Memorização de Versos
COMO APRENDER VERSOS – DRAVIDA DASA
1. Estude o guia de pronúncia sânscrita ao fim do Gita. Aprenda como todas as letras são pronunciadas, e o que são as consoantes e vogais curtas ou leves e longas ou pesadas;
2. Leia a tradução do verso e se familiarize com ele;
3. Estude o significado palavra-por- palavra da primeira linha do verso;
4. Determine a métrica da primeira linha do verso (mais sobre métrica abaixo);
5. Cante a primeira linha do verso repetidamente até memorizá-la, mantendo o significado de cada palavra em mente.
6. Proceda para a segunda linha, então para a terceira e complete o verso.
MÉTRICA SÂNSCRITA
A métrica de um verso é o fluir rítmico das sílabas curtas e longas que compõem cada linha. Uma sílaba curta é pronunciada com metade da duração de uma sílaba longa (como um oitavo de nota em oposição a um quarto de nota em música).
1. Uma sílaba é uma combinação de letras com um som vocálico;
2. Uma sílaba leve é aquela com uma vogal curta seguida por menos de duas consoantes;
3. Uma sílaba longa é aquela com uma vogal longa ou com uma vogal curta seguida por duas ou mais consoantes;
4. Ignore hífens e espaços entre as palavras e concentre-se no fluir das sílabas;
5. Consoantes aspiradas (ph, gh, jh, etc.) contam como uma consoante;
6. Tão logo haja um anusvara (à) ou um visarga (ù), a sílaba anterior é longa.
7. A última sílaba de cada linha é quase sempre longa, independente de outras considerações.
As informações acima são resumidas no Guia de Pronúncia Sânscrita da seguinte maneira: Não há acentuação forte de sílabas em sânscrito, ou pausa entre as palavras em uma linha, apenas o fluir de sílabas curtas e longas. Uma sílaba longa é aquela cuja vogal seja longa (a, ai, au, e, é, o, è, u) ou cuja vogal curta seja seguida por mais de uma consoante ou anusvara (à) ou visarga (ù). Consoantes aspiradas (consoantes seguidas por um h) contam como uma única consoante.
POR QUE E COMO APRENDER VERSOS – ROHININANDANA DASA
POR QUÊ?
Para nos ajudar a ver sastra-caksusa, através dos olhos das escrituras.
Fixando-nos na Transcendência. (Bg. 2.55)
Absorvendo nossa mente sempre na consciência de Krsna. (Bg. 6.30)
Controlando a agitada mente. (Bg. 17.16)
Ajudando-nos a discriminar apropriadamente. (Bg. 16.24)
Ajudando-nos em momentos de necessidade. (Bg. 2.14, 5.22, 8.15-16; SB 1.15.28-30)
Mesmo que acabemos em um corpo animal. (SB 8.3.1)
Para nos ajudar a falar como autoridades. (Bg. 17.15)
Assim como um a advogado cita leis da constituição e precedentes legais para convincentemente defender seu caso, devemos ser capazes de citar fluentemente os sruti- e smrti-sastras para defendermos o caso de Krsna.
Para silenciar a oposição. Srila Prabhupada às vezes derrotava a filosofia Mayavada citando uma linha de um verso (como o Bg. 9.14) ou mesmo uma palavra (como o "ca" do Bg. 13.3).
Para transmitir respeito e comunicar como uma autoridade. Assim como a presença de um policial transmite poder, autoridade e conhecimento da lei, um pregador "armado com versos" é confiante, respeitado e pronto para a ação.
Para aprimorar a qualidade da nossa apresentação.
Citar e aplicar peritamente versos é a base de uma boa apresentação. (Como, por exemplo, a aula de Prabhupada sobre o SB 3.25.8 dada em 8 de novembro de 1974 em Bombaim)
Ajudando a manter o interessa da audiência.
Ajudando a fazer a nossa apresentação mais colorida.
Ajudando-nos com idéias que apóiem, projetem e expandam o nosso tema.
Ajudando-nos a assimilar verdadeiramente o significado de um verso e a aprofundar nossa consciência de Krsna.
Para refrear a tendência a especular.
"Um devoto é tão cuidadoso quanto um não devoto é especulativo". (SB 4.24.59 sig.)
Protegendo-nos de conduta caprichosa e autodestrutiva. (Bg. 16.23)
Mantendo nossos passos exatamente atrás dos passos dos acaryas anteriores, como Raghunatha dasa Gosvami, cuja adesão aos princípios sastricos era "exatamente como as linhas em uma pedra" (CC Antya 6.309), e como Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, que era famoso como rupanuga-viruddhapa siddhanta dhvanta-harine, possuidor de nenhuma tolerância para com algum ensinamento desviante, mesmo que minusculamente desviante, dos ensinamentos de Srila Rupa Gosvami.
"Filosofia sem religião (dharma-sastra) é especulação mental". (Bg. 3.3 sig.)
Para ajudar a ISKCON de Prabhupada, um ramo da árvore de Caitanya, a se estabelecer e se perpetuar como uma cultura espiritual autêntica.
Uma cultura é estabelecida, antes de qualquer coisa, por sua língua e pela profundidade de seu pensamento.
Além de nossos livros, temos também que ter "Bhagavatas dos livros", que saibam os livros "pelo avesso", "de trás para frente", "de cabeça para baixo" e vivam suas vidas de acordo. (Veja também pariprasnena, Bg. 4.34 sig.)
Para adorarmos Krsna com a nossa inteligência. (Bg. 18.70)
Para nos ajudar a lembrarmos e amarmos o Senhor Krsna.
Que é conhecido como "Uttama-sloka". (SB 1.5.22, 2.3.17)
Imergindo-nos nas descrições das maravilhosas atividades de Krsna. (exemplo, SB 10.26.x, 10.90.x)
Imergindo-nos em belos versos falados pelo Senhor. (exemplo, Bhagavad-gita)
Para aprendermos a orar recitando as orações oferecidas pelos grandes devotos (exemplo, SB 4.24.74, 4.30.3, 7.9.18)
Para nos purificarmos da contaminação material.
Associando-nos com o som espiritual – não diferente de Krsna e de Seus devotos puros. (SB 1.5.38, 1.3.40, Bg. 15.15)
Lembrando do Senhor 24 horas por dia. (smartavyah satatam visnum)
Para nos preparar para o momento da morte. (Bg. 8.5-6, SB 2.1.6, 8.3.25)
Srila Prabhupada quer que o façamos. (Vide abaixo "Srila Prabhupada sobre a Aprendizagem de Versos")
COMO?
Tente aprender o verso diário do Srimad-Bhagavatam enquanto ele está sendo recitado
Tente aprender o significado de algumas das palavras sânscritas quando o significado em português está sendo recitado a fim de aumentar seu vocabulário sânscrito.
Escute cuidadosamente durante a aula quando o palestrante citar um verso para aprender pronúncia e o contexto de aplicação do mesmo.
Regularmente escute ou assista aulas de Srila Prabhupada atentando para quando e como Sua Divina Graça cita versos.
Regularmente revise os versos que você já sabe para mantê-los prontos para uso.
Tente aprender versos em um horário regular todo dia. Assim como o corpo se fortalece quando alimentado regularmente, a recitação regular de versos fortalece o espírito.
Se você encontra dificuldade em decorar versos sozinho, pode ser mais fácil com outro devoto.
Lembre-se, uma vez que Krsna é a fonte da memória, temos ilimitada capacidade para lembrar versos!
Tente entrar no significado de um verso e permita que ele mude sua vida.
Pense em um tópico e então imediatamente pense em versos relacionados ao tópico.
Quando você cruzar com um verso que você gostaria de saber melhor ou decorar, tome nota dele, recite-o algumas vezes e pense em diferentes contextos nos quais ele poderia ser aplicado.
Aprenda poucos versos profundamente ao invés de muitos vagamente.
Aprenda a tradução palavra-por- palavra de modo que, enquanto recita o verso, você possa claramente visualizar o significado dele em sua mente.
Pratique citar a parte relevante do verso ao invés de percorrer suas palavras e linhas para chegar à parte que você quer citar.
Quando citar um verso, faça-o lenta e claramente e pense sobre ele ao invés de falá-lo rapidamente enquanto pensa sobre o próximo ponto que irá apresentar.
Tente tornar a recitação de versos e a reflexão sobre os mesmos parte de seu estilo de vida.
COMO RETER VERSOS – SURESVARA DASA
Como Rohininandana Prabhu aponta, temos que regularmente revisar os versos que aprendemos para os mantermos prontos para uso. Mas há outra coisa que podemos fazer para reter versos, e isso é conectá-los aos nossos sentimentos.
Quando jovem brahmacari na década de 70; pela misericórdia de Prabhupada, pude memorizar todos os 700 versos do Gita. Durante os seis anos que precisei para fazer isso, eu tinha um sistema para aprender novos versos enquanto regularmente revisava aqueles já aprendidos. Eu era organizado e regulado, mas o que fez os versos ficarem foi como eu vivia com eles.
Quando eu começava a aprender um novo verso, eu o escrevia em um cartão – o sânscrito, o significado das palavras e a tradução. Após estudar o verso, eu o colocava no bolso da minha camisa e tornava aquele verso meu lema, minha palavra de ordem, minha filosofia de vida. O que quer que acontecesse comigo, eu relacionava ao meu novo verso até que eu o soubesse de cor. Você sabe bem um verso quando você pode se lembrar dele independente do momento e independente do humor em que você está. Isso geralmente levava três dias para mim.
Durante esses três dias ou mais, muita coisa acontecia, muitíssimos pensamentos e sentimentos. Mas o verso sempre estava lá para mim. Eu pertencia ao verso, e o verso pertencia a mim. Eu estava me encontrando com o meu amigo mais querido, o Senhor Krsna, no som sagrado.
No Néctar da Devoção, no capítulo "Técnicas para Ouvir e Lembrar" sob o título de "Esperando a Misericórdia do Senhor", Srila Prabhupada cita um famoso verso do Srimad-Bhagavatam, 10.14.8: "Meu querido Senhor, qualquer um que esteja constantemente aguardando que vossa misericórdia sem causa lhe seja outorgada, e que segue sofrendo as ações resultantes de seus maus atos passados e oferecendo-Vos respeitosas reverências do âmago de seu coração, é certamente elegível para se tornar liberado, pois isso se tornou seu pedido legítimo". Após citar esse verso, Prabhupada comenta que tal verso do Bhagavatam "deveria ser o guia de todos os devotos".
Eis o que os meus versos do Gita se tornaram para mim: meu guia e meus amigos mais queridos. Eles são Krsna em som. Eterno Ele é, cônscio Ele é, mas, em última instância, Ele é senciente ("O Absoluto é senciente..."), capaz dos sentimentos mais profundos e duradouros – perpétuos. Igualmente, com o que quer que tenhamos fortes sentimentos, facilmente nos lembramos de tal coisa. E quando conectamos nossos sentimentos aos de Krsna, como Ele Se expressa através do sastra, a experiência desses sentimentos, chamados bhakti-rasa, por fim "se transformam em eternidade". (NDD Prefácio)
SRILA PRABHUPADA SOBRE A APRENDIZAGEM DE VERSOS
Assim, leiam o Bhagavatam, pronunciem os versos muito bem. Portanto, estamos repetindo. Escutem as gravações e tentem repetir. Simplesmente por cantarem o mantra, vocês serão purificados. Simplesmente por cantarem. Mesmo que não entendam uma única palavra dele; simplesmente se vocês cantarem, essa vibração tem grande poder.
[SB 1.2.17]. Se você simplesmente cantar e vibrar esse verso, esses versos, esses slokas... Aquele que está cantando esse verso, e aquele que está ouvindo esse verso, ele está se tornando piedoso automaticamente. Piedoso. Para se tornar piedoso, o indivíduo tem que se esforçar muito – fazer isso, fazer aquilo –, mas se você simplesmente ouve estes versos do Srimad-Bhagavatam, Bhagavad-gita. ..
Portanto, como um princípio estrito; em todo templo, deve haver aula para ouvir e cantar. Sem ouvir e cantar, tornar-se líder é impossível. Você pode, você pode se tornar líder no mundo material, mas não no mundo espiritual.. .
[SB 7.5.23]. Smarana significa lembrar. Se você canta e ouve, então a lembrança virá automaticamente. Então você será ocupado em adorar Seus pés de lótus. Arcanam. Então você se ocupará em arcanam, a adoração no templo; vandanam, oferenda de orações; dasyam, você se ocupará como servo; sakhyam, você se tornará amigo de Krsna; atma-nivedanam, e renderá tudo a Krsna. Este é o processo.
Assim, todo e cada verso vocês devem cantar muito perfeitamente, muito bem, devem meditar nele. Esse é o processo de progresso, de avanço na vida espiritual. Devemos ter todos esses versos de cor, e cantar, e oferecer orações ao Senhor, vandanam. Vandanam. Eles se destinam a esse propósito.
– Srimad-Bhagavatam 1.8.22, Los Angeles, 14 de abril de 1972
Tradução de Bhagavan dasa (DvS)
Citações de Srila Prabhupada para as 12 Metas do Estudo Sastrico Sistêmico
1. Conhecimento (Memorização e Lembrança)
“Antigamente, as pessoas tinham a memória tão afiada que, tendo ouvido uma vez do mestre espiritual, elas lembrariam... isso se chama sruti... Simplesmente por ouvirem, compreenderão tudo. Jamais esquecerão... A não ser que vocês memorizem todas as conclusões do Srimad-Bhagavatam, Bhagavad-gita, vocês não podem falar”. – C.C. Adi 16.44, Significado
“O processo é que você deve memorizar os significados dos meus livros e então falá-los com suas próprias palavras. Não adultere nem mude nada. Então você será o professor perfeito”. – Carta a Janajanmadhih, Bombaim, 15 de novembro de 1975
2. Compreensão
“Os pontos do Bhagavad-gita, embora sejam simples e completos, podem ser compreendidos a partir de ilimitados ângulos de visão. A nossa filosofia, portanto, não é árida, como a especulação mental. A função apropriada do cérebro e da atividade psicológica é compreender tudo através da perspectiva ou do ponto de vista de Krsna. Não há limite para tal compreensão porque Krsna é ilimitado, e pode-se dizer que o devoto que conhece Krsna conhece tudo [Bg. Cap. 15].
Contudo, o processo filosófico nunca para, e o devoto continua a aumentar seu conhecimento, muito embora ele saiba tudo”. – Carta a Caturbhuj, Bombaim, 1972
“Ela não é aceita cegamente, esta consciência de Krsna. Com considerável deliberação, tomamos a decisão”. – Aula do Bhagavad-gita 7.1-3, Ahmedabad, 14 de dezembro de 1972
3. Aplicação Pessoal
“Ter simplesmente a compreensão teórica não funcionará. Jnana vijnana. Esse conhecimento teórico é bom, mas também deve haver aplicação prática. Então ele permanecerá”. – Palestra em Nellore, 4 de janeiro de 1976
“Eles estavam praticando a fim de nos ensinar... Simplesmente ensinar não funcionará. Temos que praticar também... Simplesmente citar versos como um papagaio será de pouco benefício. É preciso aplicá-los, jnanam vijnana-sahitam. Jnana significa conhecer, e vijnana significa aplicar esse conhecimento na vida prática. Jnanam vijnana-sahitam. Assim temos que saber vijnana, como aplicar na prática esse conhecimento. Isso foi ensinado pelos Gosvamis”. – Aula do Néctar da Devoção, Bombaim, 1973
4. Aplicação em Pregação
“Este é o meu programa. Assim, não devemos simplesmente publicar esses livros para serem lidos por pessoas de fora, senão que os nossos estudantes devem ser bem versados em todos os nossos livros de modo que possamos estar preparados para derrotar todos os grupos opositores no que diz respeito à auto-realização”. – Carta a Hamsaduta, Los Angeles, 3 de dezembro de 1968
“Com essas provas [bhakti-sastra, bhakti-vaibhava, etc.], quero encorajar todos os meus discípulos a aprenderem muito cuidadosamente esta filosofia da Consciência de Krsna, porque serão necessários muitos pregadores para levar esta mensagem a todos os cantos da Terra”. – Carta a Mahapurusa, Los Angeles, 7 de fevereiro de 1969
5. Fé e Convicção
“Você está experimentando algumas dúvidas... Para livrar-se dessas coisas o melhor remédio é vocês discutirem regularmente entre si em aulas todos os nossos livros. Então, essas dúvidas serão mortas. Sem ler os livros, ela se torna vulgar, e tais idéias odiosas nos perturbam. Nossos pensamentos estão sempre mudando; essa é a natureza da mente.
Portanto, você não pode esperar nem mesmo que grandes pessoas santas estejam livres de pensamentos, indo e vindo. Mas depois de pensar, há sentir e desejar – sendo que desejar é o estágio em que se coloca os pensamentos em ação. Assim, se formos capazes de empregar a nossa inteligência, então destruímos os pensamentos antes que eles se tornem manifestos em atividade. Como somos muitíssimo inclinados a desfrutar ininteligentemente; temos, portanto, que diariamente afiar a nossa faculdade intelectual lendo e discutindo e pregando para outros”. – Carta a Satyabhama, Mayapur, 1972
“Qualquer que seja o caso, temos que ter fé na palavra de Krsna. Quando compramos uma passagem na Pan American ou na Air India, temos fé de que a companhia irá nos levar ao nosso destino. A fé é criada porque a companhia é autorizada. A nossa fé não deve ser cega; portanto, devemos aceitar que ela é reconhecida”. – Aula do Bhagavad-gita 8.21-22, Nova Iorque, 19 de novembro de 1966
“Jnana vijnana astikyam, astikya significa “plena fé nos sastra e em Deus”. Isso se chama astikyam. Se você tem plena fé nas escrituras reveladas, então você é astikyam. Porque você não pode manufaturar o seu Deus, ou uma assim chamada encarnação de Deus. Não. Você tem que ter pleno conhecimento de Deus através da autoridade das escrituras reveladas”. – Aula do Srimad-Bhagavatam 1.16.20, Havaí, 16 de janeiro de 1974
6. Autoridade
“O que Krsna disse cinqüenta milhões de anos atrás, ou cinco mil anos atrás, também está correto hoje. Isso é sastra. Não que: ‘Tanto anos se passaram e agora se tornou velho. Agora, reformemos e coloquemos de um jeito novo’. Não. Você pode colocar a mesma coisa de jeito novo, mas você não pode mudar o princípio”. – Aula do Srimad-Bhagavatam 5.6.8, Vrndavana, 30 de novembro de 1976
“Mas a fé não deve ser cega. A fé cega é inútil. Agora já discutimos que a pessoa deve ir ao mestre espiritual com rendição, indagação e serviço – três coisas. Antes de tudo, para adquirir conhecimento, temos que encontrar a pessoa apropriada, e, se formos afortunados o bastante para isso, então a primeira coisa é nos rendermos. E, depois disso, há perguntas. A pessoa deve ser muito inteligente para apresentar perguntas ao mestre espiritual. Sem perguntas, você não pode fazer progresso. Assim, a fé cega jamais é necessária, tampouco as perguntas devem ser em uma disposição de desafio... Perguntas e respostas devem ser apenas para compreender. E devem ser acompanhadas de serviço. Tal é a disposição correta”. – Aula do Bhagavad-gita 4.39-5.3, Nova Iorque, 24 de agosto de 1966
7. Aplicação Teológica
“O Bhagavad-gita é falado pelo Senhor de sorte que a sociedade humana possa ser perfeitamente organizada de todos os ângulos de visão: politicamente, socialmente, economicamente, filosoficamente e religiosamente. De qualquer ponto de vista, a sociedade humana pode ser reformada pelo movimento da consciência de Krsna”. – C.C. Mad. 19.167
“Tampouco é possível que todos têm de se tornar brahmanas. Não é algo assim tão fácil. Mas uma classe de brahmanas deve ser mantida [...] para dar conselho aos ksatriyas”. – Convenção em Hyderabad, 22 de agosto de 1976
8. Julgamento
“Vocês têm que analisar que ‘Antes de tudo, sou predominado pelos meus sentidos. Meu corpo significa meus sentidos. Mas os sentidos são inúteis a não ser que haja a mente’. Indriyehyah param manah. Se a sua mente não está em ordem, seus sentidos não podem agir. Portanto, a mente é superior aos sentidos, e a mente não pode agir se você não tem inteligência. Assim, manasas tu para buddhih. E, se você pode ir além da inteligência, então você pode descobrir sobre a alma. Isso, portanto, requer estudo. Isso requer educação. A educação está lá. Os livros estão lá. Os professores estão lá”. – Aula do Srimad-Bhagavatam 2.3.20, Bombaim, 1977
“Embora Krsna aconselhe Arjuna: ‘Mate-o’, Arjuna não gostou disso... Isso é consciência. Muito embora haja o dever, temos que ver qual será o efeito desse dever. Nada deve ser feito cegamente. Essa é a natureza do devoto”. – Aula o Srimad-Bhagavatam 1.7.40
9. Humor e Missão
“A pessoa, portanto, deve evitar observar um devoto puro externamente, senão que deve tentar ver as características internas e compreender como ele está ocupado no serviço amoroso transcendental do Senhor. Deste modo, pode-se evitar ver o devoto puro a partir de um ponto de vista material”. – Néctar da Instrução, Texto 6, Significado
“Assim como a Suprema Personalidade de Deus desce a esta Terra para restabelecer os princípios da religião; o Seu representante, o mestre espiritual, também vem restabelecer os princípios religiosos. É dever dos discípulos encarregarem-se da missão do mestre espiritual e executá-la apropriadamente”. – Srimad-Bhagavatam 4.28.50, Significado
“Tudo é pleno de sentido e lógica, e a troca de visões entre o mestre e o discípulo é possível somente quando a recepção é submissa e real. No Caitanya-Caritamrta, é dito que a pessoa deve receber o ensinamento do Senhor Caitanya com intelecto e sentidos plenos de forma que possa compreender de maneira lógica a grande missão”. – Palestra, Bombaim, 24 de março de 1977
“Em conclusão, se um discípulo é muito sério quanto a executar a missão do mestre espiritual, ele imediatamente se associa com a Suprema Personalidade de Deus através de vani ou vapu. Esse é o único segredo para o sucesso de ver a Suprema Personalidade de Deus. Se, ao invés de ansiar por ver o Senhor em algum arbusto de Vrndavana enquanto, ao mesmo tempo, ocupa-se em gratificação sensorial, a pessoa adere ao princípio de seguir as palavras do mestre espiritual, ela verá o Senhor Supremo sem dificuldade”. – Srimad-Bhagavatam 4.28.51, Significado
10. Integridade Acadêmica e Moral
“Para aprender o conhecimento Védico, o indivíduo deve se aproximar de alguém que esteja cem por cento ocupado em serviço devocional. Ele não deve fazer coisas que sejam proibidas nos sastras. Uma pessoa não pode ser professor caso beba ou fume. No sistema moderno de educação, a qualificação acadêmica do professor é levada em consideração sem análise de sua vida moral. Por conta disso, o resultado da educação é o amplamente variado mau uso da inteligência elevada”. – Srimad-Bhagavatam 1.9.26, Significado
“Alguém está utilizando erroneamente as palavras ‘so ‘ham’ e ‘aham brahmasmi’ e está concluindo que ‘Eu sou o Supremo’. Mas isso não é correto. Essas são palavras Védicas, mas ‘so ‘ham’ não significa ‘Eu sou Deus’. ‘So ‘ham’ significa ‘Também sou da mesma qualidade’.” – Srimad-Bhagavatam 5.25.1, Significado
“Mas os ocidentais são muito peritos em interpretar erroneamente até mesmo sua própria Bíblia. Dizemos que, se você interpreta qualquer sastra, seja a Bíblia ou o Bhagavad-gita, então não é mais sastra, mas simplesmente seu brinquedinho”. – Caminhada Matinal, 2 de abril de 1973
“Assim, do contrário, nossos líderes políticos estão interpretando erroneamente o sastra e tentando moldá-lo ao estilo materialista de vida”. – Darsana, Hrsikesh, 9 de maio de 1977
11. Responsabilidade para com o Aprendizado
“Todos os devotos conectados com este movimento da consciência de Krsna devem ler todos os livros que foram traduzidos (o Caitanya-Caritamrta, o Srimad-Bhagavatam, o Bhagavad-gita e outros); do contrário, após algum tempo, eles irão simplesmente comer, dormir e cair de sua posição. Assim, perderão a oportunidade de obter uma vida eterna e bem-aventurada de prazer transcendental”. – C.C. Mad. 25.278, Significado
“O Bhagavad-gita ou o Srimad-Bhagavatam ou qualquer coisa onde os tópicos da Suprema Personalidade de Deus são discutidos – se você sente que isso é interessante, quer dizer que você está se livrando da icterícia desta doença material. Sim. Esse é o teste. Se você não se sente interessado, então você deve entender que a icterícia da doença material ainda está presente. Assim, este é o teste. Quanto mais você sente o krsna-katha, os tópicos sobre Krsna, como saborosos, mais você sabe que está se livrando da icterícia da doença material”. – Aula do C.C. Mad. 21.13-49, Nova Iorque, 1967
“O chefe de família deve estudar os Vedas todos os dias”. – Srimad-Bhagavatam 11.17, Resumo do Capítulo
12. Sastra-Caksusa
“Temos que concluir que a vida espiritual e material são diferentes ângulos de visão. Se enfatizamos a vida material, o estilo de vida materialista, então não é possível ter realização espiritual ou emancipação espiritual”. – Aula do Bhagavad-gita 2.59-69, Nova Iorque, 29 de abril de 1966
“Realização pessoal não significa que a pessoa deve, por vaidade, tentar mostrar seu próprio aprendizado tentando superar o acarya antecessor. Ele deve confiar plenamente no acarya anterior, e, ao mesmo tempo, deve realizar o assunto tão bem que possa apresentá-lo nas circunstâncias particulares de um modo adequado.
O propósito original do texto deve ser mantido. Nenhum significado obscuro ou deturpado deve ser extraído dele, mas ele deve ser apresentado de modo a ser compreendido pela audiência. Isso se chama realização”. – Srimad-Bhagavatam 1.4.1, Significado
“Similarmente, aqueles que são verdadeiramente sérios quanto a compreenderem Deus não devem se ater unicamente a uma escritura em particular. Eles devem ler todas as outras contendo informação sobre Deus. Nós, por exemplo, às vezes citamos a Bíblia”. – Caminhada Matinal, 21 de junho de 1974, Alemanha
“Sastra-caksus. Quando a consciência dapessoa se torna completamente purificada, a pessoa pode perceber a Verdade Absoluta com todos os seus próprios sentidos espiritualizados”. – SB 11.3.37, Significado
Tradução de Bhagavan dasa (DvS)