Provérbio: "Se alguém fala a verdade apanha com uma vara mas se alguém fala uma mentira é glorificado por todos."
Conclusão: Temos que falar a verdade.
Provérbio: "A brincar falamos a verdade."
Conclusão: Porque o Santo Nome não é diferente de Krsna, é ilimitado. E ilimitadamente podemos glorificar o Santo Nome e um número prescrito de voltas. Assim os nossos irmãos e irmãs que por algum motivo não conseguem seguir seus votos sentir-se-ão inspirados a segui-los e não precisaremos "incomodar" ninguém.
Provérbio: "Aquele que apenas pensa nos deveres a cumprir quando lhos recordam, não é digno da menor estima."
Conclusão: Se estivermos constantemente a recordar nossos irmãos e irmãs que eles devem cumprir seus votos, eles o farão simplesmente por obrigação e temor. No entanto os votos, que foram feitos individualmente ao Guru e Krsna devem ser observados por amor (Raga Marga) e não porque alguém nos recorda deles (Vidhi Marga).
Podemos e devemos pedir que nossos irmãos e irmãs cantem Hare Krsna, mas não deveríamos cobrar deles que cumpram seus votos.
Provérbio: "Seja estricto consigo mesmo e muito tolerante com os outros."
Conclusão: Outro provérbio: "Se a sua preocupação com os outros não foi aceita, por favor, pergunte-se a si mesmo se foi compassivo."
Provérbio: "Se a sua preocupação com os outros não foi aceita, por favor, pergunte-se a si mesmo se foi compassivo."
Conclusão: Outro provérbio: "Seja estricto consigo mesmo e muito tolerante com os outros."
Nós podemos dizer: "Se VOCÊS não cumprirem o voto de cantar dezesseis voltas e inventarem muitas desculpas, VOCÊS não farão um progresso tangível."
Ou então podemos dizer: "Apesar das muitas dificuldades, se EU não cumprir o voto de cantar dezesseis voltas e inventar desculpas, EU não farei um progresso tangível." Desta segunda maneira estamos a ser estrictos conosco próprios e ao mesmo tempo estamos a passar a mensagem para os demais.
Vosso servo
Prahladesh Dasa ... /|\ ...