हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Nama Prabhu 4

Querido Nanda Gopa Prabhu, por favor, aceite minhas humildes reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Sim, é triste.

Também é igualmente triste ver o serviço devocional em geral negligenciado.

Mas não há por que desanimar.

Todos nós, sem excepção, estamos direccionados para o sucesso final.

Não há uma única entidade viva que não alcançará em algum estágio de existência o amor puro à Krsna (Krsna Prema).

Sigamos em frente.

Cc Madhya 15.107

"A este respeito, Srila Jiva Goswami diz no seu livro Bhakti Sandarbha (173):

De todos os processos de serviço devocional, Kirtana é muito importante. Srila Jiva Goswami portanto instrui que os outros processos, como Arcana, Vandana, Dasya e Sakhya devem ser executados, mas devem ser precedidos e seguidos por Kirtana, o cantar do Santo Nome.

Portanto introduzimos este sistema em todos os nossos centros.

Arcana, Arati, oferecer Bhoga, vestir as Deidades e decorá-Las são todos precedidos e seguidos pelo cantar dos Santos Nomes do Senhor - Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare."

Cc Adi 7.76

"Para cantar o Santo Nome do Senhor, uma pessoa não depende de nenhuma parafernália, porque uma pessoa pode imediatamente obter os resultados desejados por conectar-se com a Suprema Personalidade de Deus.

Pode-se perguntar então qual a necessidade de aceitar iniciação ou executar outras actividades espirituais em serviço devocional para alguém ocupado em cantar constantemente o Santo Nome do Senhor.

A resposta é que embora seja correcto que alguém plenamente ocupado em cantar o Santo Nome não dependa de nenhum processo de iniciação, geralmente um devoto é adicto a muitos hábitos materiais abomináveis devido a contaminação material das suas vidas passadas.

De forma a obter rápido alívio destas contaminações, é necessário que alguém ocupe-se na adoração ao Senhor no Templo. A adoração da Deidade no Templo é essencial para reduzir tais contaminações da vida condicionada.

Assim, Narada, no seu Pancaratriki Vidhi, e outros grandes sábios têm salientado que desde que cada alma condicionada possui um conceito corpóreo de vida direccionado ao desfrute sensorial, para restringir este desfrute dos sentidos as regras e regulações para adorar a Deidade no Templo são essenciais.

Srila Rupa Goswami descreveu que o Santo Nome do Senhor pode ser cantado por almas liberadas, mas quase todas as almas que temos que iniciar são condicionadas.

Pede-se a tais almas para cantar o Santo Nome do Senhor sem cometer ofensas e de acordo com os princípios regulativos, mas devido aos seus maus hábitos passados elas violam estas regras e regulações.

Assim, os princípios regulativos para adorar a Deidade são também simultaneamente essenciais."

SS Suhotra Tapovanacari sobre Raganuga:

"Existe um cultivo Raganuga que embora autorizado na linha de Sri Caitanya Mahaprabhu, não é recomendado actualmente.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur desaconselhou este cultivo por perceber o quanto as pessoas são caídas atualmente e incapazes de cultivar tal método.

Este processo de Nirjana Bhajana (Bhajana recluso), ou o processo de cultivo Raganuga Ekadas Bhava é descrito no Harinama Cintamani, e é especialmente destinado para os Bhajananadis ou Viviktanandis.
Em resumo este processo consiste em cantar, ouvir e lembrar o Gopala Mantra e o Kama Gayatri através dos cinco estágios de desenvolvimento de sravana dasa até prapana dasa.

O mestre espiritual ajuda o discípulo a focar sua mente no ekadas bhava:

seu nome eterno, forma, idade, vestimenta, relacionamento com Krsna, grupo de associados, ordem do líder do grupo, serviço, ambição, humor de serviço e residência. Este é o processo de Siddha Pranali.

Este processo também exige o cantar de 3 Lakhs do Santo Nome em 24 horas, ou seja, 192 voltas de Japa.

É importante salientar que os Gosthyanandis embora não cantem 192 voltas de japa diariamente, mas cantem 16 voltas, pela misericórdia de Krsna, por estarem ocupados activamente na pregação também passam pelos cinco estágios de desenvolvimento:

Sravana - ouvir atento do Santo Nome.

Varana - aceitar o Santo Nome no coração.

Smarana - lembrar constantemente o Santo Nome.

Apanna - plena absorção da mente no Santo Nome.

Prapanna - alcançar o Svarupa nos passatempos de Krsna."

Declaração de Madhavananda Prabhu:

"Pessoalmente tenho vergonha de dizer "Eu sigo Raga Marga" ou "Pratico Raganuga Bhakti", porque sinto que, com tudo de mundano ainda sobre meus ombros, eu faria um papel ridículo neste caminho maravilhoso.

O melhor que posso dizer é que "Estou tentanto praticar Bhakti". 

Onde estão as lágrimas nos meus olhos,e a minha voz está embargada?

Os meus pelos arrepiam-se e meu corpo treme?
E com isto, onde está minha Raganuga?

Portanto, com as mãos postas e com uma palha entre os dentes, devemos dizer:

"Verdadeiramente não sigo nenhum destes caminhos, com as bençãos do Guru e dos Vaisnavas, estou a cantar um bocado e com sua misericórdia tenho algum prazer nisto, esperançoso com o efeito benevolente do Santo Nome.

Tenho esperança de que um dia possa embarcar apropriadamente no caminho de Bhakti - como todos os verdadeiros devotos fizeram, deixando de lado todas as coisas do mundo e oferecendo seus corações ao Supremo Senhor."

Do Manual "Pancaratra Pradipa"

"O serviço as escrituras (Sastra Seva) consiste em adorar (oferecer flores, circumabular, etc), estudar, ouvir (esta é uma das cinco actividades principais recomendadas por Sri Caitanya), recitar (através das aulas ou do Krsna Katha) e pregar a mensagem dos Sastras ( a distribuição de Livros tão querida à Srila Prabhupada).

Por estudar os Sastras nós desenvolvemos uma visão espiritual.

O Hari Bhakti Vilas compara o Sruti e o Smrti aos 2 olhos do Vipra (conhecedor).

Se somos ignorantes de um ou dos dois, estamos cegos de um olho ou dos sois.

Por estudarmos os Sastras desenvolvemos inteligência espiritual para julgar e actuar apropriadamente em todas as situações de acordo com o que é favorável ao serviço devocional."

Carta de Srila Prabhupada em 15 de fevereiro de 1975

"Ler os meus livros. Todos devem ler. Eu também leio.
Todos devem ocupar-se 24 horas por dia. Isto é a essência de tudo. O quanto um devoto deve ler e o quanto um devoto deve se ocupar em outros serviços deve ser decidido por cada devoto em particular.
Comer e dormir devem diminuir. Nem mesmo um único momento deve ser desperdiçado."

Vosso servo
Prahladesh Dasa

HARE KRISHNA!

Meu querido senhor Prahladesh dasa, muito obrigado por nos instruir! É notório a sua devoção, você me deixa muito feliz! Meu querido amigo, você me conhece, portanto eu te pergunto, acreditas que eu tenha querido dizer aos devotos para negligenciar os demais serviços devocionais? 

Jamais, em tempo algum eu diria tal absurdo, me desculpe por não me fazer entender perfeitamente. Bem sei que me compreendes e me entendes e que estais de facto sendo misericordioso, preocupado com as muitas almas, que aqui se encontram e possam ter se apercebido erroneamente a minha manifestação em glorificar os Santos Nomes de Deus SRI KRISHNA! 

Desta maneira me chamas a atenção, muito obrigado! O que eu digo e repito é que não há nada mais importante do que o cantar dos Santos Nomes de Deus HARE KRISHNA! O amor e a devoção sincera com plena confiança em SRI KRISHNA são o sacrifício perfeito e completo. 

Eu digo isto por que fico muito triste ao ver devotos seniores em todo o mundo, ignorando o cantar! Agarrando-se em seus sacrifícios devocionais maculados. Esta era de Kali é muito forte, não há sacrifício que se encontre limpo que não seja o cantar dos santos Nomes de Deus com amor e devoção! Deus é anticéptico e profiláctico. 

Cantando com amor e devoção todos os outros serviços devocionais se purificaram e surgiram automaticamente, entre eles, os cinco Angas, o MAHA MANTRA HARE KRISHNA é proeminente e os outros quatro Angas seguem o cantar, o exemplo prático disto é a minha sincera amizade por você. 

Os cinco Angas são servir a Deidade, saborear o significado do Srimad Bhagavatam com os devotos exaltados, associar-se com devotos elevados em Raga Marga, cantar o Santo Nome e viver em Mathura.

Nanda-gopa dasa

Buscar