हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ta te Nukampam

O verso 10.14.8 do Srimad Bhagavatam falado pelo Senhor Brahma e o significado dado por Bhaktivedanta Swami Prabhupada são extremamente valiosos.
Este verso e significado devem estar bem presentes para aqueles praticantes sinceros do caminho de Bhakti.

tat te 'nukampam su-samiksamano
bhunjana evatma-krtam vipakam
hrd-vag-vapurbhir vidadhan namas te
jiveta yo mukti-pade sa daya-bhak

"Meu querido Senhor, aquele que sinceramente aguarda que Você outorgue Sua misericórdia sem causa, sempre paciente, tolerando as reações de suas más acções do passado e oferecendo a Você respeitosas reverências com o coração, palavra e corpo, é com certeza, elegível para obter o serviço imaculado ao pés de lótus de Krsna, pois isso se tornou seu direito adquirido". (Srimad-Bhagavatam, 10.14.8)

Significado

Srila Sridhara Swami explica no seu comentário que exatamente como um filho legítimo tem que simplesmente permanecer vivo para ganhar a herança de seu pai, aquele que simplesmente mantém-se vivo na Consciência de Krsna, seguindo os princípios regulativos de Bhakti Yoga, automaticamente torna-se elegível para receber a misericórdia da Personalidade de Deus. Em outras palavras, ele será promovido ao reino do Senhor.

A palavra Su Samiksamana indica que um devoto que com muito cuidado espera a misericórdia do Senhor Supremo mesmo enquanto sofre os efeitos dolorosos de actividades pecamionosas prévias. O Senhor Krsna explica no Bhagavad Gita que um devoto que plenamente rende-se perante Ele não é mais responsável por sofrer as reacções do seu Karma passado. No entanto, porque na sua mente um devoto pode ainda manter vestígios da sua mentalidade pecaminosa passada, o Senhor remove estes últimos vestígios de um espírito de desfrute por dar punições a Seu devoto que às vezes podem parecer reacções pecaminosas.

O propósito de toda a criação do Senhor é retificar a tendência da entidade viva de desfrutar sem o Senhor, e portanto a punição particular dada por uma actividade pecaminosa é especificamente designada para cortar a mentalidade que produziu esta actividade. Embora um devoto se tenha rendido ao serviço devocional do Senhor, até que seja completamente perfeito na Consciência de Krsna poderá manter uma pequena inclinação para desfrutar da falsa felicidade deste mundo.
Portanto o Senhor cria uma situação particular para erradicar este espírito de desfrute remanescente. este sofrimento pelo qual o devoto sincero passa não é tecnicamente uma reacção Kármica, mas antes a misericórdia espacial do Senhor para induzir Seu devoto para completamente abandonar este mundo material e voltar ao lar, voltar ao Supremo.

Um devoto sincero deseja com muita atenção voltar à morada do Senhor. Portanto, inquestionávelmente aceita a punição misericordiosa do Senhor e continua oferecendo respeitos e reverências ao Senhor com seu coração, palavras e corpo. Tal servo fidedigno do Senhor, considerando todas as tribulações como sendo um pequeno preço a pagar para ganhar a associação pessoal do Senhor, certamente torna-se um filho legítimo de Deus, como aqui é indicado pelas palavras Daya Bhak.

Assim como alguém não pode aproximar-se do Sol sem tornar-se fogo, uma pessoa não pode aproximar-se do puro supremo Senhor Krsna, sem passar por um processo purificatório rígido, que pode parecer sofrimento, mas que na verdade é um tratamento curativo administrado pessoalmente pela mão do Senhor."

Fim da citação.


Sendo assim, aquele devoto(a) que apesar de todos os problemas, permanece oferecendo reverências a Krsna, através do corpo, mente e palavras, alcança Bhakti como herança.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

"Meu mestre disse uma vez que o Karma dessa vida pode ser comparado a um vôo que vc decidiu fazer, e se durante o vôo vc decide voltar vc não pode, mas o seu pequeno livre arbítrio continua, porque dentro do avião existem muitas coisas que é possivel fazer."

Visvaguru Prabhu

Hare Krishna

Bom dia a todos, estou muito contente de poder pertencer a esse grupo.

Tenho uma pergunta, como eu posso saber se o que estou passando de dificuldades é meu Karma ou Krishna qier que eu viva isso para transcender. Tenho me direcionado cada dia mais a Radha e Krishna, para evoluir minha mente e alma, para seguir um caminho melhor para minha consciencia, mas como saber qual dos caminhos a escolher, falo dentro do plano material que estou tentando resolver.

Mas me sinto confusa no sentido de querer saber qual o caminho certo, não quero mas ficar dando voltas na vida, quero resolver as situações para ficar mais tranquila para me dedicar mais a espiritualidade. Sera que so eu vou saber o caminho ou Krishna vai me colocar no caminho certo das escolhas?

Obrigada

Hare Bol

Daniela

Buscar