O Svarupa original que todos temos é jīvera ‘svarūpa’ haya-kṛṣṇera ‘nitya-dāsa’. Servos eternos de Krsna.
Só isto.
Agora em qual Rasa específica nós vamos servir Krsna, isto é estabelecido neste mundo material na fase de Sadhana.
"Aquele que quer voltar para casa para servir ao Senhor directamente, deve estar atraído por Kṛṣṇa como um servo, amigo, pai ou mãe ou amante conjugal. Se uma pessoa serve continuamente Kṛṣṇa durante esta vida em um humor particular, ao abandonar o corpo material, atinge um corpo espiritual adequado para servir Kṛṣṇa em termos de seu humor particular."
(Śrīla Prabhupāda - CC Madhya 8.223)
Não existe tal coisa como: "Ah, eu não sei o que vou ser no mundo espiritual."
O relacionamento (Rasa) que vamos ter no mundo espiritual será aquele que cultivarmos aqui neste mundo material durante o Sādhana.
A Rasa que escolhemos seguir é devido a associação que recebemos.
A perfeição de Bhakti é geralmente alcançada em muitas vidas.
Em vidas passadas, alguém pode ter recebido associação de devotos em Sakhya Bhava e agora nesta vida se inclina para este humor. Mas esta Rasa poderá mudar se a associação na presente vida for mais intensa em Madhurya Rasa.
A Rasa nunca muda depois do praticante alcançar Prema e Sthayi Bhava (humor fixo). Mas antes poderá mudar.
Temos o exemplo de Murari Gupta e Anupama que mesmo com a associação pessoal de Caitanya Mahaprabhu não abandonaram a adoração a Ramacandra.
No entanto, o Brahmana do Sul da Índia, pela associação de Caitanya Mahaprabhu e porque ainda não havia alcançado Prema e Sthayi Bhava, mudou de Rasa.
Agora, o Movimento de Mahaprabhu é fortemente centrado em Madhurya Rasa. E devido a isto, todos que se aproximam deste Movimento são inclinados a aceitar este humor.
Porque a Rasa que escolhemos seguir é determinada pela associação que recebemos.
"Aqueles ocupados no serviço a Nityananda Prabhu e Advaita Acarya geralmente tem relacionamentos em amor paternal, fraternal, de servidão e neutralidade.
Quando tais devotos desenvolvem um grande apego a Sri Caitanya Mahaprabhu, eles também situam-se dentro do círculo íntimo de devotos em amor conjugal."
(Srila Bhaktisidhanta Sarasvati Anubhasya CC Adi 7-17)
"Outros devotos puros, que estão mais ou menos ligados a Sri Nityananda Prabhu e Advaita Prabhu, são atraídos por outros relacionamentos transcendentais, como o afecto paternal, a amizade e a servidão. Quando tais devotos estão muito ligados às actividades do Senhor Caitanya, eles imediatamente tornam-se devotos confidenciais em amor conjugal com o Senhor Supremo."
(Srila Prabhupada - Ensinamentos do Senhor Caitanya 17)
É muito importante compreender Lobha.
O que é Lobha?
Lobha é a avidez inicial de desejar seguir um associad@ de Vrndavana.
Lobha (avidez inicial) por Jiva Gosvami, Visvanatha Cakravarti, Srila Bhaktivinoda e Srila Prabhupada:
"Quando uma pessoa desenvolve um gosto por uma Rasa específica supracitada [isto é, qualquer uma das cinco Rasas], mesmo que esta Rasa em si não tenha surgido nela ou nele, o coração torna-se como um cristal, brilhando na medida em que reflete os raios da lua desta Rasa.
Ao ouvir sobre esta Rasa das escrituras ou de um intructor, a pessoa desenvolve um gosto pelas acções dos associados eternos do Senhor.
Em seguida, aderindo a Rasa de um associado particular do Senhor, de acordo com o gosto pessoal, uma pessoa executa devoção que é chamada Raganuga."
(Jiva Gosvami, Bhakti Sandharba - Anuccheda 310)
"Quando se ouve sobre os humores intensamente doces dos Vraja Vasis, a inteligência começa a considerar como entrar nestas relações. Este desejo é o sintoma que Lobha despertou.
"Quais são os humores doces das Vraja Vasis para com Krsna? É possível para mim obter tais humores? Como isto pode ser obtido?"
(Srila Bhaktivinoda - Jaiva Dharma 21)
"Se, após ouvir a doçura dos sentimentos dos associados eternos de Sri Krsna em Vraja Lila, dirigidos pela paixão amorosa, alguém pensa: "Que eu também possa alcançar tais sentimentos." Lobha despertou."
(Srila Visvanatha Cakravarti Thakur - Raga Vartma Candrika 1.5)
"Discípulo: Então Prabhupada, um devoto neófito, ele pode pensar que poderia ser muito bom ser um amigo de Krsna, mas ele poderá realmente ser uma folha de grama e ele estará totalmente satisfeito quando chegar a este estágio?
Prabhupada: Não. Mas quando, no momento do serviço devocional (Sadhana), se tal ímpeto vem (Lobha), isso significa que ele tem esta relação. E ele deve desenvolvê-la. Isto é tudo. Isto significa que a relação real com Krsna está surgindo gradualmente. Está sendo desenvolvida. Então, é preciso desenvolvê-la, seguindo os passos dos amigos de Krsna em Vrindavana. Isto é descrito aqui."
(Palestra Srimad Bhagavatam 6.3.16-17, Gorakhpur, 18 de Fevereiro de 1971)
Também:
"Eu sempre vou pensar no serviço devocional dos pés de lótus do Casal Divino, e sempre vou permanecer apegado a isso. O que quer que eu pense durante a minha prática espiritual (Sadhana) irei atingir quando chegar à perfeição."
(Srila Narottama Dasa Thakura Prema Bhakti Candrika 55)
"Nosso Svarūpa significa a posição constitucional original, jīvera svarūpa haya nitya-kṛṣṇa-dāsa (Cc. Madhya 20.108-109), eternamente servo de Kṛṣṇa."
(Srila Prabhupada - Palestra sobre SB 5.5.9 - Vrndavana, 31 de outubro de 1976)
Aqui, compreender Sthāyi-bhāva é de extrema importância.
Śrīla Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura explica em seu Bhakti-rasāmṛta-sindhu-bindu (17):
"[Sthāyi-bhāva é dividida em 3]
1 - Sāmānya-rūpa (genérico),
2 - Svaccha-rūpa (transparente) e
3 - Śāntyādi pañca-vidha-rūpa (as cinco variedades que começam com Śānta).
O Bhajana neutro de uma pessoa que nunca atingiu a associação de até mesmo um único devoto firmemente situado em uma certa Rasa pode amadurecer em Sāmānya-rati. Tal Sthāyi-bhāva é conhecido por ser genérico.
Se alguém associa-se rotineiramente com cinco tipos de devotos situados em cinco tipos de humores diferentes, quando seu Bhajana amadurecer, cinco tipos de Rati podem manifestar-se nele de acordo com sua associação em curso em momentos diferentes, às vezes Śānta, às vezes Dāsya, às vezes Sakhya, às vezes Vātsalya e às vezes Kāntā-bhāva. Não sendo fixo em qualquer um deles é uma Rati conhecida como Svaccha-rūpa (de natureza transparente). "
Então, outra vez:
Sthāyi-bhāva é descrito como sendo de três tipos:
1. Sāmānya-rūpa - emoção geral que existe sem ser dirigida a nenhuma das cinco emoções principais;
2. Svaccha-rūpa - emoção influenciada pelas emoções dos outros;
3. Śāntyādi pañca-vidha-rūpa - uma das cinco emoções que começam com Śānta.
1. A primeira categoria de Sthāyi-bhāva ou uma aparência dela existe dentro do coração de alguém que não esteve em contato com devotos estabelecidos em um Sthāyi-bhāva específico, uma das cinco emoções primárias.
2. A segunda categoria de Sthāyi-bhāva ou uma aparência dela existe dentro do coração do devoto cujas emoções mudam dependendo de sua associação com devotos estabelecidos em uma das cinco emoções primárias.
3. A terceira categoria de Sthāyi-bhāva ou uma aparência dela existe dentro do coração do devoto que está firmemente fixo em uma das cinco emoções primárias, e cujo afecto não muda.
Isto tudo acima refere-se ao Sadhaka.
Agora, em relação aos associados eternos Nitya Parikaras que estejam em outras Rasas, eles participam em Madhurya Rasa por terem formas múltiplas e simultâneas.
Sri Nityananda Prabhu é Balarama, também é Ananta Sesa e em Madhurya Rasa é Ananga Manjari.
Advaita Acarya é Sadasiva, também é Mahavishnu e em Madhurya Rasa é Rati Manjari.
Srivasa Pandita é Narada Muni e em Madhurya Rasa é Sri Manjari.
Gadadhara Pandita é Sri Radha.
yathottaram asau svāda-viśeṣollāsamayy api |
ratir vāsanayā svādvī bhāsate kāpi kasyacit ||
“These five types of Rati (from Śuddha to Priyatā-rati) become progressively more blissful by increasing tastes. The particular taste arises in a devotee
according to his previous experiences.”
(Śrī Bhakti-rasāmṛta-sindhu - 2.5.38)
Jīva Gosvāmī’s Commentary:
"After the five types of Rati have been described, a doubt arises. Should all these types be considered equal or successively superior? If they are equal, then all the Ratis should have the same inclinations. If they are successively superior, what is the cause for differing inclinations in people for different Ratis? This verse answers. Increasing from first to last (Yathottaram), from Śuddha-rati to Priyatā-rari, they become progressively filled with taste or delight.
BUT WHAT determines who takes up which type of Rati? Is it decided by having no impressions of a particular Rati from previous lives, by having an impression of one type of Rati from previous lives, or by having impressions of many types of Rati?
In the first option – absence of impressions – Rati cannot occur at all, because no taste could arise. In the case of persons having impressions of many types of Rati, a particular Rati could not manifest prominently because conflicting tastes would result in the improper manifestation of Rasa (Rasābhāsa).
Therefore, impressions of only one type carried from previous lives produce the specific taste. Though not being in a position to perceive the depth of that Rasa, one can confirm its identity by comparing scriptural descriptions of Rasas with one’s own inclinations, and by inference through seeing how Rasas, different from one’s own Rasa, either nourish or fail to nourish the total ingredients."
Viśvanātha Cakravartī’s commentary:
"Among the various tastes such as sweet, sour and bitter, a particular person has a particular liking BECAUSE of previous impressions. Because of impressions from a PAST LIFE of a particular Rasa, such as Dāsya, in this life also, the person has that taste alone and not others, by the mercy of a great devotee with a similar taste. This is the case for the two types of Dāsya and the other three higher Rasas."
yathottaram asau svāda-viśeṣollāsamayy api |
ratir vāsanayā svādvī bhāsate kāpi kasyacit ||
“Estes cinco tipos de Rati (de Śuddha a Priyatā-rati) tornam-se progressivamente mais nectáreos com o aumento do gosto. O gosto particular surge em um devoto de acordo com suas experiências anteriores.”
(Śrī Bhakti-rasāmṛta-sindhu - 2.5.38)
Comentário de Jīva Gosvāmī:
"Depois de descritos os cinco tipos de Rati, surge uma dúvida. Todos estes tipos devem ser considerados iguais ou sucessivamente superiores?
Se eles são iguais, então todas as Ratis devem ter as mesmas inclinações.
Se eles são sucessivamente superiores, qual é a causa para inclinações diferentes em pessoas com diferentes Ratis?
Este verso responde.
Aumentando da primeira a última (Yathottaram), de Śuddha-rati para Priyatā-rari, elas tornam-se progressivamente preenchidas com gosto ou deleite.
MAS O QUE determina quem assume qual tipo de Rati?
É isto decidido por não ter impressões de uma determinada Rati de VIDAS ANTERIORES, por ter uma impressão de um tipo de Rati de vidas anteriores ou por ter impressões de muitos tipos de Rati?
Na primeira opção - ausência de impressões - Rati não pode ocorrer de forma alguma, porque nenhum gosto poderia surgir. No caso de pessoas que têm impressões de muitos tipos de Rati, uma determinada Rati não pode se manifestar de forma proeminente porque gostos conflitantes resultariam na manifestação imprópria de Rasa (Rasābhāsa).
Portanto, as impressões de apenas um tipo, carregadas de vidas anteriores, produzem o sabor específico.
Embora não esteja em posição de perceber a profundidade desta Rasa, pode-se confirmar sua identidade comparando as descrições escriturais das Rasas com as próprias inclinações e por inferência ao ver como as Rasas, diferentes da sua própria Rasa, nutrem ou deixam de nutrir os ingredientes totais."
Comentário de Viśvanātha Cakravartī:
"Entre os vários sabores, como doce, azedo e amargo, uma pessoa em particular tem um gosto particular POR CAUSA das impressões anteriores. Por causa das impressões de uma VIDA PASSADA de uma Rasa particular, como Dāsya, nesta vida também, a pessoa tem este gosto e não outros, pela misericórdia de um grande devoto com este mesmo gosto. Este é o caso dos dois tipos de Dāsya e das outras três Rasas superiores."
https://bhakti-tattva.blogspot.com/2020/11/o-sadhaka-e-quem-escolhe.html
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