Tapa, Pundra, Nama e Mantra de um Mestre qualificado. Não só você vai ficar feliz, mas por estabelecer esta ligação divina com Deus irá beneficiar todas as pessoas ao seu redor.
A seguir, com muito amor, o Mestre explica para seu discípulo o procedimento de Yaga ou adoração à Deidade. Sem adoração à Deidade a alma condicionada não pode avançar adequadamente. Mesmo que tenha recebido Tapa, Pundra, Nama e Mantra a condição material da alma ainda não está completamente abatida. Só quando se dá prazer ao Senhor Hari é que a alma libera-se deste mundo material no momento da morte. Portanto, até o fim da vida, Yaga é necessário, mesmo para aqueles que receberam Mantra. Mesmo que viva neste mundo sem apego a matéria, ainda há o perigo da matéria. Portanto, Yaga, ou o caminho da adoração da Deidade, é a maneira apropriada de lidar com a matéria. Yaga é o procedimento de adorar o Senhor, empregando todas as faculdades físicas e mentais de ver, tocar, cheirar, saborear, pensar, discriminar e agir.
Utilizar cada uma dessas faculdades na adoração de Salagrama, por exemplo, é uma boa maneira de cultivar o amor à Deus. Serviço à Sri Vigraha, a Deidade, é chamado Yaga Vaishnava. Não importa qual nossa situação, temos de viver neste mundo pelo trabalho. Portanto uma pessoa que recebeu Mantra tem a obrigação de passar a vida adorando a Deus com devoção, seguindo as regras da adoração da Deidade. Por ensinar Yaga, o Mestre compassivamente resgata seu discípulo do oceano da existência material.
Yaga Samskara é o quinto e último. Uma pessoa sem Yaga não tem vida e ele é forçado a aceitar os resultados de seu Karma. Portanto, deve-se viver neste mundo como Vaisnava e se engajar em adoração à Deidade. Uma explicação detalhada dos princípios da adoração da Deidade é oferecida no livro Sri Caitanya Siksamrita na discussão sob Vaidhi Bhakti.
Eu expliquei portanto a compreensão do significado convencional e interno da expressão Panca Samskaras. Mas ainda uma questão que se levanta. "Por que os Mestres não dão este tipo de instruções aos seus alunos de hoje?" A resposta é que, devido aos efeitos degenerativos do tempo, a compreensão do homem sobre o papel de guia espiritual tornou-se extremamente corrupto. Hoje as pessoas recebem instruções de Kula Gurus, professores familiares hereditários ou similares a essas pessoas e, portanto, eles são incapazes de abrigar-se em um professor qualificado. Diz-se nos Sastras que o estudante sério inquisitivo deve aproximar-se um Mestre Espiritual que tenha atingido abrigo e fé nos Vedas e Deus, e entregar-se a ele.
tasmad gurum prapadyeta jijnasuh sreya uttamam
sabde pare ca nisnatam brahmany upasamasrayam (Srimad Bhagavatam)
Quando alguém se rende desta forma, o oceano material diminui para o tamanho de uma pata de bezerro. No entanto, se esta rendição é apenas externa, então é inútil. No presente momento a maioria das pessoas não querem o abrigo de um Mestre genuíno porque muito poucos querem resolver os problemas da vida. No entanto, é da responsabilidade da alma viva neste mundo para procurar um Mestre e resolver estes problemas. O Senhor se revela ao discípulo sério sob a forma de um Mestre que pode resgatá-lo. É bom ter um forte desejo por um Mestre, mas é errado aceitar apenas uma pessoa qualquer, simplesmente para satisfazer seus desejos. Um Mestre genuíno virá para aquele que está sinceramente procurando, mas antes do discípulo aceitar o Mestre, ele também deve examiná-lo por um ano. Sem este exame a relação entre Mestre-discípulo é apenas um distúrbio.
Após estudo aprofundado, concluímos que sem a aceitação adequada dos Panca Samskaras a alma condicionada não pode desenvolver intensa devoção a Sri Hari. Portanto Panca Samskara é extremamente necessário."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

www.bhakti-tattva.blogspot.com

Um paciente vai a um consultório psicológico e diz pro doutor: - Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco! - Deixe-me tratar de você durante dois anos. -diz o psicólogo. - Venha três vezes por semana, e eu curo este problema. - E quanto o senhor cobra? - pergunta o paciente. - R$ 120,00 por sessão - responde o psicólogo. - Bem, eu vou pensar - conclui o sujeito. Passados seis meses, eles se encontram na rua. - Por que você não me procurou mais? - pergunta o psicólogo. - A 120 reais a consulta, três vezes por semana, dois anos, ia ficar caro demais, aí um sujeito num bar me curou por 10 reais. - Ah é? Como? - pergunta o psicólogo. O sujeito responde: - Por R$ 10,00 ele cortou os pés da cama... .
Muitas vezes o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples! HÁ GRANDE DIFERENÇA ENTRE FOCO NO PROBLEMA E FOCO NA SOLUÇÃO!
Do mesmo modo o Senhor Caitanya pede para que foquemos a nossa atenção no Maha Mantra Hare Krsna. Esta é a solução principal para todos os problemas de Kali Yuga. Quando estamos meditando constantemente no Santo Nome enviamos vibrações puras que nos atraem somente situações favoráveis para o nosso avanço espiritual. Este Santo Nome está além de toda psicologia e explicações. Ele é completamente transcendental e a forma sonora de Deus. Assim você deve pensar: "Eu quero que Deus, Krsna, resolva todos os meus problemas, ou desejo ficar simplesmente com Krsna entendendo que Ele está automaticamente controlando minha vida e necessidades encarnatórias? " Dessa maneira os devotos se posicionam no Santo Nome, na solução suprema, na companhia divina cheia de misericórdia. Possamos ser fortes nesta compreensão de que a presença de Krsna está no Nome, e é exatamente esta misericórdia facilitada que Caitanya Krsna veio nos propor para que possamos facilmente atingir o padrão de amor divino que resolve todos os medos e inseguranças da vida. Cante.

Abraços. Alemão

Solução = Panca Samskaras

Tapa - Marcar o corpo com Santo Nome

Pundra - Tilaka

Nama - Santo Nome

Mantra - Gayatri

Yaga - Adoração à Deidade

"Depois de dar Nama, com muito afecto, o Mestre dá um Mantra que permite seu discípulo facilmente experimentar o néctar do Santo Nome do Senhor. Um Mantra é um tipo de oração que contém o Nome de Deus que está flexionado gramaticalmente no caso dativo. O Mantra também inclui certos adjetivos que qualificam o Nome de Deus e lhe permite expressar um modo particular ou sabor. Ao dar um Mantra o Mestre ajuda a seu discípulo a saborear o Santo Nome selecionando um "sabor" adequado para ele. Quando dizemos "Namah", reverências a Hari, utilizamos o 4º caso de final dativo. O caso dativo expressa o bom relacionamento entre o adorador, o adorado e a adoração que permite que o gosto do Santo Nome (Hare Krsna) possa ser facilmente experimentado.

Não há fim para a felicidade de uma pessoa que tenha recebido Mantra (Gayatri). Aqueles que analisam o significado do Mantra de 18 sílabas, geralmente utilizado na adoração a Sri Krsna, sabem que é uma amostra condensada do sabor disponível do Senhor. O mesmo também se aplica ao Gayatri de 24 silabas e outros Mantras que são usados para adorar o Senhor. Aqueles que não receberam Mantra podem apenas especular sobre o gosto do Santo Nome, mas infelizmente a maior parte das suas considerações são inúteis. Portanto, você deve receber Mantra (Gayatri). Aqueles que receberam consideram-no como o Samskara mais importante." (PARECER DE SRILA SACIDDANANDA BHAKTIVINODA THAKURA - O SÉTIMO GOSWAMI)

Vosso servo

Prahladesh Dasa

HARE KRISHNA!

TODAS AS GLÓRIAS A SRI SRI GAURA NITAI!

TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRILA PRABHUPADA!

TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR PURUSHATRAYA SWAMI!

Por favor aceitem as minhas mais sinceras reverencias!

Todas as glórias aos Vaishnavas! Eles são inspirados por Deus! Eu me encontro sempre tentando dar as pessoas o mais importante nesta era das desavenças e hipocrisia, o MAHA MANTRA HARE KRISHNA! Quando se diz que Deus, Sri Krishna é inconcebível é porque Ele é inconcebível! E Ele não é diferente de Seu nome. O senhor Alemão dasa, voltou para nos alegrar com as suas mensagens humildes e carregadas de sinceridade. HÁ GRANDE DIFERENÇA ENTRE FOCO NO PROBLEMA E FOCO NA SOLUÇÃO! A solução dos problemas causados nesta era de Kali-yuga começa no cantar do MAHA MANTRA HARE KRISHNA. Não devemos pensar que este canto é incompleto e que Ele não vai nos assegurar o retorno ao lar original! Não devemos pensar que Ele depende de outro mantra para Se fazer valer! Não cantem com receio de que seu canto é menor e limitado a preceitos! O Senhor Supremo é INCONCEBIVEL! Cantem com humildade e amor em seus corações, o que lhes faltar, seguramente Deus lhes proverá. *"Certa vez o Senhor Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu se encontrou com Seu amigo e grande devoto, senhor Ramananda Raya, o Senhor Caitanya lhe perguntou sobre os métodos de realização espiritual. Ramananda recomendou muitos métodos, tais como Varnasrama-dhama, Sannyasa e a renúncia do trabalho, mas o Senhor rechaçou-os, alegando que todos eles não eram bons. Toda vez que Ramananda Raya sugeria um método novo, o Senhor Caitanya o rejeitava, pedindo-lhe algo melhor para o desenvolvimento espiritual. Por fim, Rmananda Raya citou um aforismo Védico que recomendava que se renuncie todo o desnecessário esforço da especulação mental para se compreender Deus, pois não é possível chegar à verdade última através da especulação." Podemos nos associar com Sri krishna 24 horas por dia, tudo depende da seriedade do devoto. Se houver seriedade, teremos uma misericórdia maior advindo do Guru e de Paramatma em nossos corações! Deus estar em tudo, nada existe sem a presença de Deus! Devemos praticar esta consciência! Ele é o gosto da agua, a luz do sol e da lua, Ele é a fonte inesgotável de todas as manifestações! O som existe porque Deus existe! Nada existe sem Deus. Dai me perguntam, como podemos estar consciente 24 horas? Treinando a nossa visão e percepção, sempre nos lembrando de Deus. Ao bebermos agua, devemos nos lembrar que Ele é o gosto da agua, ao recebermos os raios do sol, devemos nos lembrar que Ele é os raios do sol...Ele é inconcebível! Ele é simultaneamente igual e diferente. KRISHNA-KATHA é o caminho seguro, ouvir sobre Deus, SRI KRISHNA é muito auspicioso e tem poderes transcendentais, Suas Lilas são cheias de mizericordias. ..o Senhor Caitanya Mahaprabhu aprovou este processo de ouvir e cantar - Sravanam Kirtana. Sri krishna esta sempre com todos, mais quando nos lembramos dEle no decorrer das vinte e quatro horas, Ele Se faz presente por inteiro, directamente, em cada uma de Suas manifestações! Quando O esquecemos, ficamos com as Suas energias, as quais não são diferente dEle, porem Sua presença é indirecta. Senhor Alemão dasa, acredito que muitos estão contente com a sua volta, e eu estou entre estes muitos! Obrigado por seres tão dedicado ao senhor Srila Prabhupada, acredito que o senhor Supremo vai te dar um nome espiritual muito significativo, para honrares esta sucessão discipular! Precisamos dar continuidade ao serviço devocional desta alma pura. Por favor aceita as minhas sinceras reverencias!

*A essência da Ioga (Vendo sempre Krishna) Srila Prabhupada.

Vosso servo

Nanda-gopa dasa

HARE KRISHNA!

HARE KRISHNA!

TODAS AS GLÓRIAS A SRI SRI GAURA NITAI!

TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRILA PRABHUPADA!

TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR PURUSHATRAYA SWAMI!

Por a favor aceitem as minhas reverencias!

Meu querido senhor Prahladesh dasa, as escrituras se encontram sempre correctas e os Vaiashnavas não se contradizem, muito menos, um Vaishnava que confia em Deus vai ter a petulância de menosprezar o que foi dito por outro servo de Deus. Sabe! Deus quando toca a Sua flauta, Ele confunde ate o senhor criador deste universo! Eu não me espantaria em estar confundido! No entanto, a minha limitada sabedoria limita-se a minha vasta ignorância que se fixou no MAHA MANTRA HARE KRISHNA. "Confie em Mim" e o Senhor Caitanya Mahaprabhu deu-nos o exemplo deixando toda a Sua erudição para cantar o MAHA MANTRA HARE KRISHNA.

O que o Senhor Caitanya abandonou foi a erudição mundana e não a erudição Vaisnava, pois sempre que era preciso o Senhor Caitanya Mahaprabhu mostrava sua erudição Vaisnava para explicar detalhada e minunciosamente toda a Ciência do Serviço Devocional.

O exemplo pratico é mais forte que as palavras e a misericórdia de Deus é superior as Suas leis, como disse o senhor Purushotama dasa numa nota aos Vaishnavas. Todas as glórias ao Gayatri! Todas as glórias ao senhor Bhaktivinoda thakura! Todas as glórias ao Senhor do senhor Bhaktivinoda Thakura a Suprema Personalidade de Deus que demonstrou a todos como devemos nos comportar! Deus é simples para quem é simples e é complexo para quem é complexo. Deus é tudo! Meu querido senhor, embora eu te tenha na mais alta estima, tenho plena confiança no meu Guru e seguramente ele me dará o Gayatri na hora certa, ele sabe se eu ando a especular ou a me esforçar com sinceridade, para propagar as glórias dos santos nomes, pois ele sempre recebe tudo que eu escrevo. Ele não é desatento e não me deixaria insistir com disparates! Portanto, não acredito que o senhor Bhaktivinoda Thahura esteja se referindo a todos que adoram a mensagem como Ela é. Mais aos especuladores mundanos sem vergonha, que tentam tirar proveito do MAHA MANTRA HARE KRISHNA. Seria uma afronta da minha parte insinuar o que uma grande alma que dizer, tomei este atrevimento pelas circunstancia, e seria descortês insinuar que alguns devotos se encontram iludidos por estarem na companhia de Deus. Convido a todos a cantarem o MAHA MANTRA HARE KRISHNA! Sejam ou estejam aonde estiverem, cantem o MAHA MANTRA HARE KRISHNA! Ladroes, prostitutas, matadores de animais, religiosos, políticos, eruditos, santos e demonios...todos estão convidados a cantar o MAHA MANTRA HARE KRISHNA sem regras ou regulações! Por favor cantem sem medo e sem pre-conceito de estarem desperdiçando vosso tempo. Este é o MAHA MANTRA! Ele não é diferente de Deus! Não há outro caminho! Não há outro caminho! Não há outro caminho!

Vosso servo

Nanda-gopa dasa

HARE KRISHNA!

No Capítulo 31 dos Ensinamentos do Senhor Caitanya:

...Este Kama Gayatri é recebido do Mestre Espiritual quando o discípulo é avançado no cantar de Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare...Em qualquer dos casos, o cantar de Hare Krsna é suficiente para elevar uma pessoa à plataforma espiritual elevada."

...Portanto (nesta era de Kali) o cantar alto do Mantra como o Maha Mantra Hare Krsna juntamente com o cantar suave do Astadasaksara, o Mantra de 18 sílabas é recomendado..." (CC Adi 5.221)

Isto quer dizer o que?

O Gopala Mantra e os Gayatris são necessários no estágio de Sadhana porque ajudam o cantar de Harinama e estabelecem nosso relacionamento pessoal com Krsna. Depois que o devoto(a) alcança Suddha Nama (cantar puro do Santo Nome) já não precisa cantar os Diksa Mantras. No Raga Vartma Candrika, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura explica que cantar o Gopala Mantra é Bhava Sambandhi, ou aquilo que está relacionado ao sentimento desejado, e actua como causa directa para alcançar o objectivo de Krsna Prema.

Srila Prabhupada elucida numa aula do Srimad Bhagavatam/1971:

"Bhagavata Marga (Cantar) irá ajudar Pancaratrika marga (Adoração), e o processo Pancaratrika (Adoração) irá ajudar o processo Bhagavata (Cantar). Ambos juntos são úteis. Portanto meu Guru Maharaja introduziu...Vocês viram, como chama-se? Aquele emblema? De um lado, Pancaratriki Vidhi, noutro lado Bhagavata Vidhi

Isto é... Sim. E, na verdade, Bhagavata Marga (Cantar) é muito forte. Isto é o suficiente. Mas sem Pancaratriki Vidhi (Adoração) este corpo poluído, esta mente poluída do devoto, não podem ser purificados. Portanto ambos os processos devem ser adoptados na pregação do Movimento da Consciência de Krsna."

Então Prabhupada explica que Bhagavata Marga (cantar) é muito forte, e realmente se alguém estiver completamente apegado a cantar 120 voltas de Japa, ou pelo menos 64 voltas diariamente, então não precisará adorar a Deidade, pois todos os processos de serviço devocional estão no Maha Mantra.

Caso contrário teremos que nos ocupar em Bhagavata Marga (Cantar) e Pancaratrika Marga (Adoração). E isto sem falar que aqueles que estão muito fixos em Bhagavata Marga (Cantar), ainda assim ocupam-se em Pancaratrika Marga (Adoração) para dar o bom exemplo.

Srila Prabhupada também explica que é como as duas linhas de um comboio (trem).

Espero que esteja claro. No entanto se não estiver, existem inúmeras citações semelhantes que poderemos fornecer.

Vosso servo

Prahladesh Dasa

HARE KRISHNA!

TODAS AS GLÓRIAS A SRI SRI GAURA NITAI!

TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRILA PRABHUPADA!

TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR PURUSHATRAYA SWAMI!

Por favor senhor Prahladesh dasa, aceite as minhas mais sinceras reverencias!

Por diversas vezes deixei bem claro que não sou contra as escrituras, logo não sou contra a adoração as deidades e outros métodos de adoração! Porem a minha visão distorcida, seguramente distorcida, esta te enxergando como um erudito em disputa querendo mostrar sua capacidade intelectual e profundo conhecimento das escrituras reveladas! Agora pulas-te para o Gayatri, antes estavas na devoção, sempre dando a entender que eu estava me opondo, ou no mínimo encaminhando as almas embriagadas e adormecidas pela ilusão deste mundo material, por um caminho infrutífero, o de cantar HARE KRISHNA com plena confiança de que realmente, Deus Se faz presente na Sua forma sonora mais auspiciosa nesta era de Kali. Chegas ao ponto de trazeres argumentos que venham descredibilizar Deus na Sua plenitude, em Seu nome! Seu nome, Suas Lilas, são todos absolutos! Não existe diferença em Deus, a diferença se encontra na fé e na sinceridade de quem canta. Meu querido senhor se eu estivesse me opondo a qualquer um dos preceitos Védicos, seguramente te digo, preferiria a morte imediata. Certamente devo te dar razão, eu não sou avançado no cantar mas tenho toda minha fé depositada NELE. O senhor se mostra muito avançado e digno de respeito e pelas suas colocações, sabes o que dizes! Colocas o que a tua limitada condição de entendimento te capacita, buscas nas escrituras a verdade, porem a verdade absoluta esta no canto do MAHA MANTRA HARE KRISHNA! Entretanto a tua capacidade é inciguinificante quando comparada com o cantar do MAHA MANTRA HARE KRISHNA, ate mesmo pela boca de um comedor de cachorro que tenha fé em Seu nome. Sua inteligência é magnifica mais não é completa e como a minha, deixa muitas lacunas por conta da ignorância. Meu querido senhor eu adora as deidades e adora estar com os Vaishanvas.. .mas sinceramente seja mais directo, o que esta te incomodando? A minha fé nos santos nomes ou te sentires ultrajado pelo menor dos devotos? Eu, não quero que fiques chateado comigo, eu não sou hipócrita, eu te amo! Contestas-te quando eu disse que o exemplo é maior que as palavras, me referindo ao Senhor Caitanya Mahaprabhu. Desta maneira escreveste: O que o Senhor Caitanya abandonou foi a erudição mundana e não a erudição Vaisnava, pois sempre que era preciso o Senhor Caitanya Mahaprabhu mostrava sua erudição Vaisnava para explicar detalhada e minunciosamente toda a Ciência do Serviço Devocional. Se dizes que o Senhor Caitanya Mahaprabhu abandonou a erudição mundana (quem abandona, abandona algo que tem) estais a afirmar que a Suprema Personalidade de Deus abandonou a erudição mundana. Sua erudição nunca foi ou será mundana, Ele é a origem de tudo que é auspicioso, Ele é a inteligência dos inteligente! Ele é a forçá dos fortes! Ele é a sabedoria dos sábios! Meu querido, bem sei que não querias dizer o que disseste, jamais um Vaishnava do seu peso diria tal disparate! Meu querido amigo teu coração esta endurecendo! O conhecimento analítico não é a fonte do amor devocional. Muitos devotos humildes e competentes já tentaram te dizer o que já sabes. O que obstruí este conhecimento tão simples e relevante nesta era de Kali, o de cantar e ouvir as glórias de Deus contidas no MAHA MANTRA HARE KRISHNA, em te? Aceitas e não aceitas... saia desta posição, e aceite. Eu confio na subtiliza e capacidade do senhor Srila Prabhupada, quando nos disse para cantarmos no mínimo 16 voltas. Eu confio na subtileza e capacidade do Senhor Caiatanya Mahaprabhu, quando disse que qualquer um independente da posição que se encontre deveria ter confiança neste MAHA MANTRA HARE KRISHNA. Meu querido amigo, não devemos colocar fardos pesados e complexo nas mentes desnorteadas das almas condicionadas, se o fizermos, muitos abandonaram este movimento do Senhor Caitanya Mahaprabhu, o qual é o mais simples e eficaz, cantem o nome de Hari! Não tente colocar as almas dentro da sua perspectiva e consciência já adquirida, todos nós sabemos que és competente! Meu querido irmão venha ate aqui em baixo, desça e se relacione com todos nós. Desta maneira teremos mais capacidades de entender tua elevada erudição! Uma grande alma vai aonde se encontram as pequenas, e as elevam! Sem a misericórdia destas almas ficaríamos para sempre acorrentados na miséria do mundo material.

Seu servo

Nanda-gopa dasa

HARE KRISHNA!

Querido Nanda Gopa Prabhu, por favor, aceite minhas humildes reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Muito obrigado.

1 - A Gramática do Senhor Caitanya - Significado da canção "Nama Sankirtana" de Srila Narottama Dasa Thakur por Srila Prabhupada:
"...Ao retornar de Gaya, onde foi iniciado por Sri Isvara Puri, o Senhor Caitanya transformou-Se numa personalidade embriagada no amor à Deus, a qual Seus estudantes de gramática nunca haviam visto antes.
Em vez de ensinar estudos gramaticais normais, o Senhor Caitanya explicava cada frase de tal maneira que de cada palavra ou letra sânscrita a pessoa extraia um significado relacionado com Krsna, a Suprema Personalidade de Deus.
Esta forma de gramática mais tarde foi desenvolvida por Srila Jiva Goswami num livro chamado Hari Namamrta Vyakarana (A Gramática do Néctar e do Nome de Sri Hari)..."
E porque Srila Jiva Goswami compilou tal obra?
Simplesmente porque aprender Sânscrito não irá ajudar a entender o significado profundo dos Slokas.
O significado é dado pelos Goswamis de Vrndavana e seus seguidores autênticos.
A meta de estudar esta gramatica de Srila Jiva Goswami não é tornar-se um acadêmico ou sanscritólogo, mas aprofundar o entendimento dos livros dos Goswamis.
Enquanto que simplesmente estudar a gramatica sânscrita não fara alguém consciente de Krsna, ao estudar a gramatica transcendental Harinamamrta Vyakarana uma pessoa tornar-se-á gradualmente fixa em Bhakti.
O Senhor Caitanya explicou que todos os aforismos da gramatica são eternos assim como os Santos Nomes.
Um outro ponto importante pelo qual Srila Jiva Goswami legou-nos o Harinamamrta Vyakarana é que impersonalistas e seguidores de Apasampradayas dão significados totalmente distorcidos e especulativos com a gramática sânscrita.

Antes de começar o Movimento de Sankirtana, o Senhor Caitanya era conhecido como Nimai Pandita. É claro que tudo o que o Senhor Caitanya faz não é mundano, mas Ele estava a executar um passatempo como um Pandita (acadêmico em sânscrito). Depois ele encerrou a Sua escola e dedicou-se a cantar os Santos Nomes, e quando necessário a explicar minusciosamente o processo de serviço devocional (Bhakti Yoga).

2 - No processo da Consciência de Krsna segue-se Bhagavata Marga (cantar) simultaneamente com Pancaratrika Marga (Adoração). Isto não é invenção minha, nem é meu parecer, nem é minha opinião. Nem tenho nenhum interesse pessoal em ganhar nada. Esta é a conclusão dada por Srila Prabhupada, Srila Bhaktisiddhanta, Srila Bhaktivinoda, todos os Goswamis de Vrndavana e pelo próprio Senhor Caitanya. Segundo eles somente poderemos ser exitosos em serviço devocional quando seguirmos os dois processos em simultâneo.

Isto é para o benefício de todos os devoto(a)s da ISKCON.

Por favor, releia atentamente todas as evidências exaustivamente apresentadas.

3 - Sem dúvida que a grandeza dos Santos Nomes manifestam-se de acordo com a fé que temos nEles.

"O Maha Mantra Hare Krsna é perfeito, independente e completamente puro.
Não requer nenhum Samskara ou iniciação para ser efetivo.
Qualquer pessoa pode cantar este Mantra sendo qualificada ou não.
Existe um poder ilimitado no Maha Mantra Hare Krsna.
Mesmo sem um Guru, iniciação, Sadhu Sanga ou qualquer outra coisa pode-se alcançar Krsna Prema por cantar Hare Krsna.
Por ter fé em Deus, Sadhu Sanga e pureza no coração que foram adquiridos em vidas prévias, uma pessoa pode alcançar Krsna Prema simplesmente por sentar-se e cantar Hare Krsna.
No entanto, tal pessoa pode ser uma em milhões.
Geralmente, devido a ignorância, Aparadhas, Anarthas, impureza mental e uma severa falta de fé é preciso receber treinamento (Pancaratrika Marga - Adoração), encorajamento e a associação com devotos avançados para alcançar a perfeição no cantar de Hare Krsna." (SS Mahanidhi Swami)

4 - Prabhuji, eu também te amo. Acredite. No futuro eu vejo o Nanda Gopa Prabhu, depois de cumprir com tuas obrigações familiares, a liderar um grande projecto da ISKCON com muitos devotos e Deidades belíssimas instaladas o que irá impulsionar em muito teu ímpeto de propagar os Santos Nomes. Tu és um grande devoto do Senhor Krsna e uma fonte de inspiração para todos nós. Esta é a visão que tenho e sempre tive do grande Vaisnava Nanda Gopa Prabhu.

Teu servo e amigo

Prahladesh Dasa

HARE KRISHNA!

Ofereço as minhas mais sinceras reverencias ao senhor Prahladesh dasa!

Sua humildade é sincera, logo podemos sentir que ele tem a protecção das grandes almas, todas as grandes almas se regozijam com o serviço devocional de uma alma esforçada! Seu esforço é merecedor de todo respeito, por ele se encontrar rendido aos pés de seu mestre espiritual, todas as glórias que venhamos lhe oferecer, certamente ele entregara ao seu Guru, se achando o mais desqualificado dos servos! Seu coração é puro por estar determinado, a determinação é fundamental a todo e qualquer um que queira voltar ao lar original! Até um ladrão que se determinou a encontrar o Menino Krishna, sofrendo toda as espécies de privações, alcançou o objectivo de sua vida! Mesmo tendo um sentimento desfavorável, este ladrão, recebeu a misericórdia do Senhor Supremo. Imaginem então um devoto determinado que tenha um sentimento favorável... A determinação e a sinceridade é fundamental! O MAHA MANTRA HARE KRISHNA não é o principal serviço, Ele é o principio do serviço devocional nesta era degradada de Kali-yuga! Controlar o desejo sexual é para muitos uma dura tarefa, mas, mais difícil é controlar a língua! Portanto cantem sempre os nomes de Hari e comam apenas os restos dos alimentos oferecidos ao Senhor Supremo! Se a língua for controlada, tudo se torna mais fácil! Meu querido senhor Prahladesh dasa, muito obrigado por nos dar tantas informações relevantes, por nos instruir da importância inconcebível de se adorar as deidades, por ser tão tolerante e exaustivo em seu serviço devocional! A exaustão do serviço devocional sincero purifica com eficácia todas as impurezas das inúmeras vidas já vividas. Meu querido senhor, por favor aceite as minhas reverencias! Desejo que a proeminente SRI RADHARANI, fixe Seus Olhos em te!

Seu servo

Nanda-gopa dasa

HARE KRISHNA!

Buscar