हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

terça-feira, 15 de março de 2022

Nova onda

Existe uma nova "onda" que afirma que somente o que está no Śrīmad-Bhāgavatam é que deve ser aceito. Porque Śrī Caitanya só autorizou o Śrīmad-Bhāgavatam.

Todas as outras instrucções, por exemplo no Bhakti-rasāmṛta-sindhu de Śrīla Rūpa Gosvāmī e consequentemente O Néctar da Devoção de Śrīla Prabhupāda, são detalhes que podem ser seguidos ou não. Se não forem seguidos não haverá problema.

Por exemplo, o Śrīmad-Bhāgavatam não menciona o uso de Tilaka e Kaṇṭhi-mālā e portanto isto não seria essencial.

Realmente pode-se executar serviço devocional e cantar sem Tilaka e Kaṇṭhi-mālā. Mas é isto que estamos a propor? Rejeitar todas as instrucções do Bhakti-rasāmṛta-sindhu como detalhes sendo que Śrī Caitanya foi quem pediu aos Gosvāmīs que escrevessem sobre a Ciencia de Bhakti? É uma proposta bastante estranha, no mínimo. 

Os proponentes desta nova "onda" colocam a questão: Estaria Rāgānugā-bhakti e uma estrutura de Rāgānugā-sādhana-bhakti descrita no Śrīmad-Bhāgavatam? Se não estiver, então Rāgānugā-bhakti deveria ser considerado simplesmente um detalhe que pode ser seguido ou não.

Resposta: Mas é claro que Rāgānugā-bhakti e uma estrutura de Rāgānugā-sādhana-bhakti estão descritos no Śrīmad-Bhāgavatam.

"No Décimo Canto, capítulo oitenta e sete, verso 23 do Śrīmad-Bhāgavatam, os Vedas personificados dirigem-se ao Senhor desta forma: “Meu querido Senhor, os Yogīs meditam sobre Tua característica localizada, e assim alcançam a perfeição espiritual de fundirem-se no Brahma-jyotir impessoal. Pessoas que Te tratam como um inimigo alcançam a mesma perfeição sem meditar. As Gopīs, que são abraçadas por Tuas mãos serpentinas e que têm atitudes de amantes, também alcançam a mesma perfeição. E no que diz respeito a nós, sendo diferentes semideuses responsáveis pelas diferentes partes do conhecimento Védico, estamos sempre a seguir os passos das Gopīs. Assim, esperamos alcançar a mesma perfeição." (Śrīla Prabhupāda - Néctar da Devoção 15)

O verso 10.87.23 é citado tanto por Śrīla Rūpa Gosvāmī  no Bhakti-rasāmṛta-sindhu como por Śrīla Prabhupāda no Néctar da Devoção para explicar e corroborar Rāgānugā-bhakti e uma estrutura de Rāgānugā-sādhana-bhakti. E o comentário de Śrīla Jīva Gosvāmī deste verso também o faz.

O Vedas personificados estão atraídos por Vṛndāvana (Rāgānugā-bhakti) e seguem os passos das Gopīs (estrutura de Rāgānugā-sādhana-bhakti).

Rāgānugā-bhakti não é só um detalhe que pode ser seguido ou não. É Siddhānta dado no Śrīmad-Bhāgavatam.

Para um praticante alcançar Bhāva e Prema, deve passar por Sādhana (Vaidhī e Rāgānugā).

O texto mostra que Raganuga Bhakti e uma estrutura de Raganuga Sadhana não são meros detalhes, mas que são Siddhanta mostrado no Bhagavatam que devem ser observados no caminho progressivo devocional e que isto é corroborado por Srila Prabhupada e todos os Acaryas.

O caminho progressivo devocional passa primeiro por Sadhana Bhakti (Vaidhi e Raganuga) e depois Bhava Bhakti e depois Prema Bhakti.

Como Krsna e Seus associados se vestem, suas actividades, passatempos, tudo esta detalhadamente descrito no Srimad Bhagavatam. E assim o Sadhaka almeja entrar e servir neste ambiente.

Isto é requerido e não é simplesmente um detalhe.

Buscar