हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

sábado, 7 de fevereiro de 2009

O valor de usar Saris, Dhotis e Sikha

O valor de usar Saris e Dhotis na execução das actividades devocionais


Número 1

Prabhupada: Porque sua vestimenta não é de um Sannyasi?

Tusta Krsna: As vestimentas fazem as pessoas desconfortáveis, Prabhupada. Eles vêem-nos de forma diferente e não conseguem relacionar-se. Eles não irão relaxar o suficiente para ouvir quando uso as vestimentas
Prabhupada: Mas Sannyasis devem vestir açafrão e ter as cabeças raspadas.
Tusta Krsna: Estou a seguir todos os princípios, mas a vestimenta é externa e superficial. Porque deverimos deixar que isto atrapalhe a pregação?
Prabhupada: Se a vestimenta é superficial, porque você deveria mudar sua vestimenta para satisfazer pessoas que são muito sérias acerca do superficial? (Pausa) Você compreende meu ponto? Pessoas superficiais tornam-se controladas por coisas superficiais e externas. Porque você se veste para agradar pessoas superficiais? Você deve vestir-se para satisfazer Krsna.
Tusta Krsna: Então o senhor quer que eu use açafrão e tenha a cabeça raspada?
Prabhupada: Sim, eu quero que você prometa isto. Somente use açafrão e tenha a cabeça raspada. Esta é a vestimenta de um Sannyasi. Você deve prometê-lo.

Tusta Krsna: Sim, Prabhupada. Eu prometo.

Número 2

Srila Prabhupada: "As roupas açafroadas e a cabeça raspada não são essenciais, embora criem uma boa situação mental, exatamente como um militar vestido apropriadamente ganha mais força - ele sente-se como um homem militar. Isto significa que a menos que ele esteja uniformizado não poderá lutar? Não.

Da mesma forma, a consciência de Deus não pode ser medida - pode ser revivida em qualquer circunstância - mas certas condições ajudam muito. Portanto, prescrevemos que você deve viver de uma certa forma, vestir de uma certa forma, comer de uma certa forma, e assim por diante. Estas coisas ajudam na prática da Consciência de Krsna, mas não são essenciais."

Número 3

Para um devoto muito avançado não importa se esta de açafrão, branco, roupa ocidental ou nú, pois está sempre absorto em Krsna.
Mas para devotos neófitos toda ajuda é muito bem-vinda.
E assim, todas estas coisas, que não são essenciais, na verdade são muito importantes nesta fase neófita.

Vosso servo
Prahladesh Dasa


Paresha Prabhu escreveu:

Olá, Demetrius.

Hare Krishna.

O uso da sikha é uma característica dos brahmanes e/ou monges vedantistas.

Em tratados sobre rituais (samskaras) o uso da sikha e o modo como esta deve estar amarrada é indicado antes que o ritual aconteça. Há também um samskara apropriado para raspagem da cabeça e feitura da sikha. Na Índia algumas linhas se distiguem pela largura e tamanho da sikha de seus membros. Entre os devotos do Brasil há comentários vários sobre o significado da sikha e um deles é bem utilizado por alguns devotos: a sikha é uma distinção entre os membros da escola personalista (com sikha) e os impersonalista (sem sikha e total raspagem da cabeça). Bem, essa idéia não é verdadeira.
A sikha é característica do monge, brahmana ou estudante de vedanta - sem distinção da escola filosófica (monista, dualista e etc). Você verá muitos brahmanas vedantistas de linhagem diferente da nossa utilizando sikha.
Tendo em vista que a ISKCON é uma sociedade internacional e que seus membros são de culturas diversas, com padrões culturais bem diferentes e sua maioria está incerida na sociedade secular ocidental através de diferentes instituições, o uso de sikha se tornaria parte de um estilo de cabelo exótico (portanto, cabe ao devoto optar por usá-la).

Particularmente, só fiz uso da sikha enquanto vivi em templo e comunidade rural (ISKCON-Bahia e Vrajabhumi Ashram). Atualmente faço parte de uma empresa onde o cabelo deve ser cortado baixo e com tamanho da costeleta definida (rsrsrsrsr), daí vc pode concluir que mesmo que eu quisesse não seria possível usar a sikha em meu trabalho.

Para concluir a resposta a sua pergunta, Srila Prabhupada dizia que o uso de sikha é necessário para os devotos que residem em mosteiros e comunidades rurais. É IMPORTANTE ENTENDER QUE O HÁBITO NÃO FAZ O MONGE. O mero uso da sikha sem a adoção de uma atitude interna e COMPORTAMENTO adequados constitui tatashtha-lakshana (aspecto externo da prática), portanto não deve ser tomado como meio de qualificar um vaishnava ou brahmin.

Em seu Sri Caitanya Shikshamrita, Srila Bhaktivinod Thakur explica sobre os perigos de estereotipar o vaishnava. Arjuna perguntou a Krishna no Bhagavad Gita como reconhecer uma alma muito avançada espiritualmente (como ele anda, como ele senta e etc = a comportamento) . O Vaishnava é reconhecido por suas 26 qualidades (como explicadas por Caitanya Mahaprabhu).

Seu servo, Paresha Dasa.

Demetrius escreveu:

Gostaria de saber dos prabhus, quem daqui do fórum usa sikha..... ou se nao usa.....se possível tbm, o motivo..


Haribol!!

Buscar