हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

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quinta-feira, 2 de abril de 2020

Tilaka imagem

Carlos Quintero Jai Radheeee! Baba!
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Maria Do Carmo Victor
Maria Do Carmo Victor Hari Bol.
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Marise Katzwinkel Jorge
Marise Katzwinkel Jorge Te amo mano!❤
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Adoro
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Livorno Botelho
Livorno Botelho Nada é superior aos santos Nomes de Deus! Minha alegria é saber que vc sabe disso.
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 · Responder · 2 ano(s)
Shyamangi Vrindavan
Shyamangi Vrindavan Radha kund tilaka!
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Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa And Bamboo leaf. Jaya Nitai !!!
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 · Responder · 2 ano(s)
Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa CC Madhya 18.14
kuṇḍera mṛttikā lañā tilaka karila
bhaṭṭācārya-dvārā mṛttikā saṅge kari’ laila
Synonyms:
kuṇḍera — of the lake; mṛttikā — earth; lañā — taking; tilaka karila — formed tilaka; bhaṭṭācārya-dvārā — with the help of Balabhadra Bhaṭṭācārya; mṛttikā — earth; saṅge — along; kari’ — making; laila — took.
Translation:
"Śrī Caitanya Mahāprabhu then marked His body with Tilaka made from the mud of Rādhā-kuṇḍa, and with the help of Balabhadra Bhaṭṭācārya, He collected some of the mud and took it with Him."
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 · Responder · 2 ano(s) · Editado(s)
Markandeia Goura Kirtana
Markandeia Goura Kirtana Lembra eletrônico
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 · Responder · 2 ano(s)
Ramamsa Dasa
Ramamsa Dasa Com tilaka de babá prabhuji dandavts M dear
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 · Responder · 2 ano(s)
Ramananda Das
Ramananda Das Vc saiu da ISKCON?
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 · Responder · 2 ano(s)
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Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Não há um único Vaisnava ocidental que não pertença à Iskcon. Pelo menos a grande maioria.
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 · Responder · 1 ano(s) · Editado(s)
Ramananda Das
Ramananda Das Levando em consideração q "ISKCON é onde quer q estejam sendo cantado os Santos Nomes" sim. Mas no caso aqui me refiro a ISKCON GBC.
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 · Responder · 1 ano(s)
Ramananda Das
Ramananda Das Não tem sentido vc usar uma tilaka do Radha Kunda e do Nityananda parivar se na ISKCON é usada a tilaka com folha de tulasi e feita de gopichand. A menos é claro, q vc tenha recebido diksha no Nityananda Parivar...
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 · Responder · 1 ano(s)
Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Devoto(a)s da Iskcon podem usar barro do Radha Kunda para Tilaka. Nenhum problema. Na Iskcon não se usa só Gopicandana. Também, não são só devoto(a)s que são formalmente iniciados numa determinada linha que podem usar uma Tilaka específica. Na Iskcon não existe tal rigidez.
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 · Responder · 1 ano(s)
Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa O Parivara que usa uma folha de Tulasi é o Narottama Parivara. Mas a Iskcon não segue somente Narottama. Segue Nityananda, Advaita, Gadadhara, Srinivasa, Syamananda, Vakresvara.
Se alguém afirmar que seguimos o Parivara de Bhaktivinoda. Pois bem, Srila Bhaktivinoda não usava uma folha de Tulasi. O Parivara de Srila Bhaktivinoda é de Jahnava Mata. Nityananda Parivara.
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 · Responder · 1 ano(s)
Ramananda Das
Ramananda Das Na época q Srila Prabhupada estava presente, ninguém usava outra tilaka q não fosse gopichand, q eu saiba. O mesmo se dá em toda Gaudiya Math.
Devotos iniciados devem usar a tilaka dada pelo guru no momento q recebe diksha. Se tem dúvidas quanto a isso pergunte a seu próprio diksha guru na ISKCON se vc pode usar essa tilaka q está usando. Se vc faz algo q não é permitido pelo seu guru, significa q está especulando o processo e não está sob a guia (anugatya) do guru-parampara.
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 · Responder · 1 ano(s)
Ramananda Das
Ramananda Das Não seguimos o parivar de Bhaktivinoda e sim as suas concepções filosóficas. Seguimos o parivar de diksha de Srila Gaurakishora das Babaji Maharaj, q por sua vez tb é Nityananda parivar, tal como Srila Bhaktivinoda. No entanto, Srila Bhaktissidhanta Prabhupada instituiu a tilaka com folha de tulasi e o uso de gopichand entre seus seguidores.
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 · Responder · 1 ano(s)
Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Na época de Srila Prabhupada devoto(a)s usavam barro do Radha Kunda para Tilaka. Tem fotos. Na Iskcon, os Gurus permitem que seus discípulos usem Gopicandana e barro do Radha Kunda. Se você não sabe, pergunte.
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 · Responder · 1 ano(s)
Ramananda Das
Ramananda Das Eu nunca vi uma foto de Srila Prabhupada usando tilaka do Radha Kunda. Se houver gostaria de ver e me retratar.
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 · Responder · 1 ano(s)
Ramananda Das
Ramananda Das De qualquer forma o formato da tilaka é o de tulasi.
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 · Responder · 1 ano(s)
Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Prabhupada usava Gopicandana. Mas não se importava se alguns discípulos usassem barro do Radha Kunda. Temos que compreender que Srila Prabhupada inaugurou um movimento Universal. Um movimento onde cabem todas as Lilas de Krsna (não só Goloka, mas também Vaikuntha), onde cabem todas as Rasas (não só Madhurya).
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 · Responder · 1 ano(s)
Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa O formato da Tilaka é Tulasi, Bamboo, Neem, Tamala, Banyan, etc. Se seguissemos um Diksa Parampara, então sim, haveria rigidez no formato da Tilaka. Mas seguimos um Siksa Parampara. Onde diferentes membros tem diferentes Tilakas.
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Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa E não só Aindra Prabhu. Muitos outros.
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 · Responder · 1 ano(s)
Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa "Acyutananda: Eles também usam o Radha-kunda mati, tilaka.
Prabhupada: Não há mal algum, mas eles devem entender o que é o Radha-kunda e como lidar com o Radha-kunda. Raghunatha dasa Gosvami mostrou como viver no Radha-kunda"

Também do Pancaratra Pradipa - GBC Press
Material para Tilaka
"O Padma Purana cita Yamaraja dizendo que gopi-candana e terra da base de uma planta de tulasi são os melhores materiais para fazer tilaka. Se nenhum destes estiver disponível, diz o Padma Purana, pode-se usar a terra do topo de uma montanha, a margem de um rio, uma lagoa, da base de uma árvore bilva, a beira-mar, um formigueiro, ou especialmente locais sagrados de peregrinação como Sri Rangam, Venkata-giri, Kurma-ksetra, Varaha-ksetra, Narasimha-tirtha, Dvaraka ou Prayaga. Seguindo os passos do Senhor Caitanya, pode-se também usar barro do Radha-kunda em Vrndavana para fazer tilaka."
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 · Responder · 1 ano(s)
Ramananda Das
Ramananda Das "Se nenhum desses tiver disponível..."
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 · Responder · 1 ano(s)
Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Se nenhum destes... Quais? Terra de Tulasi (que é escura) ou Gopicandana. Pode escolher. E mesmo que estes estejam disponíveis, pode usar qualquer um dos materiais citados acima para por Tilaka.
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Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Sem nenhum problema.
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 · Responder · 1 ano(s)
Livorno Botelho
Livorno Botelho Haribol!
Prabhuji Ramananda Das, Prabhuji Prahladesa Dasa, por favor aceitem as minhas humildes e sinceras reverência!
Vosso diálogo muito me favoreceu, obrigado por tanta lucidez! Sri Krishna é desconcertante, Ele parece contraditório, na verdade Ele é Inconcebível! Ele é a harmonia dos paradoxos! Ele o Objetivo de todas as almas sinceras! Ninguém é capaz de entender Sri Krishna, mas, Ele sempre dar a compreensão precisa, na hora adequada ao devoto honesto. Ele, sempre mantém todo conhecimento adquirido com esforço, pelo Seu devoto. Nada é perdido!
"Ele sempre preserva o que tens, e lhe dará o que for preciso" Sradha é superior a Fé! É uma confiança inabalável no Senhor Supremo Bhagavan Krishna. A ISKCON NÃO é só uma instituição, é de fato o serviço devocional de uma alma pura, Srila Prabhupada.
E é nosso dever proteger ao máximo. Haribol!
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 · Responder · 1 ano(s)
Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Again. Nosso Parampara não é Diksa, mas Siksa Parampara. Bhaktivinoda usa uma Tilaka. Narottama usa outra. Jiva Gosvami usa outra, etc, etc
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 · Responder · 1 ano(s)
Maria Albertina Maurer Betina
Maria Albertina Maurer Betina Eu uso uma bem branca que eu trouxe da Índia. Amo.
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 · Responder · 1 ano(s)
Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Nosso Parampara não começou com Srila Bhaktisiddhanta.
Jiva Gosvami, Narottama, Bhaktivinoda. Todos tem Tilakas diferentes. Como estamos acostumados a ver pinturas de todos eles com Gopicandana e folha de Tulasi, pensamos que todos usam esta Tilaka. Mas não é assim. Todos tem Tilakas diferentes.
De facto, em muitas coisas, Srila Prabhupada, para implementar um Movimento mundial abrangente, não adoptou as normas da Gaudiya Matha.
Por exemplo, Srila Bhaktisiddhanta ainda enfatizou Madhurya Manjari Bhava como o humor dos Gaudiyas. Srila Prabhupada não. Num Movimento mundial abrangente, todas as Rasas e Lilas são permitidas. Na Iskcon, Guru e discípulo nem precisam ter o mesmo humor e Rasa.
Srila Bhaktisiddhanta estabeleceu que na Gaudiya Matha seria Gopicandana com formato de Tulasi. Srila Prabhupada não. Pode ser Gopicandana, barro do Radha Kunda, etc.
Se um devoto(a) na Iskcon se sente atraído por Vaikuntha e Narasimha Avatara e quer passar Tilaka com terra de um Narasimha-tirtha. Nenhum problema.
Se um devoto(a) na Iskcon se sente atraído por Vrndavana e Radha Krsna e quer passar Tilaka com barro do Radha Kunda. Nenhum problema.
Again, temos que compreender que Srila Prabhupada inaugurou um movimento Universal. Um movimento onde cabem todas as Lilas de Krsna (não só Goloka, mas também Vaikuntha), onde cabem todas as Rasas (não só Madhurya).
Na Iskcon não existe a rigidez de que Guru e discípulo estejam na mesma Rasa e que todos os seus membros usem só um material e forma para Tilaka.
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 · Responder · 1 ano(s) · Editado(s)
Ronaldo Franco
Ronaldo Franco O que significa “sair da iskcon”?
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Riso
 · Responder · 1 ano(s)
Ramananda Das
Ramananda Das Ronaldo Franco deixar a instituição. Se vc for iniciado por um guru fora da ISKCON.
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 · Responder · 1 ano(s)
Visvajit Das
Visvajit Das Na iskcon uma vez que se entra, nunca mas se pode sair!
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 · Responder · 1 ano(s)
Ramananda Das
Ramananda Das Visvajit Das Marcelo Fala isso pro ISKCON Governing Body Commission (GBC) e CGB da ISKCON. Quero ver eles deixarem algum pregador que não seja da ISKCON dar aula em seus templos.
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 · Responder · 1 ano(s)
Visvajit Das
Visvajit Das Sim Ramananda Das Prabhuji, mas acredito que os devotos aqui não estão opinando “institucionalmente”, nem eu. 😊🙏
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 · Responder · 1 ano(s)
Ramananda Das
Ramananda Das Já deixei bem claro aqui q me refiro a ISKCON GBC e não a ISKCON transcendental fundada por Srila Prabhupada. Estou falando aqui no sentido estrito de uma instituição q tem como lei o seguinte exposto a abaixo:
" 8.2.1 Lealdade à ISKCON e à Srila Prab…Ver mais
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Leis da Sociedade Internacional ISKCON
GUARDIOES.COM
Leis da Sociedade…
Leis da Sociedade Internacional ISKCON
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 · Responder · 1 ano(s)
Visvajit Das
Visvajit Das É instituições tem suas regras, isso é algo normal. Mas quem quer falar de ISKCON GBC é você meu caro. Na linha desta conversa não está especificado “ISKCON-GBC” (acho que é para evitar polemicas, entende?) De todos modos, acredito, que estamos tranquilos pois como dizem por ali “Só a ISKCON salva!” 😉
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 · Responder · 1 ano(s) · Editado(s)
Ramananda Das
Ramananda Das Visvajit Das Marcelo Minha pergunta foi em relação a instituição e deixei isso bem claro aqui. Ficar querendo tirar uma com a minha cara perguntando o q seria "deixar a ISKCON" e dando risada sobre isso só mostra o comportamento infantil de vcs.
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 · Responder · 1 ano(s)
Ramananda Das
Ramananda Das [Se seguissemos um Diksa Parampara, então sim, haveria rigidez no formato da Tilaka. Mas seguimos um Siksa Parampara. Onde diferentes membros tem diferentes Tilakas.]
Bhagavad-parampara incluiu ambos diksha e siksha-parampara. É dado proeminencia em siksha-parampara sim, mas isso não quer dizer q não exista diksha no Bhagavad-Parampara. Isso é claramente ilustrado por Srila Narayana Goswami Maharaj em seu livro "Five Essential Essays".
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 · Responder · 1 ano(s)
Visvajit Das
Visvajit Das Ramananda Das Meu querido Prabhu, eu gosto de você, mesmo discordando em alguns pontos tenho um sentimento amoroso por todos os vaishnavas, é que acho que todos somos velhos por aqui, o tempo nos faz brincalhões. Da minha parte sempre com respeito (outra forma sublime de amor). Se te ofendi peço desculpas. É uma brincadeira apenas. Um pouco de humor. Dāsa-anudāsa Vd.
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 · Responder · 1 ano(s) · Editado(s)
Livorno Botelho
Livorno Botelho Haribol!
Nada nesse mundo me é mais agradável do que Krishna-katha!…Ver mais
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Madhukari Radhika Devi Dasi
Madhukari Radhika Devi Dasi Visvajit Das Marcelo tipo seita maluca? 😂
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Prahlādeśa Dāsa
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Livorno Botelho
Livorno Botelho O senhor não tá mais na ISKCON?
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 · Responder · 2 ano(s)
Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Estou.
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Livorno Botelho
Livorno Botelho Eu te amo! Haribol!
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Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Jaya Śrī Rādhe !!!
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Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे
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Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa, Kṛṣṇa Kṛṣṇa, Hare Hare/ Hare Rāma, Hare Rāma, Rāma Rāma, Hare Hare
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Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Lavaṅga-mañjarī, Rūpa-mañjarī, Rati-mañjarī, Guṇa-mañjarī, Rāga-mañjarī, Vilāsa-mañjarī, Mañjulālī-mañjarī, Kastūrī-mañjarī Kī Jaya !!!
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 · Responder · 2 ano(s)
Shirley Jakubowicz
Shirley Jakubowicz Amo os colares feito da argila do Radhākunda
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Denise Katzwinkel Jorge
Denise Katzwinkel Jorge
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Adoro
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Maria Albertina Maurer Betina
Maria Albertina Maurer Betina
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 · Responder · 1 ano(s)
Lucio Valera
Lucio Valera Apesar da amplitude das tradições do Vaishnavismo Gaudiya, inclusive com formas diferentes de tilakas, existe um ponto em comum entre todas elas. Elas todas baseiam se em um dos cinco princípios mais importante do serviço devocional, que é bhakta-saṅga, “associação com devotos”, também chamado de sadhu-saṅga.
No Bhakti-rasamṛta-sindhu, Rūpa Gosvāmī define esse princípio da seguinte forma: “associar-se a devotos com a mesma disposição, afetuosos e mais avançados” (BRS, 1.2.91). A associação com devotos é essencial para que a nossa fé básica (śraddha) em Deus possa evoluir até amadurecer no estágio de Amor puro e incondicional por Krishna (bhava e prema).
Śrīla Prabhupada, no Srimad-Bhāgavatam, falando sobre a importância da associação com devotos, ele a estabelece como o próprio princípio fundante e determinante da ISKCON. Ele afirma que: “O transcendental serviço devocional não pode ser completo e não pode ser saboreado sem a companhia de devotos. Por isso, estabelecemos a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna. Qualquer pessoa que esteja tentando separar-se desta Sociedade para a Consciência de Krishna e ainda assim ocupar-se em consciência de Kṛṣṇa está vivendo em grande alucinação, pois isto não é possível. ... a menos que estejamos associados com os devotos, nosso serviço devocional não amadurece: não se distingue das atividades materiais” (ŚB, 4.9.11, Significa-do).
Dessa forma, o valor da associação dos devotos é que ela permite tomarmos abrigo do mestre espiritual (guru-padāśraya. Bhakti Rasamrta Sindhu, 1.2.74), receber iniciação e instruções dele (śrī-kṛṣṇa-dīkṣādi-śikṣa. Bhakti Rasamrta Sindhu, 1.2.74 e o servi-lo com plena fé confiança (viśrambheṇa guroḥ sevā. Bhakti Rasamrta Sindhu, 1.2.74).
O serviço ao guru, dessa forma se apresenta como a coisa mais importante na vida espiritual. Os diferentes gurus por sua vez estão servindo ao seu próprio guru. Tal serviço sempre se manifesta social e institucionalmente. Portanto, o discípulo deve servir ao seu guru na instituição ou saṅga dele.
Nós, como seguidores e discípulos (diksa ou siksa) de Śrīla Prabhupada, consideramos que a ISKCON é a personificação da inteligência de Śrīla Prabhupada em servir a seu próprio guru e a Missão de Śrī Caitanya Mahaprabhu, que é o Movimento Hare Krishna.
Contudo, nos dias de hoje, não mais podemos identificar o Movimento Hare Krishna apenas com a ISKCON, pois já se apresenta no Brasil várias outras iniciativas ou missões de pregação do Vaiṣṇavismo gauḍīya, com outros mestres espirituais, que se identificam e seguem os mesmos princípios filosóficos e teológicos da ISKCON.
Mas, ainda assim, essas missões diferem da ISKCON em como cumprir a mesma missão. Os diferentes mestres espirituais que são Ācāryas (líderes espirituais e/ou institucionais) dessas outras instituições ou missões podem apresentar diferença, na aplicação de regras (vaidhis) e em dar orientação espirituais (śikṣa), das instruções dadas por Śrīla Prabhupada.
Sem desconsiderar o valor da associação desses virtuosos vaishnavas e prestar-lhes o respeito, que é devido a todos os vaishnavas, principalmente aos diferentes mestres espirituais e sadhus, o devoto deve estar bem abrigado em seu próprio guru, e na sua família espiritual.
Esse abrigo, sendo feito da forma correta, em uma atitude de humildade e respeito ao outros, nos trará o fruto desejável de nossas práticas espirituais, tais como Sankirtana, o cantar do Santos Nomes, a adoração das Deidades, o ouvir constante de Krishna Katha e a santificação de nossa existência. Isso, certamente irá nos dar satisfação espiritual e saciar a nossa necessidade de conhecimento e realizações místicas. Dessa forma, não surgirá dúvidas e equívocos espirituais.
Contudo, se formos buscar associação e instruções fora da nossa família, da nossa instituição, em decorrência dessas dúvidas e carências, poderemos receber instruções divergentes das apresentadas pelo nosso mestre espiritual e por Śrīla Prabhupada e ficarmos confusos.
Nesse caso, poderá acontecer que essas instruções, mesmo que válidas em outros contextos, venham a minar nossa fé em nosso guru, no processo espiritual, gerando crises em nossa vida espiritual.
Portanto, em uma atitude ecumênica de diálogo e respeito com os outros membros da missão maior de Śrī Caitanya Mahaprabhu, devemos nos abrigar no serviço e disciplina apresentados particularmente pelo nosso mestre espiritual. Isso nos manterá seguros em nossa jornada progressiva de volta para casa, de volta ao Supremo.
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Livorno Botelho
Livorno Botelho Prabhuji, fantástico! Sua maturidade sobre este tópico tá excelente! Haribol!
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Prahlādeśa Dāsa
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Maria Albertina Maurer Betina
Maria Albertina Maurer Betina
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Prahlādeśa Dāsa
Prahlādeśa Dāsa Este é o COMENTÁRIO FINAL para este post.
Agradeço a todos pela participação. Alguns comentários sem propósito foram DELETADOS.
Qualquer comentário a partir daqui será DELETADO.
Muito obrigado.
1 - Na Iskcon PODE-SE usar terra de Tulasi (que é NEGRA, ESCURA), PODE-SE usar Gopicandana, PODE-SE usar barro do Radha Kunda e VÁRIOS outros materiais para por Tilaka, dependendo do HUMOR do devoto(a). O que não pode é querer impor que uma é melhor que a outra. Ou que é mais avançado por usar uma e não a outra.
Na Gaudiya Matha somente é permitido Gopicandana.
PONTO FINAL.
2 - É claro que diferentes líderes de diferentes Instituições não dão aula nestas diferentes Instituições. E está muito bem assim.
Pois os diferentes líderes destas diferentes Instituições Vaisnava Gaudiya são muito cautelosos em que não haja mistura de processos.
Por exemplo, líderes da Iskcon não querem que temas de Raganuga Bhakti e Jiva Tattva sejam explicados de certa forma como o são na Gaudiya Matha e nos Parivaras e devemos respeitar isso.
Líderes da Iskcon e Gaudiya Matha não querem que Sidha Pranali Diksa seja introduzido nas suas práticas e devemos respeitar isso (em relação a Siddha Pranali na Gaudiya Matha, isso é de forma bem restrita e somente alguns poucos elementos do Ekadasa Bhava).
Da mesma forma, líderes dos Parivaras tradicionais não querem que isto seja retirado de suas práticas e devemos respeitar isso. Etc, etc e etc.
E assim, podemos participar activa e simultaneamente em todas estas Instituições. Desde que sejamos muito respeitosos com o humor de cada uma delas.
O problema começa, todo problema começa quando entramos na "viagem" de querer "unificar" todas.
São diferentes e ainda bem que são diferentes.
Quando eu estou num Templo da Iskcon, eu respeito o humor da Iskcon. Não fico toda hora insistindo: "Ah, mas na Gaudiya Matha é diferente, nos Parivaras tradicionais do Radha Kunda é diferente."
Quando estou num Templo da Gaudiya Matha, eu respeito o humor da Gaudiya Matha. Não fico toda hora insistindo: "Ah, mas na Iskcon é diferente, nos Parivaras tradicionais do Radha Kunda é diferente."
Quando estou nos Parivaras tradicionais do Radha Kunda, eu respeito o humor dos Parivaras tradicionais do Radha Kunda. Não fico toda hora insistindo: "Ah, mas na Iskcon é diferente, na Gaudiya Matha é diferente."
Acredito que Srila Prabhupada não fosse contra os devoto(a)s associarem-se com Vaisnavas de outras linhas. O que acredito é que ele era contra, por conta desta associação, haver uma "mistura" de humores e práticas.
E sem dúvida, qualquer líder ou qualquer Instituição devem ser imediatamente REJEITADOS se "proíbem" a associação com quem quer que seja.
NENHUM Sastra diz que os Siksa Gurus devem ser partes de uma mesma Instituição.
Obviamente, apenas devoto(a)s maduros e experientes serão capazes de associarem-se em diferentes Instituições e humores sem que haja nenhuma crise, tanto individual como colectiva. E POR ISSO a advertência do GBC, para PROTEGER devoto(a)s novinhos sem experiência e que poderiam ficar confusos.
3 - Claro que existe Diksa no Bhagavata-Parampara. Mas são diferentes linhas de Diksa. E por isso DIFERENTES TILAKAS. Srila Jiva Gosvami tem uma Tilaka, Srila Narottama tem outra Tilaka, Srila Bhaktivinoda tem outra Tilaka, etc, etc, etc ....
4 - "ideias equivocadas sobre a Gaudiya Sampradaya querendo misturar os ensinamentos de Srila Prabhupada com ensinamentos de Babajis antagônicos a Srila Bhaktissidhanta Prabhupada."
Em relação a sucessão discipular (Siksa Parampara) criada por Srila Bhaktisiddhanta, obviamente os Parivaras tracionais não estão de acordo, MAS isso não significa que, por exemplo, o Mahanta Radha Kunda Pandita Sri Ananta Dasa Babaji Maharaja não tivesse apreço pela missão de Srila Prabhupada. Ao contrário, ele apreciava e admirava e inclusive elogiava ao dizer: "O Svami (Srila Prabhupada) faz um grande serviço por propagar as glórias do Santo Nome e as glórias do Radha Kunda."
Então não há problema de um convívio saudável, apesar das diferenças ... quando há boa vontade.
Se algum devoto(a) aqui não consegue participar activamente e simultaneamente em todas as diferentes Instituições Vaisnavas Gaudiya e vê nisto um conflito, o que posso fazer? Eu participo em todas e não encontro nenhum conflito. Mas somente porque respeito os DIFERENTES HUMORES de cada uma destas Instituições.
Houve um santo em Vrndavana que conhecia profundamente todas as diferentes linhagens, Paramparas, Sampradayas, Instituições.
Era capaz de aprofundar qualquer tema filosófico de uma determinada linhagem, seguindo os padrões desta mesma linhagem, sem nunca entrar em conflito com as demais.
Era muito respeitado e consultado por todos (Y) ;)
Mais uma vez. Qualquer comentário a partir daqui será DELETADO.
Muito obrigado.
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Livorno Botelho
Livorno Botelho Estou em êxtase com sua lucidez! Obrigado Prabhuji por sua humildade e sinceridade com os Vaisnavas! Haribol!

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