Antes de mais gostaria de parabenizar Sriman Mahesvara Caitanya Prabhu pelo excelente artigo "O QUE TODO HARE KRISHNA DEVERIA SABER SOBRE O CRISTIANISMO" e também o artigo "Lactovegetarianismo: Aspectos Filosóficos, Científicos e Religiosos".
Enquanto nós somente falamos na teoria, Sriman Mahesvara Caitanya actua na prática ao interagir com diferentes linhas religiosas, e tem feito um excelente trabalho nesse sentido como Secretário de Assuntos Inter-Religiosos da Fundação Bhaktivedanta.
Sriman Bhaktisiddhanta Prabhu afirma:
"É, portanto, imprópria a crítica de uma tradição quando fundada sobre as convicções de outra tradição."
Num certo sentido sim. Mas existe um tradição que é comum a todas as vertentes religiosas. E que é a tradição mais antiga, anterior a todas as religiões Abrahamicas. Ou o seguir dos quatro pilares da religião - veracidade, limpeza, austeridade e misericórdia. E é com base nesta tradição que Srila Prabhupada constantemente critica a tradição Cristã de apoiar a matança de animais.
Existe e podem existir diferentes vertentes religiosas com diferenças várias nos rituais, etc. Mas todas devem estar unificadas nos quatro pilares da religião, para serem consideradas religião. Veracidade, limpeza, austeridade e misericórdia.
Ao lermos o diálogo a seguir de Srila Prabhupada poderíamos considerar que ele está a criticar a tradição Cristã fundado nas convicções da sua tradição Gaudiya Vaisanava?
Não !!!
Obviamente que não. Srila Prabhupada está a criticar com base numa tradição comum a todos que é desrespeitada pela liderança desvirtuada da Cristandade moderna.
"Se os cristãos querem amar a Deus, eles devem parar de matar animais." (Srila Prabhupada)
Conversa em 1974 com o monje beneditino Padre Emmanuel Jungclaussen do Mosteiro de Niederalteich em Frankfurt - Alemanha.
Padre Emmanuel: Posso fazer uma pergunta? Nós, cristãos, também pregamos o amor a Deus, e tentamos compreender o amor a Deus e prestar-Lhe serviço com todo o nosso coração e toda a nossa alma. Agora, qual é a diferença entre o seu movimento e o nosso? Por que você envia seus discípulos para os paises do Ocidente para pregar o amor a Deus, quando o evangelho de Jesus Cristo esta propondo a mesma mensagem?
Srila Prabhupada: O problema é que os cristãos não seguem o mandamentos de Deus. Você concorda?
Padre Emmanuel: Sim, em grande medida, o senhor está certo.
Srila Prabhupada: Então, qual é o significado do amor que os cristãos têm para Deus? Se você não segue as ordens de Deus, então onde está o seu amor?
Por isso temos vindo a ensinar o que significa amar a Deus: se você ama a Deus, você não pode desobedecer às Suas ordens. E se você é desobediente,o amor não é verdadeiro.
Em todo o mundo, as pessoas não amam a Deus, mas seus cães. O movimento da consciência de Krsna, é necessário pois ensina as pessoas a reviver seu amor esquecido por Deus. Não só os cristãos, mas também os hindus, os maometanos e todos os outros são culpados. Eles têm carimbado "cristão", "hindu", ou "maometano", mas eles não obedecem a Deus. Esse é o problema.
Visitante: O senhor poderia dizer de que maneira os cristãos são desobedientes?
Srila Prabhupada: Sim. O primeiro ponto é que eles violam o mandamento "não matarás", por manter matadouros. Você concorda que este mandamento está sendo violado?
Padre Emmanuel: Pessoalmente, eu concordo.
Srila Prabhupada: Ótimo. Portanto, se os cristãos querem amar a Deus, eles devem parar de matar animais.
Padre Emmanuel: Mas este não é o ponto mais importante -
Srila Prabhupada: Se você perder um ponto, há um erro no seu cálculo. Independentemente do que você adicionar ou subtrair depois disso, o erro já está no cálculo, e tudo o que se segue também esta com defeito. Nós não podemos simplesmente aceitar parte da escritura que gostamos, e rejeitar o que não gostamos, e ainda esperar receber o resultado.
Por exemplo, uma galinha põe ovos com sua parte traseira e come com seu bico.
Um agricultor pode considerar, "A parte da frente da galinha é muito cara porque eu tenho que alimentá-la. É melhor cortá-la." Mas se a cabeça está ausente não haverão mais ovos, porque o corpo está morto.
Da mesma forma, se rejeitamos a parte mais difícil das escrituras e obedecer a parte que nós gostamos, tal interpretação não nos ajudará. Temos que aceitar todos os preceitos das escrituras que nos são dadas, não só aqueles que nos convêm. Se você não seguir a ordem em primeiro lugar, "Você não deve matar", então qual é a questão do amor de Deus?
Visitante: Os cristãos consideram este mandamento a ser aplicável a humanos, seres humanos, não animais.
Srila Prabhupada: Isso significaria que Cristo não era inteligente o suficiente usar a palavra certa: assassinato. Há matar e há assassinar.
Assassinato refere-se aos seres humanos. Você acha que Jesus não era inteligente o suficiente para usar a palavra certa - homicídio - em vez da palavra morte?
Matar significa qualquer tipo de matança e, especialmente, a matança de animais. Se
Jesus referia-se simplesmente a matança de seres humanos, ele teria usado a palavra assassinato.
Padre Emmanuel: Mas no Velho Testamento o mandamento "Não matarás" se refere ao assassinato. E quando Jesus disse: " Você não deve matar", ele estendeu este mandamento no sentido de que um ser humano deve não só abster-se de matar outro ser humano, mas deve também tratar-lo com amor. Ele nunca falou sobre a relação do homem com a vida de outros entidades, mas apenas sobre sua relação com outros seres humanos. Quando ele disse: "Não matarás", ele também se referia ao sentido mental e emocional - que não se deve insultar ninguém ou machucá-lo, tratar mal, e assim por diante.
Srila Prabhupada: Não estamos preocupados com este ou aquele testamento, mas apenas com as palavras usadas nos mandamentos. Se você quiser interpretar estas palavras, é outra coisa. Entendemos o significado direto.
"Não matarás" significa, "O cristão não deve matar." Você pode propor interpretações a fim de manter o atual modo de acção, mas nós entendemos claramente que não há necessidade de interpretação. A interpretação é necessária quando as coisas não estão claras. Mas
aqui o significado é claro. "Não matarás" é uma instrução clara.
Por que devemos interpretá-la?
Padre Emmanuel: Não é comer plantas também matar?
Srila Prabhupada: A filosofia Vaisnava ensina que não devemos até mesmo matar as plantas desnecessariamente.
No Bhagavad-Gita (9.26) Krsna diz:
patram puspam phalam toyam
yo me bhaktya prayacchati
tad aham bhakty upahrtam-
asnami prayatatmanah
"Se alguém me oferecer com amor e devoção uma folha, uma flor, uma fruta, ou um pouco de água, Eu aceitarei."
Oferecemos a Krsna apenas o tipo de alimento que Ele exige, e depois comemos os restos. Se a oferta de comida vegetariana para Krsna fosse pecaminoso, então este seria um pecado de Krsna, não o nosso. Mas Deus é apapa viddha - reações pecaminosas não são aplicáveis à Ele. Ele é como o sol, que é tão poderoso que pode purificar até mesmo urina - algo impossível para nós fazermos. Krsna também é como um rei, que pode condenar um assassino a ser enforcado, mas que está além da punição porque Ele é muito poderoso. Comer alimentos oferecidos primeiramente ao Senhor é algo como um soldado que mata durante a guerra. Em uma guerra, quando o comandante manda um homem para o ataque, o soldado obediente que mata o inimigo receberá uma medalha. Mas, se o mesmo soldado matar alguém por si mesmo, ele será punido. Da mesma forma, quando comemos apenas prasada [os restos do alimento oferecido a Krsna], nós não cometemos nenhum pecado. Isto é confirmado no Bhagavad-Gita (3.13):
yajna-sistasinah santo
mucyante sarva-kilbisaih
bhunjate te tv agham papa
ye pacanty atma karanat-
"Os devotos do Senhor são liberados de todos os tipos de pecados porque comem comida que é oferecida pela primeira vez para o sacrifício. Outros, que preparam alimentos para gozo dos sentidos, na verdade comem apenas pecado. "
Padre Emmanuel: Krsna não pode dar permissão para comer animais?
Srila Prabhupada: Sim - no reino animal. Mas o ser humano sendo civilizado, o ser humano religioso, não deve para matar e comer animais.
Se você parar de matar animais e cantar o santo nome de Cristo, tudo será perfeito. Eu não vim para lhe ensinar, mas apenas para pedir-lhe por favor cante o nome de Deus. A Bíblia também exige isso de você. Assim vamos gentilmente cooperar neste canto, e se você tem um preconceito contra cantar o nome de Krsna, então cante "Christos" ou "Krsta" - não há diferença. Sri Caitanya disse: Namnam akari bahudha nija-sarva saktih.
"Deus tem milhões e milhões de nomes, e porque não há diferença entre o nome de Deus e Ele mesmo, cada um desses nomes tem a mesma potência que Deus. "Portanto, mesmo se você aceitar denominações como "hindu", "cristão", ou "maometano", se você simplesmente cantar o nome de Deus encontrado em suas próprias escrituras, você irá alcançar a plataforma espiritual. A vida humana é destinada a auto-realização - para aprender a amar a Deus. Essa é a beleza real do homem. Se você cumprir com essa obrigação como hindu, cristão ou maometano, isso não importa - mas cumpra-o!
Padre Emmanuel: Eu concordo.
Srila Prabhupada [apontando para uma Japa Mala de 108 contas para meditação]: Nós sempre temos essas contas, assim como você tem seu rosário. Você está cantando,
mas por que outros cristãos também não cantam? Por que eles deveriam perder esta oportunidade como seres humanos? Cães e gatos não podem cantar, mas nós podemos,
porque temos uma língua humana. Se cantamos os santos nomes de Deus, nós não perdemos nada, pelo contrário, ganhamos muito. Meus discípulos praticam cantar Hare Krsna constantemente. Eles podem também ir ao cinema, ou fazer muitas outras coisas, mas eles deixaram tudo isto.
Eles não comem peixe, nem carne nem ovos, não bebem bebidas alcoólicas, não fumam, eles não participam dos jogos de azar, eles não especulam, e eles não mantêm relações sexuais ilícitas. Mas eles cantam o santo nome de Deus. Se você gostasse de colaborar conosco, então, vá para as igrejas e cante, "Cristo", "Krsta", ou "Krsna".
Qual poderia ser a objeção?
Padre Emmanuel: Não há. Pela minha parte, eu ficaria feliz em participar com vocês.
Srila Prabhupada: Não, estamos falando com você como um representante da igreja cristã. Em vez de manter as igrejas fechadas, porque não dá-las a nós? Gostaríamos de cantar o santo nome de Deus 24 horas por dia. Em muitos lugares, nós compramos igrejas que foram
praticamente fechadas porque ninguém ia lá. Em Londres eu vi centenas de igrejas que estavam fechadas ou usadas para finalidades mundanas. Nós compramos uma de tais igrejas em Los Angeles. Foi vendida porque ninguém ia lá, mas se você visitar essa mesma igreja hoje, você vai ver milhares de pessoas. Qualquer pessoa inteligente pode entender o que é Deus em cinco minutos e não requer cinco horas.
Padre Emmanuel: Eu entendo.
Srila Prabhupada: Mas as pessoas não o fazem. Sua doença é que eles não querem entender.
Visitante: Eu acho que a compreensão de Deus não é uma questão de inteligência, mas uma questão de humildade.
Srila Prabhupada: Humildade significa inteligência. Os mansos e humildes herdam o reino de Deus. Isto é afirmado na Bíblia, não é? Mas a filosofia dos patifes é que todo mundo é Deus, e hoje esta idéia tornou-se popular. Portanto, ninguém é manso e humilde. Se todos
pensam que são Deus, porque ele deveria ser humilde e manso? Portanto, eu ensino meus discípulos como se tornar manso e humilde. Eles sempre oferecem suas respeitosas reverências no templo e ao mestre espiritual, e desta maneira eles avançam. As qualidades de humildade e mansidão nos levam rapidamente à realização espiritual. Nas escrituras védicas é dito: "Para aqueles que têm fé firme em Deus e no mestre espiritual, que é Seu representante, o significado das escrituras Védicas é revelada."
...Acho que os sacerdotes cristãos devem cooperar com o Movimento da Consciência de Krsna. Eles devem cantar o nome de Cristo ou Christos e deve parar com a apologia ao abate dos animais. Este programa segue os ensinamentos da Bíblia, não é minha filosofia.
Por favor, actuem em conformidade e você vai ver como a situação mundial vai mudar.
Padre Emmanuel: Agradeço-lhe muito.
3 - Em um retiro monástico, perto de Paris, em julho de 1973, Srila Prabhupada conversou com o Cardeal Jean Daniélou: "... a Bíblia não diz simplesmente:
"Não mate o ser humano". Ela diz que em geral, "Não matarás"... Por que o senhor interpreta isso de acordo com sua própria conveniência? "
Srila Prabhupada: Jesus Cristo disse: "Não matarás". Então, porque é que o povo cristão está matando animais?
Cardeal Daniélou: Certamente, no cristianismo, é proibido matar, mas acreditamos que há uma diferença entre a vida de um ser humano e à vida dos animais. A vida de um ser humano é sagrada porque o homem é feito à imagem de Deus, portanto, matar um ser humano é proibido.
Srila Prabhupada: Mas a Bíblia não diz simplesmente: "Não matar o ser humano". Diz amplamente, "Não matarás".
Cardeal Daniélou: Acreditamos que só a vida humana é sagrada.
Srila Prabhupada: Esta é a sua interpretação. O mandamento é: "Não matarás."
Cardeal Daniélou: É necessário o homem matar os animais, a fim de ter o que comer.
Srila Prabhupada: Não. O homem pode comer cereais, legumes, frutas e leite.
Cardeal Daniélou: Nenhuma carne?
Srila Prabhupada: Não. Os seres humanos só servem para consumir comida vegetariana. O tigre não vem comer suas frutas. Seu alimento prescrito é carne animal. Mas o alimento do homem são os legumes, frutas, grãos e produtos lácteos.
Então, como você pode dizer que matar animais não é pecado?
Cardeal Daniélou: Acreditamos que é uma questão de motivação. Se a morte de um animal é para dar de comer aos famintos, então é justificada.
Srila Prabhupada: Mas considere a vaca: nós bebemos o seu leite e, portanto, ela é nossa mãe. Você concorda?
Cardeal Daniélou: Sim, certamente.
Srila Prabhupada: Então se a vaca é sua mãe, como você pode apoiar matá-la? Você tira o leite dela, e quando ela está velha e não pode dar-lhe leite, você corta sua garganta. É esta uma proposta humana? Na Índia, aqueles que comem carne são aconselhados a matar alguns animais inferiores como cabras, porcos, ou mesmo búfalo. Mas matar vacas é o maior pecado.
Ao pregar a consciência de Krishna, pedimos às pessoas para não comer qualquer tipo de carne, e meus discípulos seguem este princípio estritamente. Mas se, ao abrigo
de certas circunstâncias, outros são obrigados a comer carne, então eles devem comer a carne de algum animal inferior. Não matar vacas. É o maior pecado. E enquanto o homem é pecador, ele não pode entender Deus. A actividade principal do ser humano é entender a Deus e amá-Lo. Mas se você continuar pecando, nunca será capaz de entender Deus - o que falar de amá-lo.
Cardeal Daniélou: Eu acho que talvez este não é um ponto essencial. O importante é amar a Deus. Os mandamentos práticos podem variar de uma religião para outra.
Srila Prabhupada: Então, na prática o mandamento do Deus da Bíblia é que você não pode matar e, portanto matar vacas é um pecado para você.
Cardeal Daniélou: Deus diz aos indianos que matar não é bom, e ele diz para os judeus que ...
Srila Prabhupada: Não, não. Jesus Cristo ensinou: "Não matarás".
Por que o senhor interpreta isso de acordo com sua própria conveniência?
Cardeal Daniélou: Mas Jesus permitiu o sacrifício do cordeiro pascal.
Srila Prabhupada: Mas ele nunca manteve um matadouro.
Cardeal Daniélou: [Risos] Não, mas ele comeu carne.
Srila Prabhupada: Quando não há alimento, alguém pode comer carne.
Para não morrer de fome. Isso é outra coisa. Mas é pecaminoso regularmente manter matadouros só para satisfazer sua língua. Na verdade, você não vai mesmo ter uma sociedade humana até esta prática cruel de manter matadouros parar. E embora a matança de animais possa às vezes ser necessária para a sobrevivência, pelo menos, o animal-mãe, a vaca, não deve ser morto. Isto é simplesmente decência humana. No movimento da consciência de Krishna nossa prática é que nós não permitimos o abate de qualquer animal. Krsna diz,
patram puspam phalam
toyam yo me bhaktya-prayacchati:
"Verduras, frutas, leite e grãos devem ser oferecidos a Mim com devoção. "(Bhagavad-Gita 9.26) Só tomamos os restos do alimento de Krsna (prasadam). As árvores oferecem-nos muitas variedades de frutas, mas as árvores não são mortas. Naturalmente, uma entidade viva é alimento para outra entidade viva, mas isso não significa que você pode matar sua mãe para se alimentar. As vacas são inocentes, elas nos dão leite. Você toma seu leite - e depois matá-as no matadouro. Isto é pecaminoso.
Aluno: Srila Prabhupada, a sanção do cristianismo de comer carne é baseada na visão de que as espécies inferiores de vida não tem uma alma como a do ser humano.
Srila Prabhupada: Isso é tolice. Primeiro de tudo, temos que entender a evidência da presença da alma dentro do corpo. Então nós podemos ver se o ser humano tem uma alma e a vaca não. O que são as diferentes características da vaca e do homem? Se encontrarmos uma diferença nas características, então podemos dizer que no animal não há alma. Mas se virmos que o animal e o ser humano tem as mesmas características, então como você pode dizer que o animal não tem alma?
Os sintomas gerais são de que o animal come, você come, o animal dorme, você dorme, os animais acasalam, você acasala, o animal se defende e você se defende. Onde está a diferença?
Cardeal Daniélou: Admitimos que no animal pode haver o mesmo tipo de existência biológica que nos homens, mas não existe alma. Cremos que a alma é uma alma humana.
Srila Prabhupada: Nosso Bhagavad-Gita diz: sarva-yonisu, "Em todas as espécies de vida, a alma existe" O corpo é como uma roupa. Você tem roupas pretas, eu estou vestido com roupas cor de açafrão. Mas dentro da roupa você é um ser humano, e eu também sou um ser humano. Da mesma forma, os corpos das diferentes espécies são como diferentes tipos de roupa. Há uma alma, uma parte integrante de Deus. Suponhamos que um homem tem dois filhos, não igualmente meritórios. Um pode ser um juiz da Suprema Corte e os outros pode ser um trabalhador comum, mas o pai considera ambos como seus filhos. Ele não faz distinção que o filho que é um juiz é muito importante e o filho de trabalho não é importante. E se o filho juiz diz: "Meu querido pai, seu outro filho é inútil, deixe-me cortá-lo e comê-lo ", será que o pai permitiria isso?
Cardeal Daniélou: Certamente que não, mas a idéia de que toda vida é parte da vida de Deus para nós é difícil de admitir. Há uma grande diferença entre a vida humana e a vida animal.
Srila Prabhupada: Esta diferença é devido ao desenvolvimento de consciência. No corpo humano há consciência desenvolvida. Mesmo uma árvore tem uma alma, mas a consciência de uma árvore não é muito desenvolvida. Se você corta uma árvore, ela não resiste. Na verdade, ela resiste, mas apenas num grau muito pequeno. Há um cientista chamado Jagadish Chandra Bose que fez uma máquina que mostra que as árvores e as plantas são capazes de sentir dor quando são cortadas. E podemos ver diretamente que quando alguém
vem para matar um animal, ele resiste, chora, faz um som horrível. Por isso, é uma questão de desenvolvimento da consciência. Mas a alma existe dentro de todos os seres vivos.
Cardeal Daniélou: Mas metafisicamente, a vida do homem é sagrada. Homens pensam em uma plataforma mais elevada do que os animais fazem.
Srila Prabhupada: O que é maior plataforma? O animal come para manter seu corpo, e você também come a fim de manter seu corpo. A vaca come capim no campo, e o ser humano come carne de um grande matadouro cheio de máquinas modernas. Mas só porque você tem grandes máquinas e uma cena medonha, enquanto o animal simplesmente come capim, isto não significa que você está tão avançado que somente dentro de seu corpo é que há uma alma e que não há uma alma dentro do corpo do animal.
Isso é ilógico. Podemos ver que as características básicas são as mesmas no animal e no ser humano.
Cardeal Daniélou: Mas somente nos seres humanos encontramos uma busca metafísica do sentido da vida.
Srila Prabhupada: Sim. Então, metafisicamente por que o senhor acredita que
não há uma alma dentro do animal - isto é metafísica. Se você está pensando metafisicamente que está tudo bem. Mas se você está pensando como um animal, então para que seu estudo metafísico? Metafísico significa "acima do físico", ou, em outras palavras, "espiritual". No Bhagavad-Gita Krsna diz, sarva-yonisu kaunteya: "Em todo ser vivo existe uma alma espiritual". Essa é a compreensão metafísica. Agora, você aceita os ensinamentos de Krsna como metafísicos, ou você aceita um parecer tolo de terceira classe, como metafísica. Qual o senhor aceita?
Cardeal Daniélou: Mas por que Deus cria alguns animais que comem outros animais? Há uma falha na criação, ao que parece.
Srila Prabhupada: Não é uma falha. Deus é muito gentil. Se você quiser comer os animais, então Ele vai dar toda a facilidade. Deus lhe dará o corpo de um tigre em sua próxima vida, para que possa comer carne à vontade.
"Por que vocês estão mantendo matadouros? Eu vou dar-lhes dentes e garras. Agora comam". Então, os comedores de carne estão à espera de tal punição. Os comedores de animais tornam-se tigres, lobos, gatos e cães em sua próxima vida - para conseguir mais facilidade."
Também já foi aqui levantado o ponto de que Srila Prabhupada pode falar assim com os líderes e nós não podemos.
De facto, o que uma criatura insignificante como eu poderia dizer. Se houvesse a oportunidade de um encontro com um líder Cristão destacado, simplesmente dariamos-lhe um cópia da conversa acima, e deixaríamos Srila Prabhupada explicar e se expressar ele mesmo...;)
Em relação a Madhurya Rasa no Cristianismo:
Na "Ciência da Auto Realização", Srila Prabhupada diz:
"Sri Caitanya Mahaprabhu informa-nos que se pode inclusive ter um compromisso sexual com o Senhor. Esta informação é a contribuição singular de Caitanya Mahaprabhu. Neste mundo material, o compromisso sexual considera-se como o maior de todos, o maior prazer, ainda que exista de um modo pervertido. No entanto, ninguém havia concebido que poderia haver o emprego da sexualidade no mundo espiritual. Não há uma única citação teológica deste tipo em nenhuma parte do mundo. Esta informação é dada pela primeira vez por Caitanya Mahaprabhu; pode-se ter a Suprema Personalidade de Deus como esposo, como amante...
...Caitanya Mahaprabhu diz não somente que Deus tem uma forma, mas que também tem vida sexual. Esta é a maior contribuição de Caitanya Mahaprabhu."
Os Gaudiya Vaisnavas adoram Radha Krsna no humor de Parakiya (extra conjugal) em Manjari Bhava e em Vipralambha Rasa (separação).
Na Nimbarka Sampradaya adoram Radha Krsna no humor de Svakiya (conjugal) em Sakhi Bhava e em Sambhoga (união).
Místicos Cristãos
Não encontramos em nenhuma parte dos escritos de São João da Cruz ou qualquer outro místico cristão a descrição de um relacionamento conjugal com Deus ou com a trindade.
Quando o místico cristão refere-se a si mesmo como "esposa", isto simplesmente indica um forte sentimento de união à Deus ou à trindade em serviço amoroso reverencial. A "esposa" que serve e está fortemente unida ao "esposo".
Considerações completas em:
http://bhaktirasayana.blogspot.com/2010/01/buscando-uma-passagem-da-biblia.html
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
Jaya Prabhu
Entendo o seu ponto, mas não comer carne não é nosso princÃpio mais importante.
Mas é um dos principios que seguimos. No momento importantíssimo da iniciação, no momento que somos iniciados pelo Guru, nós nos comprometemos em não comer carne, juntamente com o cantar do Santo Nome.
O mais importante é cantar os Santos Nomes na companhia dos devotos, como preconizou Sri Caitanya Mahaprabu.
Nós não somos vegetarianos activistas, pois até os macacos são vegetarianos, certo? Mas o cantar deve ser acompanhado de evitar as ofensas. Um iniciante poderá até comer carne e cantar Hare Krsna e podemos enfatizar somente o cantar. Mas um devoto iniciado e principalmente líderes religiosos não podem apoiar a matança de animais.
Além disso, Srila Prabhupada quando falava com líderes Cristãos nunca falava que eles simplesmente cantassem o nome de Crhistos ou Cristo. Mas ele invariavelmente pedia para que eles cantassem o nome de Cristo E parassem com a matança de animais. Invariavelmente esta era a posição de Srila Prabhupada. Nós simplesmente seguimos seus passos.
Esses devotos que se afastaram do bhagavata-dharma, mas se mantiveram vegetarianos, não entenderam nada da consciência de Krsna, porque não é sequer necesssário ser um devoto para ser vegetariano.
Srila Prabhupada no "Néctar da Devoção", Capítulo 14 - Requisitos Devocionais esclarece:
"Aqueles que estão praticando intencionalmente para ser vegetarianos ou tornar-se não violentos, podem ter boas qualificações segundo uma opinião material, mas estas qualificações não são suficientes para torná-los devotos. Um vegetariano não é necessariamente um devoto , tampouco é uma pessoa não violenta. Mas um devoto é automaticamente tanto vegetariano quanto não violento. Assim, somos levados a concluir que a causa da devoção não é o vegetarianismo, nem a não violência."
Conclusão, nem todo vegetariano é um devoto. Mas todo devoto de Cristo ou Krsna, principalmente aqueles que são líderes (o Guru, o Papa, etc), é um vegetariano, pois este é o desejo de Cristo e de Krsna.
Mudando de assunto, é sempre um prazer dialogar com vc, mesmo que nossas opiniões nem sempre sejam convergentes.
Sem dúvida é sempre um prazer Prabhuji Advaya.
Seu servo
Prahladesh Dasa
seu servo
Advaya dasa
Prabhu, quando você fala quel algo não é o mais importante não significa que não seja importante, mas que não é prioritário. Prabhupada usou este critério ao planejar reuniões em que serviria carne para pregar para os ocidentais e ao mandar Harikesa comer carne, se necessário, para pregar em alguns países. Assim ele demonstrou que nama-bhajana pode prescindir de outros princípios importantes se tiver de ser sacrificado.
AD
Prabhuji, excepcionalmente sim. Mas não como uma estratégia global a nível mundial. E sempre ficando bem claro que embora inicialmente se comesse carne, a dieta vegetariana seria a ideal. Além disso, isto nunca foi necessário.
A grande diferença é que os líderes Cristãos defendem a matança de animais em países onde isso não é necessário e nem tampouco almejam uma dieta vegetariana. Defendem a matança de animais em todos os países. Defendem a matança de animais no começo, no meio e no fim.
Jesus Cristo é um devoto perfeito, mas seus seguidores são falsos.
PD
Estimado Sriman Bhaktisiddhanta Prabhu e queridos Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado.
Sobre a questão da "religião primordial" e quais os princípios que comporiam a mesma, nós sabemos que em Kali Yuga a religião será considerada irreligião e a irreligião será considerada religião.
E a incapacidade das diferentes vertentes religiosas existentes de estabelecer estes princípios é simplesmente mais um sinal claro da influência desta era corrompida.
A incapacidade das diferentes vertentes religiosas existentes de estabelecer os princípios da veracidade, austeridade, limpeza e misericórdia como os princípios fundamentais é um sinal claro de que a religião está a degradar-se a passos largos nesta era. E isto está previsto.
SB 12.2.1: Sukadeva Goswami disse: "Então, ó rei, a religião, a veracidade, a limpeza, a tolerância, a misericórdia, a duração da vida, a força física e a memória vão diminuir dia após dia por causa da poderosa influência da era de Kali."
E aqui não se trata de "escolher" uma religião como sendo a arquetípica, exclusiva ou superior, seja ela qual for, "da qual as outras religiões existentes seriam manifestações mais ou menos acertadas", mas de estabelecer estes princípios de acordo com um contexto histórico-cultural cronológico da Religião.
Degradação da Cultura Védica
Originalmente, ou em eras passadas somente existia Bharata Varsa que é o que conhecemos hoje como o mundo todo.
No SB 2.4.18, Srila Prabhupada explica acerca de diferentes povos que estavam espalhados pelo mundo todo e que abandonaram a Cultura Védica.
Por exemplo, os Pulindas eram Ksatryas que abandonaram a cultura Brahminica e tornaram-se Mlecchas (os Gregos).
Os Hunas (Europeus e Russos) mais tarde absorveram o legado Mleccha Grego.
Os Yavanas (Turcos) abandonaram a cultura Brahminica e tornaram-se Mlecchas.
Os Khasas (Chineses) também são incluídos bem como os Kiratas que as vezes Prabhupada também chama de Nisadas (presente Africa).
Originalmente, antes de Kali Yuga somente existia um reinado e uma religião e cultura: a Védica.
No entanto, com o começo de Kali Yuga a religião, entre outras coisas começou a deteriorar-se.
Sringi, o filho do Brahmana, amaldiçoou o grande Pariksit Maharaja e começou toda a degradação.
SB 1.18.45: "Nesta altura o povo em geral vai falhar sistematicamente o caminho de uma civilização progressista em relação aos compromissos qualitativos das castas, das ordens da sociedade e as injunções Védicas."
O seis sistemas de Filosofia Védica (Nyaya, Vaisesika, Sankhya, Yoga, Karma Mimansa e Vedanta) que apresentavam um sistema unificado de entendimento dos Vedas, com o advento de Kali Yuga, seus diferentes seguidores dividiram-se e começaram as contendas.
Também surgiu o Budismo (que é ateísta e contra os Vedas), o Impersonalismo (Sankara) e o Sahajyanismo.
Também surgiram as diferentes religiões Abrahamicas (Judaismo, Islamismo e Cristianismo), que embora sendo Teístas (neste sentido Védicas) apresentam um processo incompleto e não científico de auto realização (devido a Kali Yuga), e por isto são classificadas de religiões dos Yavanas e Mlecchas.
Então tudo isto ocorre em Kali Yuga. Em outras eras não ocorre nada disto e está tudo unificado. No entanto, nesta era degradada também surge Sri Caitanya Mahaprabhu e dissemina o cantar dos Santos Nomes e a filosofia perfeita de Acintya Bheda Abheda.
Uma era dourada de 10.000 inicia em Kali Yuga e após esta era dourada as coisas começam a degradar-se de forma gradual e imparável até o advento de Kalki Avatara.
SB 12.2.1: Sukadeva Goswami disse: "Então, ó rei, a religião, a veracidade, a limpeza, a tolerância, a misericórdia, a duração da vida, a força física e a memória vão diminuir dia após dia por causa da poderosa influência da era de Kali."
No significado, em relação a religião, os discípulos de Srila Prabhupada explicam:
"No mundo ocidental, os teólogos foram incapazes de apresentar cientificamente as leis de Deus, ou, de facto, o próprio Deus e, portanto, na história intelectual ocidental uma rígida dicotomia surgiu entre teologia e ciência. Na tentativa de resolver este conflito, alguns teólogos concordaram em modificar suas doutrinas de modo a conformar não só para com os factos científicos provados, mas mesmo para com especulações pseudocientíficas e hipóteses, que, embora não comprovadas, hipocritamente são incluídas no domínio da "ciência". Por outro lado, alguns teólogos fanáticos ignoram completamente o método científico e insistiem na veracidade do seus dogmas antiquados e sectários.
Assim, destituídos da sistemática teologia védica, a ciência material passou para o domínio destrutivo do materialismo bruto, enquanto que a filosofia ocidental especulativa descambou para a superficialidade da ética relativista e análise lingüística inconclusivas. Com muitas das melhores mentes ocidentais dedicadas à análise materialista, naturalmente grande parte da vida religiosa ocidental, separada da corrente intelectual, é dominada pelo fanatismo irracional de cultos misteriosos e místicos não autorizados. As pessoas tornaram-se tão ignorantes acerca da ciência de Deus que muitas vezes incluem o Movimento da Consciência de Krsna nesta variedade ímpar de tentativas fantasiosas de teologia e religião. Assim, o Dharma, ou a religião verdadeira, que é a rigorosa e consciente obediência à lei de Deus, está diminuindo."
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
Estimado Sriman Bhaktisiddhanta Prabhu e queridos Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Mais uma vez muito obrigado.
E penso que estamos de acordo em todos os pontos. A busca da Religião arquetípica é como você afirmou um "sonho metafísico". Uma utopia conceptual praticamente inatingível em Kali Yuga , tanto no meio acadêmico como no mundo do diálogo inter-religioso.
No meio acadêmico devido aos Mayayapahrta Jnanis (BG 7-15).
E no mundo do diálogo inter-religioso a única "ingerência nos assuntos alheios" é a que foi feita por Srila Prabhupada que é resumidamente: "Se os cristãos querem amar a Deus, eles devem parar de matar animais." (Srila Prabhupada).
Outras questões Teológicas não são requeridas, mas somente o que é comum a todas vertentes religiosas, a paz no mundo, a ecologia, etc.
Volto a frizar e faço-o quantas vezes forem necessárias.
Se houver a oportunidade de um encontro com um líder Cristão destacado, os seguidores de Srila Prabhupada simplesmente dar-lhe-ão um cópia das declarações de Srila Prabhupada, deixando Srila Prabhupada explicar e se expressar ele mesmo.
Seria muito bom que todos os que se manifestaram até agora citassem referências de Srila Prabhupada sobre o tema, o que não ocorreu até agora.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Srila Prabhupada não é um Vaisnava ignorante, mas um Vaisnava puro que aprecia Jesus Cristo e encontra piedade nos Cristãos que seguem corretamente Jesus.
Os seguidores de Prabhupada também apreciam Jesus Cristo e encontram piedade nos Cristãos que seguem corretamente Jesus.
Palestra BG 13.4 - Miami, 27 de Fevereiro, 1975:
"Devoto: Prabhupada, Jesus leu todos aqueles livros?
Prabhupada: Sim. Você pode ler também a Bíblia. Isso é bom.
Devoto: Ele realmente aprendeu. Na verdade, ele viajou para a Índia ...
Prabhupada: Sim, sim. Nós não dizemos para não ler a Bíblia. Leia algo, mas aprenda algo. Jesus Cristo disse: "Não matarás". Você aprende esta arte. Mas você lê a Bíblia e mata animais, então, qual é o seu benefício?
Indiano: Então o Senhor Krsna fala através de outros seres ou ...?
Prabhupada: Primeiro de tudo tente entender que você lê o que Cristo disse e você viola sua ordem. Então qual é a utilidade da leitura? Você deve seguir. Então isso é verdadeira leitura."
"Se os cristãos querem amar a Deus, eles devem parar de matar animais." (Srila Prabhupada)
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Estimado Sriman Ramai Prabhu e queridos Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado Sriman Ramai Prabhuji. Com sua licença. Gostaria de fazer algumas observações.
Reverências a todos
Todas às glorias a Srila Prabhupada
Falar sobre o cristianismo é bem mais complexo do que alguns imaginam, e além do mais as religiões não podem ser comparadas, talvez como um estudo básico, para entender princípios básicos que sejam diferentes ou similares, mas o misticismo não pode ser comparado. A realização de Deus para um pode ser diferente para outro, haja vista as diferentes rasas apresentadas a nós por Srila Rupa Gosvami
Considerações mais abaixo que tratam do mesmo tema.
O que todo Hare Krsna deveria saber sobre o cristianismo
O mundo ocidental é judaico-cristão, querendo ou não. Mesmo nós que adotamos alguns princípios Vaisnavas temos um entendimento cristão sobre o vaisnavismo. Veja a teoria da queda da Jiva por exemplo. Temos uma dificuldade imensa de entender que não viemos de Krsna Lila( Ler SB 7.1.35 sig. de Prabhupada) mas podemos entender facilmente a queda do paraiso. Vejamos a estrutura eclesiástica do nosso corpo do GBC, a famosa frase de Prabhupada "de volta ao lar de volta ao supremo", da onde será que vem? O cristianismo ou a idéia cristã permeia nossos pensamentos mesmo sem nos darmos conta.
Sriman Ramai Prabhu afirma: "Temos uma dificuldade imensa de entender que não viemos de Krsna Lila (Ler SB 7.1.35 sig. de Prabhupada) mas podemos entender facilmente a queda do paraiso."
Prabhuji, Prabhuji, nem vou entrar neste tópico aqui...;) Mas o que parece é que você afirma, como muitos, que Srila Prabhupada teria utilizado uma estratégia de pregação para cativar os seus seguidores "Cristãos" ocidentais, que seriam ignorantes a ponto de não aceitarem que nós não viemos de Krsna Lila. Desculpe, Prabhuji, está não é a posição oficial da ISKCON. Sem dúvida existe um influência Judaico-Cristã, mas alto lá...;)
Existem princípios que deixaram de ser somente religiosos e cristãos para fazerem parte dos princípios de toda uma civilização. Se podemos falar que concordamos ou discordamos de algo é graças à democracia, que é um princípio cristão, “todos são iguais perante o senhor”. O "socialismo" é uma idéia cristã, a igualdade, direitos humanos, todas idéias cristãs. Isso todo Hare Krsna deveria saber sobre o cristianismo.
Então vejamos realmente o que todo Hare Krsna deverá saber sobre o Cristianismo.
Sempre que Cristãos Protestantes e Católicos e Cristãos Ortodoxos, todos na verdade fundamentalistas, tiveram autoridade política, perseguiram os devotos de Krsna. Russia, Sérvia, Alemanha, EUA e mesmo na India isto ocorreu.
Sempre na História que houve uma Teocracia Cristã, também houve repressão, tortura e morte sobre as pessoas de outras religiões. Igualmente em relação ao Islamismo.
Tanto em Portugal como no Brasil o Estado Laico foi implementado com a Proclamação da República. No Brasil em 1889 e em Portugal em 1910.
Até então durante o Império a religião oficial do Estado era o Catolicismo. A partir de então foi consolidada a separação entre Estado e Igreja e promulgada a Liberdade Religiosa. O Marechal Deodoro da Fonseca assinou o tratado no Brasil e Afonso Costa redigiu o de Portugal.
E Liberdade Religiosa porque até então os demais vertentes religiosas eram impedidas ainda que indirectamente de se manifestarem. E seria assim até hoje se não fosse proclamada a República. O Catolicismo não tinha nenhum interesse no estabelecimento da República.
Obviamente isto foi muito contestado pelo clero católico que não admitia outras vertentes religiosas em Portugal e no Brasil.
Na altura Dom Antônio de Macedo Costa, líder intelectual do clero brasileiro afirmou:
"A doutrina católica ensina-nos, dignos cooperadores e filhos diletíssimos, que o tipo ideal da perfeição social não consiste na multiplicidade das seitas religiosas e na tolerância universal delas, mas sim na unidade perfeita dos espíritos pela unidade da mesma fé dentro do grêmio do universal rebanho de Cristo: Unum ovile et unus Pastor [14]. Cônscia da divina missão que lhe incumbe, de realizar, quanto é possível sobre a terra, este sublime ideal evangélico, sustentará sempre a Igreja o direito que só ela tem da proteção dos Estados e condenará o sistema de indiferença que pretender colocá-la no mesmo nível de igualdade com as seitas e religiões falsas.
Nem se concebe que a verdadeira Igreja desista de tão sagrado direito, que é sua razão mesma de existência."
Dom Antônio de Macedo Costa mostrava-se muito preocupado após a separação entre o Estado e a Igreja Católica devido a rápida "proliferação" de "outros cultos".
Ele disse:
"Mas a principal malícia daquele decreto talvez venha de se franquear liberdade a todos os cultos, possibilitando uma expansão vertiginosa do erro e da confusão em matéria religiosa em nosso país. Tome-se este único exemplo: até então, a legislação proibia o proselitismo aos outros cultos. Em 1890, ano do decreto infeliz de Marechal Deodoro, em que se revogou mais esta proteção ao povo brasileiro...
"... apareceram várias revistas espíritas: A Nova Era, no Rio, A Luz, em Curitiba, O Regenerador, em Belém do Pará, Verdade e Luz, em São Paulo, outro O Regenerador, no Rio, a Revista Espírita também em Curitiba. Já, daí por diante, pululam os novos periódicos de propaganda do Espiritismo: A Evolução, na cidade do Rio Grande, RS (1892), O Farol, em Paranaguá, PR (1893), A Voz Espírita, em Porto Alegre (1894), A Verdade, em Cuiabá (1894), Perdão, Amor e Caridade, em Franca, SP (1894), A Fé Espírita, outra vez, em Paranaguá, PR (1894), A Religião Espírita, na Bahia (1897), Eco da Verdade, em Porto Alegre, A União, em Penedo, AL (1895), Alvião, em Taubaté, SP (1896), A Voz da Verdade, a terceira de Paranaguá, PR (1896), Arrebol, em Uberaba, MG (1897), Revista Espírita do Brasil, no Rio (1897) como órgão do Centro Espírita de Propaganda do Brasil, A Caridade, em Ouro Preto, MG (1898), O Guia, no Recife (1899), Revista da Sociedade Psíquica, de São Paulo, em 1899, com estudos sobre Espiritismo, Magnetismo, Esoterismo e Teosofia (...)" [Boaventura Kloppenburg, OFM, O Espiritismo no Brasil, Petrópolis, 1964 pp. 15-16 in João Camilo de Oliveira Torres, História das Idéias Religiosas no Brasil, pg. 283.]
Fenômeno semelhante ocorreu com os Batistas, que devem à criação da Casa Editora Batista em 1900 sua rápida proliferação em solo nacional. Se até o 15 de novembro contavam-se pouco mais de 300 adeptos da seita, em 1936 o número subira para 43.306 membros."
Mas será que actualmente a Igreja Católica estaria mais aberta a outras vertentes religiosas? Claro que não.
Isto fica bem evidente na seguinte declaração de D. José Policarpo, patriarca de Lisboa para a seguinte pergunta "as outras religiões farão parte do futuro de Deus?", o patriarca não hesita na resposta positiva, "afirmando que toda a religião sincera, que ponha o homem em contacto com Deus, faz parte do futuro de Deus". Mas recusou que elas possam ser consideradas um "caminho definitivo", condenando os que consideram todas as religiões "definitivas, ao lado do Cristianismo, como se todas fossem iguais".
Também devemos salientar que o Ecumenismo da Igreja Católica a nível mundial dirige-se somente a outras Igrejas Cristãs e não a todas as religiões. Não há verdadeiramente um respeito e reconhecimento de religiões não cristãs. Basta ler o documento conciliar "Nostra Aetate" do Concílio Vaticano II, para compreender que o diálogo inter-religioso é simplesmente uma fachada para "converter" os "não-cristãos". Isto sim, todo Hare Krsna deveria saber não sobre o Cristianismo, o qual Srila Prabhupada e seus seguidores apreciam muito. E não o Cristianismo desvirtuado que desencaminha milhões de pessoas.
O que todo Hare Krsna deveria saber sobre sua própria religião
Consumo de carne X Civilização Védica
No Srimad Bhagavatam 6.4.9 é dito que “... e os animais que, como os veados e os bodes, têm quatro patas, bem como os grãos alimentícios, destinam-se à alimentação dos seres humanos.” Ou seja, carne é alimento para seres humanos segundo o Bhagavatam. Srila Prabhupada no comentário a este verso diz que muitas vezes os Ksatriyas matam e comem tais animais. Numa progressão lógica poderíamos afirmar que os Pandavas sendo Kstriyas comeram carne. E condenamos outros por não serem vegetarianos?
O próprio Srila Bhaktivinoda Thakura explica que existem três classes de Varnasrama:
A-Daiva Varnasrama (Varnasrama comum) ou Pravrtti Varnasrama Dharma, ou o Varnasrama do desfrute.
Asura Varnasrama ou Smarta Varnasrama (Sistema de Castas)
Daiva Varnasrama (Varnasrama para Vaisnavas) ou Nivrtti Marga Varnasrama Dharma, ou o Varnasrama da renúncia.
A-Daiva Ksatryas as vezes matam animais. Por outro lado, Daiva Ksatryas não o fazem. E mesmo que façam, é de uma forma excepcional e não a manutenção regular de matadouros modernos, como apoiado pelos líderes Cristãos.
http://bhakti-tattva.blogspot.com/2010/12/conversa-filosofica-normal.html
"Mesmo que a pessoa possa ser religiosamente inclinada, o sacrifício de animais é recomendado nos Sastras, não só nos Vedas, mas mesmo nas escrituras modernas de outras seitas ... Quando essas pessoas matam os animais, eles podem, pelo menos, fazê-lo em nome da religião. No entanto, quando o sistema religioso é transcendental, como a religião Vaisnava, não há lugar para o sacrifício de animais." (Srila Prabhupada, Srimad Bhagavatam, 4.26.1-3)
Os Daiva Ksatryas Pandavas não comeram carne. E sim nós condenamos aqueles que professam um sistema religioso transcedental e apoiam a matança de animais, como a liderança da Cristandande moderna.
Srila Bhaktivinoda Thakura em uma carta ao seu filho Lalita Prasada diz que, pela misericórdia de seu Guru Bipin Bihari Goswami, após a iniciação ele se livrou do hábito de comer carne. Até Bhaktivinoda Thakura em uma época de sua vida aderiu a este hábito.
Bhakti rasamrta sindhu 1.2.254
rucim udvahatas tatra janasya bhajane hareh
visayesu garistho’pi ragah prayo viliyate
Se a pessoa tem uma atração por adorar o Senhor, mesmo se tiver uma forte atração material, estas atrações na sua maior parte serão destruídas durante o processo de sadhana, sem que seja necessário se recorrer à vairagya.
Sim, Srila Bhaktivinoda é um exemplo destacado. Mas porque somente citar ele. Muitos e muitos Vaisnavas que hoje são devotos avançados e Mestres Espirituais comeram carne !!!
E eles pararam com isso porque na fase de Bhajana Kriya, o Guru deu-lhes o Sadhana, que era cantar os Santos Nomes e parar com a matança de animais. No início não comer carne é compulsório, depois devido a força do Sadhana no cantar do Santo Nome tal atração é destruída.
No entanto os líderes Cristão apoiam a matança de animais no começo, no meio e no fim do Sadhana.
"Se a pessoa tem uma atração por adorar o Senhor, mesmo se tiver uma forte atração material, estas atrações na sua maior parte serão destruídas durante o processo de sadhana, sem que seja necessário se recorrer à vairagya." (Bhakti rasamrta sindhu 1.2.254)
Então os líderes Cristãos que tem atração por adorar o Senhor, e pela força de cantarem o nome de Cristo por centenas e centenas de anos já deveriam ter parado de apoiar a matança de animais...;)
Sobre a questão das Rasas
Obviamente para um seguidor de Sri Caitanya não existe rasa superior ou igual à madhurya bhava. Porém, ao mesmo tempo os outros devotos em outras rasas sejam servidão ou até mesmo neutralidade percebem a sua rasa como superior a todas outras.
Todos estes devotos são gloriosos ao manterem-se fiéis em sua relação com Krsna.
Como por exemplo, Murari Gupta que adorava Sri Sri Sita Rama, enquanto todos os outros devotos adoravam Radha Krsna e foi elogiado por Sri Caitanya.
Na plataforma absoluta não existe tal diferença
vadanti tat tattva-vidas
tattva yaj jnanam advayam
brahmeti paramätmeti
bhagavän iti sabdyate
A diferença é uma questão de rasa e não de tattva, por tanto não existe demérito algum no fato de alguma tradição religiosa não conceber madhurya bhava.
Não devemos ser como os Sahajyas que consideram que somente devemos cultivar Madhurya Rasa. E que as demais Rasas são inferiores. Não. Todos os devotos do Senhor são gloriosos. E podemos, de acordo com nossa inclinação cultivar qualquer uma das cinco Rasas principais com o Senhor.
"A lógica do mundo espiritual é assim: quando uma coisa é superior à outra, a outra coisa não é inferior à ela. Em Vrndavana, no mundo espiritual, as Gopis são os devotos mais elevados. Mas não existem devotos inferiores a ela. Mãe Yasoda não é inferior às Gopis. Nem os pastorzinhos, nem as vacas, nem as pedras são inferiores à Srimati Radharani..." (Sriman Lokasaksi Prabhu)
Cristãos que abandonam a matança de animais e progridem no seu amor à Cristo e à Deus são grandes devotos e são gloriosos. Eles alcançam Prema Bhakti, Mahatmya Jnana Prema Bhakti. E quem não reconhece isso está a ofendê-los.
Do estudo dirigido do "Néctar da Devoção" pelo VIHE (Instituto Vaisnava de Estudos Superiores), revisão 15:
"Quando este Bhava suaviza completamente o coração, e a alma fica dotada de um sentimento de possessividade em relação ao Senhor e este sentimento torna-se condensado e intensificado, isto é chamado pelos entendidos de Prema (amor à Deus)." (CC Madhya 23.7)
Tecnicamente, existem dois tipos de Prema Bhakti:
1 - Mahatmya Jnana Prema
2 - Kevala Prema
Mahatmya Jnana Prema significa "Prema baseada no conhecimento das opulências do Senhor", e é vivenciada num humor de grande respeito e reverência.
Este tipo de Bhava somente é atingido através de Vaidhi Sadhana Bhakti.
Kevala Prema significa "Prema sem mistura com as opulências do Senhor", e é vivenciada num humor mais íntimo.
Este tipo de Bhava somente é atingido através de Raganuga Sadhana Bhakti."
Os Cristãos suavizam o seu coração com Bhava através de Vaidhi Bhakti e servem reverencialmente o seu amado.
Os Gaudiya Vaisnavas suavizam o seu coração com Bhava através de Raganuga Bhakti e servem intimamente o seu amado.
Seu servo
Ramai dasa
Uma última nota. Toda esta "conversa" começou devido a algumas "críticas" que foram dirigidas aos líderes Cristãos. Nós não andamos por ai a criticar constantemente outras vertentes religiosas. No entanto, e baseados nos ensinamentos de Srila Prabhupada, e quando necessário, devemos ter os pontos nos is.
É lamentável que para apoiar nossa posição tenhamos que desacreditar Srila Prabhupada.
"Prabhupada cometeu um equívoco acadêmico neste ponto ao se basear na tradução do mandamento, não no texto original." (Citação de alguém....)
Não, Srila Prabhupada não cometeu equívoco acadêmico nenhum. Muito embora, as vezes, Srila Prabhupada revisse alguns conceitos. Este não é o caso.
Padre Emmanuel: Mas no Velho Testamento o mandamento "Não matarás" se refere ao assassinato. E quando Jesus disse: " Você não deve matar", ele estendeu este mandamento no sentido de que um ser humano deve não só abster-se de matar outro ser humano, mas deve também tratar-lo com amor. Ele nunca falou sobre a relação do homem com a vida de outros entidades, mas apenas sobre sua relação com outros seres humanos. Quando ele disse: "Não matarás", ele também se referia ao sentido mental e emocional - que não se deve insultar ninguém ou machucá-lo, tratar mal, e assim por diante.
Srila Prabhupada: Não estamos preocupados com este ou aquele testamento, mas apenas com as palavras usadas nos mandamentos. Se você quiser interpretar estas palavras, é outra coisa. Entendemos o significado direto.
"Não matarás" significa, "O cristão não deve matar." Você pode propor interpretações a fim de manter o atual modo de acção, mas nós entendemos claramente que não há necessidade de interpretação. A interpretação é necessária quando as coisas não estão claras. Mas
aqui o significado é claro. "Não matarás" é uma instrução clara.
Por que devemos interpretá-la?É lamentável não aceitar Srila Prabhupada.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Sim, mas este é um preceito de Srila Prabhupada, não do cristianismo.
"Se os cristãos querem amar a Deus, eles devem parar de matar animais." (Srila Prabhupada)
Srila Prabhupada está a falar isso para um líder Cristão !!!!!!!!!!
E nós como seus discípulos devemos aceitar que ele está a enfatizar que este preceito deve ser seguido no Cristianismo.
Prabhuji, a permissão pelos líderes Cristãos de matar milhões de animais em matadouros não faz parte de um "plano divino" gradual de resgatar todos os seres vivos. É um desvirtuamento dos ensinamentos originais de Cristo.
Desculpe, mas o senhor sugere que não citemos Srila Prabhupada, ou ainda a forma como Srila Prabhupada lidou com os líderes Cristãos foi incorrecta ???
No cristianismo não existe essa evolução do conceito do amor ao próximo e do amor a Deus para englobar os animais como algo obrigatório no sistema teológico deles.
De acordo com Srila Prabhupada o sistema Teológico deles esta distorcido.
"Se os cristãos querem amar a Deus, eles devem parar de matar animais." (Srila Prabhupada)
Srila Prabhupada está a falar isso para um líder Cristão !!!!!!!!!!
É o mesmo que vc dizer a um sadhana bhakta que para amar a Deus de verdade ele deve estar em madhurya rasa.
Obviamente, estar em madhurya rasa é o estágio mais elevado do amor a Deus, mas não é um preceito indispensável (para não dizer quase impossível) para quem serve sob regras e regulações.
Será que é tão difícil entender esse ponto tão simples?Não é muito simples. Todas as Rasas devem ser respeitadas. E todos estes devotos amam a Deus. E podemos amar Deus em qualquer Rasa.
Mas para chegar nesta plataforma temos que:
"Se os cristãos querem amar a Deus, eles devem parar de matar animais." (Srila Prabhupada)
AD
PD
Em 13/05/2011 15:54, Prahladesh Das < prahladesh_das_hdg@yahoo.com > escreveu:
--- On Thu, 5/12/11, advaya.dasa.acbsp wrote:
Estimado Sriman Advaya Prabhu, Hare Krsna !!!
Muito obrigado.
"Se os cristãos querem amar a Deus, eles devem parar de matar animais." (Srila Prabhupada)
Caro PrahladeshAcho que, por prudência, antes de nos colocarmos a tecer críticas a desvios de outros credos, devemos verificar se nossa afirmações estão bem fundamentadas.
O mandamento Não Matarás nunca foi dado por Jesus, mas por Moisés.
Jesus não deu ênfase a hábitos alimentares em sua pregação, tanto que fez um famoso milagre de multiplicação de peixes para que seus seguidores comessem.
Por outro lado, a palavra matar, em aramaico, como me explicou um especialista que morava em frente a minha casa, não tem o sentido amplo de matar qualquer ser vivo, mas está mais próxima de matar um ser humano. Naquela época os judeus viviam peregrinando, muitas vezes em lugares desertos, e a alimentação carnívora era uma necessidade, como vemos hoje em Dvaraka, na Índia, com os vaishnavas da região se alimentando de peixe.Estimado Sriman Advaya Prabhuji, eu lamento, mas esta não é a posição de Srila Prabhupada. A seguir a posição de Srila Prabhupada. E eu posso enviá-la tantas vezes quantas forem necessárias:
Isto já foi respondido por Srila Prabhupada acima.
Evidentemente que ao adotar a dieta vegetariana, como alguns grupos cristãos também professam, a pessoa amplia o conceito do amor ao próximo, estendendo-o aos animais, plantas e a toda a natureza. Mas isso é um objetivo a ser atingido, não um preceito inafastável dos seguidores da Bíblia.
Quando Prabhupada pregava para os cristãos pararem de matar, procurava elevá-los, mas não é um fato que esse seja um princípio inafastável nas teologias de origem bíblica. Tudo será perfeito também pode ser dito para um vegetariano, pois a perfeição é um caminho sem fim.Exatamente, e é por isso que os Gaudiya Vaisnavas e seguidores de Srila Prabhupada ficam muito satisfeitos quando os Cristãos param de matar os animais e cantam o nome de Cristo. Os seguidores de Srila Prabhupada não são nada sectários.
No entanto todas as vertentes da Cristandade moderna actual desvirtuada são fundamentalistas e sectários. Todas. Em hipótese alguma um Gaudiya Vaisnava seguidor de Srila Prabhupada poderá, segundo eles, alcançar o amor à Deus.
Isto fica bem evidente na seguinte declaração de D. José Policarpo, patriarca de Lisboa para a seguinte pergunta "as outras religiões farão parte do futuro de Deus?", o patriarca não hesita na resposta positiva, "afirmando que toda a religião sincera, que ponha o homem em contacto com Deus, faz parte do futuro de Deus". Mas recusou que elas possam ser consideradas um "caminho definitivo", condenando os que consideram todas as religiões "definitivas, ao lado do Cristianismo, como se todas fossem iguais".
Mas eu ainda não ouvi o senhor comentar nada sobre isso.
Você fala de alteração de pilares da fé, mas como classificaria o plano inicial de Prabhupada, que vemos no Prabhupada Lilamrta, de promover reuniões no Ocidente nas quais, se preciso, seria servida carne , para que as pessoas pudessem ouvir sobre Krsna?
Sem nenhum problema.
Existe uma forma muito apropriada no Gaudiya Vaisnavismo de "resgatar todos os seres vivos" sem comprometer os princípios de uma vida humana civilizada.
Algumas etapas no processo de educar as pessoas grosseiramente materialistas e trazê-las à plataforma de seres humanos civilizados.
1 - SRADDHAVAN
* Cantar Hare Krsna (No mínimo 1 volta por dia).
*Adorar o Senhor Krsna (visitando o Templo ou cultivando serviço devocional de alguma maneira).
*Ler o Bhagavad Gita Como Ele É, o Srimad Bhagavatam e outros livros de Srila Prabhupada.
Come carne mas é um Vaisnava.
2 - GAURANGA SEVAKA
* Cantar Hare Krsna (No mínimo 4 voltas por dia).
*Restringir-se de comer carnes, peixes e ovos.
*Crer no Senhor Krsna como a Suprema Personalidade de Deus.
*Ter uma atitude devocional.
*Evitar actividades grosseiramente imorais (drogas, prostituição,etc)
Come carne mas é um Vaisnava.
3 - GAURANGA SADHAKA
*Cantar Hare Krsna (Mínimo 8 voltas).
*Restringir-se de intoxicação, carnes, jogos de azar e sexo fora do casamento.
*Estabelecer um altar em casa.
*Oferecer todo o alimento à Krsna.
*Aceitar o processo de Sadhana Bhakti
4 - PRABHUPADA ASRAYA
*Seguir o padrão de cantar 16 voltas de Japa por dia e seguir os 4 princípios reguladores.
*Mostrar uma forte convicção na Consciência de Krsna.
5 - SRI GURU ASRAYA
*Seguir o mesmo padrão de Prabhupada Asraya por um período de 6 mêses a 1 ano adicionando a rendição a um mestre espiritual autorizado na sucessão discipular.
Líderes religiosos que apoiam a matança de milhões de animais podem ser sinceros, mas não são devotos puros do Senhor e certamente não fazem parte do "plano de Krsna no seu projeto maior de resgatar todos os seres vivos".
Estes mesmo líderes religiosos não precisariam apoiar a matança de milhões de animais e mesmo assim conseguiriam resgatar todos os seres vivos de uma forma gradual.
Então a idéia absurda de que um líder religioso possa comer carne e que isso seja um plano para atrair outros que também comem carne para a vida religiosa, é extamente isso, uma idéia absurda.
Um Cristão ou um Gaudiya Vaisnava podem comer carne, mas devem compreender que isto deve ser gradualmente abandonado e que é uma transgressão. A não ser que não haja mais nada para comer.
E isto não pode ser apoiado principalmente pelos líderes Cristãos ou Gaudiya Vaisnavas.
Aonde que os líderes Cristãos incentivam os seus seguidores a abandonar gradualmente a matança de animais?
Aonde???
Por favor, dê-me uma única citação de algum líder Cristão. Uma única. E o senhor não vai encontrar. Porque eles não são sérios a este ponto de mostrar que gradualmente deve-se abandonar a matança de animais.
Prabhuji, para eles os animais são "bichos" sem alma. Não são iniciantes que afirmam isso. São os líderes de toda a Cristantandade moderna desvirtuada.
Alteração de pilares da fé ou entendimento de que o principal pilar da fé, ou seja, ouvir e falar sobre Krsna, é mais importante do que os princípios comportamentais?
Ao se reunirem num concílio, servos íntimos de Jesus decidiram que os gentios poderiam se manter com alguns hábitos e adotar a fé cristã.
É a mesma estratégia adotada pelos apóstolos no primeiro concílio do cristianismo, não um desvio dos pilares da fé, porque com essa estratégia a mensagem divina é ouvida sem fortes resistências e as pessoas podem se elevar gradualmente.Prabhuji, a Bíblia foi criada no Concílio de Nicéia 325 DC. Neste Concilio 318 pais da Igreja motivados por interesses políticos e despóticos a fim de satisfazer o imperador Constantino, elaboraram uma série de alterações, entre elas excluir o vegetarianismo como era seguido pelo Cristianismo primitivo.
É aceito por todos os historiadores que o Bispo Nicholas de Myra correu pela sala do Concilio e deu um soco num outro bispo da linha Ariana, ficando bem claro que aqueles que se opusessem sofreriam fisicamente. Desta forma a Biblia foi propagada por 1681 anos como "A Palavra Infalivel de Deus" pela força da espada.
Apoiar a matança de animais, não faz parte de nenhum "plano divino". É um desvirtuamento do plano original de Jesus Cristo de amar a Deus e todas as entidades vivas.
Por isso, criticar decisões de devotos de qualquer segmento na sua estratégia de levar as glórias do Senhor a todos os seres vivos, além de falta de ética, é falta de bom senso e resultado de uma visão limitada.
A estratégia de levar as glórias do Senhor a todos os seres vivos não passa por permitir a matança de animais. Mas por revelar alguma coisa das verdades espirituais de acordo com tempo, lugar, pessoas e circunstâncias.
Srila Prabhupada não concorda com a estratégia de que líderes religiosos permitam a matança de animais como forma de levar as glórias do Senhor a todos os seres vivos.
Se o líderes Cristão adotassem uma estratégia que fosse assim:
"Agora, inicialmente cantem o nome de Cristo e comam carne. Mas gradualmente passem a uma dieta vegetariana. Pois para aprofundar nosso amor a Deus é preciso parar de matar os animais."
Então essa seria uma boa estratégia.
A idéia absurda de que um líder religioso possa comer carne e que isso seja um plano para atrair outros que também comem carne para a vida religiosa, é extamente isso, uma idéia absurda.
Diferentes representantes de Deus apareceram em diferentes locais ao longo do tempo para disseminar o conhecimento espiritual de acordo com as circunsctâncias, local e pessoas.
Alguns revelaram questões mais profundas acerca de quem é Deus e como podemos nos relacionar com Ele. Outros não entraram em tantos detalhes. E isto faz parte do plano do Senhor para resgatar as almas condicionadas em diferentes níveis de evolução.
Mas nenhum destes representantes - apesar de em alguns casos não revelarem todo o conhecimento, ou de simplesmente terem proporcionado o início do processo - comprometeram os princípios básicos de uma vida humana civilizada (misericórdia, limpeza, austeridade e veracidade).
Por exemplo apesar de que o Senhor Jesus Cristo não tenha ensinado detalhes acerca do serviço devocional, e quem realmente é Deus. E isto devido a que seus seguidores não estavam preparados para tal, ele nunca foi a favor da matança de animais.
"Um pregador da Consciência de Deus é um amigo para todos os seres vivos. O Senhor Jesus Cristo exemplificou isto ensinando "Não Matarás". Mas os Cristãos gostam de interpretar mal esta instrucção." (Srila Prabhupada)
No Islamismo a mesma coisa. O Profeta Mohammad pregou a bondade para com os animais. O Corão apenas nos diz que as carnes permitidas podem ser consumidas se alguém assim desejar. Em nenhum lugar na mensagem do Islão se requer que um(a) muçulmano(a) coma carne animal. O consumo de carne não é nem encorajado nem recomendado.
Então os diferentes representantes de Deus, em diferentes locais e circunstâncias, fazendo parte do plano do Senhor de resgatar todas as entidades vivas de acordo com suas condições, nunca comprometeram e nem permitiram a matança de animais. Isto é um desvirtuamento de seus seguidores.
Isto não faz parte do plano do Senhor, mas é exatamente isto, um desvirtuamento.
Um desvirtuamento dos ensinamentos originais de Cristo !!!
Não faz parte do plano do Senhor permitir a matança de milhões e bilhões de animais indefesos. Nem isso nunca foi apoiado por Jesus Cristo ou o Profeta Mohammad.
E Srila Prabhupada explica que se Jesus Cristo comeu carne foi simplesmente porque não havia mais nada para comer.
"Srila Prabhupada: Quando não há alimento, alguém pode comer carne. Para não morrer de fome. Isso é outra coisa. Mas é pecaminoso regularmente manter matadouros só para satisfazer sua língua."
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
seu servo
Advaya dasaHare Krsna !!!
Humildes reverências.
Muito obrigado Sriman Ramai Prabhu.
Reverencias a todos
Todas as glórias à Srila Prabhupada
Não é minha intenção polemizar o assunto, mas as partes citadas por mim dos significados de Prabhupada são o que são, e em nenhum momento as manipulei para fortificar minhas conclusões. Os membros das castas superiores como os Ksatriyas comiam carne sim, e é isso que Prabhupada fala no significado.
Os Ksatriyas comiam carne sim. Mas excepcionalmente. E não mantinham matadouros onde milhões de animais eram mortos como é actualmente apoiado pelos líderes Cristãos.
Mas um fato é que no sânscrito do verso 6.4.9 do SB nem sequer existe a palavra grãos alimentícios só a frase “dvi-padam ca catus padam” que quer dizer “os animais de quatro patas servem de alimento para os seres humanos que possuem duas patas ou pernas” quer possamos conviver com a verdade ou não, é isso que diz o Bhagavatam. Não estou tentando defender o consumo de carne e muito menos o consumo de carne de vaca.
Srila Prabhupada na tradução do verso também citou grãos alimentícios, e nós aceitamos. Ou será que vamos argumentar que Srila Prabhupada cometeu um equívoco na tradução?
Ou seja, o ser humano pode ser omnívoro. Mas ao avançar na senda espiritual, abandona a alimentação carnívora e torna-se vegetariano, pois essa é a alimentação requerida pelo Senhor (Bhoga torna-se Prasadam).
O ponto que tentei enfatizar é que bhakti pode manifestar-se no coração de qualquer um mesmo que esse ainda cometa atividades pecaminosas ou tenha desejos pecaminosos.
vikriditam vraja-vadhübhir idam ca visñù
sraddhänvito 'nusrinuyad atha varnayed yah
bhaktià paräm bhagavati pratilabhya kämam
hrd-rogam äsv apahinoty acirena dhiraùSB.10.33.39
No Madhurya Kadambini Srila Visvanatha explica que bhakti é independente até mesmo da pureza do sadhaka. A palavra pratilabhya indica que primeiro bhakti se estabelece e depois então é que "kama hrd rogam" a luxuria que é a doença do coração deixa o coração do sadhaka.
yan nama dheya sravananukirtanad
yad prahvanad yad smaranad api kvacit
svado ´pi sadya savanaya kalpate
kutah punas te bhagavam nu darsanat
SB 3.33.21 e citado no BRS 1.1.21
Srila Jiva Goswami no comentario ao Bhakti-rasamrta sindhu deste verso do SB. diz que os santos nomes e outras práticas de bhakti tornam até comedores de cachorro qualificados a executarem sacrificios védicos. E nesse significado ele sente a necessidade de dizer que "svado" está no presente do indicativo que quer dizer aqueles que comem cachorro no presente e não no passado. Esta seqüência de versos citados no Bhakti rasamrta é para enaltecer as glórias do bhakti e para informar que bhakti é capaz de dirimir tanto prarabdha karma quanto aprarabdha karma no devido curso do tempo, e achar que temos que ser puros antes que bhakti se manifeste em nosso coração é contradizer os acaryas e é um entendimento judaico cristão do vaisnavismo.
Esse é o ponto defendido, e não o consumo de carne. Bhakti é independente e possui leis próprias é o meu ponto.
Sim, no Madhurya Kadambini, no primeiro capítulo, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura trata da superexcelência de Bhakti como supremamente independente (Parama Sva Tantra) e que mesmo que alguém tenha muitos desejos materiais ainda assim pode ter a qualificação (Adhikara) para começar a praticar Bhakti.
Não é preciso ser puro para que Bhakti se manifeste no coração. Mas gradualmente a matança de animais deve ser abandonada. Isto não é enfatizado ou praticado pelos líderes Cristãos que apoiam a matança de animais em todas as etapas.
Os líderes Cristãos que já iniciaram o processo de Bhakti, e pela força de cantarem o nome de Cristo por centenas e centenas de anos já deveriam ter parado de apoiar a matança de animais !!!
Algumas etapas no processo de educar as pessoas grosseiramente materialistas e trazê-las à plataforma de seres humanos civilizados.
1 - SRADDHAVAN
* Cantar Hare Krsna (No mínimo 1 volta por dia).
*Adorar o Senhor Krsna (visitando o Templo ou cultivando serviço devocional de alguma maneira).
*Ler o Bhagavad Gita Como Ele É, o Srimad Bhagavatam e outros livros de Srila Prabhupada.
Come carne mas é um Vaisnava.
2 - GAURANGA SEVAKA
* Cantar Hare Krsna (No mínimo 4 voltas por dia).
*Restringir-se de comer carnes, peixes e ovos.
*Crer no Senhor Krsna como a Suprema Personalidade de Deus.
*Ter uma atitude devocional.
*Evitar actividades grosseiramente imorais (drogas, prostituição,etc)
Come carne mas é um Vaisnava.
3 - GAURANGA SADHAKA
*Cantar Hare Krsna (Mínimo 8 voltas).
*Restringir-se de intoxicação, carnes, jogos de azar e sexo fora do casamento.
*Estabelecer um altar em casa.
*Oferecer todo o alimento à Krsna.
*Aceitar o processo de Sadhana Bhakti
4 - PRABHUPADA ASRAYA
*Seguir o padrão de cantar 16 voltas de Japa por dia e seguir os 4 princípios reguladores.
*Mostrar uma forte convicção na Consciência de Krsna.
5 - SRI GURU ASRAYA
*Seguir o mesmo padrão de Prabhupada Asraya por um período de 6 mêses a 1 ano adicionando a rendição a um mestre espiritual autorizado na sucessão discipular.
E sim, mesmo o número 1 e 2 Sraddhavan e Gauranga Sevaka já despertaram Bhakti, e apesar de comerem carne podem até executar sacrifícios Védicos, como citado acima.
Mas gradualmente a matança de animais deve ser abandonada de forma a avançar na senda do amor à Deus, muito além da execução de sacrifícios Védicos.
Para alcançar fases avançadas do processo de Bhakti (Krsna Prema), deve-se parar com a matança de animais.
Isto não é enfatizado ou praticado pelos líderes Cristãos que apoiam a matança de animais em todas as etapas.
"Se os cristãos querem amar a Deus, eles devem parar de matar animais." (Srila Prabhupada)
Outro ponto que acho valido comentar é:
“Mas o que parece é que você afirma, como muitos, que Srila Prabhupada teria utilizado uma estratégia de pregação para cativar os seus seguidores "Cristãos" ocidentais, que seriam ignorantes a ponto de não aceitarem que nós não viemos de Krsna Lila. Desculpe, Prabhuji, está não é a posição oficial da ISKCON. Sem dúvida existe um influência Judaico-Cristã, mas alto lá...;)”dito por Praladesh P.
Sobre esse assunto não vou comentar, mas aqui estão só algumas referências para aqueles que quiserem lê-las dos livros de Prabhupada nosso fundador acarya que estabeleceu o siddhanta em seus significados Bhaktivedanta, quer possamos entendê-las ou não. Aqueles que não poderem entendê-las que as coloque perante seus respectivos Sri Gurus para que as explique.
(SB 1.10.22), (SB 3.2.12), (SB 4.16.19), (SB 5.11.12), (SB 6.1.34), (SB 6.1.39), (SB 7.1.35 sig.), (CC Madhya 20.118), (CC Madhya 22.10), (CC Madhya 22.11).
Quem for fã dos significados de Prabhupada pode citar algo que contradiga as referências a cima? Só vale se for retirada dos significados Bhaktivedanta, seja no Bhagavatam, Caitanya Caritmrta ou Bhagavad-Gita.
Este é um outro tópico que já foi altamente debatido...;)
O assunto da cristandade já rendeu demais, eu não sou cristão, nem fiz primeira comunhão quando criança, só quis compartilhar algumas reflexões baseadas nos textos de Srila Prabhupada e dos acaryas, reflexões estas que se aproximam da senda de bhakti.
Espero que os textos tenham servido para a reflexão de muitos.
Seu servo
Ramai Dasa
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Querido Sriman Advaya Prabhu e demais Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.
Todas as glórias sejam para Srila Prabhupada !!!
Gostaria de agradecer a Sriman Advaya Prabhu e a todo(a)s que participaram neste debate enriquecedor.
"Prabhu Prahladesh escreve como se..." Prabhuji, não sou quem escreve. É Srila Prabhupada que afirma que "Não Matarás" refere-se também aos animais.
Embora Srila Prabhupada revisse alguns conceitos, penso que especificamente sobre este tema ele não considerou a necessidade de o fazê-lo. Nem os seus seguidores deveriam fazer devido a que tempo, lugar e circunstâncias permanecem exatamente os mesmos.
Portanto, não vejo a necessidade de salientar repetitivamente os mesmo pontos "ad nauseum". Ou mesmo outros pontos que estão nesta mensagem abaixo e em outras, e que não considero estarem de acordo com a linha de Srila Prabhupada.
Meu único pedido humilde a todo(a)s é para lerem e relerem o que Srila Prabhupada fala sobre o tema específico e tenho certeza que tudo ficará esclarecido.
Devido a outras responsabilidades meu tempo agora torna-se escasso. Na medida que tiver mais tempo disponível escreverei algo no meu blog.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari