Estimadas Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado.
Na ISKCON os termos Prabhu e Mataji parecem significar simplesmente "Senhor" e "Senhora".
No entanto, mesmo na ISKCON o termo Prabhu tem uma outra conotação que é a de Mestre e assim as devotas ficam excluídas de poderem aceitar este papel ao não serem chamadas de Prabhu.
Uma simples sugestão:
No trato geral (e considerando "Prabhu" e "Guru" como títulos) poderíamos dizer:
"As Matajis da ISKCON são todas Prabhus", e também "As Matajis da ISKCON podem e devem assumir o papel de Guru".
Exemplo: "Srimati Radharani é o Guru daqueles que estão situados na Rasa de Madhurya e Balarama é o Guru daqueles situados nas Rasas de Dasya, Sakhya e Vatsalya"
No trato pessoal poderíamos dizer:
"Estimada Prabhvi Lalita", "Estimada Lalita Mataji", "Estimada Vaisnavi Lalita Devi Dasi", e ainda "Prabhvi Lalita Mataji é minha Gurvi", etc ........................
Ou seja, na ISKCON, devotos e devotas são todos considerados como Prabhus e no trato pessoal usamos a forma feminina de Prabhvi, Vaisnavi, etc .......................
Como funciona em Português
Mestra, de novo
[Pergunta] Eu gostaria que os senhores me informassem se a forma "mestre", usada para designar a mulher que obtém o titulo de mestrado, está correta.
Faço esta pergunta diante do fato de perceber que, usualmente, ao fazer referência aos títulos de uma mulher, muitas pessoas (às vezes da própria direção de um estabelecimento de ensino superior), aqui no Brasil, flexionam a palavra "doutor" (doutora), mas se recusam a usar "mestra" . Maria Francisca Miquelão :: :: Belo Horizonte, Brasil
[Resposta] Penso que se deve usar o feminino sempre que o título permita a variação natural em gé[ê]nero (ex.: juiz/juíza, ministro/ministra, presidente/presidenta, etc.).
Nos novos tempos, em que as mulheres estão a mostrar competência nas profissões antigamente só reservadas aos homens, não faz sentido considerar que o gé[ê]nero masculino é que representa uma dada profissão ou um dado cargo. Faço porém uma ressalva: algumas designações no gé[ê]nero feminino poderão ainda tomar um ar pejorativo, se ditas em sentido trocista. É, por exemplo, o caso de `chefa´ e o de mestra (neste caso podendo ser associado a `mestra de costureiras´, um cargo respeitável, mas uma comparação inferiorizante, em relação a um grau acadé[ê]mico, e de nível já elevado). Poderá ser sempre a mesma resistência à afirmação da mulher, mas é preciso contar ainda com isso. Em Portugal, a designação de `chefa´ não terá entrado completamente, e é preciso ponderação no seu uso; mas já é vulgar dizer-se que uma senhora é mestra (com o grau acadé[ê]mico) em determinado ramo de conhecimentos. Contudo, alguns lingu[ü]istas portugueses preconizam a distinção entre mestra e grau de mestre (ex.: `esta senhora é mestra em Literatura Moderna´, esta senhora tem o grau de mestre, ou um mestrado, em Literatura Moderna´). Ao seu dispor, D´ Silvas Filho ® :: 10/12/2004
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
Todas as glorias a Srila Prabhupada
Eu estava comentando agora a pouco sobre isso, que recebemos um nome espiritual e tds tem ligação com Krishna, alem de que quando são pronunciados nos purificamos, e lembramos de Krsna.
O movimento prega ser personalista, não seria mais apropriado então acrescentar o prabhu e mataji ao nome que cada pessoa recebeu de seu mestre espiritual , e não usarmos o prabhu e mataji de uma forma impessoal, assim como não chamamos Krisnha de Deus.
Não que Ele não seja.
Hare Krsna....
ss priya sakhi dd
Haribol sim também concordo com a mataji em dizer que não se sente bem quando lhe chamam de prabhu pois eu também não gosto que me chamem de prabhu. Prabhu é adequado pro devotos e não pras devotas e mataji é mais femenino e mais delicado por isso mais adequado pras devotas.
Gopala Priya Devi Dasi
O termo brahmavadini pode ser usado como feminino de brahmacari. Não vejo por que uma devota poderia querer ser chamada "prabhu" em vez de mataji... a mãe é a pessoa mais elevada no universo e mais respeitada dentro da cultura védica. Eu particularmente acho estranhíssimo qdo alguém me chama de prabhu! :)
Kamalaksi R dd BhS
"Estimada Prabhvi Gopi Candana Devi Dasi, por favor, aceite minhas respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Suas colocações tem-nos ajudado muito a dirimir uma série de questões.
Muito obrigado.
Também, poderíamos dizer que o título Prabhupada significa literalmente "aquele que assumiu a posição do Senhor Supremo", aonde Prabhu denota "Senhor Supremo", e pada significa "posição". Também pode-se dizer "os pés daquele Mestre aos quais todos os outros Mestres tomam refúgio".
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari"
Temos:
bhakta-pada — a posição de um devoto; CC Adi 6.100
nityānanda-pada — os pés de lótus do Senhor Nityananda; CC Adi 11.47
prabhu-pada — os pés de lótus de Sri Caitanya Mahaprabhu; CC Madhya 9.103
prabhu-pada pāilā — alcançar o refúgio dos pés de lótus de Śrī Caitanya Mahāprabhu; CC Antya 2.166
Desculpe-me se ficou parecendo que Srila Prabhupada tenha exigido tal título, o que nós sabemos que não é verdade. Ele fê-lo como um serviço ao seu Guru: O significado do título Prabhupada (Àquele que serve aos pés de Deus) em:
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Em relação a gramática portuguesa, às vezes as mulheres são chamadas de Mestras e às vezes de Mestres.
Em sânscrito poderia utilizar-se para as devotas tanto Prabhu como Prabhvi.
Uma ressalva. Peço desculpas, eu havia dito que a palavra Guru é sempre masculina. No entanto, existe o feminino que é Gurvi.
E assim como neste caso específico, uma devota pode ser chamada tanto de Guru como Gurvi.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Prabhu Prahladesh Das, minhas reverências...
Outra questão me ocorreu, a partir de seus esclarecimentos. O senhor disse: "Agora, não há nenhum problema em chamar uma devota de Mataji (que não seja sua espôsa)..."Então, já que mataji significa Mãe, o senhor disse aí que um devoto não deveria, então chamar sua esposa de Mataji. Mas, o curioso é que isso é bem difundido no nosso movimento, os maridos chamam suas esposas de Mataji (Mãezinha) e as esposas chamam os maridos de Prabhu (Mestre). Tb nos dirigimos a todos os devotos como Prabhu (Mestre) e os devotos se dirigem a todas as devotas como Mataji e não Prabhvi (comumente). Agora o que eu nunca ouvi foi uma devota chamar um devoto por Pita (Pai).
Fim da citação.
Os Vedas compreendem a natureza feminina, e sabem que a mulher em geral não atrai-se tanto pela parte grosseira sexual, e portanto as mulheres não constumam chamar todos os homens de Pita.
Os Vedas prescrevem que os homens (devido a sua maior atracção a parte sexual grosseira) devem ver todas as mulheres com excepção da sua espôsa como sendo sua própria Mãe. Mas depois de terem filhos, devem ter uma vida celibataria e novamente devem ver suas esposas como Mães.
Outra questão:
PITA e PRABHU parecem vir da mesma raíz. É isso?
Fim da citação.
Pitr = Pai.
Pita vêm da raíz sânscrita "pa" (aquele que mantém, dá vida, no sentido que dá o ar vital). Os Upanisads dizem:" Pita Ha Vai Pranah" (O ar vital vem dos antepassados (Pita))
Prabhu
Prab = Mestre
Hu = raíz sânscrita que indica Ser Divino ou Deus. Muitas vezes a Deidade é chamada de Prabhu.
O que os devotos me disseram quando eu entrei no movimento foi que chamar de Prabhu ou Mataji seria como está chamando de Senhor ou Senhora.
Creio que essa palavra Prabhu tem mais de um significado, não? Depende também do contexto em que ela for aplicada.
Fim da citação.
Também pode ser assim utilizado, mas o principal significado de Prabhu é mestre e Mataji é Mãe.
Sua serva,
Gopi-candana devi dasi Gopi Candana Mataji, por favor, aceite minhas respeitosas e humildes reverências. Srila Prabhupada Ki Jaya !!! Muito obrigado. Prabhu não significa Pai. Ainda que as vezes, um Pita actue como Prabhu e um Prabhu actue como Pita. E também uma Mata actue como Prabhvi e uma Prabhvi actue como Mata. Pita = Pai Mata = Mãe Prabhu = Mestre Prabhvi = Mestra De acordo com a gramática Portuguêsa, Mestra significa um nome feminino de mulher que ensina, professora, orientadora, pessoa que sabe muito, mentora, etc. E Mestre significa um nome masculino de pessoa que ensina, professor, orientador, pessoa que sabe muito, mentor, etc. Diz a regra que «os substantivos terminados em –e são geralmente uniformes. Há, porém, um pequeno número (…) que troca o e por a. Ex: mestre-mestra. No estudo gramatical do Gênero - Masculino e Feminino, os substantivos podem ser: BIFORMES Menino - menina Aluno - aluna HETERÔNIMOS Homem - mulher Boi - vaca UNIFORMES (COMUM DE DOIS) O/a estudante O/a lojista UNIFORMES (EPICENO) A girafa macho / a girafa fêmea O jacaré macho / o jacaré fêmea UNIFORMES (SOBRECOMUM) São os que têm uma só forma e um só artigo para ambos os gêneros: Exemplos: O carrasco O monstro O ídolo ("Meu ídolo é a Maria Fernanda") O defunto O pivô ("Quem é o pivô desta equipa? O pivô é a jogadora Cristina.") O apóstolo ("Maria Madalena, o apóstolo dos apóstolos") O gênio O sujeito A vítima A sentinela ("O Senhor João é a sentinela perfeita.") A pessoa Estes são somente alguns exemplos. Agora, não há nenhum problema em chamar uma devota de Mataji (que não seja sua espôsa), desde que não percamos a noção de que esta mesma devota além de nossa Mãe, também pode ser a nossa guia espiritual (Guru, Prabhu, Prabhvi, etc), o que infelizmente nem sempre acontece. E assim, poderíamos dizer "Estimada Prabhu Radhika Mataji" ou "Estimada Prabhvi Radhika Mataji" os quais indicam que consideramos tal devota como nossa "Mãe" e ao mesmo tempo como nossa "Mestra". Sri Hemalata Thakurani foi a filha de Srinivas Acarya, e líder proeminente da sua época. Entre muitos de seus discípulos, Yadunandana Prabhu é o mais conhecido. Ela também é conhecida por afastar o Sahajiya Rupa Kaviraja da Sampradaya Gaudiya Vaisnava. Também: http://www.stephen-knapp.com/women_in_vedic_culture.htm Ainda, artigo interessante em: http://www.migalhas.com.br/mig_gramaticais.aspx?cod=64298&lista=S Vosso servo Prahladesh Dasa Adhikari Queridos Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências. Srila Prabhupada Ki Jaya !!! Quando Srila Prabhupada estava presente fisicamente entre nós, era o único Diksa e Siksa Guru da ISKCON. Actualmente, ele continua a ser o Siksa Guru de toda a ISKCON e seus discípulos aceitaram a incumbência de dar Diksa. Agora algumas colocações: Somente SEUS DISCÍPULOS podem dar Diksa? Ou SUAS DISCÍPULAS também podem? Se as DISCÍPULAS de Srila Prabhupada podem dar Diksa (e na tradição Gaudiya Vaisnava isto é possível), como seus discípulos (delas) deveríam tratá-las? Existem, como sabemos, muitas formas respeitosas de tratar o Guru: Gurudeva, Acaryadeva, Visnupada, etc. No início, os devotos chamavam Srila Prabhupada de "Swamiji", mas depois descobriram que esta não era uma forma muito respeitosa de referir-se ao Mestre Espiritual. Fica a pergunta: Por exemplo, como os DEVOTOS e DEVOTAS iniciados por Hemalata Thakurani ou por Gangamata Goswamini ou Jahnava Mata tratavam-nas? Por Mataji, por Srila Gurudeva, por Prabhvi, por Prabhu ......? Será que não poderíamos dizer: Jaya Nitya Lila Pravista Om Visnupada Paramahamsa Astottara Sata Sri Srimati Hemalata Thakurani Ki Jaya !!! Ou será que o título de Paramahamsa de entrega à Krsna está destinado somente aos DEVOTOS? Pode ser que uma devota pura prefira desempenhar o papel de Guru actuando como uma espôsa casta, fiel e submissa, e ser assim muito gloriosa. Mas não parece que alguma outra devota pura não possa actuar no papel de Guru iniciador. Vosso servo Prahladesh Dasa Adhikari Hare Krsna queridos devotos. O termo Brahmacarini nunca teve uma base histórica mas também foi usado por Srila Prabhupada. Assim: Mataji Vaisnavi Brahmacarini Thakurani Sannyasini Dasi Devi Gosvamini Prabhvi Acaryaa (com a vogal alongada) Gurvi podem todos ser usados em diferentes circunstâncias. Vosso servo Prahladesh Dasa Adhikari Querido Lilananda Prabhu e todos o(a)s devotos e devotas reunidos: Por favor aceitem minhas humildes reverências. Todas as glórias a Srila Prabhupada. Até recentemente - acho que foi em 2008 - este mesmo assunto foi discutido pelos devotos na sistema de email COM e como eu lembro a conclusão foi que o uso do termo de endereço 'prabhu' para mulheres não foi atualmente feito por Srila Prabhupada, mas pelos seus secretários da época. Evidência sendo que se a pesquisa mais abrangante for feita, vai revelar que nas mais antigas cartas escritas direitamente por Srila Prabhupada, ele sempre chamou-las de 'mataji', uma etiqueta direitamente alinhada com o comportamento tradicional 'hindu', aonde não há e nunca houve procedência de chamar uma pessoa com corpo feminina de 'prabhu.' Também foi lançando o uso do tratamento respeitoso de 'prabhvi', mas isto também foi desconsiderado como invenção occidental sem base histórico, deixando enfim a conclusão que o comportamento ideal estabelecido por Srila Prabhupada é de chamar devotos de 'prabhu' e devotas de 'mataji'. Seu servo, Vraja-kumara das Exemplos: Los Angeles 25 January, 1969 69-01-25 My Dear Kedar Mataji, Please accept my greetings and blessings of Sri Sri Kisori Raman. >>> Ref. VedaBase => Letter to: Kedar Mataji -- Los Angeles 25 January, 1969 I understand that Mataji Syama Devi is back there in London, so she will also help in your efforts. I hope you will contact me soon by post to inform me of the position of the new address and how you are. I hope you are well. Your ever well-wisher, A.C. Bhaktivedanta Swami NB: Enclosed is one letter for Mataji Syama Devi. Ref. VedaBase = Letter to: Syamasundara -- San Francisco 5 April, 1969 New Vrindaban 22 May, 1969 69-05-22 My Dear Mukunda, Please accept my blessings. I am in due receipt of your letter dated May 9, 1969, and in the meantime, I have also received letters from Yamuna, Gurudasa, as well as one letter from Mataji Syamadevi in Hindi. Ref. VedaBase =Letter to: Mukunda -- New Vrindaban 22 May, 1969 Mataji Himavati can train your wife or someone how to worship the deities nicely, and you both stay there for the time being. Ref. VedaBase =Letter to: Krsna dasa -- Bombay 10 January, 1972 Queridos devotos e devotas: Por favor aceitem minhas humildes reverências. Todas as glórias a Srila Prabhupada, o Fundador-Acarya da grande ISKCON! Recentemente compartilhei uma carta que escrevi para Mataji Urmila Prabhu com um devoto Brasileiro. O devoto perguntou: "Por que você a chama de Prabhu?" Hoje encontrei um artigo compilado por Visakha dasi que apresenta evidência de Srila Prabhupada chamando as devotas, várias vezes, de Prabhu. Aqui segue minha tradução. Espero que esta os encontre bem. Seu servo e amigo,Lilananda dasa Srila Prabhupada chamava seus discípulos e discípulas de prabhu. Meu Querido Ranadhira, Por favor aceite as minhas bençãos. . . Sim, eu dou todas as bençãos para o feliz casamento de Haladhara Prabhu com Joan Prabhu, portanto, faça o que for necessário a este respeito. (16 de Fevereiro de 1971) Meu Querido Rsabhadeva, Por favor aceite as minhas bençãos. . .. Enquanto houver adoração de Guru-Gauranga, Yamuna Prabhu pode atuar como pujari . . . (25 de Março de 1971) Anna Prabhu também pode ser iniciada e ela tem as minhas bençãos para se casar com Puranda tão logo seja possível. (Carta para Mukunda, 13 de Abril, 1971) Esperava-se que Malati Prabhu iria trazer japa malas da Índia. Eu quero que aquelas japa malas sejam enviadas imediatamente para nosso centro em N.Y. por remessa aérea (Carta para Tribhuvanatha, 4 de Julho de 1971) Meu Querido Kirtanananda Maharaja, Vrindaban Candra, e Silavati. Por favor aceitem as minhas bençãos. Acuso o recebimento de sua correspondência aqui em Calcutá, descrevendo seus planos para um grupo de sankirtana viajeiro. Estas notícias são muito encorajadoras para mim. Silavati Prabhu disse que este era um sonho que ela cultivava por muito tempo. Eu também tinha este sonho. . . (6 de Novembro de 1971) Em Los Angeles, eu pessoalmente os aconselhei em todos os diferentes aspectos de adoração das Deidades, especialmente com Silavati Prabhu (agora em Dallas) (carta para Sri Govinda, 31 de Janeiro de 1973) Minha querida Gangamayi, Por favor aceite as minhas bençãos. . . Estou feliz por saber que agora você está determinada a ficar e viver no templo e que você está se tornando muito apegada à adoração da Deidade e está muito séria sobre servir a Deidade juntamente com Malati Prabhu. . . (9 de Maio de 1974) Minha Querida Sacimata Prabhu, Por favor aceite as minhas bençãos. Acuso o recebimento de sua carta datada de Outubro de 1976 e li o conteúdo cuidadosamente... |
हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे