हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Senhor e Sua Relação com a Energia Externa

"As actividades do Senhor em associação com Suas diferentes energias devem ser descritas, apreciadas e ouvidas de acordo com os ensinamentos do Senhor Supremo. Se isto for feito regularmente com devoção e respeito, com certeza a pessoa escapará da energia ilusória do Senhor."

Significado : A ciência que consiste em aprender com seriedade um assunto é diferente dos sentimentos dos fanáticos. Os fanáticos ou tolos podem considerar que as actividades do Senhor relacionadas com a energia externa são inúteis para eles, e podem alegar falsamente que são fortes participantes da energia interna do Senhor, mas de facto as actividades que o Senhor executa em relação com a energia externa e a energia interna estão inteiramente livres das garras da energia externa do Senhor e deve-se ouvir com devoção e regularidade sobre as actividades do Senhor que têm relação com a energia externa. 

Eles não devem saltar tolamente para actividades da energia interna, deixando-se falsamente atrair pelas actividades da potência interna do Senhor, tais como Sua Rasa Lila. Os recitadores baratos do Bhagavatam ficam muito entusiasmados com as actividades da potência interna do Senhor, e os pseudosdevotos, absortos no gozo dos sentidos materiais, dão um aparente salto para chegarem à fase das almas liberadas e assim sofrem uma queda e afundam-se nas garras da energia externa.

Alguns deles pensam que ouvir sobre os passatempos do Senhor significa ouvir sobre Suas actividades com as Gopis ou sobre Seus passatempos em que, por exemplo, Ele ergue a Colina de Govardhana, e não dão a mínina importância às expansões plenárias do Senhor como os Purusavataras e Seus passatempos que consitem em criar, manter e aniquilar os mundos materiais. Mas o devoto puro sabe que não há diferença entre os passatempos do Senhor, quer na Rasa Lila, quer na criação, manutenção ou destruição do mundo material. Ao contrário, as descrições dessas actividades do Senhor como Purusavataras são especificamente destinadas às pessoas que estão nas garras da energia externa. Tópicos como a Rasa Lila se destinam às almas liberadas, e não às almas condicionadas. 

As almas condicionadas, portanto, devem ouvir com apreço e devoção os passatempos do Senhor relacionados com a energia externa, e esses actos se equiparam a ouvir a Rasa Lila na fase liberada. A alma condicionada não deve imitar as actividades das almas liberadas. O Senhor Sri Caitanya jamais Se dedicou a ouvir a Rasa Lila ao lado de homens comuns.
No Srimad-Bhagavatam, a ciência de Deus, os primeiros nove cantos preparam o terreno para se ouvir o Décimo Canto. Isto continuará sendo explicado no último capítulo deste canto. E no Terceiro Canto tudo ficará mais explícito. 

O devoto puro do Senhor. portanto, deve começar a ler ou ouvir o Srimad-Bhagavatam desde o seu começo, e não ir direto ao Décimo Canto. Diversas vezes, alguns pretensos devotos solicitaram que apresentássemos imediatamente o Décimo Canto, mas evitamos essa ação porque queremos apresentar o Srimad-Bhagavatam como a ciência de Deus e não como um discurso sensual para as almas condicionadas. Proíbem isto autoridades tais como Sri Brahmaji. Lendo e ouvindo o Srimad-Bhagavatam como uma apresentação científica, as almas condicionadas serão promovidas aos poucos à etapa superior do conhecimento transcendental após se liberarem da energia ilusória baseada no gozo dos sentidos.

Srimad-Bhagavatam 2.7. 53

Buscar