हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Um devoto é grave - Gambhira

"As 26 qualidades do devoto" por SS Satsvarupa Das Goswami:

Um devoto é grave, Gambhira

"As emoções e concentração do devoto não são arrebatadas só porque a pessoa que se encontra perto dele é leviana ou melancólica. Ele não se sente obrigado a sair de imediato de sua meditação em Krsna para falar bobagens, só porque a pessoa que se encontra perto dele deseja falar disparates. Apesar de não ser anti-social, a primeira e mais importante coisa que ele tem de fazer é lembrar-se constantemente de Krsna. Esta é a primeira regra: Sempre se lembre de Krsna e nunca se esqueça dEle. Um devoto pensa que se tem realmente de ajudar outra pessoa, ele só pode fazer isto quando ele próprio estiver centralizado em Krsna.

Certa vez, enquanto Srila Prabhupada estava chegando num aeroporto australiano um repórter perguntou-lhe: "Quando o senhor desceu do avião parecia muito grave. Por que isto?" Srila Prabhupada respondeu que ele estava sempre pensando em Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, e já que Krsna é tão grandioso, "ficamos naturalmente graves". Então o repórter perguntou se Prabhupada não sorria nunca. Em resposta Prabhupada sorriu, assegurando-nos dessa maneira que não somente podia sorrir, mas que ainda pensava em Krsna.

Se uma pessoa escuta os discursos profundos das Suprema Personalidade de Deus, ela se torna grave. De igual modo, se ela se associa com devotos sérios, também se torna séria e grave. Existem muitos momentos amenos na Consciência de Krsna, mas para a alma abandonar a vida material e preparar-se para voltar ao Supremo não é uma brincadeira. É um objectivo muito profundo. E quando através do cantar e ouvir, um devoto compreende algo sobre o Santo Nome e o Srimad Bhagavatam, então sua visão filosófica aprofunda-se cada vez mais."

Fim da citação.

Portanto, um devoto é grave. Mas um devoto também sorri. Um devoto avançado sorri porque está naturalmente com Krsna. Um devoto não tão avançado também sorri, porque sabe com muita confiança que ao seguir seriamente o processo de cantar evitando as ofensas (Nama Bhasa) estará brevemente com Krsna.

Somente Namabhasa e Sudha Nama podem trazer felicidade.

De qualquer das formas, o sorriso de um Vaisnava está sempre conectado com Krsna e nunca com algo ou alguém fora da Consciência de Krsna.

Ou ainda, ao vermos um devoto muito sério, isto pode dever-se a que o devoto é grave (Gambhira)........ OU porque esta triste. As aparências enganam. Só Krsna no coração deste devoto poderá saber ou alguém que conviva constantemente com ele .... ;)

Krsna usa tantas vezes a palavra Sukham (felicidade) no Bhagavad Gita.

Vosso servo

Prahladesh Dasa

Buscar