Nanda Gopa Prabhu, você escreveu:
"...Quando todas as nossas actividades estiverem plenamente consciente de Deus, não precisaremos mais cantar, porque alcançamos o estado de BHAGAVAN!"
Mas ainda assim o devoto puro em Bhava Bhakti ou Prema Bhakti canta o Santo Nome com outra realização.
Do mesmo livro:
"Vijaya Kumara: Ó Mestre, devemos designar o Santo Nome como o objectivo (Sadhya), ou os meios (Sadhana) para alcançar o objectivo?
Babaji: Quando um devoto pratica Sadhana Bhakti, o seu cantar do Santo Nome pode ser designado como o meio para alcançar o objectivo.
No entanto, quando o devoto pratica Bhava Bhakti ou Prema Bhakti, seu cantar é considerado o objectivo Ele mesmo.
Desta forma o Santo Nome contrai-se ou expande-se de acordo com o estágio de avanço espiritual."
Teu servo
Prahladesh Dasa
Querido Nanda Gopa, por favor, aceite minhas humildes reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Você diz:
"...se Ele diz-nos para cantar, é para cantar!
OBS: O Senhor Caitanya instruiu-nos que o cantar de Hare Krsna é o serviço mais importante, mas nunca ensinou que deveríamos negligenciar os demais.
Esta negligência aos demais serviços devocionais é na verdade uma ofensa ao Santo Nome.
Podemos dar um exemplo entre tantos.
O Senhor Caitanya instruiu os Gosvamis de Vrndavana para escreverem uma vasta literatura sobre o serviço devocional e também para redescobrirem os locais sagrados de Vrndavana com o propósito de beneficiar todos os habitantes de Kali Yuga.
Você diz:
"...Em seguida a resposta do Babaji não deixa duvidas!
Babaji: ...Se alguém pode desfrutar da bem aventurança de cantar os Santos Nomes, isto é o suficiente. Não que precisamos executar todas as formas de serviço devocional..."
OBS: Do livro "Gayatri Mahima Madhuri"
"O Maha Mantra Hare Krsna é perfeito, independente e completamente puro. Não requer nenhum Samskara ou iniciação para ser efetivo. Qualquer pessoa pode cantar este Mantra sendo qualificada ou não.
Existe um poder ilimitado no Maha Mantra Hare Krsna. Mesmo sem um Guru, iniciação, Sadhu Sanga ou qualquer outra coisa pode-se alcançar Krsna Prema por cantar Hare Krsna. Por ter fé em Deus, Sadhu Sanga e pureza no coração que foram adquiridos em vidas prévias, uma pessoa pode alcançar Krsna Prema simplesmente por sentar-se e cantar Hare Krsna.
No entanto, tal pessoa pode ser uma em milhões.
Geralmente, devido a ignorância, Aparadhas, Anarthas, impureza mental e uma severa falta de fé é preciso receber treinamento, encorajamento e a associação com devotos avançados para alcançar a perfeição no cantar de Hare Krsna."
Você diz:
"...este "porque" que se segue me parece mais uma investida de Kali!..."
OBS: Este "porque" que se segue são as intrucções de Sri Caitanya Mahaprabhu e dos Acaryas:
Srila Bhaktivinoda Thakur conclui no Mahaprabhura Siksa:
"pancange sad-dhiyam anvaya-sukrti-matam sat-krpaika-prabhavat raga-praptesta-dasye vraja-jana-vihite jayate laulyam addha vedatita hi bhaktir bhavati tad-anuga krsna- sevaika-rupa
ksipram pritir visuddha samudayati taya gaura-siksaiva gudha
"Os cinco Angas são servir a Deidade, saborear o significado do Srimad Bhagavatam com os devotos exaltados, associar-se com devotos elevados em Raga Marga, cantar o Santo Nome e viver em Mathura.
Por praticar estes cinco ítens com um coração sem ofensas, alcança-se misericórdia.
Através desta misericórdia surge o desejo de servir o habitantes de Vraja que são impelidos por Raga.
Deste desejo, aparece Raganuga Sadhana Bhakti, o qual transcende as injunções escriturais e serve Krsna exclusivamente no humor de afeição dos Vrajavasis.
Por praticar esta Bhakti (Sadhana), muito em breve, o puro, e exclusivo Priti (Kevala Prema) por Krsna se manifesta.
Este é o caminho esotérico ensinado por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu."
Você diz:
"...Me desculpa se vos afronto..."
OBS: Prabhuji, não há nenhum afronto porque nós estamos a falar a mesma coisa em completa sintonia.
Artigos já publicados:
Sri Nama Bhajana
O cantar do Santo Nome é o Yuga Dharma para Kali Yuga.
No entanto, os outros processos não são inferiores e não devem ser negligenciados.
Sri Nama Bhajana
"O nome de Krsna nos lábios do Supremo Senhor (Sri Caitanya) teve o poder de fazer todas as pessoas, que ouviram isto, realizar a verdade que haviam ouvido das escrituras. Esta foi uma experiência maravilhosa.
Nesta era de ferro somente o santo nome de Krsna que aparece nos lábios de um Sadhu autêntico pode levar a alma condicionada ao plano do absoluto.
É um facto que mesmo as escrituras descrevem algo da Personalidade de Deus. O mero estudo das escrituras não proporciona uma experiência plena do Absoluto como uma entidade.
O nome de Krsna tem o poder de por a pessoa no plano Absoluto e preencher as palavras das escrituras reveladas com o seu significado vivo. (Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)
Aqui o Acarya recomenda o estudo das Escrituras conjuntamente com o cantar do Santo Nome.
Tanto o Santo Nome como as Sagradas Escrituras(Srimad Bhagavatam), são Bhagavata Marga.
Na alma condicionada, o Santo Nome dá vida as Sagradas Escrituras e as Sagradas Escrituras auxiliam a realizar o Santo Nome.
krsna mantra haite habe samsara mocana
krsna nama haite pabe krsnera carana
"Simplesmente por cantar o santo nome de Krsna uma pessoa pode alcançar a liberação da existência material. Na verdade, simplesmente por cantar o Maha Mantra Hare Krsna uma pessoa poderá ver os pés de lótus do Senhor."
Cc Adi 7.73
O Maha Mantra Hare Krsna é perfeito, independente e completamente puro.
Não requer nenhum Samskara ou iniciação para ser efetivo.
Qualquer pessoa pode cantar este Mantra sendo qualificada ou não.
Existe um poder ilimitado no Maha Mantra Hare Krsna.
Mesmo sem um Guru, iniciação, Sadhu Sanga ou qualquer outra coisa pode-se alcançar Krsna Prema por cantar Hare Krsna.
Por ter fé em Deus, Sadhu Sanga e pureza no coração que foram adquiridos em vidas prévias, uma pessoa pode alcançar Krsna Prema simplesmente por sentar-se e cantar Hare Krsna.
No entanto, tal pessoa pode ser uma em milhões.
Geralmente, devido a ignorância, Aparadhas, Anarthas, impureza mental e uma severa falta de fé é preciso receber treinamento, encorajamento e a associação com devotos avançados para alcançar a perfeição no cantar de Hare Krsna.
Das sessenta e quatro formas de serviço devocional, Srila Rupa Goswami diz que nove (sravanam, kirtanam, samaranam,etc) são as mais importantes.
Então ele diz que cinco destas são mais importantes,
"O poder destes cinco princípios é maravilhoso e difícil de reconciliar.
Mesmo sem fé nestes princípios, uma pessoa que não é ofensiva pode experimentar o amor adormecido por Krsna simplesmente por conectar-se um pouco com eles."
Cc Madhya 22.133 citando o Bhakti Rasamrta Sindhu)
Então, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur diz que estes cinco apontam para um; nomeadamente o cantar dos Santos Nomes de Krsna.
Após cuidadosa consideração, conclui-se que Sri Nama Bhajana é a raiz de todos os outros.
1 - Sadhu Sanga - Associar-se com devotos é recomendado para criar um gosto por Sri Nama Bhajana.
2 - Bhagavata Sravana - Ouvir o Srimad Bhagavatam o qual declara que Sri Nama Bhajana é a maior de todas as virtudes.
No começo, meio e fim, o Srimad Bhagavatam repetidamente enfatiza a efiácia de Sri Nama Bhajana.
3 - Mathura Vasa - Sri Nama Bhajana esta enraizado tanto em Vrndavana como Sri Dhama Mayapur.
4 - Sri Murti Seva - O Hari Bhakti Vilas e Srila Jiva Goswami declaram que o serviço à Deidade deve ser acompanhado do Maha Mantra Hare Krsna para ser efetivo.
5 - Nama Sankirtana - Cantar os Santos Nomes.
O Bhakti Sandharba diz que nenhuma forma de Bhakti é completa sem Sri Krsna Nama Sankirtana.
O Santo Nome dá vida a estas práticas e estas formas de Bhakti auxiliam o devoto a mais facilmente experimentar o néctar do Santo Nome e auxiliam a saborear um gosto particular pela doçura do Santo Nome.
"Se por cantar o Maha Mantra Hare Krsna pode-se alcançar amor à Deus, então alguém pode perguntar qual a necessidade de Diksa." Srimad Bhagavatam 7.5.23-24
"Pode-se perguntar qual a necessidade de iniciação ou outras actividades espirituais em serviço devocional para alguém que ocupa-se em cantar o Santo Nome do Senhor."
Cc Adi 7.77
Srila Prabhupada responde:
"A resposta é que embora seja correto que uma pessoa plenamente ocupada em cantar o Santo Nome não dependa de iniciação, geralmente o devoto é apegado a muitos hábitos materiais abomináveis devido a contaminação material de vidas passadas."
Cc Adi 7.77
"As vezes devotos neófitos pensam que podem continuar com o processo de Sravana Kirtana sem adorar a Deidade, mas a execução de Sravana Kirtana está destinada para devotos muito desenvolvidos como Haridas Thakur, o qual ocupava-se em Sravana Kirtana sem adorar a Deidade.
No entanto, não devemos falsamente imitar Haridas Thakur e abandonar a adoração a Deidade para simplesmente ocupar-se em Sravana Kirtana." Cc Madhya 19.152
O Maha Mantra Hare Krsna, os Diksa Mantras, Mathura Vasa, Sadhu Sanga, Sri Murti Seva e Bhagavat Sravana (Srimad Bhagavatam) trabalham todos juntos para ajudar o devoto a rapidamente alcançar a perfeição.
Srila Bhaktivinoda Thakur conclui no Mahaprabhura Siksa:
pancange sad-dhiyam anvaya-sukrti-matam sat-krpaika-prabhavat raga-praptesta-dasye vraja-jana-vihite jayate laulyam addha vedatita hi bhaktir bhavati tad-anuga krsna- sevaika-rupa
ksipram pritir visuddha samudayati taya gaura-siksaiva gudha
"Os cinco Angas são servir a Deidade, saborear o significado do Srimad Bhagavatam com os devotos exaltados, associar-se com devotos elevados em Raga Marga, cantar o Santo Nome e viver em Mathura.
Por praticar estes cinco ítens com um coração sem ofensas, alcança-se misericórdia.
Através desta misericórdia surge o desejo de servir o habitantes de Vraja que são impelidos por Raga.
Deste desejo, aparece Raganuga Sadhana Bhakti, o qual transcende as injunções escriturais e serve Krsna exclusivamente no humor de afeição dos Vrajavasis.
Por praticar esta Bhakti (Sadhana), muito em breve, o puro, e exclusivo Priti (Kevala Prema) por Krsna se manifesta.
Este é o caminho esotérico ensinado por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu."
É interessante observar que depois que este Kevala Prema (Bhakti exclusiva) se manifesta, Bhagavad Jnana "concretiza-se" e o cantar do Santo Nome fica em "segundo plano".
SS Mahanidhi Swami explica este ponto:
"Cantar o Santo Nome é a função eterna da alma.
No mundo material, cantar Hare Krsna é o serviço principal para purificação e avanço espiritual.
Tudo o mais auxilia e suporta o serviço principal de cantar Hare Krsna.
Porém, quando um devoto volta ao mundo espiritual o cantar do Santo Nome fica como um plano de fundo (background), e a função de executar outros serviços para satisfazer Radha e Krsna ficam em primeiro plano (foreground).
Ao entrar na morada de Krsna, o devoto recebe um serviço particular que irá executar para Radha-Govinda, e isto será distinto e mais importante.
Nesta altura, o Santo Nome fica como plano de fundo (background) ajudando e energizando.
Por exemplo, quando as Gopis estáo batendo a coalhada fresca para fazer manteiga para Krsna, elas simultaneamente cantam Suas glórias enquanto marcam o compasso com seus braceletes e sinos de cintura."
Bibliografia:
Gayatri Mahima Madhuri, SS Mahanidhi Swami,1998. Páginas 42-50.
Mahaprabhura Siksa: Os Ensinamentos de Caitanya Mahaprabhu, Srila Bhaktivinoda Thakur (on-line)
Pancaratra Pradipa, 1994. ISKCON GBC Press. Páginas 11-14.
Apreciando Sri Navadvipa Dhama, SS Mahanidhi Swami, 1996. Páginas 169-170.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Os Cingo Angas
Irmãos e irmãs,
Com muita humildade, amor, submissão e sem relutância, glorifiquemos e sirvamos o Srimad Bhagavatam.
Em todas as direcções vamos proferir:
Srimad Bhagavatam Ki Jaya !!!
Grantha Raja Srimad Bhagavatam Ki Jaya !!!
A encarnação literária, que é o proprio Krsna, ficará muito satisfeita.
Com muita humildade, amor, submissão e sem relutância, glorifiquemos e sirvamos o Maha Mantra Hare Krsna.
Em todas as direcções vamos proferir:
Harinama Sankirtana Yajna Ki Jaya !!!
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
A encarnação sonora, que é o próprio Krsna, ficará muito satisfeita.
Com muita humildade, amor, submissão e sem relutância, glorifiquemos e sirvamos a Arca Vigraha de Krsna.
Em todas as direcções vamos proferir:
Sri Sri Gaura Nitai Ki Jaya !!!
Sri Sri Krsna Balarama Ki Jaya !!!
Sri Sri Radha Gokulananda Ki Jaya !!!
Sri Sri Radha Syamasundara Ki jaya !!!
Sri Sri Radha Ramana Ki Jaya !!!
Sri Sri Radha Madana Mohana Ki Jaya !!!
Sri Sri Radha Gopinatha Ki Jaya !!!
Sri Sri Radha Govinda Ki Jaya !!!
A Arca Vigraha, que é o próprio Krsna, ficará muito satisfeita.
Com muita humildade, amor, submissão e sem relutância, glorifiquemos e sirvamos os Vaisnavas.
Em todas as direcções vamos proferir:
Srila Rupa Goswami Ki Jaya !!!
Srila Sanatana Goswami Ki Jaya !!!
Srila Gopala Bhatta Goswami Ki Jaya !!!
Srila Raghunatha Dasa Goswami Ki Jaya !!!
Srila Raguhnatha Bhatta Goswami Ki Jaya !!!
Srila Jiva Goswami Ki Jaya !!!
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Srila Gurudeva Ki Jaya !!!
Ananta Koti Vaisnava Vrnda Ki Jaya !!!
O Senhor Krsna que é muito afectuoso para com Seus devotos puros ficará muito satisfeito.
Com muita humildade, amor, submissão e sem relutância, glorifiquemos e sirvamos o Dhama sagrado.
Em todas as direcções vamos proferir:
Sri Vrndavana Dhama Ki Jaya !!!
Sri Navadvipa Mayapur Dhama Ki Jaya !!!
Sri Jagannatha Puri Dhama Ki Jaya !!!
O Senhor Krsna que executa eternamente Seus passatempos no Dhama ficará muito satisfeito.
"...Mesmo sem fé nestes princípios, uma pessoa que não é ofensiva pode experimentar o amor adormecido por Krsna simplesmente por conectar-se um pouco com eles."
(Cc Madhya 22.133 citando o Bhakti Rasamrta Sindhu)
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Existem nove formas de executar serviço devocional, e um devoto pode alcançar a perfeição em qualquer uma delas.
Sukadeva Goswami alcançou a perfeição por cantar.
Pariksit Maharaja alcançou a perfeição por ouvir.
Tudo o que um devoto faz, faz por amor à Krsna.
Srila Ragunatha Bhatta Goswami derramava lágrimas de amor ao ler o Srimad Bhagavatam.
Porque?
Porque não estava buscando nem conhecimento nem erudição, mas amorosamente, mesmo com muito, muito, muito amor estava à ouvir submissamente acerca de Sri Krsna.
Não que nós devamos cantar o Maha Mantra e somente lermos por obrigação o Srimad Bhagavatam.
Não.
Devemos cantar com muito amor e devoção o Maha Mantra Hare Krsna.
Devemos ler com muito amor e devoção o Srimad Bhagavatam.
Não há diferença entre Krsna e o Santo Nome Hare Krsna.
Não há diferença entre Krsna e o Srimad Bhagavatam.
Só há uma maneira de lidar com o canto ofensivo.
Continue a cantar.
Só há uma maneira de lidar com a leitura ofensiva.
Continue a ler.
Mesmo com luxúria e desejos materiais, uma pessoa deve continuar a cantar.
Mesmo com luxúria, desejos materiais e sem entender nada, uma pessoa deve continuar a ler.
Para concluir, do Sri Harinama Cintamani de Srila Bhaktivinoda Thakur:
"Portanto, evita cometer a ofensa de criticar as Escrituras.
Absorve-te em cantar constantemente o Santo Nome.
Se alguém critica involuntariamente as Escrituras, então deve-se arrepender sinceramente do seu erro e glorificar apropriadamente as Escrituras. Deve adorar a Literatura Védica e o Srimad Bhagavatam sentindo grande alegria e respeito, oferecer flores e folhas de Tulasi.
O Srimad Bhagavatam é a essência dos ensinamentos Védicos e é a encarnação literária de Sri Krsna.
O Srimad Bhagavatam certamente mostrará misericórdia sobre o ofensor, porque o Srimad Bhagavatam é um oceano de misericórdia.
Somente os malvados criticam o Srimad Bhagavatam."
Vosso servo
Prahladesh Dasa
HARE KRISHNA!
Por favor aceite as minhas sinceras reverencias!
Meu querido senhor Prahladesh dasa, muito obrigado pela a sua bênção!
O senhor é sempre muito esclarecedor, em cada ponto, e isto é bom! Eu estou como um homem de negócios, e tenho de sustentar a minha família, este é o meu dever prescrito, portanto não devo negligencia- lo por sentimentalismo descabido.
Porem devo estar sempre alerta das investidas de era Kali, não é fácil ser sincero e cumprir com o pedido do Senhor SRI KRISHNA CAITANYA MAHAPRABHU, se Ele diz-nos para cantar, é para cantar!
(Se antes de começar a trabalhar e depois de cantar suas voltas, você pensa:
"Este trabalho é para Krsna !, Isto é para Krsna !, Isto é para Krsna !", então sua profissão está subordinada ao Santo Nome que não é diferente de Krsna) Esta citação esta perfeita e completa em Se mesma. Em seguida a resposta do Babaji não deixa duvidas!
Babaji: ...Se alguém pode desfrutar da bem aventurança de cantar os Santos Nomes, isto é o suficiente. Não que precisamos executar todas as formas de serviço devocional."Por favor aceitem as minhas humildes observações! Aqui esta outra resposta perfeita!
Meu querido senhor este "porque" que se segue me parece mais uma investida de Kali! Se há algo pior do que um ateu, este algo é um fanático, o fanático morre queimado feito uma mariposa! Que o Senhor Supremo SRI KRISHNA me proteja e me guarde, a mim e a todos os Seus servos, do fanatismo!
Fim da citação.
E então porque em Kali Yuga a maioria das pessoas não conseguem desfrutar da bem aventurança de cantar os Santos Nomes, os devotos ocupam-se em adorar a Deidade, em recitar o Srimad Bhagavatam, em associar-se com o Guru e os Vaisnavas e em buscar refúgio no Santo Dhama de Mathura Vrndavana.
Porque?
Porque em Kali Yuga somos tão caídos que não conseguimos nem mesmo cantar 64 voltas, e então estas outras actividades devocionais auxiliam o próprio cantar, fazem parte do cantar e fortalecem-no.
Meu querido senhor Prahladesha dasa, eu não consigo dar as 64 voltas diárias, mais passo das dezasseis! Estipulada pelo Senhor Srila Prabhupada. Sou um pai de família e tenho que trabalhar, como eu já havia dito repito, estou ficando louco! O meu pequeno entendimento pulsa forte em meu coração, de que cantando, esta nossa actividade do cantar do MAHA MANTRA HARE KRISHNA, este sacrifício maior! Vai sem duvidas auxiliar as outras actividades devocionais fazendo parte delas e fortalecendo- as!
Portanto digo e repito aos iniciados, de todos os seus votos o cantar é o mais importante! Me desculpem se vos afronto, mas não é a voces a quem me dirijo..! Eu me curvo a todos os devotos esforçados e sinceros e peço-lhes que me abençõe! Muito obrigado, meu querido senhor Prahladesh dasa, por me facultar a misericordia de glórificar os santos NOMES DE DEUS!
Vosso servo
Nanda-Gopa dasa
HARE KRISHNA!