हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

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domingo, 29 de março de 2020

Karma e Devotos

O Sastra que corrobora Krsna como o administrador do Karma dos devotos é o Śrī brahma-saṁhitā 5.54:

yas tv indragopam athavendram aho sva-karma-
bandhānurūpa-phala-bhājanam ātanoti 
karmāṇi nirdahati kintu ca bhakti-bhājāṁ 
govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi

"Adoro Govinda, o Senhor primordial, que queima até as raízes todas as actividades fruitivas daqueles que estão imbuídos de devoção e ordena imparcialmente a todos aqueles que andam no caminho da acção o devido desfrute dos frutos de suas actividades, de acordo com a cadeia de suas obras realizadas anteriormente, desde o inseto minúsculo que leva o nome de Indragopa até Indra, o rei dos Devas."

karmāṇi nirdahati kintu ca bhakti-bhājāṁ

karmāṇi — as actividades fruitivas e suas reacções; nirdahati — destrói (administra); kintu — mas; ca — também; bhakti-bhājām — das pessoas ocupadas em serviço devocional

Krsna administra (destrói gradualmente, de bhajana kriya até prema) o Karma dos devotos e ordena imparcialmente o desfrute dos frutos das acções (boas ou más) dos "não-devotos".

Krsna começa a queimar o karma do devoto logo no inicio do serviço devocional em bhajana kriya

quanto mais a pessoa tiver bhakti menor será a reacção karmica

corta um dedo, era para ter perdido a mão

no caso de um devoto em prema que fica doente, ou sofre um acidente, etc. isto é tudo arranjo de krsna.

no caso de um devoto em prema, não é karma. é arranjo de krsna.

pois, o karma ajuda a ficar humilde

Srila Visvanatha explica a erradicação dos Anarthas que surgem de Aparadha, de bom e mau karma e de Bhakti.

Os que surgem de Aparadha não são erradicados nem mesmo em Prema, mas só com a associação directa do Senhor.

Bhaktyuttha - Anarthas que surgem de Bhakti são:

Labha - desfrutar das facilidades materiais que Bhakti oferece.

Puja - desejo de adoração pessoal.

Pratistha - desejo de fama pessoal.

Isto tudo gera karma

Qual é a diferença entre karma aparadha e anarthas?

aparadha - ofensa

anartha - contaminação indesejada

karma - acção e reacção executadas com desejo pessoal. (toda acção (e reacção) executada para krsna é akarma)

por exemplo. aparadha incorre em karma que produz como consequencia um anartha.

sim, os anarthas são reacções kármicas

e assim temos, aparadha (acção karmica) que como consequencia produz um anartha (reacção karmica)

Então se acontece de um devoto estar em coma, poderá ouvir e cantar o Santo Nome?

Cantar, definitivamente não.

Ouvir, isto vai depender da lesão que levou ao coma e se tal lesão comprometeu ou não o órgão auditivo. Poderá ouvir ou não.

Claro, é sempre favorável cantar o Santo Nome para o benefício de alguém nesta situação.

Mas o ponto não é este. O ponto é que devido a reacção Karmica  (administrada por Krsna), tal devoto está nesta situação comatosa.

Devotos não estão livres da Lei do Karma. O Karma é administrado por Krsna. Mas a reacção está lá.

E devemos ser muito cuidadosos em não acumular mais Karma.

Qualquer actividade que fizermos, se for para o prazer de Krsna, é Akarma.

Mas, qualquer actividade, mesmo em serviço "devocional", se for para o nosso prazer, gerará novamente Karma.

Ventilador e banho do elefante.

o exemplo é dado do ventilador (ventoinha)

se desligamos o ventilador, ele irá parar aos poucos (a reacção karmica irá diminuindo ao longo das etapas de bhakti). Mas se ligarmos o ventilador outra vez ... mesmo sendo devotos. Volta o Karma.

Outro exemplo é do elefante:

The elephant may take a very nice bath in the river, but as soon as it comes onto the bank, it throws dirt all over its body. What, then, is the value of its bathing?
Nectar of Instruction 1, Purport

Parīkṣit Mahārāja compared atonement to an elephant's bathing. The elephant may take a very nice bath in the river, but as soon as it comes onto the bank, it throws dirt all over its body. What, then, is the value of its bathing?
Nectar of Instruction 1, Purport


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