हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Nama Hatta 2

Nama-Hatta, Bhakti Vriksha: O Futuro da Pregação

O programa Nama-Hatta é a maior estratégia que o Senhor Nityananda deixou para o vaisnavismo mundial. Ele, sendo o Senhor Supremo Sri Balaram, sabia da situação reinante nos dias de hoje. E escolheu a melhor das estratégias, longe de eremitas, cavernas, covas, árvores, grandes e pequenos templos, etc, onde se realizava antes a prática devocional.

A visão de Srila Prabhupada

Nosso amado Srila Prabhupada nunca disse que a vida devocional ia ser praticada só nestes locais que já mencionamos; há referências de Srila Prabhupada encorajando os devotos a praticar na suas casas, e pregar para não morrer.

"Que as jovens e os jovens da vizinhança venham a ajudar nas atividades do templo é um bom resultado em nossos intentos. O templo está feito para dar um exemplo aos residentes da vizinhança sobre como eles podem fazer um pequeno templo em toda e cada umas das casas.

Não é necessário que centos e milhares de pessoas venham morar no templo, mas se podemos fazer uma propaganda efetiva, então os vizinhos, os chefes da casa, se inclinarão a tomar iniciação e seguir nosso estilo de vida. Assim que estimula aos visitantes, as jovens e os jovens, como também os casais para que entendam o valor da vida e a forma de viver pacificamente e felizmente seguindo o método cotidiano de adoração no templo e o estabeleçam nas suas casas para que sejam felizes em todos os aspectos."
Srila Prabhupada a Tamal Krishna, 1º de junho de 1969.

Srila Bhaktivinoda Thakur era um homem casado exemplar, um grihastha de primeira classe. E ele entendeu bem a estratégia de Nityananda Prabhu, portanto, desde muito cedo na sua pregação, ele organizou o Nama-Hatta como sua principal arma para dissipar os soldados perigosos de Kali-yuga.

O futuro de nosso Movimento

Na vida e obra de pregação de Srila Prabhupada podemos ver como ele se esforçou ao máximo para divulgar a consciência de Krishna pelo mundo todo. Mas depois de tanto trabalho Srila Prabhupada disse que ele havia feito 50% do trabalho, e que o restante era estabelecer o Varnasrama. Dentro disso, Srila Prabhupada falou muito das comunidades agrícolas como um dos programas mais importantes da ISKCON. Mas até agora pouco se fez por isso.

Se analisarmos bem a situação, vamos entender que Varnasrama é muito importante, mas também complicado. Organizar-nos de acordo com os estritos padrões védicos é quase impossível se ainda almejamos ter templos lotados, pois sabemos bem as limitações dos templos nesse sentido.

Onde levaremos a tantas pessoas interessadas? Lógico que às comunidades agrícolas, mas mesmo assim há limitações. Pelas próximas décadas, não sei quantas, não vai ser possível lotar as comunidades de famílias. E mesmo assim não teríamos espaço, e teríamos que comprar as terras de todo o planeta. Então onde estará a saída?

Tudo se mede pelos resultados?

Aqui a esperança de uma sociedade vaisnava inserida dentro do Varnasrama, tal como Srila Prabhupada queria, aparece como um milagre: o Nama-Hatta, Bhakti-Vriksha.

E tal como organizaríamos comunidades auto-suficientes que, sabemos, são o futuro do mundo, enquanto não chega esse dia, iremos organizar bairros, vilas e cidades através do Nama-Hatta e, claro, a partir de ali será possível "comprar" todas as terras do planeta.

E então as comunidades auto-suficientes existirão tal como Srila Prabhupada queria. Bom, alguns devotos talvez possam nos achar muito românticos, mas a realidade deve ser analisada. Neste momento não temos a estrutura para acolher grande quantidade de pessoas e, mesmo se tivéssemos, não temos o treinamento e a capacidade para saber administrar e guiar tal quantidade de pessoas. Ainda não temos um sistema ou facilidades para treinar líderes qualificados ou re-treinar os que estão como líderes.

Srila Prabhupada diz: "Phalana paricayate..." tudo que se vê se mede nos resultados. E os resultados que vemos agora são históricos. Onde estão a grande quantidade de devotos que começaram a praticar a vida devocional? Que facilidades teríamos se eles voltassem? Ou que facilidades poderíamos oferecer-lhes agora?

Um sistema muito prático

Pelos princípios organizacionais sabemos muito bem que o Programa Nama-Hatta tem as facilidades para acolher todos os devotos e pessoas do mundo. Na organização Nama-Hatta não se precisa de locais grandes, de enormes estruturas ou de grandes quantias de dinheiro ou muitos líderes treinados. O Programa está estruturado de tal maneira que aos poucos os líderes naturais e qualificados vão surgindo e o Programa tem um método de treinamento que não compromete a vida do Namahatti (membro do Programa); não lhe exige abandonar nada e, ao contrário, o motiva e inspira a seguir uma vida eficaz dentro da comunidade e o ajuda a assegurar uma vida devocional prática, de acordo a sua realidade.

O que diz o Senhor Caitanya

Para manter templos precisa-se de muitas condições, locais, certa quantidade de devotos, certa quantidade de dinheiro, etc. O Programa Nama-Hatta não precisa nada disso. Requer o mínimo do mínimo. Tem inclusive propostas até para os devotos se reunirem em parques ou praças, caso não tenham no momento um local apropriado.

"Quero que cinco ou dez de vocês se sentem juntos na porta da casa e cantem congregacionalmente os santos nomes batendo palmas."
Caitanya Bhagavata Madhya lila 23.79

Uma pequena amostra

Tive uma experiência maravilhosa uma vez em uma de minhas viagens pela América Latina; foi em Mendonça, Argentina. Anos atrás o templo local havia fechado, e em alguns lugares isso é desastroso, especialmente quando não se tem Nama-Hattas; mas ali os devotos estavam organizados e a falta do templo não se sentiu muito. Eles se reuniam cada dia na casa de um devoto diferente, e a cada dia e no domingo faziam a festa na casa de alguém e todos os outros grupos compareciam. 

Estive quase 15 dias por lá, e cada dia dormia na casa de um Namahatti, não tinha como me escapar. E lá em Mendonça eles começaram a organizar o Ratha Yatra cada ano. Geralmente Ratha Yatra se organiza num lugar onde há um templo, mas lá é diferente. Podemo ver assim uma pequena amostra do que se pode fazer em tantos locais. Mendonça é um exemplo histórico, pelo menos na época. Ali os devotos tinham distribuição de prasadam, cursos, etc. O cuidado dos devotos ficou até melhor e não se precisou ter um templo, que muitas vezes origina muitos gastos e ate dores de cabeça se não se tem as condições para mantê-lo de acordo com o padrão.

Reflexões necessárias

Portanto, outra reflexão que vem a nossas mentes é que, se o Senhor Nityananda estabeleceu o Nama-Hatta / Bhakti Vriksha, será que Ele tinha um plano? Será que Ele sabia bem das necessidades e realidade de agora? Com certeza que SIM e, portanto, sendo que o Senhor Nityananda é o Guru original, o Senhor todo misericordioso, Ele sabia bem qual estratégia funcionaria melhor em Kali-yuga.

O Programa Nama-Hatta permite-nos ter uma sadhu-sanga muito prática: kirtans, leituras, comentários participativos, entendimento da leitura, aplicação na vida prática, conclusões e como levar isso na pregação efetiva com a idéia de ajudar na missão de Srila Prabhupada.

O Programa preenche um grande vazio: o fato de muitos devotos não morarem perto do templo; o fato de alguns devotos não se inspirarem por diversos motivos, o fato de que a formalidade do templo às vezes acanha os devotos, a rigidez que às vezes existe no ambiente, etc. O Programa Nama-Hatta tem até um quebra-gelo para descontrair os participantes, deixá-los mais a vontade para sorrir, ter confiança, se abrir e ver que o mundo da consciência de Krishna é ilimitado, que não fica só dentro de um mosteiro.

Confiança e realidade

Para as pessoas novas o Nama-Hatta permite- lhes ficar mais á vontade; geralmente, quando alguém vai ao templo pela primeira, vez fica um pouco rígido... e ás vezes não se sente confiante. No Nama-Hatta vai sentir-se muito bem, muito confiante e não vai ter que pensar no assustador medo da "renúncia" quando vê ou escuta a pregação de um celibatário ou às vezes até de um renunciante. No Nama Hatta ele vai ficar confiante, vai ver que pode continuar trabalhando e estudando e assegurar uma vida espiritual certa, sólida. Vai ver que pode ser um chefe de família consciente de Krishna.

Sua Santidade Srila Jayapataka Swami escreveu:

"O templo deve ser um lugar onde as pessoas aprendam a adorar as deidades, aprendam acerca da consciência de Krishna, tomem-no e apliquem-no nas suas casas. O templo corre o risco de ficar fora do jogo se permanece unicamente como uma base monástica para pregadores renunciados.

Devemos ter muito cuidado de que a congregação não se sinta descuidada ou não apoiada pelo templo. È importante que o templo dê passos proativamente para fazer com que a Congregação cresça. Quando a congregação de devotos sentir esta estimulante reciprocidade por parte do templo, eles responderão de forma natural com devoção, e darão apoio ao templo. Mas se a congregação é negligenciada, não vai ver a importância do templo na suas vidas e o apoio diminuirá. Se o templo se converte no coração, a raiz da arvore Bhakti Vriksha, que provem da inspiração, treinamento e apoio aos pregadores e a congregação Bhakti-Vriksha, os membros serão inspirados a vir e apoiar o templo, inclusive também com generosas doações.

O templo terá o grande beneficio de uma congregação que se expande, que é entusiasta e se sente apoiada."

Podemos ver então a importância sublime do Programa Nama-Hatta / Bhakti Vriksha, está tudo muito claro, tal como o Senhor Nityananda e Bhaktivinoda Thakur o planejaram. E na vida moderna Sua Santidade Srila Jayapataka Swami Maharaj estabeleceu-o adaptando-o a nossa realidade sem perder a estratégia do plano original.

Então pedimos a todos os vaisnavas sinceros e aos pregadores que reflitam, que analisem esta estratégia do Senhor Nityananda Prabhu. Inclusive é o momento de quebrar certos esquemas, certos tabus que limitam a pregação e a associação vaisnava. È o momento de nos reciclar, é urgente. A misericórdia do Senhor Caitanya e Nityananda quebram toda a lógica e devemos saber entender este plano divino de pregação.

Srila Prabhupada já disse que temos que aprender dos cristãos como eles se expandem e crescem, e eles têm um programa muito similar ao Nama-Hatta, na verdade é mesmo como uma cópia do Nama-Hatta.

Nunca temos que perder o alvo, a visão, nunca cometamos o grave erro de pensar que a consciência de Krishna vai se expandir confinada só a templos e comunidades agrícolas, isso será seguir matando a pregação, a expansão do Movimento do Senhor Caitanya Mahaprabhu. Os templos e as comunidades vão se fortalecer se conseguirmos inserir a Krishna na vida de todas as pessoas do mundo.

E senão, de onde virão os recrutas de tantas pessoas que vão ser participantes da explosão Hare Krishna que tanto Srila Prabhupada queria? De onde virão as pessoas para estabelecer o Varnasrama que tanto Srila Prabhupada enfatizou? Não podemos ofender a inteligência de Srila Prabhupada limitando o grande mercado da pregação ilimitada. Na verdade, este Movimento existe porque existem inumeráveis quantidades de pessoas e inumeráveis maneiras de atrai-las aos Pés de lótus de Sri Krishna. Todos são nossos "clientes", e nos somos os agentes de "venda" do Santo Nome.

Todas as glórias, todas as glórias a Sri Nityananda Prabhu!!!
Todas as glórias, todas as glórias ao Nama-Hatta, Bhakti Vriksha!!!

Jaya Jaya Prabhupada!!!

Seu servo e amigo, Kesava Kasmiri Das

Buscar