हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Nama Prabhu 2

Querido Nanda Gopa Prabhu, por favor, aceite minhas humildes reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Não é que devamos "substituir" o cantar dos Santos Nomes por outras actividades.

Obviamente, e principalmente para os iniciados, o cantar das 16 voltas de Japa diariamente é compulsório.

Mas um Vaisnava está constantemente a cantar Hare Krsna.

O Nama Acarya Srila Haridas Thakur é o exemplo disto.

Ele cantava 192 voltas diárias.

Ele não se ocupava em mais nada.

Mas o que acontece se alguém (por exemplo um chefe de família como nós) tem que ocupar-se em outras actividades?

Do livro "Jaiva Dharma" de Srila Bhaktivinoda Thakura.

"Vijaya Kumara: O que significa "estar sempre a cantar o Santo Nome"?

Babaji: A não ser quando está a dormir, uma pessoa pode cantar o Santo Nome durante o dia todo enquanto executa várias actividades.

Isto é chamado o canto constante do Santo Nome.

Uma pessoa pode cantar o Santo Nome em qualquer lugar, a qualquer hora ou em qualquer situação.
Não existem restrições.

Vijaya Kumara: Aha! Se o senhor não nos desse esta misericórdia, nós nunca teríamos a força para sempre cantar o Santo Nome desta forma. Sem a sua misericórdia não temos nenhuma esperança de que possamos nos tornar verdadeiros Vaisnavas."

Fim da citação.

Se antes de começar a trabalhar e depois de cantar suas voltas, você pensa:

"Este trabalho é para Krsna !, Isto é para Krsna !, Isto é para Krsna !", então sua profissão está subordinada ao Santo Nome que não é diferente de Krsna.

Se uma pessoa vai a sua imobiliária e quer comprar uma casa, você tem que tratar de todos os detalhes, ver a casa, ver as condições, comissões, contratos, etc,etc...

Se você disser a pessoa:

"Vamos cantar umas voltas de Japa e depois tratamos da casa",

porque sempre é bom falar de Krsna para outras pessoas, talvez algumas aceitem e outras não.

Porque a pessoa foi a sua imobiliária para comprar uma casa.

E então você passa o dia todo a vender, alugar e comprar casas.

Mas porque você dedica esta profissão à Krsna e porque você dedica sua vida ao Santo Nome de Krsna, esta actividade está subordinada ao Santo Nome e assim você passou o dia todo a cantar Hare Krsna.

Este conceito aplica-se a todas as nossas diferentes actividades profissionais, familiares e até mesmo outras actividades devocionais.

Do mesmo livro:

"Vijaya Kumara: Ó Mestre, existem nove processos de serviço devocional, e sessenta e quatro categorias de serviço devocional. Se o devoto canta constantemente o Santo Nome, o qual é somente um dos processos de serviço devocional, como encontrará tempo para executar outra actividade devocional?

Babaji: ...Se alguém pode desfrutar da bem aventurança de cantar os Santos Nomes, isto é o suficiente. Não que precisamos executar todas as formas de serviço devocional."

Fim da citação.

E então porque em Kali Yuga a maioria das pessoas não conseguem desfrutar da bem aventurança de cantar os Santos Nomes, os devotos ocupam-se em adorar a Deidade, em recitar o Srimad Bhagavatam, em associar-se com o Guru e os Vaisnavas e em buscar refúgio no Santo Dhama de Mathura Vrndavana.

Porque?

Porque em Kali Yuga somos tão caídos que não conseguímos nem mesmo cantar 64 voltas, e então estas outras actividades devocionais auxiliam o próprio cantar, fazem parte do cantar e fortalecem-no.

Todas as glórias ao seu serviço
Dandavats
Prahladesh Dasa

HARE KRISNHA!
TODAS AS GLÓRIAS A SRI SRI GAURA NITAI!
TODAS AS GLÓRIAS A SRILA PRABHUPADA!
TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR PURUSHATRAYA SWAMI!

Por favor aceitem as minha sinceras reverencias!
Meu querido Prabhu João Fernandes dasa, é pela graça do meu mestre espiritual que eu escrevo sobre o SANTO NOME, portanto agradeço as suas palavras carinhosas e inteligente e as ofereço aos pés do meu guru.

O Senhor Supremo esta sendo muito amável comigo, se apercebam da minha fortuna, agora estarei me relacionando com duas grandes almas, e suas visões! Todas estas duas almas merecem ser glorificadas, porque estão lutando com muito amor em seus corações, são elas; senhor Nityananda dasa; e senhor Prahladesh dasa. Por favor aceitem as minhas humildes e sinceras reverencias meus queridos senhores!

Meu querido Prabhu Nityananda dasa, as palavras de teu guro estão correctas e perfeitas. Fases muito bem em te lembrares delas imediatamente. Ele nos instrui, teu guru, ter como objectivo o Nama Prabhu, não devemos colocar outros objectivos menores em Sua frente! 

Este mundo é muito louco, e eu sou também muito louco! Na minha louca visão, vejo tudo trocado, eu não consigo entender o pensamento que da origem a deixar o tempo extra para cantar e ler as escrituras sagradas, eu sou mesmo um tosco! Eu só entendo que não há nada mais importante do que o cantar nestes nossos dias actuais! 

As vezes devotos experientes se absorvem em outras actividades, repletas de misericórdia e compaixão e não cumprem o que prometeram na cerimonia de fogo, ao serem iniciados. Entre tantos compromissos firmados nesta cerimonia, o maior é o cantar dos Santos Nomes De DEUS! Não tenham duvidas! 

E por algum tipo de entendimento, ele, o devoto, negligencia o remédio recomendado pela maior Autoridade, Senhor SRI KRISHNA CAITANYA MAHAPRABHU em detrimento de seu entendimento, subjuga a Autoridade Suprema.

Meus queridos irmãos, será tão difícil assim cantarmos duas horas mais ou menos, num período de vinte e quatro horas? São só duas horas! Não aceite os ditames de suas mentes que mente constantemente.

A duvida é um poderoso inimigo. Sri Siksastaka dasa escreveu certo, sua mensagem extermina qualquer duvida. O Senhor Srila Bhaktivinoda Thakura dasa intensifica ainda mais, dizendo que todo trabalho deve estar subordinado ao MAHA MANTRA HARE KRISHNA, um subordinado não pode esta a frente, ele deve se por atrás. 

Desta feita todo trabalho fica permeabilizado, abençoado pelos poderes Inconcebíveis da Suprema Personalidade de Deus!

Todos podem e deve cantar os Santos Nomes de Deus, independente de filosofias, religião, estatura social …este canto é para todos indiscriminadamente!
Meu querido senhor Prahladesh dasa, o senhor merece sempre todo o meu respeito, sou teu amigo e servo, sempre que procuro me aprofundar em temas mais subtis e técnicos recorro a sua erudição e devoção, portanto aceite as minhas humildes e sinceras homenagens! 

Quando todas as nossas actividades estiverem plenamente consciente de Deus, não precisaremos mais cantar, porque alcançamos o estado de BHAGAVAN! Em Vaikunta, todos se encontram no estado mais elevado, e são todos muito activos, todos estão constantemente se lembrando de que devem satisfazer o Casal Supremo! 

Porem aqui é muito difícil seguirmos as instruções do Senhor SRI KRISHNA; tudo que fizeres; tudo que comeres; tudo que doares…faças como uma oferenda a MIM! Esta é a opinião do Senhor Supremo, quando Ele Pessoalmente instruiu seu servo, primo e amigo intimo, na posição de Mestre Supremo. Devemos aceitar imediatamente e sem reservas, esta instrução. 

Porem, hoje a dificuldade é outra, estamos em outra era, repleta de hipocrisia, mas fomos abençoados! Pelo simples cantar do MAHA MANTRA HARE KRISHNA, instaurado pelo Devoto Perfeito, há pouco mais de quinhentos anos, só temos que seguir o Seu exemplo, desta maneira alcançaremos a Inconcebível Verdade Absoluta, SRI KRISNHA! Não há outro caminho! Não há outro caminho! Não há outro caminho!

Vosso servo
Nanda-Gopa dasa

HARE KRISHNA!

Buscar