Muito obrigado, Nityananda Prabhu, por tanto néctar.
O Senhor Caitanya diz:
"Por executar o canto congregacional do Mantra Hare Krsna, uma pessoa pode destruir a condição pecaminosa da existência material, purificar o coração impuro e despertar todas as variedades de serviço devocional." Cc Antya 20.13
Se alguém canta com pureza os Santos Nomes de Krsna é como que impelido a executar uma variedade de serviços devocionais, como servir os outros, servir o Guru e os Vaisnavas, adorar a forma do Senhor, desfrutar também na companhia dos devotos de Krsna Katha, etc.
Está tudo a vir do Santo Nome.
Mas se alguém canta o Santo Nome de Krsna e não se ocupa de serviço devocional prático e activo, algo não está bem no cantar, porque o cantar gera variedades de serviço devocional.
Devotos puros praticam esta variedade de serviços devocionais através de Manasi Puja.
Nós cantamos para depois ocuparmo-nos com a mentalidade adequada em serviço devocional, actividades profissionais, familiares etc.
Esta é a ordem de todo o Parampara.
O próprio Senhor Caitanya, Srila Prabhupada e Sri Guru pediram-nos para cantarmos e depois ocuparmo-nos e serviço prático e activo.
Eles pedem-nos para servirmos os demais Vaisnavas.
Eles pedem-nos para estudarmos meticulosamente os Sastras para o nosso benefício e porque é imprescindível na missão de pregação.
Eles pedem-nos para servirmos criteriosamente e cuidadosamente das Deidades, etc.
Além disto podemos considerar o seguinte:
O cantar do Maha Mantra Hare Krsna é o Yuga Dharma, o processo da era de Kali.
Mas, infelizmente, nós os habitantes desta era de Kali não temos muita determinação para cantar.
Por isto, precisamos continuamente de Sadhu Sanga, Krsna Katha, etc, etc.
Que era bem complicada, não é mesmo?
E é mesmo complicada. Imaginem !
Poderá haver algo mais puro e mais divino do que o Maha Mantra Hare Krsna?
E ainda assim precisamos de "ajuda separada" para termos determinação de cantar.
O processo é tão simples. Basta movermos os lábios e os dedos para alcançarmos o que há de mais elevado, e mesmo assim não estamos atraidos ao cantar dos Santos Nomes.
Nós precisamos desesperadamente dos Sadhus Vaisnavas, de Krsna Katha, etc.
Como poderíamos ter determinação para cantar Hare Krsna se não tivessemos Sadhu Sanga, Krsna Katha, Sri Murti Seva, etc.
É algo prático.
Quem é que ao afastar-se dos devotos, negligenciar as escrituras, desconsiderar a adoração as Deidades, etc, continuará tendo determinação para cantar Hare Krsna?
Uma alma avançada e determinada que não necessita disto tudo é muito, mesmo muito rara em Kali Yuga.
Mais uma vez, muito obrigado, Prabhu Nityanada e a todos os demais Vaisnavas e Vaisnavis.
Krsna Katha é sempre muito inspirador.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Estimad@s devot@s,Hare Krsna. Por favor aceitem as minhas reverências.Todas as glórias a Srila Prabhupada O Prahladesha Prabhu, mencionou em várias cartas a palavra RASAYANA.
Existe um verso no Srimad-Bhagavatam(3.25.25) que menciona esta mesma palavra. Rasayana é um complemento alimentar Ayur-védico que é dado às pessoas muito fragilizadas fisicamente. Ao tomarem este suplemento as pessoas vão recuperando a sua energia. Mesmo aqueles que estão a ponto de morrer podem ser recuperadas se tomarem este RASAYANA. RASAYANA Ki Jaya!!!
Neste verso também se explica como se adquire este RASAYANA. É através da associação dos Satam, ou devotos que estão interessados em avançar na consciência de Krsna. Avançar na consciência de Krsna significa que vamos aprofundando o nosso conhecimento do santo nome, forma, passatempos e qualidades de Sri Krsna, através de seva, ou serviço devocional sob a guia de um devoto avançado.
Naturalmente que o nome, forma etc... do Senhor estão no mesmo nível, mas é o santo nome de Krsna que nos vai revelando a forma, as qualidades e os passatempos do Senhor. Sem a recitação regular e atenta do Santo nome, os outros aspectos de Deus não se revelam ao devoto.
Srila Bhaktivinoda Thakura explica que a essência da vida de um Vaisnava pode resumir-se em três frases:
a) Jiva daya-partilha das experiências espirituais com os que desconhecem Krsna--Misericórdia
b)Nama ruci-desfruta do néctar ao recitar o santo nome Existe um livro de Srila Prabhupada que se chama "A vida vem da vida" O santo nome é vida e ao recitarmos ou cantarmos o santo nome também adquirimos vida,em contacto com a fonte de toda a vida.
c)Vaisnava seva-Servir aos devotos,aos Vaisnavas. Quase sempre me esqueço deste objectivo da vida,por isso decidi partilhar com todos vós,Vaisnavas,para que não me esqueça de qual é o meu objectivo.
Hari Bol
Vs Nityananda das