śrīmad-bhāgavatārthānām āsvādo rasikaiḥ saha sajātīyāśaye snigdhe sādhau saṅgaḥ svato vare
"Deve-se apreciar os significados do Śrīmad-Bhāgavatam com devotos rasikas e associar-se com Sādhus que são santos, mais avançados do que nós e com um tipo similar de afeição pelo Senhor."
"One should cherish the purports of the Śrīmad-Bhāgavatam with Rasika devotees and associate with Sādhus who are saintly, more advanced than oneself and with a similar type of affection for the Lord."
(Bhakti-rasāmṛta-sindhu 1.2.91)
Duas coisas são muito importantes neste verso. Devotos Rasika e com afeição similar.
Devotos Rasika são aqueles que exteriorizam suas realizações em Rasa Tattva sem considerar isto como um "tabu". Quais são os relacionamentos amorosos de Krsna com as Gopis e os Gopas, etc? Qual o meu relacionamento (Rasa) com Krsna? Falam sobre isto entre si e nutrem isto através de associação com outros devoto(a)s Rasika de afeição similar.
Devoto(a)s que não são Rasikas falam sobre Deus de uma forma inespecífica e sem detalhes.
E isto tudo na fase de Sadhana Bhakti. Este verso do BRS está na secção de Sadhana Bhakti onde é explicado Raganuga Bhakti.
Isto é para ser praticado na fase de Sadhana Bhakti e não nas fases posteriores de Bhava Bhakti e Prema Bhakti. Nestas fases avançadas o praticante colhe os frutos do que foi cultivado na fase de Sadhana.
Se não cultiva nada, não colhe nada.
Sim, raganuga-sadhana-bhakti e vaidhi-sadhana-bhakti são caminhos diferentes. Um almeja Goloka Vrndavana e o outro Vaikuntha.
Então o devoto na fase de sadhana, com a orientação do Guru e Sadhus, faz uma introspecção se deseja servir Radha Krsna em Goloka onde Deus não é tratado com reverência mas de forma intima como amigo, filho, amante ou se deseja servir Narayana em Vaikuntha com reverência.
A partir desta escolha durante sadhana-bhakti o praticante segue em frente.
São caminhos diferentes.
Sim Raganuga não nega Vaidhi. Muitas vezes erradamente considera-se que em Raganuga não são seguidas regras.
Todas as regras são seguidas da mesma forma. Ir ao Mangala arati, adorar as Deidades, cantar 16 voltas, distribuir livros, prasadam, harinama, administrar, etc, etc, etc. Todas as 64 regras enumeradas no BRS. Segue tudo igual.
Com excepção de 4 regras:
Ahangrahopasana, Mudras, Nyasa (Pranayama) e absorver-se profundamente nos passatempos de Dvarka.
Com excepção destas 4, o Raganuga-sadhana-bhakti segue todas as regras.
Não segue somente estas 4 porque o praticante almeja Goloka Vrndavana.
E isto tudo é importante de ser salientado porque de forma assustadora e triste encontramos devoto(a)s com várias décadas, mais de 40 anos a praticar o processo e numa conversa íntima quando questionados sobre seu relacionamento com Krsna afirmam não saberem ou não se importarem.
Nascer outra vez para escolher um relacionamento. Não, não, por favor, não.