हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Porque Sri Krsna Visita Vrndavana?

Sri Krsna Avatara Hetu - A causa principal do aparecimento do Senhor Krsna

No livro de Krsna, segundo capítulo (Orações dos Semideuses ao Senhor Krsna no Ventre), Srila Prabhupada explica:

"Ó Querido Senhor, continuaram os semideuses, Você é não-nascido, por isso, não achamos nenhuma outra razão para Seu aparecimento além da exibição dos Seus agradáveis passatempos. Embora a razão para o aparecimento do Senhor esteja determinada no Bhagavad Gita (Ele descende simplesmente para dar protecção ao devoto e subjugar o não devoto), na realidade Ele não descende realmente para subjugar os não devotos,mas para o Seu encontro de prazer com os devotos. 

A natureza material por si só pode derrotar os não devotos. A acção e reacção da energia externa da natureza material (criação, manutenção e aniquilação) ocorrem de forma automática.

Mas por simplemente se refugiarem no Seu santo nome-porque o Seu santo nome não é diferente da Sua personalidade-os devotos estão suficientemente protegidos.

Na verdade,a protecção aos devotos e a aniquilação dos não devotos não constituem a missão de Sri Krsna quando Ele descende; destina-se apenas ao Seu prazer transcedental.

Não pode haver nenhum outro motivo para o Seu aparecimento." 

No Bhagavad Gita (4.8) Srila Prabhupada esclarece:

"Há várias espécies de Avataras, tais como Purusavataras, Gunavataras, Lilavatara, Sakty-avesa Avataras, Manvantara Avataras e Yugavataras - todos aparecem esquematicamente por todo o Universo. Mas o Senhor Krsna é o Senhor primordial, a fonte de todos os Avataras. O Senhor Krsna vem com o propósito específico de mitigar as ansiedades dos devotos puros que estão muito ansiosos por vê-Lo executar os Seus passatempos originais em Vrndavana.

Portanto, a finalidade principal do Avatara de Krsna é satisfazer os Seus devotos imaculados."

Cc (Adi-lila) 3..92
"Advaita Acarya é uma encarnação do Senhor como devoto. O Seu chamado ruidoso foi a causa da encarnação de Krsna."

Cc (Adi-lila) 3.104
"Sri Krsna, que é muito afeiçoado aos Seus devotos, dá-Se Ele mesmo ao devoto que oferece uma folha de Tulasi e uma mão cheia de água"

Cc (Adi-lila) 3.110
"Portanto a razão principal do aparecimento de Sri Caitanya foi o apelo de Avaita Acarya. O Senhor, o protector da religião, apareceu pelo desejo de Seu devoto."

Srimad Bhagavatam (3.9.11)

Tat tad'vapuh pranayase sad-anugrahaya

"Você mostra um favor especial aos Seus devotos manifestando-se a Si mesmo em formas eternas, nas quais eles O saúdam".

Cc (Adi-lila) 3.112
"A essência do verso anterior é que o Senhor Krsna aparece em todas as Suas formas inumeráveis eternas por causa do desejo dos Seus devotos".

Cc (Adi-lila) 4.8
"No entanto, aliviar este fardo, não é tarefa da Suprema Personalidade de Deus. O mantenedor, Sri Vishnu é quem protege o universo."

Cc (Adi-lila) 4.9
"...Vishnu é o Senhor autorizado, o qual mantém o Cosmos criado, e Ele é também a deidade principal que faz ajustes numa administração imprópria da criação cósmica.

Sri Krsna é o Senhor primordial,e ele não aparece para fazer estes ajustes administrativos, mas somente para exibir os Seus passatempos transcedentais...

...portanto, quando Sri Krsna aparece, Visnu,o Senhor que mantém, funde-se em Krsna porque todas as porções plenárias e partes da Absoluta Personalidade de Deus fundem-se n'Ele durante Seu aparecimento."

Cc (Adi-lila) 4.13
"Nesta altura, portanto, o Senhor Vishnu esta presente no corpo do Senhor Krsna, e o Senhor Krsna mata os demonios através d'Ele."

Cc (Adi-lila) 4.36-37
"Assim como estes desejos são a razão fundamental para o aparecimento de Krsna ao passo que destruir os demonios é somente uma necessidade incidental, para Sri Krsna Caitanya promulgar o Dharma da era é incidental."

Cc (Adi-lia) 4.15-16
"Esta matança aparente de demonios por Sri Krsna foi uma questão de actividade secundária, incidental, mas o propósito principal do aparecimento de Sri Krsna foi representar uma actuação dramática dos seus passatempos transcedentais em Vrajabhumi, e assim exibir o limite máximo de doçura transcedental nas trocas de amor recíproco entre a entidade viva e o Senhor Supremo.

Estas trocas recíprocas de doçura são chamadas Raga Bhakti.

O Senhor Sri Krsna quer que todas as almas condicionadas saibam que Ele é mais atraído por Raga Bhakti do que por Vidhi Bhakti (serviço devocional sob regulação).

Os Vedas dizem,raso vai sah, a Verdade Absoluta é o reservatório de todos os tipos de trocas recíprocas de sentimentos amorosos (a partir daqui Srila Prabhupada fala de Sri Krsna caitanya). Ele é infundadamente misericordioso, e Ele quer presentear-nos com o privilégio de Raga Bhakti.
Então Ele aparece como a Sua própria energia interna.

Ele não foi forçado a aparecer por nenhuma força extrínseca."

No Bhakti-Rasamarta-Sindhu, Srila Rupa Goswami explica que o Senhor Krsna tem 4 qualidades exclusivas:

Lila-madhurya - Seus passatempos são doces.

Premna Priyadhikya - o amor de Seus devotos é o que há de mais elevado.

Venu-madhurya -  som da Sua flauta é doce.

Rupa-madhurya - a Sua forma é doce.

Nem mesmo o senhor Brahma ou o Senhor Siva possuem-nas.

Premna Priyadhikya significa que assim como os devotos vivem para satisfazer Krsna, Krsna vive para satisfazer os devotos.

Portanto,podemos concluir que:

 Senhor Krsna aparece para propiciar aos Seus devotos a oportunidade de "vê-Lo executar os Seus passatempos em Vraja."

E apenas para o prazer d'Ele, sendo todos os outros motivos secundários.

Raganuga Bhakti é uma característica singular da Consciência de Krsna, mais especificamente do Gaudiya Vaisnavismo; nenhum outro processo vai tão longe.

Praticamente falando todos os outros processos religiosos estão sob a jurisdição de Vaidhi Bhakti.

Do livro "Apreciando Sri Vrndavana Dhama" de Sua Santidade Mahanidhi Maharaja:

Porqué Visita Sri Krsna Vrndavana?
 
Sri Krsna vino a impartir Bhakti a las almas caídas. No el Bhakti ordinario que concede la liberación, sino Raganuga Bhakti, que consiste en intenso apego amoroso por Krsna, llamado Prema. Cualquiera de los Avataras de Krsna puede otorgar Mukti (liberación) pero solo Sri Krsna y Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu dan Prema Bhakti. Srila Krsna das Kaviraja explica el doble propósito de la aparición divina de Krsna.

1) Propagar Raganuga-Bhakti de modo que los devotos puedan disfrutar prema Rasa y el Madhurya de Krsna (el dulce sabor del amor extático puro por Krsna) y

2) Disfrutar el Prema Rasa de Sus devotos puros.

Prema-rasa-niryasa karite asvadana
Raga-marga bhakti loke karite pracarana
Rasika-sekhara Krsna parama-karuna
Ei dui haite icchara udgama

"El deseo del Señor Krsna de aparecer, emergió de dos razones: Krsna deseaba saborear las dulces melosidades del amor por Dios (Prema-Rasa) y deseaba propagar el servicio devocional en el mundo, en la plataforma de la atracción espontánea (Raga-Marga-Bhakti). Así pues, Krsna es conocido como supremamente jubiloso y como el más misericordioso de todos". (CC Adi 4.15 y 16v.).

Raganuga Bhakti

A seguinte pergunta é feita à Suhotra Prabhu:

Vários tipos de Bhakti Yoga são mencionados, como Sadhana-Bhakti, Vaidhi-Bhakti, Raganuga-Bhakti, Ragatmika-Bhakti, Bhava-Bhakti e Prema-Bhakti.

Existe um sistema simples pelo qual podemos entender todos estes aspectos e como estão relacionados um com o outro?

"Srila Bhaktivinoda Thakur compôs um tratado intitulado Sri Tattva Sutra, uma sistemática e concisa apresentação da completa ciência de Bhakti Yoga.

Você perguntou por um sistema simples pelo qual os diferentes tipos de Bhakti Yoga podem ser compreendidos, mas primeiramente nós devemos entender do Sri Tattva Sutra que 

Bhakti é uma só:

bhaktih purnanuraktih pare - "A função espiritual de Bhakti é caracterizada como um profundo apego ao Senhor Supremo." (STS 31).

Portanto Bhakti na sua forma perfeita é raga (atracção a Krsna), e isto é espontâneamente manifesto nos residentes de Goloka Vrndavana, os quais são chamados Ragatmika Bhaktas ou Svarupasiddhi Bhaktas.

Porque diferentes tipos de Bhakti são descritos nas escrituras?

Sri Tattva Sutra 32 explica: tasyah svarupam phalamupayasceti - "Desde que as entidades vivas são tanto liberadas como condicionadas, Bhakti é descrita como sendo Phala (o objectivo) ou Upaya (os meios)."

Portanto, devemos entender cuidadosamente Sadhana Bhakti como Upaya (os meios), nos seus dois aspectos - Vaidhi e Raganuga.

Upaya Bhakti tem dois aspectos:

1 - Paranusilana - ou o cultivo positivo da devoção pura à Deus, ou seja, ouvir e cantar são actividades paranusilana e ajudam a cultivar os sentimentos de amor à Deus.

2 - Pratyahara - ou abster os sentidos das actividades materiais, ou seja, as regras e regulações (Vaidhi), ou Pancaratrika.

Pratyahara libera o devoto dos desejos materiais que pervertem o amor original a Krsna e Paranusilana ajuda o devoto a saborear o gosto do amor novamente.

Portanto, Srila Bhaktivinoda descreve Sadhana Bhakti como tendo um aspecto interno e outro externo. Raganuga é o aspecto doce e suave interno da fruta de Sadhana Bhakti. Vaidhi é o aspecto que protege a parte externa da fruta de Sadhana Bhakti."

Srila Bhaktivinoda Thakur Ki Jaya!!!

Numa outra passagem Srila Bhaktivinoda Thakur explica que na verdade não existe diferença entre Vaidhi e Raganuga, quando a intenção inicial é desenvolver amor puro e incondicional à Krsna.

Isto é adequadamente explicado por Srila Prabhupada no "Néctar da Devoção", capítulo 2.

"No começo, pela ordem do mestre espiritual, o devoto levanta-se cedo pela manhã e oferece Arati, mas depois ele desenvolve um desejo real.

Quando o devoto alcança este desejo, ele automaticamente tenta decorar a Deidade e preparar diferentes tipos de vestimentas e planeia diferentes formas de executar seu serviço adequadamente.
Embora isto esteja na categoria de prática, este oferecimento de serviço amoroso é espontâneo.

Portanto, Sadhana Bhakti, pode ser dividido em duas partes - regulativo e espontâneo."

Srila Prabhupada Ki Jaya!!!

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur estabeleceu na sua Sri Gaudiya Matha um formato apropriado de cultivo Raganuga Gostyanandi para os dias actuais. Srila Prabhupada reproduziu o mesmo.

Podemos afirmar com base nisto tudo que os Gaudiya Vaisnavas, porque almejam todos Vraja Bhava, praticam Raganuga Bhakti.

Ou seja, este não é um assunto altamente esotérico e de difícil compreensão que deve ser posto de lado.

Quando estes conceitos são corretamente compreendidos podemos todos trilhar o caminho maravilhoso de Sadhana - Vaidhi e Raganuga. 

Fazendo um apanhado:

1 - Existem dois caminhos: Um é chamado Vidhi Marga e o outro Raga Marga.

A diferença entre os dois não é a prática externa, mas sim o ímpeto interno da actividade.

2 - As práticas são idênticas: Praticas como ouvir, cantar, adorar, assumem uma aparência idêntica em ambos os caminhos.

Não é incorreto dizer que na ISKCON o método de serviço devocional é Raganuga Bhakti somente.

Ainda, devemos analisar que existem dois tipos diferentes de Raganuga Bhakti:

No Bhakti Sandharbha Anucchedya 311, Srila Jiva Goswami explica:

"Devotos que apresentam interesse em praticar Raganuga Bhakti, mas ainda são Ajata Ruci Raganugas (sem muito gosto por ouvir e cantar), devem combinar os princípios de Vaidhi Bhakti com a prática de Raghanuga Bhakti."

Em resumo, de acordo com Srila Jiva Gosvami existem dois tipos de Raganuga Bhaktas:

Jata Ruci - aqueles que já desenvolveram um gosto.

Ajata ruci - aqueles que ainda não desenvolveram um gosto.

Com base na explanação de Srila Jiva Gosvami acerca de Raganuga Bhakti, todos os devotos da ISKCON são considerados Raganuga Bhaktas, bem como todos os Gaudiya Vaisnavas.

Qual Gaudiya Vaisnava, independentemente da linha, não deseja servir amorosamente Sri Sri Radha Syamasundara? 

Portanto, o Senhor Caitanya Mahaprabhu explica que somente Raga Marga pode atrair Sri Sri Radha Gopinatha.

Enquanto Vaidhi é dependente das injunções escriturais, Raganuga é dependente de um desejo espiritual (Lobha) que surge da misericórdia de Deus e de Seus devotos amorosos.

No entanto, depois que Lobha se manifesta desta forma os Raganuga Bhaktas ficam novamente dependentes das injunções escriturais e dos argumentos lógicos.

Isto é explicado no Sri Sri Raga Vartma Candrika de Srila Visvanatha Cakravarti Thakur, Prathama Prakasha (Primeira Difusão):

"Agora, quando os Raganuga Bhaktas tornam-se inquisitivos em como alcançar o humor dos associados de Vraja, então novamente tornam-se dependentes da informação das escrituras reveladas e dos argumentos lógicos. O caminho só pode ser mostrado pelas regras estipuladas nas escrituras.
Não há outra forma.

Da mesma maneira quando alguém deseja o leite da vaca, deve perguntar para alguém que conhece acerca de como obter o leite, e deve-se depender destas instrucções.

A pessoa irá dizer: "Você deve comprar uma vaca", também instruirá como trazer a vaca, como alimentá-la e como tirar o leite."

Srila Visvanatha Cakravartipada Ki Jaya!!! 

Agora, existe um cultivo Raganuga que embora autorizado na linha de Sri Caitanya Mahaprabhu, não é recomendado actualmente.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur desaconselhou este cultivo por perceber o quanto as pessoas são caídas atualmente e incapazes de cultivar tal método.

Este processo de Nirjana Bhajana (Bhajana recluso), ou o processo de cultivo Raganuga Ekadas Bhava é descrito no Harinama Cintamani, e é especialmente destinado para os Bhajananadis ou Viviktanandis. 

Raganuga Ekadas Bhava também pode ser executado por Gosthyanandis.

Em resumo este processo consiste em cantar, ouvir e lembrar o Gopala Mantra e o Kama Gayatri através dos cinco estágios de desenvolvimento de sravana dasa até prapana dasa.

O mestre espiritual ajuda o discípulo a focar sua mente no ekadas bhava:

seu nome eterno, forma, idade, vestimenta, relacionamento com Krsna, grupo de associados, ordem do líder do grupo, serviço, ambição, humor de serviço e residência.

Este processo também requer o cantar de 3 Lakhs do Santo Nome em 24 horas, ou seja, 196 voltas de Japa. 

É importante salientar que os Gosthyanandis embora não cantem 196 voltas de japa diariamente, pela misericórdia de Krsna, por estarem ocupados activamente na pregação também passam pelos cinco estágios de desenvolvimento:

Sravana - ouvir atento do Santo Nome.

Varana - aceitar o Santo Nome no coração.

Smarana - lembrar constantemente o Santo Nome. 

Apanna - plena absorção da mente no Santo Nome.

Prapanna - alcançar o Svarupa nos passatempos de Krsna.

Com tudo isto, gostaria de finalizar citanto a declaração de Madhavananda Prabhu:

"Pessoalmente tenho vergonha de dizer "Eu sigo Raga Marga" ou "Pratico Raganuga Bhakti", porque sinto que, com tudo de mundano ainda sobre meus ombros, eu faria um papel ridículo neste caminho maravilhoso. O melhor que posso dizer é que "Estou tentanto praticar Bhakti".

Onde estão as lágrimas nos meus olhos,e a minha voz está embargada? Os meus pelos arrepiam-se e meu corpo treme? E com isto, onde está minha Raganuga?

Portanto, com as mãos postas e com uma palha entre os dentes, devemos dizer:

"Verdadeiramente não sigo nenhum destes caminhos, com as bençãos do Guru e dos Vaisnavas, estou a cantar um bocado e com sua misericórdia tenho algum prazer nisto, esperançoso com o efeito benevolente do Santo Nome. 

Tenho esperança de que um dia possa embarcar apropriadamente no caminho de Bhakti - como todos os verdadeiros devotos fizeram, deixando de lado todas as coisas do mundo e oferecendo seus corações ao Senhor Supremo." 

Sri Krsna Janmastami Maha Mahotsava Ki Jaya !!!

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Buscar