Śrīmad Bhāgavatam 10.33.39
vikrīḍitaḿ vraja-vadhūbhir idaḿ ca viṣṇoḥ
śraddhānvito 'nuśṛṇuyād atha varṇayed yaḥ
bhaktiḿ parāḿ bhagavati pratilabhya kāmaḿ
hṛd-rogam āśv apahinoty acireṇa dhīraḥ
vikrīḍitam — os passatempos; vraja-vadhūbhiḥ — com as jovens de Vrndavana;
śraddhā-anvitaḥ — COM MUITA FÉ; anuśṛṇuyāt — OUVE;
kāmam — luxúria material; hṛt — no coração; rogam — a doença; aśu — rapidamente; apahinoti — elimina; acireṇa — sem demora; dhīraḥ — torna-se sóbrio.
TRADUÇÃO
"Qualquer pessoa que fielmente ouça ou descreva os passatempos lúdicos do Senhor com as jovens Gopis de Vrndavana atingirá o serviço devocional puro ao Senhor. Assim, esta pessoa rapidamente tornar-se-á sóbria e conquistrá a luxúria, a doença do coração."
SIGNIFICADO
"O extraordinário poder dos passatempos conjugais do Senhor Krsna é claramente revelado aqui. Qualitativamente, os passatempos amorosos espirituais do Senhor são diametralmente o oposto dos assuntos materiais luxuriosos, tanto assim que, simplesmente por ouvir sobre estes passatempos do Senhor um devoto conquista o desejo sexual. Ao ler literatura pornográfica ou ouvir sobre o romance material, nós certamente não conquistamos o desejo sexual, mas sim aumentamos o nosso desejo. Mas ouvir ou ler sobre assuntos conjugais do Senhor tem exatamente o efeito oposto, porque eles são de natureza oposta, sendo puramente espirituais. Portanto, é pela misericórdia sem causa do Senhor Krsna que Ele exibe Sua Rasa Lila dentro deste mundo. Se nos apegarmos a esta narração, iremos experimentar o êxtase do amor espiritual e, portanto, rejeitaremos o reflexo pervertido deste amor, que é chamado de luxúria. Como muito bem colocado pelo Senhor Krsna no Bhagavad Gita (2.59), param dṛṣṭvā nivartate: "Uma vez tendo experimentado directamente o Supremo, a pessoa não retorna aos prazeres materiais."
Assim, terminam os significados dos humildes servos de Sua Divina Graça A.C Bhaktivedanta Swami Prabhupada para o Décimo Canto, trigésimo terceiro capítulo, do Srimad Bhagavatam, intitulado "A dança da Rasa".
Estas são as etapas no caminho progressivo de Bhakti:
1-Sraddha
2-Sadhu Sanga
3-Bhajana Kriya
4-Anartha Nivritti
5-Nistha
6-Ruchi
7-Asakti
8-Bhava
9-Prema
De Sraddha até a etapa de Anartha Nivritti é Ajata Ruci Raganuga Sadhana.
A partir da etapa de Nistha é Jata Ruci Raganuga Sadhana.
A idéia de que somente depois de alcançar Bhava ou Prema é que podemos absorvermo-nos nos passatempos do Senhor é errado. Na verdade é Sastra Ninda. É uma ofensa ao próprio Bhagavatam e as palavras de Sukadeva Goswami.
De facto, para desparecerem os Anarthas é imprescindível ouvir os passatempos do Senhor como a Sua Rasa Lila.
É uma poderossísima forma de Sadhana. A medicina é Rasa Katha, Lila Katha ouvida do Sastra, Guru e Sadhus. Estes passatempos doces e maravilhosos do Senhor (em Santa, Dasya, Vatsalya, Sakhya e Madhurya) irão acabar com a aridez de nosso coração.
Se mesmo depois de passar pelos 9 primeiros cantos do Bhagavatam e estudar profundamente todos os Tattvas: Srsti Tattva, Bhagavan Tattva, Jiva Tattva, etc, alguém ainda não compreende que os passatempos de Krsna com os Seus devoto(a)s são COMPLETAMENTE espirituais, alguém mesmo muito degradado, com tendências muito animalescas, então que leia os passatempos da matança de diferentes demônios que representam diferentes Anarthas no coração. Não precisa voltar ao 1º canto. Fica em Vraja Lila, mas com os passatempos da matança de demônios.
Sankacuda queria desfrutar das Gopis de Krsna. É o demônio que representa a lascívia. Pralambasura representa o falso ego.
E assim diferentes demônios que representam diferentes Anarthas (17). Ainda continua em Vraja Lila, mas absorve-se nos passatempos da matança de demônios que representam diferentes Anarthas no coração. ISTO, para pessoas mesmo muito degradadas.
Mas como é possível que depois de estudar e passar pelos 9 cantos do Bhagavatam não se purifique? Como é possível que leia a descrição da Rasa Lila como uma novela ordinária? Na verdade estuda-se os diferentes Tattvas exactamente para entrar em Lila. Como é possível que depois de ler o Bhagavad Gita e todos os 9 primeiros cantos do Bhagavatam faça isto?
É porque estava a dormir nas aulas do Srimad Bhagavatam e do Bhagavad Gita
"Rasa Lila de Krsna não deve ser discutida em uma reunião pública. Isto é mais confidencial. O Senhor Caitanya Mahaprabhu nunca discutiu. Ele discutiu os passatempos de Krsna, Sua Lila com as Gopis, com Seu círculo confidencial, muito confidencial ...." (Los Angeles, 15 nov 1968)
Aqui Prabhupada explica que para aqueles que não conhecem nada acerca de Krsna. Para aqueles que estão a aproximar-se pela primeira vez, numa reunião pública não é aconselhável.
MAS para aqueles que ainda tem Anarthas e são devotos e que já leram meticulosamente os 9 primeiros cantos do Bhagavatam e Bhagavad Gita é aconselhável absorver-se nos passatempos do Senhor.
Prabhupada confirma:
"... mesmo aqueles que tem Anarthas, dúvidas, se eles são devotos, se eles têm rendição completa a Kṛṣṇa, então eles também vão se beneficiar (por ouvir Lila Katha)." (Los Angeles, 15 nov 1968)
Carta para: Hayagriva
Los Angeles
08 de novembro de 1968
"... A adoração à Deidade deve continuar a ser feita por todos. Outro segredo do sucesso é que quando alguém esta sexualmente muito perturbado, deve pensar nos passatempos do Senhor Krsna com as Gopis, e com isto irá esquecer o seu desejo sexual. Pensar nos passatempos de Krsna com as Gopis, mas não tentar imitar."
Esperando que estejam bem,
Seu sempre bem-querente,
A. C. Bhaktivedanta Swami
Então se alguém aqui não aceita que os passatempos de Krsna com Seus devotos são completamente espirituais, por favor esqueça este post.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
“Embora a rasa-lila represente o que há de mais elevado em termos de amor transcendental dentro da tradição Vaisnava, ela é surpreendentemente relevante às praticas básicas na vida devocional de um iniciante.
Por exemplo, o maha-mantra – o mundialmente famoso mantra sagrado constituído de trinta e duas sílabas Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare – é a reencenação da dança da rasa. Como eu trago em meu livro, ‘O padrão de movimento de oito pares de nomes femininos [Hare] e masculinos [Krsna e Rama] de Deus podem ser observados no mantra. [...] Quando praticantes recitam o mantra repetidas vezes, os nomes divinos formam um padrão de som e movimento que reproduzem a troca amorosa que acontece entre os dançarinos masculinos e femininos na dança da Rasa [as várias vaqueiras com os vários Krsnas multiplicados]’ . Em seguida trago que ‘o mantra começa e termina com nomes femininos, prendendo os nomes masculinos da mesma forma que as Gopis cercam Krsna em uma roda no início da dança da Rasa." (Garuda Dasa)
Srimad-Bhagavatam 10.33.16
"Desta forma, o Senhor Krsna, o original Senhor Narayana, mestre da deusa da fortuna, obteve prazer na companhia das jovens de Vraja, abraçando-as, acariciando-as e olhando-as carinhosamente ao mesmo tempo que mostrava Seus amplos e bricalhões sorrisos. Era como se uma criança estivesse brincando com seu próprio reflexo. "
SIGNIFICADO
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura comenta da seguinte forma este verso:.. "o Senhor Krsna sozinho é a Suprema Verdade Absoluta, e Suas potências são ilimitadas. Todas estas potências, tomando formas pessoais, ocupam o Senhor Krsna em Seus passatempos. Assim como a manifestação opulenta da Sua potência transcedental suprema manifesta todas as incontáveis potências do Senhor, da mesma forma, na dança da Rasa Krsna manifestou-Se muitas vezes, tantas quanto as várias potências representadas pelas Gopis. Tudo é Krsna, mas pelo Seu desejo Sua energia interna Yogamaya manifestou as Gopis. Quando Sua potência interna Yogamaya produz estes passatempos para o aprimoramento de Suas emoções transcendentais, é apenas como um menino brincando com o seu próprio reflexo. Mas desde que estes passatempos são criados por Sua potência espiritual, eles são eternos e auto-manifestos".
De salientar que a idade com que Krsna executa Seus passatempos eternos diários (Asta Kaliya Lila que incluem a Dança da Rasa) en Vraja é de aproximadamente 16 anos de idade.