Cc Madhya 9.132-133)
"Pregadores profissionais não podem criar devotos puros... Somente um devoto puro pode converter outros ao serviço devocional puro...
...Eles devem regularmente cantar o Maha Mantra Hare Krsna nas suas contas, seguir o processo devocional, levantar cedo pela manhã, ir ao Mangala Arati e recitar o Srimad Bhagavatam e Bhagavad Gita regularmente.
Desta forma, podemos purificar-nos e livrarmo-nos da contaminação material...
Fazer um show de serviço devocional não nos irá ajudar....
...Se um pregador comporta-se apropriadamente em serviço devocional, será capaz de converter outros.
De outra forma, sua pregação não terá efeito."
Pergunta
"Vejo que nos seus artigos sempre existem questões controversas e um espírito de luta.
O senhor pensa que isto é realmente necessário?
Resposta: Sim, pregação significa lutar - lutar com a ilusão e os conceitos errados.
Nossas armas são os argumentos filosóficos baseados nos Sastras e nos Acaryas prévios.
Pregação significa falar a verdade e a natureza da verdade é que ela quer ser descoberta e quer lutar com a ignorância e os conceitos errados....
...As vezes ficamos hesitantes em debater questões controversas da Filosofia Vaisnava, pensando que este humor deve-se aos Anarthas do nosso coração e a manifestação de inimizade com outras entidades vivas.
No entanto, geralmente isto deve-se mais a apatia do que a humildade...."
Fim das citações.
Tanto devotos puros (Akama) como devotos com Anarthas (Sarva Kama) devem pregar.
O resultado é que é diferente.
As vezes parece que um devoto tem inimigos.
Mas como um devoto pode ter inimigos, se ele sabe que todos são partes e parcelas de Sri Krsna?
No entanto, quando é necessário simplesmente cita os Acaryas e os Sastras, pois ambos dão o Siddhanta Gaudiya Vaisnava.
Existe um provérbio:
"Um Vaisnava é suave como uma rosa e duro como um raio."
Um devoto é sempre muito manso, pacífico e tranquilo, principalmente no que diz respeito a tolerar injustiça contra si mesmo.
Mas é duro como um raio no que diz respeito aos devotos e ao Siddhanta.
Os devotos são nossos verdadeiros amigos, porque dirigem-nos para Krsna.
Como Krsna diz: "eles iluminam-se uns aos outros"
E no relacionamento entre devotos, as grandes amizades dão-se devido a "mentalidades semelhantes".
Vosso servo
Prahladesh Dasa
A sua descrição dos condicionamentos materiais é perfeita.
Isto levanta o ponto da requerida discriminação adequada.
Como almas condicionadas temos quatro defeitos principais:
1. A tendência a cometer erros, 2. A tendência a ficarmos iludidos, 3. Sentidos imperfeitos, e 4. Propensidade a enganar.
Mas na Consciência de Krsna não há lugar para enganação.
Não há mesmo espaço para a enganação, porque na mesma medida em que não estamos em Consciência de Krsna, na mesma medida estamos iludidos (Maya).
Rapidamente somos expostos.
A discriminação sobre quem é quem, o que é o que, aonde nós estamos e com quem devemos associar-nos amigavelmente e confidenciarmos, é de vital importância.
E como sempre esta discriminação é adquirida pelo canto atento do Santo Nome, pelo estudo cuidadoso dos Sastras e principalmente pela associação com o Mestre Espiritual.
Em relação a enganação própria, Srila Prabhupada recomendava uma "auto análise" no fim do dia para analisarmos cuidadosamente o que dissemos e fizemos.
É muito difícil admitir que estamos enganados, mas é necessário.
Os parâmetros comparativos de um comportamento Vaisnava ideal são dados principalmente nos Sastras.
Humildade, tolerância, compreensão, compaixão, etc.
E assim diariamente vamos "limando as arestas".
As vezes é preciso uma vida inteira, para não falar de muitas para chegarmos no ideal.
Aproveito para sugerir cá em Portugal o que já é feito em muito Yatras.
Um "Retiro da Japa".
"Posso dizer honestamente que o retiro da Japa foi uma das experiências mais profundas da minha vida.
Proporcionou-me um nível muito profundo da Consciência de Krsna - a apreciação dos Santos Nomes e a apreciação dos devotos - e a realização da nossa filosofia.
Os benefícios desta experiência continuam até hoje, e espero que continuem para sempre.
Eu recomendo estes retiros para todos os devotos.
(SS Giriraja Swami)
Fica a sugestão.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Por constituição a alma tem que aceitar refugio. Pode ser refugio na natureza divina(daivim prakritim Bg 9.13)ou então em (mohinim prakritim Bg 9.12)a natureza material. Mohini prakritim-natureza material,que cria confusão à alma espiritual. Ficamos confusos sobre quem somos e sobre o mundo que nos rodeia.Viajamos voluntáriamente na carruagem da mente.
Aceitamos uma coisa agora e logo depois rejeitamos essa mesma coisa.Nós,devotos ou não devotos,em tal estado,somos tomados pelo medo,solidão e sofrimento.
É o que se chama a "árdua luta pela existência,Bg 15.7"prakriti sthani karsati." Nesse plataforma desamparada,ficamos à mercê das modificações mentais(VRITIS).Invariavelmente somos arrastados por impressões negativas e nefastas que estão armazenadas no nosso subconsciente e que provocam comportamentos desequilibrados e doenças psico-somáticas.
Sendo arrastados pela mente,como ela é "cancalam" inconstante,vivemos num mar de ansiedades e perturbações. Devido a uma falta de gosto superior na vida,apegamo-nos ao prestigio social,poder,fama,lucro. Neste estado infeliz a nossa maneira de pensar tende a ser"atmavan manyate jagat." Vemos o mundo de acordo à nossa realidade.
Assim como somos,pensamos que os outros também são assim. Deixamos de ter amizades,pessoas em quem confidenciar nos momentos fáceis e dificeis da vida.Todos, para nós,passam a ser potenciais rivais,que nos podem tirar a nossa gratificação. Por vezes,fragilizados pela energia ilusória,que nos dá surras por todo o lado,aceitamos coisas e situações que nem sequer têm sentido comum.
Descaracterizamos a nossa personalidade para podermos ter aceitação num determinado circulo religioso.Perdemos o nosso poder analitico,pensando que estamos a ser submissos à autoridade.
Confundimos aceitação cega por humildade, e orgulho por auto-estima, e vice-versa. Amigalhaços(as),temos solução para tudo isto. Temos a nossa prática de Yoga que consiste em recitar ou cantar o santo nome de Sri Krsna.
TEMOS ESPERANÇA, TEMOS ALTERNATIVA,a toda esta confusão. O cantar do santo nome reintegra-nos com o nosso ser, com o mundo cósmico e com Deus. Nos primeiros estágios o santo nome cria equilibrio fisico e psiquico, que é um pre-requisito para levarmos uma vida espiritual e material saudaveis. O Santo Nome está constituido de energia espiritual pura. Ele vai purificando, gradualmente, a nossa mente e a visão que temos do mundo (ceto darpana marjanam).
Todos os traumas de infância, e má associação que tenhamos tido no passado, vão-se diluindo pela misericórdia do Sri Nama Prabhu. Obrigado por serem tão pacientes comigo
Vs Nityananda das