MUITO IMPORTANTE !!! Inglês e Português
Correcções no 11º Canto do Śrīmad-Bhāgavatam !!!
Para o benefício de todos, destacamos duas correcções no 11º Canto do Śrīmad-Bhāgavatam que foram feitas no fólio.
No significado do Śrīmad-Bhāgavatam 11.7.11 lia-se:
"Aquele que desenvolveu um conhecimento transcendental nunca age caprichosamente. Śrīla Rūpa Gosvāmī descreve duas fases do serviço devocional: Sādhana-bhakti e Rāgānugā-bhakti. Rāgānugā-bhakti é o estágio de amor espontâneo à Deus, ao passo que Sādhana-bhakti significa a prática consciente dos princípios reguladores do serviço devocional ... "
No fólio em 2014, o significado foi alterado para:
"Aquele que desenvolveu um conhecimento transcendental nunca age caprichosamente. Śrīla Rūpa Gosvāmī descreve a progressão do serviço devocional de Sādhana-bhakti para Prema-bhakti. Prema-bhakti é o estágio de amor espontâneo à Deus, ao passo que Sādhana-bhakti significa a prática consciente dos princípios reguladores do serviço devocional ... "
Śrīla Rūpa Gosvāmī explica no Bhakti-rasāmṛta-sindhu que existem três formas de Bhakti: Sādhana-bhakti (Vaidhī e Rāgānugā), Bhāva-bhakti e Prema-bhakti.
Porque Rāgānugā-bhakti é uma parte de Sādhana-bhakti, isto explica por que "Rāgānugā-bhakti" foi substituída por "Prema-bhakti".
A mesma correcção é encontrada no significado do Śrīmad-Bhāgavatam 11.3.31 onde lia-se:
"... As palavras bhaktyā sanjātayā bhaktyā indicam que existem duas divisões de Bhakti Yoga: Sādhana-bhakti e Rāgānugā-bhakti. Śrīla Prabhupāda elaboradamente explicou em seu livro O Néctar da Devoção o progresso do devoto de Sādhana-bhakti, ou a execução de princípios reguladores, para Rāgānugā-bhakti, ou serviço executado em amor à Deus ... "
No fólio em 2014, o significado foi alterado para:
"... As palavras bhaktyā sanjātayā bhaktyā indicam que existem duas divisões principais de Bhakti Yoga: Sādhana-bhakti e Prema-bhakti. Śrīla Prabhupāda elaboradamente explicou em seu livro O Néctar da Devoção o progresso do devoto de Sādhana-bhakti, ou a execução de princípios reguladores, para Prema-bhakti, ou serviço executado em amor à Deus ... "
Disto podemos observar:
Existe a tendência muito errada e perniciosa que durou por muito tempo de "empurrar" Rāgānugā-bhakti para a fase de perfeição, quando Rāgānugā-bhakti é Sādhana (praticar sob regulação).
Este mesmo erro durou por muito tempo com O Néctar da Devoção capítulo 15, que felizmente também já foi corrigido.
Isto não é simplesmente a mudança de termos técnicos sem importância. Pelo contrário, isto faz com que interpretações completamente erradas acerca de Bhakti e suas divisões sejam disseminadas.
Rāgānugā é Sādhana e não a fase de perfeição !!!
Exemplo:
Uma pessoa se aproxima da Consciência de Kṛṣṇa (Śraddhā). Começa a associar-se com os devotos e Guru (Sādhu-saṅga). Começa a praticar serviço devocional (Bhajana-kriyā) que consiste em cantar Hare Kṛṣṇa, adorar a forma de Kṛṣṇa na Deidade, estudar a fundo todos os livros de Śrīla Prabhupāda.
Começa a purificar-se (Anartha-nivṛttiḥ) e começa a manifestar (Niṣṭhā) uma atracção por um relacionamento específico (detalhado) com Kṛṣṇa fruto de contemplar a bela forma do Senhor e por ouvir Seus doces passatempos. Começa desta forma a praticar Rāgānugā-sādhana-bhakti regulado.
"Uma vez em Los Angeles no quarto de Śrīla Prabhupāda, eu perguntei-lhe (descaradamente): "Se somos devotos neófitos mas nos atraimos a um tipo de relacionamento com Kṛṣṇa de uma certa maneira, isto é nossa Māyā ou devemos praticá-lo ou o quê?" E os olhos de Śrīla Prabhupāda se abriram muito como ele fazia às vezes, e então ele respondeu: "Ah, isso é o que se quer!" (Memórias de Śrīla Prabhupāda)
Nós iremos obter na fase perfeita o que cultivamos e praticamos na fase de Sādhana.
No estágio de Sādhana o devoto pode e deve meditar no seu Siddha-rūpa, no Sanat Kumāra Saṁhitā, Śiva instrui Nārada Muni:
184 e 185
ātmānaṃ cintayet tatra
tāsāṃ madhye manoramām
rūpa-yauvana-sampannāṃ
kiśorīṃ pramadākṛtim
nānā-śilpa-kalābhijñāṃ
kṛṣṇa-bhogānurūpiṇīm
prārthitām api kṛṣṇena
tato bhoga-parāṅmukhīm
"O Sādhaka deve pensar em si mesmo como uma jovem Mañjarī muito bela perita em várias artes, que agrada a Rādhā Kṛṣṇa."
186
rādhikānucarīṃ nityaṃ
tat-sevana-parāyaṇām
kṛṣṇād apy adhikaṃ prema
rādhikāyāṃ prakurvatīm
"O Sādhaka deve pensar em si mesmo como uma seguidora de Śrī Rādhā, sempre dedicada ao Seu serviço, com mais afeição para Śrī Rādhā do que para Śrī Kṛṣṇa Ele mesmo."
187
prītyānudivasaṃ yatnāt
tayoḥ saṅgama-kāriṇīm
tat-sevana-sukhāsvāda-
bhareṇāti-su-nirvṛtam
"Todos os dias, carinhosa e afetuosamente a organizar o encontro entre Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa, e tornando-se feliz de vê-Los satisfeitos com seu serviço."
188
ity ātmānaṃ vicintyaiva
tatra sevāṃ samācaret
brāhma-muhūrtam ārabhya
yāvat sāntā mahā-niśā
"Pensando em si mesmo desta forma, deve-se servir Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa do início da manhã no Brahmā Muhūrta até o fim da noite."
Além disso, se a disciplina espiritual não é específica em seu foco não irá produzir resultados tão rapidamente como o Sādhana que está focado em um ideal espiritual particular.
Tal a importância do Rāgānugā-sādhana-bhakti.
VERY IMPORTANT !!! English and Portuguese
Corrections to Canto 11 of Śrīmad-Bhāgavatam !!!
For everyone's benefit, we have highlighted two mistakes in the eleventh canto of Śrīmad-Bhāgavatam that have been corrected in the folio.
In the book, the purport to Śrīmad-Bhāgavatam 11.7.11 reads:
"One who has developed transcendental knowledge never acts whimsically. Śrīla Rūpa Gosvāmī describes two stages of devotional service: sādhana-bhakti and rāgānuga-bhakti. Rāgānuga-bhakti is the stage of spontaneous love of Godhead, whereas sādhana-bhakti means the conscientious practice of the regulative principles of devotional service..."
In the 2014 folio, the purport has been changed to:
"One who has developed transcendental knowledge never acts whimsically. Śrīla Rūpa Gosvāmī describes the progression of devotional service from sādhana-bhakti to prema-bhakti. Prema-bhakti is the stage of spontaneous love of Godhead, whereas sādhana-bhakti means the conscientious practice of the regulative principles of devotional service..."
Śrīla Rūpa Gosvāmī explains in Bhakti-rasāmṛta-sindhu that there are three forms of Bhakti: Sādhana-bhakti (Vaidhī and Rāgānugā), Bhāva-bhakti and Prema-bhakti.
Because Rāgānugā-bhakti is a part of Sādhana-bhakti, this explains why "Rāgānugā-bhakti" was replaced by "Prema-bhakti".
The same mistake is found in the purport to Śrīmad-Bhāgavatam 11.3.31. The book reads:
"...The words bhaktyā sanjātayā bhaktyā indicate that there are two divisions of bhakti-yoga: sādhana-bhakti and rāgānuga-bhakti. Śrīla Prabhupāda has elaborately explained in his book The Nectar of Devotion the progress of the devotee from sādhana-bhakti, or the execution of regulative principles, to rāgānuga-bhakti, or service executed in love of Godhead... "
In the 2014 folio, the purport has been changed to:
"...The words bhaktyā sanjātayā bhaktyā indicate that there are two main divisions of bhakti-yoga: sādhana-bhakti and prema-bhakti. Śrīla Prabhupāda has elaborately explained in his book The Nectar of Devotion the progress of the devotee from sādhana-bhakti, or the execution of regulative principles, to prema-bhakti, or service executed in love of Godhead..."
From this we can observe:
There is the very wrong and pernicious long-lasting tendency to "push" Rāgānugā-bhakti to the stage of perfection, when Rāgānugā-bhakti is Sādhana (practicing under regulation).
This same error lingered for a long time with The Nectar of Devotion chapter 15, which thankfully has now also been fixed.
This is not simply changing unimportant technical terms. On the contrary, this causes the spread of completely wrong interpretations of Bhakti and its divisions.
Rāgānugā is Sādhana and not the phase of perfection !!!
Example:
A person approaches Kṛṣṇa Consciousness (Śraddhā). begins to associate with devotees and Guru (Sādhu-saṅga). Begins to practice devotional service (Bhajana-kriyā) which consists of chanting Hare Kṛṣṇa, worshiping Kṛṣṇa's Deity form, thoroughly studying all the books of Śrīla Prabhupāda.
Begins to purify himself (Anartha-nivṛttiḥ) and begins to manifest (Niṣṭhā) an attraction to a specific (detailed) relationship with Kṛṣṇa as a result of beholding the beautiful form of the Lord and listening to His sweet pastimes. The devotee thus begins to practice regulated Rāgānugā-sādhana-bhakti.
"Once in Los Angeles in Śrīla Prabhupāda's room, I asked him (blatantly): "If we are neophyte devotees but we are attracted to a kind of relationship with Kṛṣṇa in a certain way, this is our Māyā either we should practice it or what?" And Śrīla Prabhupāda's eyes opened wide as he sometimes did, and then he replied, "Ah, that's what we want!" (Memories of Śrīla Prabhupāda)
We will obtain in the perfect phase what we cultivate and practice in the Sādhana phase.
At the stage of Sādhana the devotee can and should meditate on his/her Siddha-rūpa, on the Sanat Kumāra Saṁhitā, Śiva instructs Nārada Muni:
184 e 185
ātmānaṃ cintayet tatra
tāsāṃ madhye manoramām
rūpa-yauvana-sampannāṃ
kiśorīṃ pramadākṛtim
nānā-śilpa-kalābhijñāṃ
kṛṣṇa-bhogānurūpiṇīm
prārthitām api kṛṣṇena
tato bhoga-parāṅmukhīm
"The Sādhaka should think of oneself as a beautiful young Mañjarī expert in various arts, pleasing to Rādhā Kṛṣṇa."
186
rādhikānucarīṃ nityaṃ
tat-sevana-parāyaṇām
kṛṣṇād apy adhikaṃ prema
rādhikāyāṃ prakurvatīm
"The Sādhaka should think of oneself as a follower of Śrī Rādhā, always devoted to Her service, with more affection for Śrī Rādhā than for Śrī Kṛṣṇa Himself."
187
prītyānudivasaṃ yatnāt
tayoḥ saṅgama-kāriṇīm
tat-sevana-sukhāsvāda-
bhareṇāti-su-nirvṛtam
"Every day, lovingly and affectionately arranging the meeting between Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa, and becoming happy to see Them satisfied with your service."
188
ity ātmānaṃ vicintyaiva
tatra sevāṃ samācaret
brāhma-muhūrtam ārabhya
yāvat sāntā mahā-niśā
"Thinking of oneself in this way, one should serve Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa from early morning in Brahmā Muhūrta until late in the evening."
Furthermore, if spiritual discipline is not specific in its focus it will not produce results as quickly as Sādhana which is focused on a particular spiritual ideal.
Such is the importance of Rāgānugā-sādhana-bhakti.
<Rāgānuga é serviço devocional expontaneo sob orientação...ou seja regulado mas expontaneo, é isso não?>
Exato. É espontâneo porque o praticante se inclina por uma relação específica com Krsna.
E é regulado porque o praticante ainda está na fase de Sadhana. Acorda para o Mangala, canta Japa, distribui livros, administra, etc. E ainda tem todo o caminho a trilhar até Bhava e Prema.
<Bhava e Prema só se atinge após a liberação material que "obriga" imperativamente a Sadhana (vaidi e rāgā)?>
Isso. O caminho progressivo devocional começa com Sadhana Bhakti (Vaidhi e Raganuga), depois o estágio preliminar de amor a Deus que é Bhava Bhakti e depois amor por Deus que é Prema Bhakti.
<Prema tb exige regulação, não?>
Devoto(a)s que alcançam Prema continuam a executar serviço regulado para dar o exemplo.
<Desculpa a imensa confusão da minha mente>
<e ele parece que até iletrado era...como atingiu prema>
Bhagavad-gītā 10.10
teṣāṁ satata-yuktānāṁ
bhajatāṁ prīti-pūrvakam
dadāmi buddhi-yogaṁ taṁ
yena mām upayānti te
"Àqueles que estão constantemente devotados a Me servir com amor, Eu dou a compreensão pela qual eles podem vir a Mim."
Devoto: Sim, o serviço devocional que mais agrada a Krsna segundo Visvanatha Chakravarti em seu Bhaktirasamrta Sindhu Bindu é o cantar dos santos nomes. Mas é importante ler os livros, pois há detalhes para se evitar namaparadhas, para incrementar a japa (inclusive o número de voltas); a leitura dos passatempos de Krsna em várias literaturas é importante para entendermos melhor o objeto de nosso amor (seus gostos, hábitos...), para Raganuga é especialmente importante (como servir expontâneamente alguém se não o conhecemos em detalhes?). Mais uma coisa que acho importante compartilhar: Raganuga é empre interno, externamente deve sempre ser vaydi. Por fim, Srila Bhaktivinoda Thakura nos instrui a não revelar aos outros (exceto ao Guru) os detalhes do nosso sadhana diário...
<Raganuga é sempre interno, externamente deve sempre ser vaydi>
Sim, Raganuga é interno. E externamente deve ser Vaidhi, desde que não contrarie o humor interno.
E é por isso que existem três coisas que um Raganuga Sadhaka não deve fazer externamente que são: Mudras, Nyasa e absorver-se nos passatempos de Dvarka.
Externemente, o resto é tudo igual, canta Hare Krsna, adora a Deidade, serve os devoto(a)s, prega, distribui livros, etc. Tudo igual.
A única exepção são estas três. Mudras, Nyasa e Dvarka Lila. Porque são contrários ao humor interno.
E é por isso que Srila Prabhupada as vezes cita que um devoto Raganuga já não segue todas as regras. Ele está a referir-se somente a estas três. O resto segue tudo.
<raganuga externo pode ser ilusório e ser influenciado por Maha maya>
Sim, vestir-se externamente com o corpo físico como uma gopi ou um gopa é estritamente proibido e é uma desvirtuação. É este tipo de prática que os Acaryas condenam como Sahajiya.