Temos que ter bem claro que no início do Movimento no Ocidente, Srila Prabhupada não enfatizou o assunto Varnasrama, mas depois no final fê-lo. Existem muitas citações de Prabhupada nos dois sentidos. Especificamente neste ponto devemos estar muito atentos. Podemos referir Srila Prabhupada "contra" o Varnasrama, mas estas não são suas instrucções finais sobre este tópico. Outro ponto que devemos ter bem claro é que estamos a referir-nos a implementação do A Daiva Varnasrasma. Em relação ao Daiva Varnasrama, este já está implementado na ISKCON. Vrndavana, 12 de Março de 1974. ...Hrdayananda: E deve haver...deve haver assuntos materiais como no Gurukula? Prabhupada: Sim. Assim como assuntos materiais, Ksatriya, ou Brahmanas, Ksatriya, como são descritos no Bhagavad Gita, quais são os sintomas dos Brahmanas, quais são os sintomas do Ksatriya. Os Ksatriyas devem ser ensinados a lutar. Haverá treino militar. Haverá treino de como matar. Hrdayananda: Oh... ...Hrdayananda: Então, por exemplo, se eu me tornar um professor no Varnasrama, digamos, o primeiro professor no Colégio Varnasrama, tenho que também ser perito em como lutar, como... Prabhupada: Não todos vocês, mas alguns devem, devem aprender a arte de lutar também. Mas na pratica vocês não irão lutar. Se for preciso, vocês podem lutar. Eu digo que nós estamos acima deste Varnasrama, mas devemos treinar outros ou nós mesmos para actividades materiais, tudo, nestas divisões... Fim da Citação. Aqui Srila Prabhupada explica de uma forma muito interessante que aqueles que pertencem ao Daiva Varnasrama, ensinam àqueles que pertencem ao A Daiva Varnasrama. Srimad Bhagavatam 7.8.48 (Por favor, consultar todo o significado de Srila Prabhupada)
"Manu deixou as Leis conhecidas como Manu Samhita, o qual é repleto de instrucções baseadas em Varna e Asrama em como viver como um ser humano. Estas são instrucções muito científicas sobre o modo de vida, mas sob o governo de demônios como Hiranyakasipu, a sociedade humana quebra todos estes sistemas de Leis e ordem e gradualmente tornam-se mais e mais caídos. Assim, não há paz no mundo. A conclusão é que se nós quisermos paz verdadeira na sociedade humana, devemos seguir os princípios do Manu Samhita e como confirmado pela Suprema Personalidade de Deus, Krsna."
Fim da Citação.
|
Do Livro de SS Satsvarupa Gosvami - "ISKCON in the 70s"
""Se nós ganharmos poder político, seguiremos o Manu Samhita?
"Ele(Srila Prabhupada) disse, primeiro ganhe o poder. Então sim, Manu Samhita. Na verdade tudo está em essência no Gita e Bhagavatam. Manu Samhita é baseado no Varnasrama e isto está no Gita, Eu criei as quatro ordens, primeiro devemos dividir a sociedade por qualidade e trabalho, não por nascimento".
Fim da Citação.
Carta para Madhusudhana, 19 de maio de 1977
"Nós não queremos todos estes rituais. Cantar Hare Krsna é nosso único negócio. De acordo com o Manu Samhita somos todos Mlecchas e Yavanas. Você não pode tocar o Manu Samhita, o que falar de traduzí-lo. Se você tentar seguir o Manu Samhita irá tornar-se um Mleccha e Yavana e sua carreira acabará."
Fim da Citação.
Ou seja, aqueles que seguem Daiva Varnasrama, somente estão interessados em cantar Hare Krsna e propagar este canto. No entanto, para a implementação do A Daiva Varnasrama na sociedade em geral é preciso seguir o Manu Samhita como evidenciado também por Srila Prabhupada nas citações anteriores.
Porém, seguir o Manu Samhita, significa seguir o Manu Samhita através de Srila Prabhupada.
Hare Krsna Devi Dasi coloca de uma forma muito interessante:
"Você pode ler o Manu Samhita todo, e não encontrará nada sobre evitar o Industrialismo e criar vilas auto suficientes como um elemento importante do Varnasrama. Eram conceitos completamente irrelevantes quando o Manu Samhita foi escrito. Não havia uma Industria em larga escala, e todos eram auto suficientes.
Mas estes eram componentes muito importantes na visão de Srila Prabhupada sobre o Varnasrama - e para a nossa pregação."
Vosso servo
Prahladesh Dasa