हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

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terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Yatra de Curitiba

Curitiba, a "Cidade Sorriso". Morei tantos anos nesta bela cidade.

Por favor, o Templo de Curitiba tem Estatutos estabelecidos e Regulamento Interno e todos os membros da Congregação e internos são cônscios disso?

Exemplo de Estatuto de Nova Gokula:

CAPÍTULO IV - DO REGIME DISCIPLINAR

Art. 17 - Os membros de Nova Gokula estarão sujeitos aos seguintes mecanismos disciplinares:

I - advertência;

II - suspensão;

III - exclusão;

IV - expulsão.

Todo Estatuto Social em:

http://novagokula.com.br/informacoes/estatuto.html#l2t2c4

Excesso de Justiça e falta de Misericórdia. Não pode ser.

Excesso de Misericórdia e falta de Justiça. Também não pode ser.

Todos aqueles que administram ou administraram um projecto da ISKCON deparam-se inevitavelmente com a disputa conflitante desses dois conceitos.

Busca-se um ideal. A Misericórdia até seu limite extremo, mas depois aplica-se a Justiça.

Especificamente neste caso, foi mostrada Misericórdia até seu limite extremo ???

Só podemos conjecturar.

Uma coisa é certa. Não existe só a Misericórdia, assim como também não existe só a Justiça.

Srila Prabhupada no trato com os devotos era misericordioso mas também quando necessário justo.

Em 1970 Srila Prabhupada explusou da ISKCON 4 discípulos sêniors que fizeram a maior bagunça considerando Srila Prabhupada "Deus".

Por outro lado, Srila Prabhupada recebia de braços abertos seus filhos que voltassem humildemente a casa.

Uma vez um discipulo de Prabhupada foi embora do Templo. Depois de algum tempo voltou e tinha adotado as práticas cristãs e disse que queria morar no Templo e continuar com suas praticas cristãs no Templo. Srila Prabhupada não aceitou. O discípulo foi embora.

Desvio filosófico ou conduta inapropriada num Templo não são adequados.

Mas veja bem, eu não estou a dizer que o que foi feito está certo ou não. Eu não sei. Eu não estava lá.

O que eu estou a dizer é que existe sempre um grande conflito entre misericórdia e Justiça.

De qualquer forma, advertência, suspensão, exclusão e expulsão estão previstos em todos os Estatutos da ISKCON.

Se você me perguntar se eu concordo com isso, bem, depois de todos os desvios filosóficos e condutas inapropriadas ao longo destes anos todos, eu penso que sim, estas medidas são necessárias quando bem aplicadas.

Uma Instituição mede-se como ela trata os idosos, as crianças, as mulheres, os necessitados e doentes.

Mas também é um facto que existem aqueles que não querem ser ajudados. É assim mesmo. Por mais que você se empenhe a pessoa não quer mudar. Nós sabemos que é assim.

Em relação a medidas disciplinares, não são somente devoto(a)s sem destaque que sofrem sanções.

Grandes discípulos de Prabhupada, Sannyasis, GBCs e Gurus tiveram e tem sanções disciplinares bem fortes que incluem mesmo expulsão.

A lista é enorme !!!

Para aqueles que pensam que conflitos entre devotos somente os há na ISKCON, desenganem-se.

Também ocorrem grandes conflitos noutras Instituições Vaisnavas.

Porque em todo lado vamos nos deparar em Kali Yuga com situações conflituosas e desnorteadas.

Se for feita uma mediação profissional de conflito neste caso Mahadeva X ISKCON-Curitiba é uma boa tentativa.

Mas também devemos saber e de acordo com as estatísticas de Mediadores Profissionais de Conflitos, que somente entre 70 a 75% do casos consegue-se resolver o conflito.

Por exemplo, nos EUA uma Associação de Mediadores Profissionais em 2008 mediaram 12.254 casos e conseguiram resolver 8.840, ficando 3.400 sem conseguirem resolver.

O papel da Instituição é fazer tudo por tudo para ajudar alguém. Mas pode acontecer que esse alguém não queira ser ajudado.

Não são todas as mediações profissionais que são resolvidas com sucesso.

Vosso servo

Prahladesh Dasa

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