हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

sexta-feira, 27 de março de 2009

Porque há animosidade entre as Instituições?

Queridos Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes reverências. 

Hare Krsna !!! 

O Prabhu Bhakta Alemão tem um sonho.

De que todos os Gaudiya Vaisnavas, independentemente da linha que seguem, e de serem mais liberais ou mais radicais, e passando por cima de todas as ofensas e desentendimentos, juntem-se num Kirtana estrondoso e glorifiquem todos juntos a Sri Sri Radha Krsna. Gaudiya Mathas, ISKCON, Babajis de Vrndavana, Vaisnavas sem nenhuma Instituição, etc, todos juntos num só Kirtana. 

Então vejamos. 

Tomemos como exemplo os Babajis de Vrndavana. 

De acordo com eles, a sucessão discipular "inventada" por Srila Bhaktisiddhanta não tem nenhuma validade. Srila Bhaktisiddhanta nunca foi iniciado por Srila Gaurakishora Das Babaji, e portanto toda a sucessão discipular é falsa e constituída de impostores. 

De acordo com eles, Srila Bhaktisiddhanta Sasrasvati Thakur, Srila Bhakti Raksak Sridhara Maharaja, Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada, Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja, todos, Gaudiya Mathas e ISKCON são impostores. 

Pergunta:

Como participar num Kirtana onde seus integrantes são ofensores de Sri Guru, Parama Guru e Paramesthi Guru? 

Exemplo: 

No primeiro festival de Gaura Purnima em Kethuri Gram, com a presença de grandes Acaryas como Narottama Das Thakur, Srinivas Thakur, Shyamanada Prabhu, entre outros, Sri Jahnava Mata iluminou e dissipou todas as diferenças de conceitos que existiam dentro da Ortodoxia Gaudiya Vaisnava e trouxe o entendimento para a satisfação de todos. 

É comum na história do Gaudiya Vaisnavismo a necessidade de que de tempos em tempos apareça um grande Acarya que dissipe todas as diferenças. 

Irmãos e irmãs, tenhamos fé e confiança de que o próprio Senhor Gauranga está a supervisionar o glorioso Movimento de Sankirtana !!! 

Sigamos em frente dando o nosso melhor. 

Govinda Masa
Gaurabda 522 

Vosso servo insignificante
Prahladesh Dasa Adhikari

Queridos Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitam minhas humildes e respeitosas reverências.

Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga !!!

Sempre que existem Instituições Religiosas Gaudiya Vaisnavas, também é preciso instituir uma Constituição de Leis. 

Exemplo em:

http://www.wva-vvrs.org/about/laws.htm#bylaws 

Porque a importância de instituir uma Constituição de Leis em:

http://www.vnn.org/world/WD9902/WD07-2972.html

Instituições Religiosas em:

http://bhaktirasayana.blogspot.com/2008/04/instituies-religiosas.html

"Natureza material significa discórdia e desentendimento, especialmente nesta Kali Yuga. Mas, para este Movimento da Consciência de Krsna, seu sucesso depende de entendimentos, mesmo que hajam diversas ocupações.  No mundo material existem diversidades, mas não existe entendimento.  No mundo espiritual existe variedade, mas também existe entendimento.  Esta é a diferença. Os materialistas, não sendo capazes de ajustar as variedades, e desentendimentos, fazem tudo um zero. Eles não conseguem entendimento com as variedades, mas se mantemos Krsna no centro, então haverá entendimento na variedade. Isto é chamado unidade na diversidade."

(Srila Prabhupada, 18 de Outubro de 1973) 

"Tão pronto nós distinguimos que aqui está um devoto puro, e aqui não está um devoto puro, isto significa um disparate.

Porque você quer estar no mundo espiritual somente com Siddhasvarupa Das? Porque não com todos? Se Siddhasvarupa Das pode ir, porque os outros não podem? Siddhasvarupa irá, você irá, Syamasundara Das irá, todos os outros irão. Nós teremos uma outra ISKCON no Mundo Espiritual."

(Carta à Tusta Krsna, 14 Dezembro de 1972)

Vosso servo desqualificado
Prahladesh Dasa Adhikari

Instruções de Srila Bhaktivinoda Thakur no Sri Krsna Samhita:

"As regras que são seguidas numa comunidade não são necessáriamente aceitas noutra comunidade.
Por isto, uma comunidade é diferente da outra.
A medida que uma comunidade desenvolve mais respeito por seus próprios padrões, também desenvolve um desrespeito por outras comunidades e considera os padrões destas comunidades como sendo inferiores. Isto é proeminente entre os neófitos e um pouco entre os Madhyama Adhikaris.
No entanto,entre os Uttama Adhikaris não há vestígios de sectarismo."

"Aqueles que consideram os seus princípios religiosos como o verdadeiro dharma e os princípios religiosos dos outros como irreligião ou sub-religião são incapazes de acercar-se da Verdade, pois estão influenciados pelo preconceito. Na verdade os princípios religiosos seguidos pelas pessoas em geral, são diferentes devido as diferentes qualificações dos seus praticantes, mas os princípios religiosos constitucionais da entidade viva são únicos.
Não é adequado para as pessoas "swanlike" rejeitar os princípios religiosos que as pessoas seguem de acordo com sua situação."

"A este respeito,deve-se compreender que tanto as pessoas "asslike" quanto "swanlike" são encontradas entre os kanistha-adhikaris e madhyama-adhikaris.
Eu não espero que as pessoas "asslike" aceitem este livro com respeito.

Se os neófitos e madhyama-adhikaris tornarem-se completamente indiferentes em relação as contradições encontradas nas várias práticas e tentar avançar, eles se tornarão pessoas "swanlike".
Então, eles serão os nossos mais respeitados e queridos amigos.

Embora personalidades "swanlike" possam aceitar uma prática particular desde o seu nascimento ou infância, de acordo com as instruções que tenham recebido, eles mantêm-se indiferentes e não sectários." "Uma pessoa "swanlike" pode identificar outro irmão "swanlike" que possui todos os sintomas apropriados, mesmo se for do seu grupo ou não.

Embora suas vestimentas, línguas, adoração, Deidade, e procedimentos possam parecer diferentes, eles designam-se livremente como irmãos.
Este tipo de pessoas são chamados de Paramahamsas, e o Srimad Bhagavatam é a escritura destinada para tais Paramahamsas."

Podemos concluir que:

As pessoas "swanlike" são capazes de entrar numa Matha, Igreja, Mesquita, Sinagoga, Templo e ver seus diferentes praticantes - com seus diferentes rituais,humores, mestres e ensinamentos - como sendo irmãos no caminho do Sanatana Dharma (o imotivado e ininterrupto serviço devocional a Deus).

Cada qual, de acordo com sua situação e humor, e sem imposições segue um processo religioso específico através do qual o Sanatana Dharma se expressa. 

Vosso servo 
Prahladesh Dasa Adhikari

As vezes exemplos práticos são muito esclarecedores. 

Pertencendo à ISKCON quando vou a um Templo da Gaudiya Matha, vou simplesmente para seguir seus programas espirituais e ouvir seus Mestres Espirituais. 

Eu não vou a um Templo da Gaudiya Matha e digo por exemplo:

"Vocês aqui tem os quadros da sucessão discipular na ordem inversa que nós temos na ISKCON. Isto está errado porque não foi assim que Srila Prabhupada estabeleceu." 

Então respondem:

"Mas nós colocamos os quadros nesta ordem porque está nos Sastras e nosso Guru assim o diz." 

Pronto. 

Por causa da ordem de alguns quadros começa toda uma série de ofensas, tanto de uma parte como de outra. 

Então, temos que aprender a ser comedidos e não tentar impor nada. Temos que aprender que apesar das diferenças de rituais, filosóficas, etc, somos irmãos no Sanatana Dharma. 

Mas se não conseguimos ser comedidos e as ofensas surgem, obviamente, devemos afastar-nos. 

Srila Bhaktivinoda Thakur: 

"Diferenças que surgem de lugares, tempo, línguas, procedimentos, alimentos, vestimenta e natureza das várias comunidades são incorporadas nas práticas espirituais das pessoas e gradualmente fazem uma comunidade completamente diferente de outra comunidade, fazendo com que mesmo a consideração de que todos são seres humanos deixe de existir.

Devido a estas diferenças criam-se desacordos, cessa o intercâmbio social e os grupos lutam, até ao ponto de matarem-se uns aos outros."

A associação entre diferentes denominações religiosas dentro do Gaudiya Vaisnavismo ou fora dele podem e devem ocorrer.

Mas sem imposições e consequentemente ofensas.

Nós temos um amigo zen budista e uma amiga cristã não fundamentalisrta.

Quando eles vêm a nossa casa, nós cantamos Hare Krsna e então eu ou minha espôsa lemos um verso do Bhagavad Gita ou do Srimad Bhagavatam e o significado de Srila Prabhupada..

Eles sabem que nós pertencemos a uma determinada Instituição dentro do Gaudiya Vaisnavismo.

Nós explicamo-lhes isto. E eles não tentam impor nada.

Da mesma forma, quando vamos a casa deles participamos dos rituais deles e não tentamos impor nada.

Cá em Portugal existe a segunda maior Comunidade Hindu fora da India, depois da Inglaterra.

Eles tem um Templo enorme chamado Templo Radha Krsna.

Também cá em Portugal existe um lugar muito importante para os Católicos chamado Fátima, onde Nossa Senhora de Fátima manifestou-se para 3 pastorzinhos.

Certa vez, o Pujari da Comunidade Hindu do Templo Radha Krsna foi visitar Fátima, e no meio do Santuário realizou sem a autorização de ninguém um Arotik completo para Nossa Senhora.

Isto gerou bastante desconforto para a comunidade Católica de Portugal.

Posteriormente, o Pujari desculpou-se, e agora continua a visitar Fátima sem problemas. A algum tempo atrás o Papa Bento XVI ao visitar um Pais muçulmano, participou nas cerimônias em uma mesquita sem interferir.

Também o fez numa Igreja Ortodoxa.

Ou seja, o líder máximo de uma tradição religiosa, de uma forma humilde simplesmente ouviu. 

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Associação com Vaisnavas e Sadhus de Fora da ISKCON 

1. "Em obediência à instrução de Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada., o GBC direciona que os membros da ISKCON devem respeitar todos os Gaudiya Vaisnavas seniores de fora da ISKCON, mas não devem se associar intimamente com eles, pessoalmente ou através da mídia impressa ou gravada, para orientação, ensinamento, instrução ou iniciação, uma vez que sua apresentação da consciência de Krsna geralmente difira da de Srila Prabhupada em ênfase, equilíbrio ou outros aspectos tanto do ensino quanto da prática." 

O exemplo a seguir não está relacionado com Gaudiyas Vaisnavas fora da ISKCON, mas também serve para ilustrar a diretiva acima:

Certa vez, um discípulo de Bhaktivedanta Swami deixou a associação dos devotos e alguns meses mais tarde voltou.

Havia tornado-se cristão.

Pediu a Srila Prabhupada para morar novamente no Templo mas gostaria de no Templo continuar suas práticas pessoais.

Srila Prabhupada disse que ele teria que seguir o programa do Templo.

Algum tempo depois este discípulo foi embora.

Podemos dizer que Srila Prabhupada não foi misericordioso?

Srila Prabhupada era muito misericordioso e também muito cuidadoso em relação ao Sincretismo Religioso.

O discípulo poderia associar-se com outras linhas mas para viver na ISKCON teria que seguir o programa estabelecido. Esta diretiva não me impede de visitar uma Igreja, Mesquita, Stupa, Sinagoga ou Matha. 

Na verdade, esta convivência é algo saudável. 

E ninguém é "excomungado" por causa disto. Não há nenhum problema em apreciar outros Vaisnavas de outras linhas, ou grandes Santos de outras vertentes religiosas.

Agora, com esta convivência não posso introduzir novos rituais, filosofia, etc, como ficou bem claro pelo exemplo acima. 

A seguir, mais um exemplo (entre tantos na ISKCON) de devotos que apreciam outros Gaudiya Vaisnavas e não são "excomungados".

Akincana Krishna Dasa (não é da ISKCON)

"Eu gosto de tantas coisas acerca de SS Mahanidhi Swami (para quem não conhece, pertence à ISKCON). Um ponto que eu aprendi dele que é crucial respeitar e encorajar a fé nos outros Vaisnavas repeitado-os e encorajando-os.

Onde quer que eu o visse, ele sempre dizia algo maravilhoso sobre meu Guru Maharaja. Com o coração genuíno de um Vaisnava ele sempre dizia algo encorajador. Da última vez que o vi agradeci-o pelo seu livro "A Arte de Cantar Hare Krsna" Eu disse-lhe que havia encontrado muitos pontos que me ajudaram imensamente no cantar. E ele imediatamente disse: "Oh, seu Guru Maharaja é como um Acarya no cantar! Ele é muito determinado no cantar! Isto foi incrível. Muito favorável ao meu Guru Bhakti, e sabemos que Guru Nistha é fundamental no avanço espiritual. SS Mahanidhi Maharaja é uma associação fantástica porque entende a essência do comportamento Vaisnava, e dá um exemplo muito bom ao seguir isto. Ele disse-me para permanecer transcedental as políticas e brigas. Sempre senti-me enriquecido por vê-lo e ouvi-lo.

Pode ser que as vezes nós sintamos que o nosso serviço seja mostrar diferentes pontos de entendimento e contendas entre diferentes grupos Vaisnavas, mas penso que nunca devemos esquecer que respeitar outros Vaisnavas (que é sempre desejável, como em "amanina manadena"), significa respeitar sua fé, mesmo que possam haver diferenças de um grupo para outro.

Lembro-me de tomar Prasadam com ele, e ele a dizer e apreciar como é difícil o trabalho de GBC e líder na ISKCON. Ele estava apreciando como você deve lidar com uma variedade muito grande de opiniões e todo o tipo de pessoas a criticar você e que assim é muito difícil administrar uma sociedade espiritual.

Ele glorificou seus irmãos espirituais do GBC e disse "eles são bons líderes". Disse algumas vezes. Na sua humildade Vaisnava ele admitiu que não seria capaz de aceitar o serviço de liderar na ISKCON. Eu percebi sua humildade neste sentido muito instrutiva e sóbria. Quem sou eu para criticar os devotos a tentar administrar a ISKCON? Eu seria capaz de fazer melhor?

Na verdade, agora que lembro-me dele, muitas boas histórias vem-me a cabeça...Ele é um grande devoto."

Tarun Govinda Dasa (não é da ISKCON)

"Eu encontrei-o uma vez em Vraja. Eu estava a ir ao Kripaluji Asrama para visitar. Então ele apareceu e perguntei-lhe acerca de Kripaluji Maharaja. Mahanidhi Maharaja disse: "Uau, amigo, ele é de verdade!" com um grande sorriso.

Eu gostei muito dele, e pensei que ele iria depreciar Kripaluji Maharaja, mas ele foi muito amável.

Seus livros ajudaram-me muito em Raganuga Bhakti.

Dandavats a ele."

Ainda:

"Amrta Vani", penso que não está disponível on-line mas pode ser adquirido em:

http://www.touchstonemedia.com/index.php?main_page=product_info&products_id=2 

Ainda:

Quanto a erros cometidos, todos os que erram e todos que são coniventes com estes erros devem pagar e já estão a pagar por estes mesmo erros. 

Ainda:

Sim, não existem meias verdades, ou nós tomamos a decisão séria de convivermos como irmãos, ou tomamos a decisão séria de vivermos constantemente em desacordo.

Não existem meias verdades, mas nós podemos pertencer à ISKCON e simultaneamente apreciar outros Vaisnavas. 

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Todas as Glórias à Sri Sri Guru e Gauranga !!!

O bem conhecido relacionamento de Bhaktivedanta Swami com seus irmãos espirituais, simplesmente corrobora o facto de que pode-se pertencer à ISKCON e apreciar outros Vaisnavas.

No entanto, como haviamos dito e foi confirmado, temos que nos colocar na posição de ouvintes submissos quando vamos participar das actividades de um outro grupo de Vaisnavas e Vaisnavis.

O desentendimento ocorre entre vários grupos diferentes de Vaisnavas (ISKCON com Mathas, Mathas com ISKCON, Mathas com Mathas).

É por isto que todas as Constituições de Leis devem ter restrições.

http://www.wva-vvrs.org/about/laws.htm#bylaws

A diretiva nº68 da World Vaisnava Association diz:

"A WVA não aceitará como membros, aqueles que não aceitem o princípio universal da protecção universal de Deus a todos os devotos sinceros, e que estejam ansiosos em impor suas opiniões sobre os outros clamando uma exclusividade ou monopólio da verdade sobre os outros."

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Mesmo entre o relacionamento Vaisnava sempre vão existir diferentes inclinações e afinidades.

Srila Prabhupada salienta:

sva jati asaya snigdha
sadhu sanga sato bare
(Vaisnava Verse Book)

"A amizade deve ser alicerçada entre aqueles que compartilham entendimentos e interesses mútuos."

Porém devemos apreciar todos os Vaisnavas e Vaisnavis, seguindo os passos de Srila Raghunatha Bhatta Goswami que acreditava que todos os Vaisnavas estão sinceramente servindo o Senhor de acordo com suas realizações.

Rasaraja Mahabhava Sri Caitanya Mahaprabhu Ki Jaya !!!

1 - Sobre Mathas desentendendo-se com Mathas temos o exemplo de SS Sripad Bhakti Gaurava Narasingha Maharaja e de SS Srila Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja sobre por exemplo o aparecimento de Kalki Avatara em:

http://www.gosai.com/krishnatalk_fs.html 

2 - Todas as afirmações de Bhaktivedanta Swami devem ser contextualizadas.

Por exemplo, Bhaktivedanta Swami faz afirmações de que a mulher é menos inteligente que o homem, mas também faz afirmações de que é mais inteligente. 

Quando tratamos de um determinado tópico, devemos averiguar TUDO o que Bhaktivedanta Swami disse nos seus livros, palestras, cartas, conversas, e como actuou na prática em relação a tal tópico.(Sem esquecermos também das datas) 

No que se refere ao tema do qual estamos a tratar, depois de examinar TODOS os ensinamentos de Bhaktivedanta Swami sobre o mesmo, podemos dizer que a associação com outros Vaisnavas é requerido e aconselhável, mas que não podemos mudar o HUMOR Ghostyanandi da ISKCON. 
E assim, são "reconciliadas" aparentes afirmações contraditórias. 

Mas temos que estar dispostos a reconciliar afirmações, pois, se não estivermos dispostos a reconciliar afirmações, vamos de um extremo ao outro. (Os Kanistha Adhikaris são extremistas). 
Um extremo é não nos associarmos com diferentes Vaisnavas de diferentes vertentes baseando-nos em algumas afirmações de Bhaktivedanta Swami, assumindo uma postura exclusivista. 

Outro extremo é associarmo-nos com todos os diferentes Vaisnavas de diferentes vertentes baseando-nos em algumas afirmações de Bhaktivedanta Swami, assumindo um hibridismo que leva a uma perda de identidade. 

Vosso servo
Prahladesh Dasa

As tentativas de SS Bhakti Aloka Paramadvaiti Swami Maharaja com a World Vaisnava Association e de SS Jayapataka Maharaja com a Sarasvata Gaudiya Vaisnava Association para unir as diferentes vertentes dentro do Gaudiya Vaisnavismo são louváveis. 

No entanto, de uma forma geral, os diferentes líderes das diferentes vertentes simplesmente tem uma participação "diplomática" nas mesmas.

Porque se expressassem suas posições sobre diferentes tópicos, já nem poderiam ser membros das mesmas. 

Muitos líderes, embora sejam membros, optam por simplesmente ignorar tanto a World Vaisnava Association como a Sarasvata Gaudiya Vaisnava Association. 

http://www.wva-vvrs.org/nectar/letter2.htm 

Pelo menos, esporadicamente, todos estes Vaisnavas unem-se em algo que é comum a todos:

o canto, a dança, o festejar e adorar Sri Sri Radha Krsna.

Actividades estas que os aproximam e que são a essência do serviço devocional de acordo com todos os Sastras Vaisnavas. 

E assim como os guerreiros do Mahabharata lutavam entre si durante o dia e socializavam entre si durante a noite, estas diferentes vertentes de Gaudiya Vaisnavas continuarão a divergir durante o dia e então se reunirão a noite para cantar Hare Krsna, dançar no Kirtana e festejar com Krsna Prasadam. 

Vosso servo em aperfeiçoamento
Prahladesh Dasa Adhikari

Querido Vyasa Prabhu, também tenho muita consideração por si e por todos os Vaisnavas e Vaisnavis deste fórum. 

Parece que o tema tornou-se "incômodo" e decidiu-se pará-lo. Tenho que respeitar esta posição, embora, muitas questões ainda poderiam e deveriam ser levantadas.

Srila Bhaktivinoda Thakur também foi atacado por muito tempo por não ter um Mestre Espiritual.

Todas as entidades vivas, sem excepção, estão destinadas à perfeição. E antes de alcançar a perfeição todas elas terão que aceitar Sri Guru (especificamente Diksa) num determinado momento, nesta vida ou nas próximas.

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Queridos Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências. 
Todas as glórias sejam para Sri Sri Guru e Gauranga !!! 

Com o vosso consentimento gostaria de colocar mais uma questão, para assim avançarmos na nossa troca de idéias. 

Quando SS Bhakti Aloka Paramadvaiti Swami Maharaja aproximou-se de diferentes líderes quando da criação da World Vaisnava Association, muitos não quiseram comprometer-se. 

"Quando eu apresentei o plano da World Vaisnava Association à Srila Narayana Maharaja, ele disse-me que abençoava-me, mesmo sabendo que tal projecto não seria bem sucedido. Muitos amigos de outras Missões também tinham a mesma opinião..." 

"Nestes anos eu tenho sido constantemente atacado mesmo por meus irmãos espirituais dentro e fora da ISKCON, que dizem que trabalho neste projecto da WVA para meu Pratista e simplesmente para usar Srila Puri Maharaja para os meus propósitos, etc. 

Embora tenhamos feito algum progresso em alguns campos, os resultados são muito fracos, principalmente pela participação insuficiente de outras Missões fortes do Gaudiya Vaisnavismo. A WVA tem sido apreciada pelos novos e pequenos grupos de Vaisnavas, e basicamente ignorada por aqueles grupos Vaisnavas que são grandes e bem sucedidos..." 

Texto completo em:

http://www.wva-vvrs.org/nectar/letter2.htm 

Dito isto, peço que pacientemente leiam, e para vossa apreciação, um artigo de Moises Espirito Santo (Professor Catedrático de Sociologia das Religiões) em: 

http://www.empacult.parlamento.pt/pt/Documentos/Dialogointereligioso.pdf

O estudo é basicamente sobre as Religiões Abrahamicas, mas penso ser interessante.

"...Diálogos inter-religiosos, ou diálogo das religiões, no sentido de exposições e debates entre teólogos de várias religiões para encontrar a unificação, não existem, e seriam infrutíferos. Mas pode haver, e há, encontros inter-religiosos, ou encontros entre religiosos, para defender interesses ou objectivos comuns. Vou primeiro explicar porque é que não pode haver diálogos entre as religiões para a unificação das mesmas e, depois, falar da possibilidade de haver encontros inter-religiosos para debater temas não religiosos de interesse comum.... 

...As religiões não são apenas sistemas teológicos. São também formas de poder institucional - poder do saber teológico, poder social, poder conferido pela cultura... 

...Ceder teologicamente é perder parte do seu poder, enquanto detentor do saber religioso.... 

...nenhum responsável duma religião ou Igreja se pode comprometer nesse diálogo...." 

Esperando ser útil 

Vosso servo em aperfeiçoamento
Prahladesh Dasa Adhikari

Sobre as revisões, por favor consultar "Revisando a Verdade Imutável" em: 

http://bhaktirasayana.blogspot.com/2008/06/revisando-verdade-imutvel.html 

Mas voltanto ao ponto anterior sem fugir do tema. 

Estariam os líderes da ISKCON dispostos a ceder (um exemplo entre muitos outros) sobre a adoração de Sri Sri Radha Krsna somente com o Senhor Gauranga. 

Não me parece ! 

Estariam os líderes da Gaudiya Matha dispostos a ceder sobre o mesmo tópico (entre muitos outros). 

Não me parece ! 

Fala-se sobre regras que impedem a livre associação. 

Mas não questiona-se o porque destas regras. 

E estas regras surgem porque tanto um lado como o outro querem impor sua posição. 

E assim perpetuam-se ofensas porque não há possibilidade de transpor barreiras "inultrapassáveis". 

Parem-se as imposições e certamente acabam-se as regras. 

Não estamos a falar aqui de erros que uma determinada Instituição possa cometer. Todo e qualquer erro traz as suas consequências inevitáveis. 

Estamos a falar sobre a possibilidade de diferentes vertentes Gaudiya Vaisnavas estarem unificadas. 

Na minha humilde visão, penso que esta unificação somente será possível se os líderes tiverem muita, muita boa vontade e somente sobre aquilo que lhes é comum, o cantar do Maha Mantra Hare Krsna. 

Quanto ao resto ..... não me parece !

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Sim, a diferença de alguns rituais talvez não seja causa para discórdia, porque teologicamente são questões secundárias, embora tenham sua importância a nível de Siddhanta. 

No entanto, existem certas questões mais profundas a nível da Filosofia que criam barreiras, digamos, "intrasponíveis." 

Parem-se as imposições para um grupo tornar-se Bhajananandi/Ghostianandi e certamente acabam-se as regras. 

Os livros de Bhaktivedanta Swami estão repletos de todos os Tattvas de Bhakti, mas ainda assim ele incentiva-nos a estudar a literatura de todos os Acaryas anteriores. 

Os Tattvas são: 

Guru Tattva
Bhagavat Tattva
Vaisnava Tattva
Gaura Tattva
Nityananda Tattva
Advaita Tattva
Krsna Tattva
Shakti Tattva
Rasa Tattva
Jiva Tattva
Acintya Bedabheda Tattva
Abhideya Tattva
Sadhana Bhakti Tattva
Varna Dharma Tattva
Ashrama Dharma Tattva
Sradha Tattva
Nama Tattva
Prayojana Tattva
Pramana Tattva

Rasa Tattva é um deles. E portanto, ninguém é "proibido" de ler literatura Rasika. Isto faz parte do Gaudiya Vaisnavismo. Todos os Acaryas (ou quase todos) da sucessão discipular tem uma identidade como Manjaris assistentes de Srimati Radhika. Os Gaudiyas Vaisnavas recebem simultaneamente uma forma masculina espiritual para participar nos passatempos de Gaura Lila, e uma forma espiritual feminina para participar nos passatempos de Krsna Lila.

Porém, aconselha-se a "evitar" a discussão destes tópicos abertamente. 

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica: 

Do "Amrta Vani - Néctar das Instrucções para a Imortalidade", Touchstone Media, 2004, p 160,161. 

"Porque o senhor não permite que se cante ou se descrevam os passatempos conjugais do Senhor na sua Matha? 

Não existe diferença entre cantar acerca dos outros passatempos do Senhor e cantar acerca das doçuras dos passatempos conjugais do Senhor e portanto não devemos considerar que um é superior e outro inferior. Ouvir sobre os passatempos conjugais requer qualificação. Entidades vivas com Anarthas podem ouvir e cantar acerca dos passatempos do Senhor Gauranga e os passatempos infantis do Senhor Krsna. 

Se as pessoas tentarem ouvir sobre os passatempos confidenciais entre Sri Sri Radha e Krsna elas encontrarão má fortuna ao invés de auspiciosidade. Ouvir e cantar sobre os passatempos conjugais confidenciais de Sri Sri Radha Krsna é certamente a melhor forma de adorar o Senhor.

No entanto, é impróprio e até ofensivo fazê-lo em público. Uma pessoa que deseja alcançar auspiciosidade deve obedecer estas palavras dos Mahajanas: Pana Bhajana Katha Na Kahibe Yatha Tatha "Não revele seu humor confidencial de adoração para todos e qualquer um."

Se somos qualificados, podemos ouvir acerca dos passatempos confidenciais do Senhor somente na associação de devotos com disposição semelhante, obedecendo nossa constituição. 

De outra forma receberemos um resultado oposto. 

Se para manter este padrão, tivermos que parar de glorificar os passatempos confidenciais do Senhor, que assim seja. 

Estamos mais interessados no benefício das pessoas em geral. 

É Kali quem mantém viva a discussão sobre os tópicos confidenciais conjugais do Senhor em público simplesmente para acumular dinheiro e gratificação dos sentidos." 

Alguém está disposto a ceder? 

.... Não me parece ! 

Vosso servo
Prahladesh Dasa

No entanto, curiosamente tanto os líderes da Gaudiya Matha como os líderes da ISKCON "desaconselham" seus seguidores de lerem literatura Rasika. 

Vosso servo
Prahladesh Dasa

"Os membros da ISKCON devem, assim, EVITAR colecionar, ler, discutir ou distribuir tal literatura."

Em relação ao último tópico referido deixo-vos as palavras de SS Gaura Govinda Maharaja: 
http://www.vnn.org/editorials/ET9908/ET20-4547.html 

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Prabhu Vyasa, o senhor tem todo o direito de o fazê-lo, como outros também o fazem.

Rtviks vs ISKCON:

http://krishna.org/peace/

As Instituições religiosas podem ter um código de leis e normas (Código de Direito Canônico) que regularizam as actividades dos seus membros. Isto é assegurado pela Lei Geral. 

Também é assegurado pela Lei Geral o direito dos mesmos membros de discordarem de tais Códigos.

Vosso servo
Prahladesh Dasa 

A Gaudiya Matha e a ISKCON se tornarão unas quando ambas ocuparem-se em satisfazer o desejo do Patita Pavana Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada de que em cada lar deste Planeta haja uma colecção do Srimad Bhagavatam.

Até alguns minutos atrás foram distribuidos 468.093.658 (Quatrocentos e sessenta e oito milhões, noventa e três mil e seiscentos e cinquenta e oito livros), desde 1965.

Este número desde alguns minutos atrás já não é o mesmo.

Somente no mês de Dezembro/2008 foram distribuidos ao redor do Planeta 1.508.076 (Um milhão, quinhentos e oito mil e setenta e seis livros).

Entre os discípulos de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, Jasomatinandana Prabhu distribuiu somente em Dezembro/2008:

4.336 Maha
278 Médios
632 Pequenos
20 revistas
1 colecção completa 

Que haja um templo da Gaudiya Matha e da ISKCON em cada esquina de cada cidade, vila e aldeia deste Planeta, e que seus membros estejam entusiasticamente ocupados externamente (Sadhana Raganuga externo) em Harinama, distribuição de Prasadam e distribuição dos livros transcedentais de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, e ocupados internamente (Sadhana Raganuga interno) em servir com amor à Sri Sri Radha Krsna e Seus Nitya Parikaras de Vraja. 

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

De acordo com Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada e todos os Acaryas, a distribuição de livros deve continuar. 

Cc Madhya 19-132

"aos devotos avançados e dotados de poder, compete escrever, publicar e distribuir livros em profusão. Segundo Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, distribuir livros equivale a tocar uma grande Mrdanga. Logo, sempre pedimos que os Membros da Sociedade Internacional da Consciência de Krsna publiquem tantos livros quanto possível e distribuam-nos amplamente por todo o mundo. Seguindo, assim, os passos de Srila Rupa Goswami, podemos nos tornar devotos Rupanugas." 

Estas instrucções estão nos seus livros e não em alguma carta, conversa, etc. 

Obviamente, como em qualquer actividade devocional, tudo depende da nossa atitude. Se distribuimos livros com uma atitude impura os resultados são indesejados.

No entanto, se o fazemos com uma atitude correta os resultados são outros. A atitude de servir Caitanya Mahaprabhu é espalhar Seu movimento de Sankirtana. Se alguém adota Sankirtana nesta atitude de serviço, pode realizar sua relação interna com Caitanya Mahaprabhu e Krsna e ser aceito como um companheiro eterno de Radharani. 

E assim, esta é a visão e estratégia de Srila Bhaktivedanta Swami - sua ordem - para ajudar os outros.

De uma forma humilde e amorosa realizar exatamente o que Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada queria: aproximar-se das pessoas, vê-las como almas espirituais, dar-lhes livros de Srila Prabhupada, dar-lhes o nome de Krsna e dar-lhes Prasadam. Estes processos humildes sempre serão a forma de ajudar as pessoas. É assim que as pessoas serão ajudadas.

Uma das formas de cultivo devocional chama-se Sastra Seva.

Isto significa adorar o Sastra, estudar o Sastra, ouvir o Sastra, recitar o Sastra e pregar a mensagem do Sastra. E esta última é o aspecto essencial de Sastra Seva porque proporciona àqueles que precisam a oportunidade de ouvir a mensagem do Sastra. 

A distribuição de livros de Srila Bhaktivedanta Swami deve continuar.

E existem muitas formas de o fazer. Por exemplo, no último ano o site da BBT foi visitado por 1.320.266 de 204 países do mundo, sendo feitos muitos pedidos on-line. 

Concordo plenamente com Vyasa Prabhu.

É ridiculo que uma meia duzia de devotos por um lado afirme: "O mais importante é a distribuição de livros" e por outro lado outra meia duzia de devotos afirme: "O mais importante é Siddha Svarupa." 

Tanta energia desperdiçada !!! 

Portanto, vamos todos nos ocupar externamente (Sadhana Raganuga externo) em Harinama, distribuição de Prasadam e distribuição dos livros transcedentais de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, e nos ocupar internamente (Sadhana Raganuga interno) em servir com amor à Sri Sri Radha Krsna e Seus Nitya Parikaras de Vraja. 

Assim, já não haverão diferenças rituais e filosóficas, não haverão ofensas, ninguém se considerará melhor do que ninguém e nem haverá diplomacia de fala mansa, pois todos estarão sob a bandeira única de Sri Caitanya Mahaprabhu. 

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Muito obrigado, Baladeva Prabhu.

É muito informativo que 97% dos Membros da Gaudiya Matha sejam Sahajiyas ou farsantes. 

Realmente, a desinformação é desaconselhavel.

Por favor, para o prazer de Sri Sri Guru e Gauranga e de todos os Vaisnavas e Vaisnavis deste fórum, informe-nos dos resultados internacionais da distribuição de livros de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada na Gaudiya Matha. 

Isto seria muito inspirador. 

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada ficava muito feliz quando recebia os resultados da distribuição de seus livros.

Bem, temos que ter bem claro que Raga Marga não se relaciona somente a Madhurya Rasa, mas a todas as Rasas (Dasya, Sakhya e Vatsalya).

Todos os Nitya Parikaras do Senhor são Ragatmika Bhaktas. 

E esta é a grande diferença entre os Sahajiyas e os verdadeiros Vaisnavas.

Os Sahajiyas somente aceitam Madhurya Rasa, afirmando que a doutrina "mística" do amor reside na base desta emoção. 

Por outro lado, os verdadeiros Vaisnavas não descartam as outras três emoções, embora dêem bastante importância a Madhurya. 

Um devoto(a) pode adoptar qualquer uma destas quatro emoções no desenvolvimento do seu amor por Deus. 

No Sri Caitanya Caritamrta, Adi Lila 4, é revelado que o desejo confidencial do Senhor Caitanya foi propagar Raga Bhakti por todo o mundo. O Seu desejo confidencial não foi simplesmente de liberar as almas caídas oferecendo um processo de Pratyahara, mas reviver o amor à Deus das mesmas.

Raga Marga ou Bhagavata Vidhi é portanto a missão da ISKCON, como definida pelo representante confidencial de Sri Caitanya, Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Cc Adi 4-15,16

Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada explica sobre a razão confidencial do aparecimento de Sri Caitanya Mahaparabhu: 

"o verdadeiro propósito do aparecimento do Senhor Krsna foi executar uma actuação dos Seus passatempos transcedentais em Vrajabhumi, e assim exibir o limite mais elevado das doces trocas amorosas reciprocas entre as entidades vivas e o Senhor Supremo.

Estas doces trocas amorosas reciprocas são chamadas de Raga Bhakti, ou serviço devocional ao Senhor com arrebatamento transcedental. O Senhor Sri Krsna quer que todas as almas condicionadas saibam que Ele atrai-se mais por Raga Bhakti do que Vaidhi Bhakti." 

Então quem pode dar mais do que isto? 

Talvez elaborar de outra forma, mas não complementar, ou dar algo que não foi dado. 

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

"Quanto a enviar livros de graça a uma biblioteca: o sistema que vocês podem adoptar é enviar os livros e dizer que examinem os livros por uma semana. Se não gostarem do livro, deverão devolvê-lo às nossas custas. Se gosterem dele e o quiserem, então poderão mandar-nos o dinheiro. Mas não podemos distribuir os livros de graça para ninguém. Eles devem ser pagos." 

Srila Prabhupada em 28 de Maio de 1975 para Kirtiraja 

Quanto a resultados fabricados, posso falar sobre mim mesmo sem nenhum problema, visto que tal serviço foi feito exclusivamente para o prazer de Sri Sri Guru e Gauranga.

Em doze anos como distribuidor de livros, pela misericórdia de Sri Sri Radha Syamasundara pude distribuir 96.500 livros de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

O que não é nada, e, sempre que posso ocupo-me nesta actividade transcedental. 

Às vezes os devotos ficam fruitivos e perguntam:

"Distribuimos tantos livros, então porque aqui não está cheio de devotos?"

A resposta é porque não é assim que funciona. O modo como a coisa funciona é que você deu um livro sobre Krsna a uma alma completamente condicionada e ela lhe fez uma doação e começou sua vida espiritual.

Mas ela talvez não a complete nesta vida.
 
Esta é a primeira etapa.

A grande maioria está realmente muito enredada na vida material. Mesmo muito.

Uma vez que entram em contacto com a Consciência de Krsna, a vida espiritual delas começa aos poucos. 

Começarão a entender que devem fazer uma mudança. Talvez visitem o Templo de Krsna. Mas com certeza na próxima vida ou em alguma outra vida, voltarão a fazer algo em Consciência de Krsna e gradualmente avançarão.

Mesmo que leve cem vidas, isto não é nada comparado aos milhões e milhões de vidas que passaram buscando Krsna.

Por isto a distribuição de livros é gloriosa porque pouco a pouco vincula todas as pessoas ao processo da Consciência de Krsna. Talvez adotem agora, talvez não. Não podemos dizer.

A distribuição de livros de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada é um programa de longo alcance para levar todas as almas de volta ao Supremo. 

Tenhamos fé em Srila Prabhupada que com uma visão de futuro enfatizou a distribuição de livros repetidas vezes. 

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

1 - A distribuição de livros de Srila Bhaktivedanta Svami deve continuar. 

Este pedido (para não falar ordem) aos seus discípulos, está nos seus (de Srila Prabhupada) livros. 

E portanto, aqui não há como descontextualizar.

Até mesmo os líderes da Gaudiya Matha dizem que a distribuição dos livros de Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada deve continuar HOJE EM DIA.

Simplesmente por relutância não aceitamos isto. 

Ou concordamos com este pedido (para não falar ordem) ou não.
 
E devido a que diferentes pessoas tem diferentes naturezas, talvez nem todos possam se ocupar directamente na distribuição de livros, mas devem compreender a importãncia de tal actividade e incentivá-la como se fossem "distribuidores vitalícios". 

Sri Caitanya Caritamrta - Antya Lila - Palavras Finais

"...Se existe algum crédito nas minhas actividades de tradução, isto é devido a Sua Divina Graça...Estou confiante de que ele está muito saisfeito com este trabalho de tradução. Ele sempre estava muito preocupado em ver que muitos livros fossem publicados para espalhar o Movimento da Conscencia de Krsna. 

Portanto, a nossa Sociedade Internacional para a Consciência de Krsna, foi formada para executar esta ordem de Sri Caitanya Mahaprabhu e Sua Divina Graça Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura...

...E portanto, nesta ocasião, peço a todos meus discípulos que estão determinados a ajudar-me nesta tarefa, para continuarem a cooperar para que os filósofos, acadêmicos, religiosos e pessoas em geral de todo o mundo se beneficiem por ler nossa literatura transcedental como o Srimad Bhagavatam e o Sri Caitanya Caritamrta."

2 - Sobre a distribuição gratuita dos livros, (contextualizando) Srila Prabhupada dizia para não darmos seus livros gratuitamente, mas que também poderíamos dá-los gratuitamente.

Ou seja, os livros não podem ser dados gratuitamente, mas se o Lakshmi vier de outra fonte então podem ser dados de graça. 

Para dá-los gratuitamente eles devem estar pagos. 

Amogha: "....então eles coletam o Lakshmi, vão e distribuem os livros gratuitamente nas prisões e Hospitais. Caixas de livros. Também nas Bibliotecas. Eles concordam, de outra forma não aceitariam. Nós perguntamos se eles vão lê-los, e eles dizem que sim. E assim em três dias eles distribuiram muitos, muitos livros

Prabhupada: "De graça?"

Amogha: Sim. Primeiro eles coletam o dinheiro, depois dão de graça nos hospitais e prisões.

Prabhupada: Vocês estão tentando servir Krsna muito bem. Isto é muito bom."

(Caminhada matinal, Perth, 09.05.1975.) 

Prabhupada: "Não, não, mesmo dando de graça, qual o erro?

Madhudvisa: Bem, o senhor disse que não deveríamos dar os livros de graça. Deveríamos vender os livros.

Prabhupada: (rindo) Não, não, ele comprou, o outro comprou. Se você comprou de mim e se você da de graça para outros, qual é minha perda?

Madhudvisa: Não, não há perda.

Siddha-svarupa: Não estou dando os livros de graça.

Prabhupada: "Não, não, mesmo se ele dá os livros de graça, não há problema. Suponha que...na Africa do Sul muitos indianos compram nossos livros e dão gratuitamente a uma Biblioteca. Alguém vai lê-los. Então isto não é um erro. Se eu compro de você e depois dou de graça para outra pessoa, isto não é errado."

(Caminhada matinal, Mayapur, 08. 03.1976.)

Os livros de Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada grátis on-line em: 

http://www.causelessmercy.com/ 

No entanto, ter o livros on-line é completamente diferente do que tê-los impressos.

Os livros impressos devem ser vendidos ou somente dados gratuitamente quando o Lakshmi dos mesmos vier de outra fonte. 

Além disso, os livros impressos são a encarnação sonora de Deus e são adorados no altar como Deidades com Arati, Upacaras e circuambulação.

E para estudar o Sastra seriamente é preciso imprimi-lo (a necessidade do papel e pagar a impressão), ou comprando o livro impresso.

Quando estamos a estudar o Sastra não devemos tê-lo abaixo da linha da cintura e temos que pô-lo numa base apropriada forrada preferentemente com seda.
Não são livros comuns.

3 - A distribuição de livros é acompanhada de um programa de "acompanhamento" e "contato" que preocupa-se com as pessoas interessadas "agora, nesta vida". 

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari 

A Suprema Personalidade de Deus, Sri Caitanya Mahaprabhu nunca disse que nós não somos Rama Bhaktas nem tampouco nenhum dos associados de Sri Caitanya disse tal coisa. O Senhor Caitanya costuma vestir-se como um Bhakta de Sri Rama, como Srila Hanuman, e executa o passatempo de conquista de Sri Lanka (Lanka Vijaya) em Jagannatha Puri.

Desta forma, o próprio Senhor Gaura medita profundamente nos passatempos do Senhor Rama.
Ele pede para Murari Gupta compor e recitar o famoso Srila Ramastaka e desfruta imenso disto.

Inclusivamente mostra Sua forma como Sri Rama para Murari Gupta.

O Senhor Caitanya nunca considera os passatempos de Sri Rama inferiores.

Em Modadrumadvipa, o Senhor Caitanya relembrou Seus passatempos quando Ele visitou este local com Srimati Sita Devi em Treta Yuga.

Assim o próprio Senhor Caitanya absorve-se no humor de um Rama Bhakta. Nem todos os devotos do movimento de Sankirtana do Senhor Gaura no presente, passado e futuro serão eternos associados em Goloka como podemos ver pelos próprios passatempos do Senhor.

O Senhor glorifica a Bhakti de todos Seus associados não importando se estão em Goloka, Dvaraka, Ayodhya ou nos planetas Vaikuntha. 

Mas o próprio Senhor Gauranga pessoalmente glorificava e adorava Sri Nrsimhadeva perto do Templo de Gundicha e cantava Tava Kara Kamala Vare etc.

Talvez num estágio avançado de Bhajana, o devoto(a) deseje focar-se numa Rasa particular, mas não devemos abandonar a adoração das formas principais Visnu Tattva do Senhor Krsna.

No Templo de Sri Tota Gopinatha, Srila Gadadhara Pandita costumava recitar para o Senhor Caitanya os passatempos (100 vezes cada) do Senhor Kapiladeva, Srila Dhruva Maharaja, Sri Prahlada Maharaja etc. O Senhor tinha muito prazer em ouvi-los.

O Senhor Caitanya estabeleceu o exemplo do devoto ideal e se Ele não quisesse que nós praticassemos Rama Bhakti ou Nrsimha Bhakti, Ele próprio nunca teria feito.

Mas algumas pessoas não querem ouvir estes passatempos do Srimad Bhagavatam e diretamente saltam para os cinco capítulos da Rasa Lila no Srimad Bhagavatam ou outras escrituras altamente esotéricas dos Gosvamis.

Isto pode ser perigoso, pois podemos indirectamente actuar como se fossemos superiores ao próprio Senhor Caitanya.

2 - Tenho absoluta convicção de que se Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada estivesse presente fisicamente utilizaria todos os meios possíveis e disponíveis para distribuir seus livros:

Distribuição nas ruas, de porta em porta, pedidos pelo correio, Internet, banca de livros, Bibliotecas, etc, etc...

Um mar de Spam é muito bom, mas não é o suficiente, e é bastante impessoal.

As pessoas tem que ver os devoto(a)s a cantar e dançar felizes nas ruas, assim como o Senhor Caitanya fazia.

As pessoas tem que receber Krsna Prasadam dos devotos felizes em Harinama.

Este contato pessoal é indispensável e deve ser feito diariamente.

E é óbvio que as pessoas tem que receber os livros de Srila Prabhupada do nosso Vartma Pradaksa Guru, que irradia "pessoalmente" felicidade transcedental. 

3 - Então fica a pergunta:

Somos contra os erros da ISKCON ou contra a própria ISKCON? 

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Então, como sugerido por Baladeva Prabhu, e como anteriormente já haviamos sugerido também, vamos todos nos reunir e cantar Japa juntos, que é aquilo que nos aproxima.

Pois nem Kirtana poderemos fazer juntos.

Um devoto da Gaudiya Matha apontando-me o dedo disse:

"Parem de cantar o Maha Mantra inteiro e cantem em partes separadas como nós. Não podemos acompanhá-los. Não mudem o padrão." 

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

1 - Quando referi-me ao Vartma Pradaksa Guru, não estava a referir-me à Srila Prabhupada, mas ao devoto(a) que nos introduz à Consciência de Krsna. Srila Bhaktivedanta Svami é nosso Jagad Guru. 

2 - Como já mencionamos anteriormente, os erros a nível pessoal e Institucional trazem suas consequências inevitáveis, e devemos corrigi-los todos. 

3 - Ficamos muito felizes que Prabhu Vyasa, apesar dos erros Institucionais, considere o plano estratégico de Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada de propagar a Consciência de Krsna como o mais indicado. 

Ou seja, a distribuição massiva por todos os meios dos livros de Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada, Harinama e distribuição de Krsna Prasadam. 

Na verdade, este plano de Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada é que "deveria harmonizar" todas as vertentes do Gaudiya Vaisnavismo numa bandeira única de Sri Caitanya Mahaprabhu. 

E todas as vertentes Gaudiya Vaisnavas e seus respectivos líderes deveriam estar ocupados nestas actividades, que são: 

Distribuir por todos os meios possíveis e disponíveis os livros transcedentais de Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada. 

Nagar Sankirtana (Harinama) 

Distribuição de Krsna Prasadam acompanhado de Harinama. E assim, quando uma Instituição apresentasse problemas, outra estaria ocupada desta forma.

Porque o Jagad Guru Srila A.C.Bhaktivedanta Svami Prabhupada é ou deveria ser o centro harmonizador de todas as diferentes vertentes. 

Mas, a não ser a ISKCON, e apesar de todos os problemas, ninguém se disponibiliza a enfatizar estas actividades de uma forma prática e efetiva. 

Sri Caitanya Caritamrta Antya 4.102 

"Alguns comportam-se muito bem mas não pregam o culto da Consciência de Krsna, ao passo que outros pregam mas não se comportam adequadamente." 

Sri Caitanya Caritamrta Adi 7.92:

"Minha querida criança, continue dançando, cantando, e executando Sankirtana na associação dos devotos. Além disso, sai e pregua o valor de cantar Krsna Nama, pois por este processo você será capaz de libertar todas as almas condicionadas." 

E entre um e outro está Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada que é um devoto puro e ao mesmo tempo somente prega as glórias do cantar dos Santos Nomes. (Cc Antya 4.103)

O Sakti Avesa Avartara Sri Srila Abhaya Caranaravinda Bhaktivedanta Svami Prabhupada é o Líder com a capacidade de harmonizar. 

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

1 - Baladeva Prabhu, muito obrigado, 

Finalizando.........ainda estamos no começo de nossa troca de idéias !!! 

2 - A ISKCON não é a única proprietaria e sucessora de um Parampara puro e transcendental. ISKCON e Gaudiya Matha pertencem ao mesmo Parampara, e Sri Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada é o nosso Jagad Guru e guia na propagação do Movimento de Sankirtana de Sri Caitanya Mahaprabhu. De todos nós, ISKCON e Gaudiya Matha. Só isto e somente isto. Ele, Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada, foi o devoto escolhido por Sri Caitanya Deva para propagar Seu Movimento. E todos os outros devotos puros líderes são seus fiéis seguidores. 

3 - Quando Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada estava muito debilitado, disse aos seus discípulos: "Não pensem que isto não vai acontecer com vocês." 

4 - Vyasa Prabhu, muito obrigado.

Vamos ver se agora fica claro. Quando referi-me ao Vartma Pradaksa Guru, referia-me ao devoto(a) que encontramos pela primeira vez na "RUA". Espero que agora esteja claro. Na "RUA", que é onde todos nós devemos estar a propagar a missão de Sri Srila Prabhupada. 

5 - No calor do debate palavras secas e duras são usadas, mas em última análise tentamos ser Vaisnavas e devemos mostrar respeito uns pelos outros. Quando o senhor fizer uma afirmação com a qual eu concorde vou certamente elogiá-lo, e quando o senhor fizer uma afirmação da qual discordo vou apontá-la. Esteja certo disto. 

6 - Por favor, especifique "certos temas".

7 - Fugir do tema.......... o senhor fala que querem alterar os livros de Srila Prabhupada, embora estas alterações sejam simplesmente a nível gramatical. Mas o senhor quer alterar o próprio texto em si.
Os livros de Srila Prabhupada são livros de Lei.
Não podem ser mudados.
Cartas, conversas, aulas, etc devem ser contextualizados, mas não seus livros.
Aonde está a fé dos discípulos de Srila Prabhupada?
Srila Prabhupada diz nos seus livros que devemos imprimir e distribuir livros em profusão.
Mas o senhor diz que devemos contextualizar as afirmações de Srila Prabhupada em seus livros.
Mas o que é isto?
Só falta dizer que temos que contextualizar as próprias palavras do Senhor Caitanya quando Ele diz "SAIA E PREGUE". Mas o senhor parece que não está interessado em falar detalhadamente sobre isto. 

8 - Agora, com sinceridade, penso que falta coragem de afirmar abertamente algo como: "EU NÃO CONCORDO COM SRILA PRABHUPADA EM CERTAS COISAS". 

Ainda que alguns até tenham dado um esboço: 

"Há muitas outras adaptacoes que Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja fez e que foram válidas, mas com certeza há muitas que são dificeis de compreender."
http://www.guardioes.com/diferencas.htm 

Com certeza uma das coisas difíceis de compreender é:

"Saiam, preguem, façam Harinama e distribuam livros de Srila Prabhupada." 

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Vyasa Prabhu, muito obrigado. 

1- Por favor, o senhor poderia transcrever as palavras de Srila Prabhupada do Bhagavad Gita sobre Desa Kala Patra e respectiva página. E sem querer roubar seu tempo, transcrever outras afirmações de Srila Prabhupada em seus livros sobre Desa Kala Patra e respectivas páginas. 

2 - E para continuarmos em frente, poderia também dar sua posição sobre os "Rtviks". Pode ser em poucas palavras. 

Antecipadamente agradeço

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Exatamente !!!

Ainda estamos a espera dos resultados da distribuição dos livros de Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada pela Gaudiya Matha, desde que eles consideram tal distribuição muito importante.

É inaceitável não ter um registro desta distribuição.

Pelo menos a nível individual, já seria algo inspirador para os devoto(a)s.

Não precisam ser muitos livros (embora quantidade e qualidade corram juntas).

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur ficava feliz quando um devoto distribuia ainda que uma única revista.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Vyasa Prabhu, muito obrigado. 

1 - As alterações não mudam em nada o propósito dos livros de Srila Prabhupada. Além disto a BBT disponibiliza edições não editadas. É só compará-las. 

2 - Existem níveis de autoridade nos ensinamentos de Srila Prabhupada. Começando dos que tem mais peso e relevância:

- Seus livros, documentos legais e papéis similares, depois,
- suas aulas, depois,
- suas cartas, e depois,
- suas conversas. 

As vezes, encontraremos afirmações que são "aparentemente" contraditórias de acordo com tempo, lugar e circunstância, e será preciso reconciliá-las.

No entanto, quando Srila Prabhupada afirma a mesma coisa diversas vezes e principalmente nos seus livros, temos que aceitar sem querer explicar profusamente usando a lógica. E isto ocorre em relação a distribuição de livros. 

Não me parece que na Introdução do Bhagavad Gita, Srila Prabhupada trate de Desa Kala Patra, mas de certeza o faz no CC e em outras passagens: 'Um candidato à consciência de Krsna nos paises ocidentais também deve ser instruído a respeito da renuncia à existência material, mas o professor instruiria o mesmo a candidatos de um país como a Índia de forma diferente. O professor (Acarya) tem de considerar tempo, candidato e país.' (Sri Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 23.105, significado). 

No entanto existe uma uniformidade das práticas básicas da Consciência de Krsna (Harinama, distribuição de livros e Prasadam) que não devem ser questionadas. Temos que ter confiança de que as instrucções de Srila Prabhupada nos seus livros são para durarem muito, muito tempo. Continuaremos a tratar da distribuição de livros mais a frente.

3 - O Vaisnavismo em essência não precisa estar atrelado a esta ou aquela cultura. Memórias de Srila Prabhupada com SS Sacinandana Swami:

"Naquela altura lembro-me que Srila Prabhupada participou em 2 programas (Alemanha), e num dos programas meu pai confrontou-o. Meu pai estava muito zangado porque Srila Prabhupada
havia roubado seus filhos. Meu pai disse duramente:
"Eu não posso acreditar que seja uma coisa responsável trazer uma cultura estrangeira, ou seja, a cultura da India para a Alemanha. Vocês não vão resistir. As pessoas que estão com vocês agora não serão capazes de permanecer com vocês.

É mais ou menos como tirar um crocodilo do Egipto e
transplantá-lo para um rio gelado e frio da Alemanha.
Como ele vai sobreviver. Isto é irresponsável."

Prabhupada aceitou o desafio (Risos)

Ele olhou para o meu pai, compreendendo que aquele senhor era o pai de um de seus discípulos e disse:

"Você pode tornar-se consciente de Krsna com
terno (fato em Portugal) e gravata."

E meu pai entendeu. Ele entendeu que a Consciência de Krsna não é uma questão de cultura. A roupa pode mudar de acordo com a cultura, mas você não tem que necessariamente vestir-se como um indiano.
Você não precisa aceitar o externo para tornar-se consciente de Krsna.

Até hoje meu pai lembra-se disto.

Inicialmente ele pensou:

"Isto é uma resposta muito simples para a minha colocação altamente desafiadora e intelectual."

Mas um devoto puro não necessariamente actua no nível intelectual e mental com estas questões e vai mais a fundo com sua Sakti.

Então, finalmente meu pai disse: "Que encontro agradável. "Você sabe, os alemães gostam de debates pesados e duros, e meu pai disse: "Sim, meu filho está em boas mãos com este senhor muito sensível." (Risos)

E assim sou muito grato a Srila Prabhupada pois ele resolveu um problema familiar muito grave."

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Um dos discípulos deste "Líder" é Ministro da Distribuição de Livros de Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada. Então, não se trata de "dissociar o Vaisnavismo do Hinduismo" e sim mostrar que o Hinduismo pode estar a seguir o Vaisnavismo ou não. E assim temos que considerar os perigos da Hinduização da Consciência de Krsna.

http://bhakti-tattva.blogspot.com/search?q=hinduiza%C3%A7%C3%A3o+june 

Também nos livros de Srila Prabhupada:

http://bhakti-tattva.blogspot.com/search?q=As+Ins%C3%ADgnias+de+Sannyasa 

4 - Voltando a distribuição de livros, ainda estamos a espera dos resultados da distribuição dos livros de Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada pela Gaudiya Matha, desde que eles consideram tal distribuição muito importante. É inaceitável não ter um registro desta distribuição. Pelo menos a nível individual, já seria algo inspirador para os devoto(a)s. Então Srila Prabhupada, muitas e muitas vezes enfatiza: "Imprimam e distribuam meus livros." 

"O boato de que dentro de alguns anos haverá repressão policial e as pessoas não terão mais dinheiro para comprar livros e o Sankirtana vai parar é completamente falso. Quem quer que disse isto é um patife, falando em meu nome. Eu nunca disse isto. Ao contrário, o Movimento de Sakkirtana vai expandir-se...Este Movimento é eterno."

"Todos vão querer nossos livros.Sempre teremos fregueses. Esta é a misericórdia de Caitanya Mahaprabhu." Carta de Srila Prabhupada a Ghanasyama em 20/11/75. "Nossos livros estão qualificados para serem distribuidos sem limites" - Carta de Srila Prabhupada aos devotos de Los Angeles 18/01/76. 

Agora podemos questionar:

Em tempos da Iternet, o livro impresso deixará de existir? É verdade que no Brasil só existem 2.700 livrarias. Só Buenos Aires, capital argentina tem mais. E é por isto que os educadores brasileiros sempre incentivam muito a leitura. As pessoas deixam de ler bons livros e lêem postagens em Blogs na Internet que na sua maioria são muito mal escritos. 

Mas ainda assim, o Brasil produziu 351 milhões de livros em 2007 !!!!!!!! 

"As livrarias continuam sendo o canal mais importante para o escoamento da produção..."

"Em tempos de internet, quase 20 milhões de exemplares foram vendidos pelas editoras a vendedores porta a porta, o que faz dele o terceiro canal de vendas mais importante para as editoras, ficando atrás apenas das livrarias e dos próprios distribuidores (21,5% de participação)." 

Dados da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel) em:

http://www.jornalja.com.br/2008/10/01/brasil-produziu-351-milhoes-de-livros-em-2007/ 

Será que o livro - esse objeto tão complexo, um dia vai desaparecer? Será que a tecnologia vai criar um substituto para ler e mudar nossos hábitos de leitura? O autor do texto abaixo acha que sim: 

"A atividade humana aumenta, numa progressão pasmosa. Já os homens de hoje são forçados a pensar e a executar, em um minuto, o que os seus avós pensavam e executavam em uma hora. A vida moderna é feita de relâmpagos no cérebro, e de rufos de febre no sangue. O livro está morrendo, justamente porque já pouca gente pode consagrar um dia todo, ou ainda uma hora toda, à leitura de cem páginas impressas sobre o mesmo assunto."

O autor deste texto é o grande poeta parnasiano Olavo Bilac. Estava preocupado com o fato de que o aparecimento do jornal e a possibilidade de inventarem o cinema pudesse fazer o livro desaparecer. Ele escreveu este texto em 1904 (publicado na "Revista Kosmos"). Faz mais de cem anos! Apesar de ter-se passado tanto tempo, parece que, por enquanto, o livro está bem vivo."

Artigo do UOL em: 

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u25.jhtm

E assim, no Brasil, embora as pessoas não gostem de ler e embora haja acesso a Internet, muitos livros impressos são adquiridos.

A leitura de bons livros é incentivada pelos educadores. E podemos afirmar que os livros de Srila Prabhupada são muito bons.

Cá em Portugal, frequentemente vou as livrarias e sempre existem novos e inumeros títulos impressos publicados. Quando você vai num transporte público, a maioria das pessoas tem um livro que estão a ler (livros grandes). Durante o Verão nas praias, a grande maioria das pessoas tem um livro para ler enquanto fica na praia.

Então, mesmo com a Internet as pessoas gostam de adquirir bons livros. As livrarias sempre tem muitas pessoas.

As bancas de jornais estão repletas de revistas (é impressionante a quantidade de títulos diferentes) e jornais.

Podemos dizer que a realidade dos dois países é diferente, mas mesmo no Brasil, como ficou claro acima, os livros tem muita importância.

5 - Portanto, não há nenhuma dúvida, a Distribuição dos Livros de Srila Bhaktivedanta Svami deve continuar.

6 - Srila Prabhupada explica como os livros devem ser vendidos:

"Os Templos devem pagar o custo de impressão. Depois eles podem vender pelo preço que quiserem." 11/01/76 para devotos de Los Angeles.

Para que os livros sejam vendidos a preço de custo, Srila Prabhupada autoriza obter rendimentos de outras fontes.

"Quero que nossos livros sejam distribuídos em profusão, assim se vocês puderem me ajudar por meio de seu negócio do Spiritual Sky, fico muito satisfeito." 09/12/71 a Jayatirtha.

Ou seja, se o preço da BBT estiver pago podemos até dar os livros de graça. 

Como já haviamos salientado as Escolas podem acontecer simultaneamente somente naquilo que lhes é comum, o Maha Mantra Hare Krsna. Esperar mais do que isto é esperar indiretamente a "Animosidade entre as Instituições."

7 - Sobre o DOM por favor ler em:

http://www.dandavats.com/?p=3559 

As explicações de Ravindra Svarupa Prabhu, bem como o interessante comentário do advogado discípulo de Srila Prabhupada Akruranatha Prabhu.

Reunião do GBC em 1975, sob a supervisão pessoal de Srila Prabhupada:.....

5. Resolve: A selecção dos membros do GBC será feita por Srila Prabhupada, e se houver alguma discrepância, Sua Divina Graça irá mudá-lo. Não haverão eleições, e o presente GBC deverá manter-se..........Srila Prabhupada leu e assinou todas as minutas....

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Antes de mais gostariamos de aproveitar aqui para prestar uma homenagem especial a um grande Vaisnava, Srila Bhakti Vaibhava Puri Maharaja, que há poucos dias nos deixou, aos noventa e seis anos de idade.

Srila Bhaktivedanta Svami tinha um carinho muito especial por Srila Bhakti Vaibhava Puri Maharaja e em 2/12/70 escreveu:

"Talvez você seja meu único irmão espiritual que aprecia meu serviço humilde para a causa de Guru e Gauranga."

Srila Bhakti Vaibhava Puri Maharaj era certamente o último discípulo de Srila Bhaktisiddhanta que ainda permanecia entre nós. Puri Maharaj era, portanto, um irmão espiritual do nosso querido Fundador Acarya Srila Prabhupada. Seu corpo foi depositado em Samadhi no templo da Sri Krishna Caitanya Mission, em Jagannatha Puri.

Puri Maharaj sempre comparecia a todas as cerimônias de comemoração do dia de desaparecimento de Srila Prabupada no Krsna Balaram Mandir e sempre fazia belos discursos. 
Ele sempre falava afetuosamente e carinhosamente da missão de Srila Prabhupada, sempre mostrando grande respeito.

Sempre foi muito respeitado pela sua erudição e sua exemplar postura e devoção.Todos sentiremos muita falta deste devoto puro, pregador da missão do Senhor Caitanya.

http://www.purimaharaj.com/ 

A ISKCON tem uma ótima relação com missões irmãs, como por exemplo a Sri Gopinatha Gaudhiya Math cujo Acarya é Srila Bhakti Bibudha Bodhayan Maharaja, sucessor de Srila Bhakti Pramode Puri Maharaj. Sripad Bodhayan Maharaj é muito erudito e é um grande amigo da ISKCON. Já esteve quatro vezes no Brasil, onde tem alguns discípulos.

1 - Cara Maria, muito obrigada.

Srila Prabhupada assinou todas as minutas e isto tem o mesmo peso.

2 - Vyasa Prabhu, muito obrigado.

Irei ler com mais atenção a Introdução do Bhagavad Gita.

Sobre o cultivo simples da vida espiritual e distribuição de livros desapegado, por favor leia o artigo "Competição - Somos todos fracos perante Krsna." em:

http://bhakti-tattva.blogspot.com/2007/04/competio_04.html 

3 - Mangala Prabhu, muito obrigado.

Como você bem sabe seguimos os Gosvamis de Vrndavana através dos nossos Gurus.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur enfatizou a impressão e distribuição de literatura transcedental, como uma actividade espiritual em Bhakti.

Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada enfatizou a impressão e distribuição de literatura transcedental, como uma actividade espiritual em Bhakti.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja enfatiza a impressão e distribuição de literatura transcedental, como uma actividade espiritual em Bhakti.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja diz:

"Quando o livro é distribuido para o beneficio da humanidade, para satisfazer Gurudeva, isto é Bhakti." Los Angeles, 12/05/2003

Então qual a dúvida? São todos eles Rupanugas.

Das sessenta e quatro formas de serviço devocional, Srila Rupa Gosvami diz que nove (sravanam, kirtanam, samaranam,etc) são as mais importantes.

Então ele diz que cinco destas são mais importantes,

"O poder destes cinco princípios é maravilhoso e difícil de reconciliar.

Mesmo sem fé nestes princípios, uma pessoa que não é ofensiva pode experimentar o amor adormecido por Krsna simplesmente por conectar-se um pouco com eles."

Cc Madhya 22.133 citando o Bhakti Rasamrta Sindhu

Os cinco Angas principais são:

1-Sadhu Sanga

2-Bhagavata Sravana

3-Mathura Vasa

4-Sri Murti Seva

5-Nama Sankirtana

Srila Prabhupada explicou que os livros são Kirtanas falados.

Além disso, a parte essencial de Sastra Seva ou Bhagavata Sravana é propagar a mensagem do Sastra

Podemos ler os livros de todos os Vaisnavas.

Não é preciso ler "às escondidas". No entanto, com esta convivência não devemos introduzir novos rituais, humor, etc.

Somente isto.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

1 - Cara Yamuna Prabhvi, muito obrigada pela advertência.

2 - Então vejamos, Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada estava presente em Mayapur em 1975. 

Srila Prabhupada não recebeu o resultado das reuniões através das minutas?

Srila Prabhupada não leu as minutas das reuniões?

Ou seja, Srila Prabhupada não estava "minimamente" interessado no resultado destas reuniões, visto que continham decisões importantes para sua Sociedade ISKCON?

E portanto, Srila Prabhupada não aprovou-as?

É isto?

Será que nós pensamos que Srila Prabhupada seria negligente desta forma?

Ainda existe o argumento que o ponto cinco das resoluções de 1975, onde se diz que não haverá eleições, refere-se simplesmente ao caso em que Srila Prabhupada, enquanto presente, responsabiliza-se pela administração de discrepâncias dentre membros atuais do GBC, e que nesses casos, Srila Prabhupada pessoalmente substituiria o membro sem a necessidade de eleição.

No entanto os membros do GBC reuniram-se com Srila Prabhupada em 28 de Maio de 1977 em Vrndavana (VEDABASE).

Satsvarupa: Srila Prabhupada, todo o corpo do GBC pediu-nos para fazermos algumas perguntas. A maioria...Estes são os membros do GBC original que o senhor constituiu. Então nossa primeira pergunta é sobre os membros do GBC. Queremos saber por quanto tempo eles devem permanecer?

Prabhupada: Devem permanecer para sempre.

Tamala Krsna: Devem permanecer para sempre.

Prabhupada: Alguns devotos foram selecionados, então eles não podem ser mudados. Se alguém competente aparece, deve ser adicionado. Eu recomendo que Vasudeva torne-se um GBC.

Tamala Krsna: Vasudeva é Deoji Punja. Ele é o fundador do nosso...Ele está a construir o Templo em Fiji.

Prabhupada: Quantos GBC's temos?

Tamala Krsna: Vinte e três.

Prabhupada: Adicionem-no. Um GBC não pode ser mudado.

Satsvarupa: Mas então, se no caso de que algum membro do GBC presente vá embora, mesmo abandone...

Prabhupada: Outro deve ser eleito.

Satsvarupa: Pelos votos dos presentes GBC's.

Prabhupada: Caitanya Mahaprabhu diz, Amara Ajnaya Guru Hana (Cc Madhya 7.128). Aquele que entende a ordem de Sri Caitanya Mahaprabhu, pode tornar-se um Guru. Ou alguém que pode entender a ordem do seu Guru, o mesmo Parampara, pode tornar-se um Guru. E assim eu selecionei alguns de vocês.

Satsvarupa: Estas são todas as perguntas.

Prabhupada: Então o GBC não deve ser mudado.

Satsvarupa: Não.

Prabhupada: Mais, se alguém é competente pode ser seleccionado e actuar como GBC.

Tamala Krsna: Claro se alguém tem uma queda, assim como no passado alguns GBC's caíram...

Prabhupada: Ele deve ser substituído.

Tamala Krsna: Então deve ser substituído. Somente se for uma queda muito séria, não aguma pequena discrepância.

Prabhupada: Eles devem ser como um Acarya ideal. No começo faziamos isto como um treino. Agora devemos ser cautelosos. Quem quer que estiver a desviar-se deve ser substituido.

Quando analisamos as instrucções de Srila Prabhupada, e instrucções diferentes são dadas sobre um mesmo tópico, além de levarmos em consideração os níveis de autoridade, também a ordem cronológica é importante.

Exemplo:

No Néctar da Devoção, Srila Prabhupada afirma que devemos adorar o Semideus Ganesha.

Posteriormente em cartas Srila Prabhupada afirma que não devemos adorá-lo regularmente.

E embora as cartas tenham menos níveis de autoridade que os livros, neste caso as cartas sobrepõem-se e tem mais peso.

http://www.vedabase.com/index.php?main=home&content=whattomake

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Buscar