<For the logic of eternity dictates that no one falls from eternity—even if he does so.
The logic of eternity also dictates that no conditioned soul can begin his eternal life—even though he does so.>
Sim, porque há um eterno presente no mundo espiritual mesmo que alguém caia, não caiu e mesmo que alguém comece, não começou.
É um eterno presente. Ok.
Mas esta explicação só faria sentido, em relação a queda, ... se houvesse uma queda.
Mas não é possível cair do mundo espiritual, porque não há Maya lá e também não é possível usar mal o livre arbitrio lá, que Srila Prabhupada explica que é Maya em si.
“O mau uso da independência, que se chama Maya, está sempre disponível, caso contrário não haveria independência.” (Srila Prabhupada)
Srila Prabhupada diz claramente que o mau uso da independência é Maya. Não há Maya no mundo espiritual, na yatra maya (SB 2.9.10). Isto significa que não há mau uso da independência no mundo espiritual.
Em relação a segunda parte, esta perfeita:
"no conditioned soul can begin his eternal life—even though he does so."
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lokasaksi prabhu
Porque no mundo espiritual não há passado nem futuro, apenas há o sempre presente, mesmos que nunca estivéssemos estado lá, no nosso passado (que só existe aqui), quando chegarmos lá (desenvolvendo prema aqui) porque lá não há passado (quando supostamente nunca lá estivemos), lá sempre estivemos e lá sempre estaremos. Ou seja, nunca saímos e sairemos de lá.
Também vejo assim a lógica do inconcebível (acintya).
Que tipo de eternidade é essa de nunca terem sido no passado, mas serem eternamente no futuro?