हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

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sábado, 31 de outubro de 2009

Sri Caitanya é o Adi Guru

Questionamento:

"Foi citado o seguinte:

"Diksa as is described in the Agama: 'When they have not been initiated, brahmanas have no authorization to engage in their prescribed duties of studying the Vedas and so on, but after taking initiation they are authorized.'

" 'Similarly those who have not taken diksa are not authorized to perform such activities as chanting mantras and worshiping the Deity of the Lord. Therefore one should make oneself auspicious and reputable [by accepting initiation].' "

[end of the Bhakti-sandarbha section]

O comentário é que a diksa a que se refere o Padma Purana só podia ser dada a brahmanas de nascimento, como está no Manu-samhita (anvayana diksa). Então, para o efeito de Kali-yuga, o preconizado por Mahaprabu continuaria válido: não há regras estritas para cantar os Santos Nomes. Se diksa for colocada como uma condição estrita, como se mantém a afirmação de Mahaprabhu@
Como vc responderia a este argumento@"

Minha colocação:

Advaya Prabhu, Hare Krsna !!!
Muito obrigado.

Vendo rapidamente esta citação parece que Diksa simplesmente destina-se aos Smarta Brahmanas, ou àqueles que somente por nascimento devem aceitar Anayana Diksa ou Upanayana Diksa.

Sem dúvida que se alguém simplesmenmte cantar Hare Krsna não precisa fazer mais nada, nem Diksa, nem adorar a Deidade, etc.

Mas uma alma assim poderá ser uma em milhões e milhões.

Mas o processo da era tem de ser acessível a todos.

Assim, o Senhor Caitanya instruiu Rupa Goswami e Sanatana Goswami no processo completo do serviço devocional como delineado no Sri Caitanya Caritamrta.
Ali o Senhor Caitanya explica a importância de Diksa, adorar a Deidade, ouvir o Srimad Bhagavatam, etc.
Posteriormente os Goswamis nos seus escritos elaboraram detalhadamente estes ensinamentos que haviam recebido de Sri Caitanya.

E assim no Bhakti Rasamrta Sindhu, Srila Rupa Goswami elabora:
guru-padasraya, diksa, gurura sevana
sad-dharma-siksa-prccha, sadhu-marganugamana

(Cc. Madhya 22.115)
Os primeiros membros de Sadhana Bhakti são: aceitar os pés de lótus de um Guru fidedigno, aceitar Diksa e receber instruções dele acerca do serviço a Krsna, servi-lo com intimidade e afeição e seguir o caminho dos Sadhus, sob sua orientação."

E assim, Srila Sanatana Goswami elabora no seu Hari Bhakti Vilasa sobre Diksa:
"Diksa destrói Papa (pecados), Papa Bija (sementes do pecado) e Avidya (ignorância) pela raiz."
E assim, Srila Bhaktivinoda Thakura elabora no seu Panca Samskaras:
"Sem aceitar o sistema de Panca Samskara uma alma condicionada não pode desenvolver intensa devoção ao Senhor Krsna. Portanto, Panca Samskara é extremamente importante."

Os seguidores de Sri Caitanya Mahaprabhu aceitam cinco sacramentos de purificação (Panca Samskaras):
1 - Tapa - Escrever no corpo os nomes de Krsna, Radhe, Gaura Nitai. Também significa limpeza interna por arrependimento e aversão a vida material.

2 - Urdhva Pundra - Marcar o corpo com Tilaka Gaudiya Vaisnava e num sentido geral tudo o que identifica-nos como servos eternos de Krsna, contas de Tulasi, Japa Mala, Dhoti, Sari, etc.
Também significa ter o corpo, mente e alma iluminados por estar apegado ao Senhor.

3 - Nama - Receber o Maha Mantra Hare Krsna no ouvido através do Diksa Guru.

4 - Mantra - Receber o Gopala Mantra e Kama Gayatri do Diksa Guru. Este Mantra auxilia o devoto(a) a experimentar o néctar de cantar Hare Krsna. Este Mantra também auxilia o estudante a saborear um humor específico no cantar de Hare Krsna.

Nós não recebemos estes Mantras do Diksa Guru sem um propósito.

Não, devemos compreender a grande importância de vibrar estes Mantras juntamente com o Maha Mantra Hare Krsna.

Antes de Srila Bhaktisiddhanta, os Acaryas iniciavam seus seguidores com o Maha Mantra Hare Krsna e Pancaratrika Diksa (Gopala e Kama Gayatri). Depois Srila Bhaktisiddhanta introduziu o Brahma Gayatri (Upanayana) para mostrar que os Vaisnavas são Brahmanas independentemente do nascimento.

5 - Yaga - utilizando os Mantras (Gopala e Gayatri) dados pelo Diksa Guru, adora-se a Deidade e Salagrama para desenvolver um relacionamento pessoal com Krsna. Todos os Goswamis tinham sua deidade pessoal. Um devoto sem Yaga não tem vida.

A seguir um texto bastante interessante de SS Mahanidhi Swami sobre Upanayanam e a Tradição Gaudiya Vaisnava (desculpem, em inglês):

"Upanayanam and the Gaudiya Tradition

Due to the independent desire to control and exploit the material energy, the conditioned soul has the tendency to commit sins. Therefore, he needs to perform the pancaratrika samskaras to purify himself of the enjoying spirit which induces him to sin. The rules of pancaratrika regulate one's life and give inner strength and purity. Thus adopting a sattvic lifestyle, the practitioner can more easily avoid sin.

The six Gosvamis of Vrndavana followed this process of giving pancaratrika diksa. Before the time of Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, spiritual masters gave only the Hare Krsna maha-mantra and pancaratrika diksa. Traditionally, a brahmana boy would receive Upanayanam from the family gum. Those not born in brahmana families did not get it. To establish that Gaudiya Vaisnavas are unique and should be respected as brahmanas, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura gave Upanayanam (which includes the Brahma-gayatri and brahmana thread) to all classes of devotees, regardless of their birth. To qualify all classes of Gaudiya Vaisnavas for brahmin initiation he utilized the panca-samskara system (five purificatory rituals described under the next subheading).

"There are three types of brahmanas: 1) Dvijas—those initiated with Brahma-gayatri but devoid of Vedic knowledge; 2) Vipras— those initiated with Brahma-gayatri who have studied the Vedic knowledge; 3) Vaisnavas—those initiated with Brahma-gayatri who have realized the purpose (yedanta) of Vedic knowledge, to know and serve Lord Visnu or Sri Krsna, the Supreme Personality of Godhead. Although many Gaudiya Vaisnavas are not born in brahmana families and are often beyond the usual age of eight to ten years old, they can still be initiated as bona fide brahmanas.

This unique opportunity was inspired by Sri Caitanya Mahaprabhu, established in the modern age by Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, and introduced throughout the world by Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, the Founder-Acarya of ISKCON (International Society for Krishna Consciousness). By chanting the Hare Krsna maha-mantra a Gaudiya Vaisnava becomes purified and rises to the pancaratrika standard. Then by observing the panca-samskaras he is further purified, attains brahminical qualities, and becomes eligible for Vedic diksa, initiation into the Brahma-gayatri.

Even though a Vaisnava may be of lower birth and beyond the age of youth, he can become purified and transformed into a qualified brahmana by undergoing these sanctifying processes. To prove this phenomena, Sri Jiva Gosvami uses the example of turning bell metal into gold by alchemy."

Todo o livro em:

http://krishnascience.com/Vaisnava%20Library/Devotion%20-%20shastras/Gayatri%20Mahima%20Madhuri/Gayatri%20Mahima%20Madhuri%20complet.htm

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Livros consultados: Caitanya Caritamrta, Panca Samskaras e Gayatri Mahima Madhuri.

http://www.bhakti-tattva.blogspot.com/

Caro Advaya Prabhu, Hare Krsna !!!
Muito obrigado.

Prabhu, discordo de sua colocação de que diksa destinava-se aos smartas brahmanas quando o Manu samhita foi enunciado. Os smartas brahmanas são aqueles que tentaram preservar em kali-yuga os preceitos do Manu samhita sem ter qualificação, pois em kali-yuga todos são teoricamente sudras. Antes de kali-yuga somente os brahmanas de nascimento podiam receber diksa, e o contrário só existia em nível de exceção. Há algumas histórias nas escrituras de reinos que começaram a ficar muito pobres porque sudras estavam lendo os Vedas.

Aonde quer que o Varnasrama seja aplicado tendo como base somente o nascimento, aí nós teremos o Asura Varnasrama Dharma em acção.
Daiva Varnasrama é o ideal perfeito como enunciado por Krsna no Bhagavad Gita. Mas mesmo em eras passadas nem sempre o Daiva Varnasrama Dharma era executado apropriadamente em todos os locais. Bharata Varsha abrangia um grande território e sempre houveram muitas flutuações na implementação do Daiva Varnasrama Dharma. Isto tudo deve ser levado em consideração. Mas no Daiva Varnasrama Dharma TODOS independentemente do nascimento e desde que mostrando qualificação podem receber Diksa (Harinama e Upanayanam).
Se antes de Kali Yuga, em alguns locais, somente Brahmanas de nascimento podiam receber Diksa é porque não estavam a seguir corretamente o Daiva Varnasrama Dharma.
As escrituras não falam que somente Brahmanas de nascimento podem aceitar Diksa, mas falam que somente aqueles que possuem qualificações Brahminicas podem. O que é muito diferente. Qualquer um pode aceitar Diksa Mantras.

Diksa em kali-yuga é apenas um ato de misericórdia dos vaishnavas, mas não uma necessidade imperativa.
Mesmo os escritos de Sanatana, Rupa e dos demais membros da nossa sucessão devem ser interpretados em consonância com o Siksastaka.
O Senhor Caitanya queria originalmente fazer uma revolução em que somente o canto dos santos nomes fosse suficiente, mas por força da tradição teve que aceitar a admoestação dos brahmanas tradicionalistas.
No entanto, num mundo ocidental em que não há uma tradição a ser preservada diksa deve ficar como uma opção do devoto que quiser desenvolver um relacionamento mais profundo com um vaishnava.

Penso que concordamos que se uma pessoa simplesmente cantar Hare Krsna isto será suficiente. Mas isto só é possivel para uma em milhões e milhões de pessoas.Mas o Senhor Caitanya nos seus ensinamentos a Rupa e Sanatana, todos os Acaryas posteriores a Sri Caitanya e Srila Prabhupada enfatizam outras actividades devocionais como essenciais em Kali Yuga.
O Senhor Caitanya classifica estas partes essenciais como Sadhana Anga Sara = partes essenciais do serviço devocional. CC Madhya 22.114. Uma delas é aceitar Diksa.
O próprio Sri Caitanya aceitou Diksa de Isvara Puri para dar o exemplo de um discípulo fiel. "My mind is becoming very restless in anticipation of this initiation. "Srila Puripada very blissfully replied, "What to speak of mantras, I am prepared to offer You my very life." [C. B. Adi 17.10]

O Senhor Caitanya aceitou Sannyasa Diksa por força da tradição de Kesava Bharati, mas aceitou Nama e Mantra Diksa de Isvara Puri como parte essencial do serviço devocional e não por força da tradição.

Pergunta: Qual o devoto(a) que não almeja desenvolver um relacionamento mais profundo com um Vaisnava? Portanto Diksa não é uma questão de opção (embora ninguém deva ser forçado a isto), mas de necessidade essencial.

Do contrário, estar-se-ia desdizendo o que o senhor Caitanya disse ao enunciar que o sankirtana extingue o fogo da vida condicionada de repetidos nascimentos e mortes. O enunciado de Sanatana Gosvami referido por vc diz que sem diksa uma pessoa não pode avançar nos maiores segredos da vida espiritual, mas não diz que a pessoa não possa se liberar.
O avanço na consciência de Krishna depende de sadhu-sanga, com ou sem diksa, pois do contrário vc estaria afirmando que siksa seria insuficiente e, desta forma, cometendo uma ofensa contra o siksa guru ao dizer que o que ele transmite está abaixo do que aquilo que oferece um diksa guru. O senhor Caitanya não aprova esta distinção e vai mais longe, ao dizer que é demoníaca.

Diksa e Siksa são necessários. É dito que não podemos diferenciar entre o Diksa Guru e o Siksa Guru.

Em outras palavras, assim como não podemos dizer que o Diksa é mais importante que o Siksa, também não podemos dizer que o Siksa é mais importante que o Diksa.
Porque tanta relutância em aceitar tanto um como o outro?

Srila Prabhupada é o nosso Siksa Guru. E depois temos um Diksa Guru e outros Siksa Gurus e todos seguem Srila Prabhupada. Qual a dificuldade?

Vejamos pontualmente suas citações:
1)
E assim no Bhakti Rasamrta Sindhu, Srila Rupa Goswami elabora:
guru-padasraya, diksa, gurura sevana
sad-dharma-siksa-prccha, sadhu-marganugamana

(Cc. Madhya 22.115)
Os primeiros membros de Sadhana Bhakti são: aceitar os pés de lótus de um Guru fidedigno, aceitar Diksa e receber instruções dele acerca do serviço a Krsna, servi-lo com intimidade e afeição e seguir o caminho dos Sadhus, sob sua orientação."
R: O canto dos santos nomes é bhagavata-dharma, que se equipara a raganuga bhakti, porque prescinde de regras e regulações estritas, confome o Siksastak.. Portanto, esta instrução não é imperativa para quem pratica o sankirtana-yajna, mas para o sadhana-bhakta que não dá ênfase ao sankirtana yana em seu bhajana.

Já explicamos que mesmo o Senhor Caitanya para dar o exemplo aceitou Diksa. Mesmo numa fase muito avançada de Raga Marga, o devoto continua a seguir externamente todos os elementos de Vaiddhi Bhakti, entre eles adorar a Deidade, aceitar Diksa e Siksa, estudar o Bhagavatam, adorar Tulasi, etc, etc, etc,........................................

2)
E assim, Srila Sanatana Goswami elabora no seu Hari Bhakti Vilasa sobre Diksa:
"Diksa destrói Papa (pecados), Papa Bija (sementes do pecado) e Avidya (ignorância) pela raiz."
R.: Diksa não é o único meio para uma pessoa se livrar dos pecados, pois nas escrituras se afirma que uma pessoa que canta os santos nomes pode se livrar de mais pecados do que possa cometer. Há também outros meios de se livrar dos pecados, como tomar banho nos rios sagrados, tocar nos pés de um vaishnava, puxar o carro do senhor Jaganatha no Ratha-yatra e mais uma centena de remédios para este problema, todos citados nas escrituras.

E Diksa é um destes meios.

3)
E assim, Srila Bhaktivinoda Thakura elabora no seu Panca Samskaras:
"Sem aceitar o sistema de Panca Samskara uma alma condicionada não pode desenvolver intensa devoção ao Senhor Krsna. Portanto, Panca Samskara é extremamente importante."
R.: Deve-se dar extrema importânia à palavra "alma condicionada" nesta citação. Alma condicionada pode precisar seguir os agamas védicos e o sistema de pancaratrika, mas conforme Rupa Gosvami o serviço devocional, dos quais o canto dos santos nomes é o serviço prescrito para esta era, começa do nível da liberação. Ou seja, uma pessoa que se ocupa em cantar os santos nomes na forma congregacional já está na posição liberada, e se tiver a associação dos sadhus poderá alcançar toda a perfeição da vida (sadhu sanga, sadhu sanga....)

Mesmo almas liberadas seguem externamente todas as Angas de Bhakti (adorar a Deidade, associar-se com devotos (inclui o Guru), ler o Srimad Bhagavatam, etc.....)
O poder destes Angas é maravilhoso e dificil de reconciliar pois qualquer um deles pode dar amor a Krsna. Mas o Senhor Caitanya e os Acaryas enfatizam o cantar acompanhado dos demais.
"Se por cantar o Maha Mantra Hare Krsna pode-se alcançar amor à Deus, então alguém pode perguntar qual a necessidade de Diksa." Srimad Bhagavatam 7.5.23-24
"Pode-se perguntar qual a necessidade de iniciação ou outras actividades espirituais em serviço devocional para alguém que ocupa-se em cantar o Santo Nome do Senhor."
Cc Adi 7.77
"A resposta é que embora seja correto que uma pessoa plenamente ocupada em cantar o Santo Nome não dependa de iniciação, geralmente o devoto é apegado a muitos hábitos materiais abomináveis devido a contaminação material de vidas passadas."
Cc Adi 7.77
"As vezes devotos neófitos pensam que podem continuar com o processo de Sravana Kirtana sem adorar a Deidade, mas a execução de Sravana Kirtana está destinada para devotos muito desenvolvidos como Haridas Thakur, o qual ocupava-se em Sravana Kirtana sem adorar a Deidade.
No entanto, não devemos falsamente imitar Haridas Thakur e abandonar a adoração a Deidade para simplesmente ocupar-se em Sravana Kirtana." Cc Madhya 19.152
O Maha Mantra Hare Krsna, os Diksa Mantras (Gayatri), Sadhu Sanga, residir no Dhama ou transformar seu lar num Templo, adorar a Deidade e ouvir o Srimad Bhagavatam, trabalham todos juntos para ajudar o devoto(a) a rapidamente alcançar a perfeição.
Cantar Hare Krsna e ter Siksha puro de Srila Prabhupada capacitará qualquer um a alcançar a perfeição. No entanto, tal pessoa pode ser uma em muitas milhões de pessoas. Geralmente, devido a ignorância, Aparadhas, Anarthas, impureza mental, e uma tremenda falta de fé a pessoa necessitará encorajamento e associação de um devoto puro "VIVO" para alcançar a perfeição.

Em outras palavras, necessitamos presenciar "fisicamente" os efeitos de Bhakti na vida de outros devoto(a)s e ver realisticamente que eles estão avançando e alcançaram a perfeição. Porque temos pouca fé, precisamos "ver para crer", para que nós mesmos possamos avançar.

Sadhu Sanga com devotos "VIVOS" avançados é essencial.

Se nós quizermos que este Movimento seja exitoso, todos os seus integrantes devem se qualificar com devoção pura.

Caso contrário, podemos questionar porque muitos discípulos directos de Prabhupada abandonaram o processo depois que Srila Prabhupada deixou este planeta?

E porque muitos discípulos de diferentes Gurus abandonaram o processo depois que seus respectivos Gurus tiveram problemas?

Bem, podemos dizer que todos estes devoto(a)s deveriam ter se refugiado no Siksha puro de Prabhupada para manterem-se fixos. E isto é verdade e é possível. Mas poucas almas afortunadas com tamanha fé são capazes de fazer isto.

Devido a nossa pouca fé é imprescindível a presença física constante de Dikshas e Sikshas Gurus "VIVOS" avançados e puros.

4) 3 - Nama - Receber o Maha Mantra Hare Krsna no ouvido através do Diksa Guru.
Prabhupada nunca iniciou ninguém no Maha-mantra pronunciando-o nos ouvidos do discípulo, somente o Gayatri Mantra. Desta forma, Prabhupada mostrou que na prática esta instrução pode ser relevada por causa da potência intrínseca dos Santos Nomes, quen começam a atuar desde o primeiro momento em que são pronunciados com fé. Somente o gayatri é pronunciado no ouvido do discípulo no processo estabelecido por Prabhupada. Se Bhaktisidhanta estabeleceu que o brahmana em kali-yuga é igual ao brahmana de outras eras, por dar-lhe iniciação no gayatri, então a mesma lógica deve ser aplicada para concluir que em kali-yuga o maha-mantra atua independentemente de ser pronunciado diretamente no ouvido do discípulo como eram os mantras em outras eras. Se vc usar uma lógica para afirmar algo, tem que usar a mesma para o caso analógico. O senhor Caitanya disse que os santos nomes podem conceder todas as bençãos para todos os seres vivos, e, portanto, os resultados de jnana, tapas, dhyana, etc., já estão contidos nos santos nomes, e uma pessoa pode adotar um destes métodos auxiliares como um acessório, mas não são essnciais.

Já foi explicado que Murti Seva ou adoração à Deidade é uma pratica essencial em Kali Yuga como referido por Sri Caitanya CC Madhya 22.114, 128. E para adorar a Deidade é necessário Pancaratrika Diksa (Gopala Mantra e Kama Gayatri)

Nama Kirtana, Murti Seva, Sadhu Sanga (Guru Seva), Bhagavata Sravana (Srimad Bhagavatam) e Mathura Vasa (tornar seu lar um Templo, ou residir no Dhama) são praticas essencias em Kali Yuga como delineado por Sri Caitanya e seus seguidores.
Srila Prabhupada diz:

"O Senhor Siva voluntariamente abençoou os filhos do Rei Pracinabarhi bem como fez algo benéfico para eles. Ele pessoalmente cantou o Mantra para que este Mantra ficasse mais poderoso, e assim aconselhou que o Mantra fosse cantado pelos filhos do Rei. Quando um Mantra é cantado por um grande devoto, o Mantra torna-se mais poderoso. Embora o Maha Mantra Hare Krsna seja poderoso por Si só, um discípulo na iniciação recebe o Mantra do Mestre Espiritual, pois quando o Mantra é pronunciado pelo Mestre Espiritual torna-se mais poderoso." SB 4.24.32

5) Texto de Mahanidhi Swami (não reproduzido por ser muito longo, ver abaixo)
O vaishnava está acima do brahmana. Para se tornar um brahmana uma pessoa pode ter que se submeter aos métodos tradicionais de pancaratra, mas no movimento do senhor Caitanya isto não é imperativo, porque o objetivo não é tornar-se um brahmana, mas um vaishnava. O vaishnava está acima de varna-arsrama. Uma pessoa que se ocupa em cantar os santos nomes de Vishnu é melhor que qualquer brahmana, e isto é corroborado até pelo Manu samhita, onde se afirma que o Senhor se compraz muito mais com orações oferecidas em murmúrio do que com todos os ritos e agamas védicos.
Portanto, o movimento de sankirtana, que constitui no canto congregacional, é suficiente para elevar uma pessoa à perfeição máxima, e os demais métodos são codjuvantes que podem ajudar a pessoa a despertar esta fé nos santos nomes (ou impedi-la, conforme for o caso). Esta conclusão decorre do ensinamento de Caitanya: este movimento de sankirtana é a benção principal para toda a humanidade. Se é a principal, não pode estar subordinada a nenhuma secundária. Isto é uma questão de lógica. Pode até se enriquecer com as secundárias, mas é essencialmente suficiente. Isto se corrobora com o seguinte: é a vida de todo o conhecimento transcendental, ele nos capacita a saborear plenamente o oceano de bem-aventurança transcendental e a alcançar o néctar pelo qual estamos ansiosos.

Plenamente de acordo. Mas temos que ler todo o livro e não somente uma parte onde SS Mahanidhi Swami salienta outras práticas essenciais.

Desta formao, nama-bhajana é a única exigência em kali-yuga.
Diksa é importante para desenvolvermos uma relação pessoa com um vaishnava, mas siksa também atinge o mesmo objetivo.
Mas porque tanta relutância em aceitar os dois?
Tecnicamente, não existe iniciação formal no santo nome, porque o senhor Caitanya o distribuía livremente até para animais, que não podiam teoricamente aceitar diksa, mas obtinham o benefício completo do canto dos santos nomes. E o rito que chamamos de iniciação é atípico, pois ocorre depois de estarmos cantando os santos nomes, o que não acontece em outros tipos de iniciação, provando que os santos nomes são eficazes mesmo antes do rito.

Claro que são eficazes mesmo antes do rito. Mas depois devido a ignorância, Aparadhas, Anarthas, impureza mental, e uma TREMENDA FALTA DE FÉ a pessoa necessitará encorajamento e associação de um devoto puro "VIVO" para alcançar a perfeição.
Em outras palavras, necessitamos presenciar "fisicamente" os efeitos de Bhakti na vida de outros devoto(a)s e ver realisticamente que eles estão avançando e alcançaram a perfeição. Porque temos pouca fé, precisamos "ver para crer", para que nós mesmos possamos avançar. Estamos em Kali Yuga e toda ajuda é necessária.
Sadhu Sanga com devotos "VIVOS" avançados é essencial.
Se nós quizermos que este Movimento seja exitoso, todos os seus integrantes devem se qualificar com devoção pura.

Mas agora em termos bem práticos Advaya Prabhu. Qual a sua sugestão bem prática para a ISKCON em relação a Guru Tattva?
A minha sugestão e de muitos outros devotos é que a escolha do Guru não seja apontada pela Instituição mas seja uma escolha pessoal e individual.
Mas isto não diminui a importância de que Srila Prabhupada é o Siksa Guru de todos nós, nem diminui a importância do Diksa Guru e nem diminui a importância dos Siksa Gurus. E todos são importantes.

Ou sua proposta é semelhante a de Dhira Govinda Prabhu no seu "Srila Prabhupada- The Prominent Link", onde enfatizava que, entre outras coisas, o Diksa Guru fosse considerado única e simplesmente como "alguém que executa uma cerimônia" e que as fotos dos Diksa Gurus e seus respectivos Pranama Mantras deveriam ser suprimidos, etc, etc...?

seu servo
AD

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Caro Advaya Prabhu, Hare Krsna !!!
Muito obrigado.

Caro Prabhu, não se trata de relutar em que se aceite diksa. Só que diksa não pode ser imposta como condição sine qua non em kali-yuga, sob pena de se anular o teor das instruções básicas do senhor Caitanya no Siksastaka.
Quando o senhor Caitanya diz que não há regras estritas e difíceis para cantar os santos nomes e que os santos nomes podem conceder todas as bençãos (entre as quais liberação e prema-bhakti) nós só temos duas opções: acreditar nisto com muita fé e dar ênfase ao canto ou não ter tanta fé e nos servirmos dos demais processos até realizarmos a fé plena no canto.
Quanto à questão do simples cantar ser só possível para poucos, creio ser justamente o contrário. A maior parte das pessoas em kali-yuga não tem nenhuma qualificação para a vida brahmanica, mas até um animal pode se beneficiar do canto. Assim, cantar, dançar, comer prasada são para todos, e seguir os outros quesitos é para poucos.
Veja quantas pessoas visitam os templos atraídas pelo canto e a dança e a prasada e quantas se envolvem com os demais processos. Eu não sei de que país vc escreve, ou de que planeta, porque vc está afirmando algo totalmente oposto à realidade.
Se falamos em daiva varnashrama temos que levar em conta que o objetivo do daiva varnashrama é satisfazer Vishnu. E as literaturas em geral afirmam que uma pessoa que canta os santos nomes do Senhor compraz mais o Senhor do que o praticante de austeridade, penitência, caridade, rituais, etc. Isto está no Manu samhita também:

85. Uma oferenda consistente em orações murmuradas é dez vezes mais eficaz do que um sacrifício realizado de acordo com as regras dos Vrdas; uma oração inaudível aos demais é cem vezes,e a recitação mental dos textos sagrados, mil vezes mais.

86. Os quatro Pkauagnas e os sacrificios prescritos pelas regras dos Vedas , em conjunto, não se igualam à décima-sexta parte do sacrifício consistente em orações murmuradas.
87. Mas, sem dúvidam um brahmana alcança a meta máxima somente murmurando oraçoes; quer execute outros ritos ou os negligencie, aquele que é amigo de todas as criaturas é considerado um verdadeiro brahmana.
Ou seja, para um brahmana é mais importante ser benevolente com todos e cantar os santos nomes do que se submeter a qualquer outro tipo de preceito.
Por conseguinte, uma vez que o Santo Nome é distribuído livremente em Kali-yuga pela graça do Senhor Caitanya, uma pessoa que cantar os santos nomes e cultivar a benevolência com as demais criaturas já está qualificada a satisfazer o Senhor plenamente.

O processo do serviço devocional é muito simples e executa-se com muita alegria. Srila Prabhupada diz que até o homem mais pobre pode oferecer um pouco de água para uma foto de Krsna. Isto é Arcanam. É muito simples e prazeroso absorver-se nos passatempos de Krsna como descritos no Srimad Bhagavatam. É muito simples e prazeroso prestar algum serviço ao Guru.

Qualquer habitante de Kali Yuga, em qualquer lugar deste Planeta pode facilmente e com muito prazer dedicar-se a todas estas actividades essênciais do serviço devocional. Além disto para cantar efetivamente Hare Krsna e ocupar-se em todas as actividades devocionais essenciais é preciso seguir os 4 princípos regulativos o que já faz com que todos se situem Brahminicamente em pureza (limpeza), misericórdia, honestidade e austeridade. Além disto é preciso evitar todas as ofensas no cantar o que também inclui o cultivo de qualidades Brahminicas.

O cantar do Maha Mantra Hare Krsna é o Yuga Dharma, o processo da era de Kali.
Mas, infelizmente, nós os habitantes desta era de Kali não temos muita determinação para cantar.
Por isto, precisamos continuamente de Sadhu Sanga (servir o Guru), Krsna Katha, etc, etc.
Que era bem complicada, não é mesmo?
E é mesmo complicada. Imaginem !
Poderá haver algo mais puro e mais divino do que o Maha Mantra Hare Krsna?
E ainda assim precisamos de "ajuda separada" para termos determinação de cantar.
O processo é tão simples. Basta movermos os lábios e os dedos para alcançarmos o que há de mais elevado, e mesmo assim não estamos atraidos ao cantar dos Santos Nomes.

Nós precisamos desesperadamente dos Sadhus Vaisnavas (Diksa e Siksa), de Krsna Katha, etc.
Como poderíamos ter determinação para cantar Hare Krsna se não tivessemos Sadhu Sanga, Krsna Katha, Sri Murti Seva, etc.

É algo prático, e aqui usamos a lógica que faz parte da epistemologia Vaisnava.
Quem é que ao afastar-se dos devotos, negligenciar as escrituras, desconsiderar a adoração as Deidades, etc, continuará tendo determinação para cantar Hare Krsna?

Uma alma avançada e determinada que não necessita disto tudo é muito, mesmo muito rara em Kali Yuga.

Do livro "Fácil Viagem a Outros Planetas" de Srila Prabhupada:
"...Os detalhes seguintes delineiam uma prática geral através da qual as pessoas podem se preparar para uma fácil viagem aos planetas Vaikunthas (antimateriais) onde a vida é livre de nascimento, velhice, doença e morte.
Prática geral (funções positivas):
...o Senhor Caitanya selecionou cinco como as mais importantes.
estes cinco itens foram escolhidos devido às condições actuais da vida cívica.
São eles os seguintes:
1 - Devemos nos associar com os devotos...
2 - Devemos cantar o Santo Nome do Senhor em todas as circunstâncias...
3 - Devemos ouvir os tópicos transcedentais enunciados no Srimad Bhagavatam...
4 - Devemos fixar a residência em Mathura, a terra natal do Senhor Krsna...
5 - Devemos adorar a Deidade instalada com atenção e devoção para que toda a atmosfera de nosso lar transforme-se na réplica da morada do Senhor...
...Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados.
De forma que qualquer pessoa pode se preparar para regressar ao lar, regressar ao Supremo, através do simples método reconhecido por autoridades do gabarito do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, que adveio especificamente para salvar as almas caídas desta era.
...Todos os serviços prestados ao absoluto são absolutos em si mesmos; não se pode econtrar nenhuma das diferenças materiais na plataforma espiritual...
...Portanto, é importante que todos os seres humanos adoptem estes princípios de realização espiritual para que alcancem a perfeição da vida..." (Fim da citação de Prabhupada)


O senhor Caitanya foi iniciado por Isvara Puri, verdade, mas nunca deu diksa a ninguém. Se a idéia é seguir o exemplo do senhor Caitanya, o exemplo de não dar diksa também poderia ser seguido. O Senhor Caitanya sempre se ocupava em glorificar o Senhor na companhia dos devotos, em cantar os nomes, mas não iniciou ninguém formalmente. Então, se vamos tomar a vida do Senhor Caitanya como critério, não podemos concluir que sem a iniciação formal uma pessoa não possa alcançar a meta última da vida.
Alguns seguidores do Senhor Caitanya davam diksa. Mas muitos haviam tomado diksa em outras linhas em que não se iniciava no Maha Mantra e se refugiaram através de siksa nos seguidores de Caitanya, passando a cantar o Maha Mantra, sem que se tenha notícia de terem sido iniciados formalmente no Maha Mantra. Raghunata Gosvami é um exemplo.

Sri Caitanya é Krsna mesmo na forma de um devoto. E por ser muito humilde não quis dar Diksa. Muitos grandes Vaisnavas devido a humildade relutam em dar Diksa. Mas isto não quer dizer que não suportam o processo de Diksa. Sri Caitanya pessoalmente recebeu Nama e Mantra Diksas e instruiu para todos nós, com Suas próprias palavras a necessidade essencial de aceitar Diksa. As palavras de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu são:

guru-padasraya, diksa, gurura sevana
sad-dharma-siksa-prccha, sadhu-marganugamana

(Cc. Madhya 22.115)

“Os primeiros membros de Sadhana Bhakti são: aceitar os pés de lótus de um Guru fidedigno, aceitar Diksa e receber instruções dele acerca do serviço a Krsna, servi-lo com intimidade e afeição e seguir o caminho dos Sadhus, sob sua orientação."

Além disso devemos compreender que Sri Caitanya é o Adi Guru da Brahma Madhava Gaudiya Sampradaya.
No Sri Harinama Cintamani, Srila Bhaktivinoda explica:
"Um devoto deve entender que o Adi Guru, ou o Mestre Espiritual original de uma Sampradaya é o Siksa Guru desta mesma Sampradaya. E somente um devoto que tenha entendido os ensinamentos deste Siksa Guru poderá ser Diksa Guru para os demais."
Também devemos considerar atentamente que o cantar de Hare Krsna para ser efectivo deve evitar as ofensas. Uma das ofensas é desobedecer ou faltar o respeiro ao Mestre Espiritual.
Não é possível cantar Hare Krsna puramente sem servir o Diksa e Siksa Gurus.
Mais, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura explica que alguém que não aceita um Guru estará a cantar Nama Aparadha e no máximo Nama Bhasa.

Suddha Nama somente pode ser obtido ao abrigar-se em espírito de serviço ao Guru.

Srila Bhaktivinoda Thakura, no seu Sri Harinama Cintamani explica muito detalhadamente sobre isto no capítulo seis.
Ali ele explica que Diksa Guru e Siksa Guru devem ser igualmente respeitados, e que ambos manifestam-se do Caitya Guru.
Explica que somente depois de adorar diariamente o Guru é que podemos cantar Hare Krsna.

Srila Bhaktivinoda cita:
"Aquele que ofende o Nama Guru, ou o Mestre Espiritual que o iniciou no canto do Santo Nome de Krsna, cai e associa-se com ateístas."

Ele continua:

"A forma de contra atacar esta ofensa (Guruavajna) é abandonar a companhia de pessoas ateístas, rejeitar literatura desautorizada e prostrar-se como uma vara aos pés de lótus do Mestre Espiritual com grande arrependimento."

Outro ponto a ser salientado é que tradicionalmente no Gaudiya Vaisnavismo a iniciação Harinama não era feita executando-se um Agni Hotra. O Nama Guru simplesmente no momento da iniciação dava o nome espiritual, e recitava o Maha Mantra e geralmente também o Gopala Mantra e Kama Gayatri. Prabhupada instituiu o Agni Hotra para mostrar a importância de aceitar o Nama Guru.

Todo o significado das escrituras védicas está contido no Siksastaka. A verdade essencial está ali. Você pode fazer misturas com outras essências, fixadores, corantes, para obter aromas específicos, mas a essência é nama-bhajana e pode produzir qualquer perfume.
O Nome é auto-suficiente e suficiente.
O problema é que nem sempre damos ao ao Nama a importância que tem. Há muitos devotos que dizem que são discípulos deste guru ou daquele guru, mas não cantam japa. Se uma pessoa cantar os santos nomes sem ser iniciada não poderá estar em uma posição inferior. O canto vai trazer para ela todas as coisas favoráveis, inclusive a graça do Guru, que poderá se manifestar como siksa ou diksa.

O Santo Nome é Krsna Ele mesmo, e Suas glórias são indescritíveis.
Mas, como já foi dito, em Kali Yuga somos tão desafortunados que precisamos de algo mais.

Srila Jiva Goswami no seu comentário do Bhagavatam 7.5.24-25 confirma a importância da iniciação Harinama. Ali ele diz que
"Na verdade, uma pessoa pode cantar o Santo Nome sem ser iniciada, mas em Kali Yuga é necessário cantar o Santo Nome sob a guia de um Mestre espiritual autêntico. Deve-se receber o Santo Nome de um Mestre Espiritual que é um representante autêntico de Sri Hari."
Esta é a opinião de Srila Jiva Goswami o Tattva Acarya de todos os Gaudiya Vaisnavas seguidores de Sri Caitanya. Esta é uma evidência suficiente de porque a iniciação Harinama é realizada na ISKCON.

A idéia é que precisamos pensar seriamente se a Iskcon tem necessidade de insituir gurus iniciadores formalmente e induzir assim os devotos ao pensamento de que precisam tomar diksa apressadamente para ter sucesso espiritual. Diksa deve ser uma consequencia de siksa, de um relacionamento amadurecido, não um pressuposto. Se fosse um pressuposto, não poderia vir depois de o canto ser iniciado. Isto é lógico. Vc pode citar milhões de escrituras, mas a lógica é elemento de conexão e interpretação indispensável, inclusive para entender as aparentes contradições. O Senhor Caianya era professor de lógica e foi com o uso dela que se tornou proeminente.

Sim, de acordo. O sistema de escolha do Guru poderia ser uma escolha pessoal e não mandatado pela Instituição. Mas isto não diminui a importância de que Srila Prabhupada é o Siksa Guru de todos nós, nem diminui a importância do Diksa Guru e nem diminui a importância dos Siksa Gurus.

E todos são importantes.

E nem é uma garantia de que futuros Diksa ou Siksa Gurus não se desviem do processo devocional.

Se algo é indispensável para algo, não pode ser subsequente. Se diksa fosse indispensável para o canto, só poderíamos cantar depois do ritual. Por conseguinte, se vc quiser manter diksa no estado de pressuposto, tem que concluir que diksa como pressuposto só pode ser sinônimo de uma mudança no coração, de uma receptividade ao Nome.

Os seguidores de diferentes Parivaras (Gadadhara Parivar, Nityananda Parivar, etc), ou seguidores seminais de Sri Caitanya também rejeitam a iniciação Harinama Diksa classificando-a como desautorizada e que tal iniciação simplesmente não existe.

Mas os seguidores autênticos de Sri Caitanya nunca opõem-se a receber Harinama Diksa formal.

O próprio Senhor Caitanya dá o exemplo.

O Senhor Caitanya poderia ter iniciado o Movimento de Sankirtana a qualquer momento, mas só o fez depois de receber instrucções sobre o cantar de Seu Mestre Espiritual, Isvara Puri.

Não se trata de negar diksa, mas de enteder o que é diksa de verdade.

Plenamente de acordo. Temos que salientar importância de Diksa e Siksa como essencias no processo de cantar Hare Krsna.
Ou em outras palavras, o Santo Nome somente revela Sua plena potência e glória (Suddha Nama) quando nós aceitamos humildemente nos submeter de recebermos o próprio Maha Mantra de um Diksa Guru e sermos instruídos no cantar por um Siksa Guru.

E assim, penso que em termos gerais, estamos em sintonia.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

seu servo
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Obrigado prabhu. Finalmente parece que chegamos a um denominador comum, e eu estava apenas aguardando, como fazia nos velhos tempos das aulas de Gita e Srimad Bhagavatam no templo da rua Pandiá Calógeras que o argumento conclusivo fosse dado para me dar por satisfeito com este pequeno debate: infelizmente nós não sentimos atração pelos santos nomes e precisamos dos processos auxiliares, mesmo que os santos nomes sejam suficientes, o que vamos realizar nos estados mais avançados.
Se colocarmos siksa na mesma plataforma que diksa muitos problemas se resolvem.
Nós temos enfatizado muito diksa na Iskcon, e isto de certo modo nos afasta de
Prabhupada, que é o siksa guru de todos e diksa de poucos.
Eu tomei diksa de Prabhupada e acho que isto foi uma ato da sua misericórdia sem causa, mas na verdade não foi ele sequer que cantou em minha japa, foi o presidente do templo. Isto nos remete ao significado interno de diksa, não ao externo. Se pudermos fazer uma comparação grosseira é o mesmo que dizer que o casamento começa com a cerimônia, quando de fato ele começa com o envolvimento do casal.
Assim, o siksa guru eventualmente se torna o diksa guru de alguém, mas pelo principio de que siksa e diksa estão no mesmo plano, se por algum tipo de circunstância a pessoa não tomar diksa o princípio da associação e do serviço ao vaishnava é suficiente (sarva sidhi hoy).
Obviamente, quanto mais misericórdia pudermos obter dos vaishnavas, melhor, e se depois de estabelecer uma sólida relação em siksa um devoto tomar iniciação de outro, diksa será como uma bela festa. Mas o casamento espiritual se consolida no dia a dia do relacionamento entre o mestre e o discípulo.

seu servo
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Minha colocação final:

Como haviamos mencionado Guru Tattva é repleto de muitas variantes.
É preciso ter muito claro que Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada é o Fundador Acarya da ISKCON, é o Adi Guru da ISKCON e o Siksa Guru de todos os devotos da ISKCON (sejam eles Diksa ou Siksa Gurus).

Nós só não podemos receber Diksa de Prabhupada.

Então receberemos Diksa de um seguidor de Prabhupada que idealmente tenha sido também e anteriormente o nosso Siksa Guru.
Ou então receberemos Diksa de um devoto(a), e nos inspiraremos com o Siksa de outro devoto(a). Mas o Diksa Guru deve ser respeitado e venerado porque também recebemos dele algum Siksa.
As vezes tanto o Diksa como Siksa poderão desviar-se do serviço devocional e tomaremos refúgio no Siksa de Prabhupada (embora uma alma assim seja muito rara, pois precisamos presenciar fisicamente os efeitos de Bhakti em outros devotos). E assim, buscaremos novamente Diksa e Siksa em outros seguidores de Prabhupada.

Num certo sentido Diksa e Siksa são interdependentes, ou seja dependem um do outro.

Siksa leva à Diksa e Diksa também transmite Siksa.

É explicado que o Diksa Guru transmite Siksa de Sambhanda Jnana, e portanto deve ser muito respeitado e venerado igualmente como o Siksa Guru que transmite Abhidheya e Prayojana Jnana.

Um exemplo disto é Srila Bhaktivinoda Thakura que glorifica e venera seu Diksa Guru (Vipina Vihari Goswami), e reverencia a forma espiritual de Vipina Vihari Goswami como um servo de Krsna. Ainda que Srila Jagannatha Dasa Babaji Maharaja tenha se destacado como Siksa Guru de Srila Bhaktivinoda, este nunca deixou de respeitar e venerar seu Diksa Guru.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

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