Cada dia é como se começasse tudo outra vez. Yogamaya.
No entanto, de certa forma, o tempo parece existir no reino espiritual. Krsna levanta-se pela manhã, ordenha as vacas, depois toma desjejum, vai para a floresta com Seus amigos e as vacas, brinca o dia todo e à noite volta para a vila de Vrindavan, etc. Estes passatempos repetem-se diariamente para um número infindável de devotos e são sempre novos. E simultaneamente existem ilimitados Radha Krsna para cada devoto em particular de acordo com sua Rasa. Existem ilimitados cenários para cada devoto particular. Mas estes cenários são sempre novos e eternos. Cada momento é eternamente presente. Como isso constitui um conceito insondável de tempo, a literatura védica conclui que, no reino espiritual, o tempo (como o conhecemos) é notável por sua ausência.
<A minha questão é que se lila é manifestação do absoluto porque as rasas teriam que ser sempre num "cenário " pastoril, com saris, dhotis, turbantes, etc. Ou seja, parece haver certa limitação.>
Nós alcançamos no mundo espiritual o que cultivamos durante o Sadhana neste mundo material.
Se nós cultivamos um cenário pastoril é o que alcançaremos.
Se cultivamos um cenário não pastoril, é o que alcançaremos no mundo espiritual.
Há muitos cenários no mundo espiritual. Ilimitados.
Vaisnavas Gaudiya de um modo geral cultivam um cenário eterno em Vrndavana e Navadvipa.
<Outra questão, prabhu, relacionada a essa é se nossas rasas podem mudar no mundo espiritual.>
A Rasa e cenário que alcançamos no mundo espiritual não mudam. Chama-se sthāyī-bhāva, um humor fixo (sthāyī) que não muda.
Onde um devoto(a) poderá mudar de Rasa é aqui neste mundo material na fase de Sadhana devido a receber forte associação de um Vaisnava fixo numa determinada Rasa.
<Achei o ponto de que cada vez que "acordamos" do "sono" lá é como se fosse a 1 vez muito interessante.>
Boa !!!
"Yogamaya é o nome da potência interna que faz o Senhor se esquecer de Si mesmo e se tornar um objecto de amor para Seu devoto puro em diferentes doçuras transcendentais." (Cc Adi 4. 29)
"Os devotos maduros, que executaram completamente a consciência de Krsna são imediatamente transferido para o universo onde Krsna está aparecendo. Nesse universo os devotos obtêm sua primeira oportunidade de se associar com Krsna pessoalmente e directamente." (Livro de Krsna - 28)
Existe um eterno agora no mundo espiritual, mas ainda ocorrem passatempos que duram 1 dia.
Ou seja, o devoto acorda pela manhã, realiza seus serviços ao longo do dia e vai dormir à noite. Neste mundo material ele seria 1 dia mais velho.
Mas porque existe um eterno agora no mundo espiritual, quando o devoto acorda no dia seguinte, ele nem lembra que teve um dia anterior e começa tudo de novo.
Ou seja, este "não lembrar" do dia anterior seria influência de Yogamaya.
É um conceito insondável de tempo.