हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O verdadeiro Positivismo

Todas as glorias a Srla Prabhupada
Todas as glorias a Hrdayananda Maharaja

Mais ou menos no final da decada de 50 surgiu esse pensamento chamado: "positivismo”, um conceito materialista, para estimular o desenvolvimento economico, que com a ajuda da psicologia moderna tenta mapear as nescessidades humanas, estabelecendo assim uma "esperança" para as pessoas cansadas do pessimismo religioso que sempre se apresentou mostrando esse mundo como algo que não tem jeito, um "vale de lágrimas".

O conceito estabelecido no imaginário popular das religiões sempre foi negativista, e como tudo que é falso sugere uma reação, a sociedade capitalísta que estava surgindo tambem aprendeu a pensar por si própria, só que, por adentrarem no niilismo, foram as gerações seguintes que pagaram o pato. Apesar da sociedade se desenvolver de forma doente, herdando as neuroses dos seus pais religiosos, neuroses essas que atualmente está evoluíndo para a pervesão, mesmo assim nunca se encontrou uma saida dessa situação e fico sempre a mesma disputa, que sería: a neurose dos negativístas ou a neurose dos positivistas.
Com a vinda de Srila Prabhupada para o ocidente, o ocidental pode começar entender que tanto os negativistas religiosos estavam errados, como os positivistas materialístas tambem. Na consciencia de Krishna podemos entender o sanatana-dharma é o que se tem de mais positivo, mesmo se comparado ao positivismo materialista.

Na realidade um devoto não vê nada negativo, está tudo certo, e a unica coisa que falta é consciencia de Krishna. É como aquela historia de uma pessoa ter muitos zeros na forma de aquisições materiais, mas, no momento que adicionamos o 1 que é Krishna a esses zeros, todos vão ter o seu real valor. Como Prabhupada disse que vida material tem como sintoma ansiedade e lamentação, ou seja, ansiedade para adquirir coisas para o corpo, e depois, as lamentações de perder as coisas adquiridas, por não compreender que é o verdadeiro dono é Krishna , e que é para Ele que tudo deve ser oferecido.

Agora, a solução tambem está ao alcance da mão, que é o movimento de sankirtana do Senhor Caitanya, que como sabemos tem como carro chefe, a distribuição de livros de Srila Prabhupada, ou seja : "livros são a base",
já dizia Srla Prabhupada. Se existe algo errado, nessa historia toda, podemos dizer que é justamente aquele devoto, que mesmo tendo facilidades para trabalhar nessa dirtribuição de livros, não faz.

Aquele que não pode ter isso como prioridade deve criar estrutura para esse trabalho, para aqueles que podem, esses geralmente são os brahmacaris, incentiva-los a se dedicar, e esse brahmacari precisa ser protegido. Aqueles que não podem fazer isso diretamente, mas trabalham criando condição para que existam brahmacaris, e que os proteje, isso é ainda mais relevante, dentro deste trabalho de distribuir livros. Como temos que mostrar evidencias de tudo que falamos, a evidencia do que estou falando é a nossa historia, de como tudo foi construído no mundo.

Esse trabalho de um sankirtaneiro deve ser feito nas assim chamadas cidades caóticas, no meio do povo dando a solução para esse mundo, de outra forma não estaremos entendendo o que é o movimento do Senhor Chaitanya, estaremos fugindo do mundo como os religiosos negativístas, e estaremos deixando de mostrar que esse movimento é o verdadeiro positivísmo que o mundo moderno precisa.

Seu servo,
Visva guru das

Essa Era que é chamada de: "Era de Kali", tambem é conhecida como a Era da hipocrisia, do ponto de vista psicológico, talvez seja porque as pessoas adoram viver um imaginário, alguma criação mental, e até criar uma personagem para sí mesmo, e quando essas coisas não satisfazem o esperado, aí vem um estado que hoje em dia é muito comum, que é a depressão, assim de depressão e ilusão se vai vivendo. Assim, ser verdadeiro é uma coisa muito valiosa, isto tambem é ensinado por nosso mestre Prabhupada no Sri Isopanishad (um de nossos livros) que devemos evitar a duplicidade no carater, Prabhupada tambem diz em seus livros que, só podemos deixar um gosto, se tivermos um gosto superior, nesse processo de Bhakti Yoga, esperimentamos que o prazer mais elevado está na pureza, pureza de intenção em tudo que fazemos, apesar que isso nem sempre é reconhecido, mas existe mais satisfação pessoal.

E como chegar a essa atitude pura? Essa mudança é radical e as vezes é lenta, depende de cada pessoa. Isso se desenvolve quando conhecemos os fatos, ou o verdadeiro objetivo da vida humana. Apesar de ser algo absoluto não precisamos ter medo; existe essa ideia de que liberdade é estar livre de tudo que é absoluto, e poder ficar no relativo, mas essa tambem é uma decisão absoluta, existe ainda aqueles que dizem que devemos duvidar de tudo, então se vamos duvidar de tudo, por que então não duvidar de duvidar? vc não acha?

A verdade é que não podemos fugir do absoluto, Ele está em toda parte, Ele é o ar que respiramos, é a comida que comemos e até o processo de digestão. Somos na realidade dependentes dEle, quer queiramos ou não.

Nessa situação é melhor saber quem é Ele, e fazer as pazes com Ele. Essa foi a missão de Prabhupada, vir da India e mostrar para o mundo ocidental quem é essa Verdade Absoluta e que seu nome é Krsna.

Seu amigo,

Visvaguru dasa

Buscar