- It is told that after meals, we have to rest 15 minutes and then walk at least one hundred steps. Otherwise there will be indigestion.
- After meals we have to rinse mouth, gargle and spit 12 times.
- Before eating every hand full of food, we have to say “Rādhe-Śyāma, Rādhe-Śyāma !!!"
Quando dizemos Radhe Syama para cada bocado de comida, isto significa que estamos a lembrar que esta Prasadam é Yugala Prasadam. A Prasadam do Casal Divino.
Os Vaisnavas Gaudiya oferecem Bhoga assim:
1 - primeiro pedem permissão para Guru Manjari
2 - depois oferecem Bhoga para Krsna
3 - depois que Krsna toma o alimento, a Sua Prasadam é oferecida a Radha
4 - depois que Ela toma a Prasadam de Krsna, a Prasadam vira Yugala Prasadam e é tomada pelas Manjaris (Rupa, Lavanga, etc)
5 - depois, nós como Manjaris também tomamos Yugala Prasadam
Quando afirmamos que Prasadam não é diferente de Radha Krsna, não significa que a Prasadam "é" Radha Krsna. Mas que o alimento foi espiritualizado por ser tocado por Eles. Certo?
Em relação a se um devoto(a) ofensivo oferece Bhoga, este alimento vira Prasadam ou não?
Bem, de facto não é o devoto(a) que oferece, mas quem oferece é o Guru. O devoto(a) é somente um instrumento. E assim, é Srila Prabhupada que oferece a Bhoga (no caso de seguidores de Srila Prabhupada). Nesse sentido podemos afirmar que a Bhoga vira Prasadam. Assim espero. Isto é tudo muito subjetivo.
Krsna é igual a Sua energia, mas também diferente dela.
A Prasadam não é diferente de Krsna porque é Sua misericórdia (Prasadam).
E a misericórdia de Krsna não é diferente dEle mesmo. Ambos dão Krsna-prema. São iguais, mas são diferentes. Um é Krsna e a outra é a misericórdia de Krsna.
E assim, não "comemos" Krsna e nem Sua misericórdia (Prasadam).
Nós não comemos Prasadam. Nós honramos Prasadam, que é a misericórdia (Prasadam) de Krsna.
Claro, o ideal é que seja um devoto(a) elevado a oferecer Bhoga.
Vamos lá ver. Existem graus de ofensa. Sim, um devoto(a) altamente ofensivo (e aqui isto refere-se a ofensa mais grave que é Vaisnava Aparadha). Ok, nesse caso seria mesmo difícil que o Guru representasse tal Aparadhi. Mas se forem ofensas menores de Seva Aparadha penso que o Guru representaria.
Além disso, o que algumas Instituições consideram ofensivo, outras não consideram.
"Guru is nondifferent from Kṛṣṇa." (Srila Prabhupada)
"Spiritual master, should be considered nondifferent from Kṛṣṇa." (Srila Prabhupada)
Viu, o Guru não é diferente de Krsna. A Prasadam não é diferente de Krsna ...... não são diferentes, MAS SÃO diferentes.
O Guru é Krsna, claro que é, no sentido que é o servo mais confidencial de Krsna.
A Prasadam é Krsna, claro que é, no sentido que é a misericórdia (Prasadam) de Krsna