हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cérebros Minúsculos

Nenhum Cérebro

"Não estamos a fazer lavagem cerebral, mas a dar um cérebro. Onde está o seu cérebro? Você deve primeiro ter um cérebro, então podemos falar de lavá-lo. Você não sabe quem você é. Pegue um homem morto e um homem vivo, qual é a diferença? Porque você não sabe, não tem cérebro e, portanto, entende mal. Podemos prestar depoimento num tribunal ao citar o Bhagavad-Gita para mostrar isso. 

Podemos provar que você não tem cérebro. Você é como os cães e gatos, mesmo ao colocar-se como um filósofo. Durante séculos essa informação está em falta: tatha dehantara praptih, "A alma está a mudar, um corpo após o outro". Uma pessoa que tenha cérebro vai entender essa simples lógica. O corpo está a mudar desde a infância à juventude. Quando a coisa importante, a alma, está em falta, é um cadáver. Onde está o seu cérebro para entender isso? Por causa disto, Arjuna foi castigado por Krishna, que disse, "Você não tem cérebro, e você está lamentando-se sobre o corpo." Eles não sabem a coisa real, apesar de sua grande conversa. Dizem que a vida é um combinação de produtos químicos; mas, em seguida, misture-os e deixe a vida surgir. Você não pode fazê-lo. Está enganando as pessoas. Você de todo não tem cérebro." (Srila Prabhupada)

Cérebros Minúsculos

"Quem está interessado em explicações está buscando Deus. Mas se tentarmos compreender Deus por nossa própria inteligência, sem aceitar a ajuda das fontes espirituais, desde o início da nossa busca estaremos supondo certas proposições sobre a existência de Deus que, de facto, não temos direito nem lógica para supor." (SS Hrdayananda Das Goswami)
Muito obrigado Srila Prabhupada e Srila Gurudeva que através das instrucções de Krsna no Srimad Bhagavad Gita, ensinam-nos a como não usar nossos cérebros de forma minúscula, ou em outras palavras, dão-nos cérebros.
"E declaro que aquele que estuda esta nossa sagrada conversa adora-Me com sua inteligência (cérebro)." (BG 18-71)

Budismo

Para os Budistas existe a mente vulgar e a verdadeira natureza da mente ou inteligência primordial ou ainda a verdadeira natureza de Buda.

Nenhum cérebro para os Budistas significa transpor a mente vulgar que aceita e rejeita e alcançar a verdadeira natureza da mente vazia, nua e desperta ou a verdadeira natureza de Buda (Nirvana).

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Buscar