Hare Krsna !!!
Muito obrigado, Jayadvaita Prabhu.
Sim, erroneamente considera-se que Daiva Varnasrama estabelecido é algo muito complicado e que os devoto(a)s devam estar "rotulados" ou devam "rotular".
Quando na verdade é mais simples.
Em primeiro lugar devemos saber que não somos estes corpos e estarmos dedicados seriamente ao cantar dos Santos Nomes e ao estudo minunscioso do Srimad Bhagavatam e a propagação dos mesmos.
E, então, tudo fica mais simples.
Estarão todos a servir amorosamente à Krsna e aos Vaisnavas, e cada um de acordo com Guna e Karma ocupados neste serviço.
É muito simples.
No entanto, é preciso salientar que mesmo sem "rotulações", a qualquer momento alguém que participa de uma forma de Varsnasrama poderá participar de outra ou poderá não participar de nenhuma.
Todas as formas sociais estão em permanente Dinamismo.
Quantos devoto(a)s não sabemos o seu paradeiro?
Existe uma estatística?
E assim as coisas não são tão lineares e estáticas.
Todo sistema social é dinâmico e em constante movimento.
Nem sempre compreender este Dinamismo Social é tarefa fácil.
Ter Daiva Varnasrama, A Daiva Varnasrama ou Asura Varnasrama instituídos não significa que os problemas deixarão de existir.
Conhecêmo-los todos.
E muitos outros erros e enganos poderão ocorrer.
A força dinâmica de Maya, impulsiona o Dinamismo dentro da sociedade e impede uma tranquilidade Social.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Jayadvaita Prabhu escreveu:
Hare Krishna!
Todas as glórias a Srila Prabhupada!
Reverências!
Tenho acompanhado a leitura do debate sobre varnasrama.
É realmente um tema relevante. Mas, até onde estamos considerando efetivamente a existência do Varnasrama dentro e fora da Iskcon?
Encotramos muitas citações de Srila Prabhupada (não as citarei aqui) sobre o sistema já estabelecido. Quanto a isto não há dúvida. Mas, temos que analisar a qualidade deste sistema em nossa sociedade. Digo isto no sentido de que, numa aplicação prática, temos poucos devotos seguindo sua natureza real ou se dedicando puramente à manutenção do sistema varnasrama.
Por exemplo: numa aula de domingo, são poucos os devotos que permanecem na sala do templo para assistir à palestra da Bhagavad-gita, quando muito, alguns permanecem se o palestrante for um Svami; a grande maioria que permanece são visitantes ou devotos novos que ainda não conhecem as malícias da prajalpa. A grande maioria prefere manter o 'contrato social' e estar presente no templo mais para colocar em dia os assuntos da semana. Como iremos falar em varnasrama?
Ou dizemos que não há ainda um sistema estabelecido, ou inserimos esta classe de devotos (e o respectivo comportamento) dentro de alguma classe do varnasrama. Também, baseado nisto, dificilmente encontramos devotos que analisam as situações num prisma filosófico, como Prabhupada queria. Devemos ser filosóficos e não apenas "varnasramicos" (dou-me a liberdade de um falso neologismo).
Acredito que já temos um sistema presente. Muitos devotos estão encaixados em suas 'poltronas', encontraram-se dentro da Iskcon e dentro do que eles podem e sabem fazer para a Iskcon e para a sociedade secular. Notemos os exemplos de alguns devotos seniors atuando na sociedade com ayurveda, com astrologia, com yoga ou no meio acadêmico. Existe já um sistema real que talvez fuja um pouco do sistema que não conhecemos, a não ser num plano ideal.
Quem pode dizer o que é realmente o varnasrama? Temos que entender dentro dos resultados práticos que este sistema tem trazido. Se o objetivo é a pregação, dentro do varnasrama muitos devotos estão pregando e fazendo devotos. Outros estão dando suporte aos devotos com dificuldades e que já estão há algum tempo na consciência de Krishna. Há falhas?
Sim, ainda há, mas não devemos desconsiderar o serviço que muiitos devotos têm feito para auxiliar devotos que apresentam dificuldades dentro do sistema. O grande teste é este: manter nossos devotos. E para mantê- los temos que ajudá-los a encontrar suas poltronas, ou seja, encotrarem sua posição e qualidade dentro do varnasrama. O problema que surge novamente é: até que ponto tais devotos estão aptos e desejosos de se posicionarem dentro do varnasrama? Há necessidade de nos conhecermos minuciosamente. Sermos filosóficos.
Sermos fiéis aos ensinamentos de Srila Prabhupada sem cairmos no fanatismo. Não devo pensar em sair pelas ruas visualisando um sudra, um vaisya, um ksatrya ou um brahmana. A sociedade secular também possui esta divisão, mas degradada.
Logo, não precisamos querer estabelecer o sistema dentro de um sistema secular, mas nos encontrarmos dentro do nosso sistema e atuarmos nele. Penso que só teremos o varnasrama 'estabelecido' dentro da Iskcon quando nossa visão estiver mais clara para poder ver que o que Srila Prabhupada fez é muito simples, nós é que complicamos.
Seu servo,
Jayadvaita Das
Yoga Personal Instructor
Hare Krsna!!! Suvasa Prabhu, por favor aceite minhas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya!!!
Muito Obrigado.
Sim, temos uma solução efetiva, mas sua implementação é lenta e gradual.
Nossa principal preocupação no momento (ISKCON) deve simplesmente ser a preocupação de disseminar indiscriminadamente e amplamente os Santos Nomes do Senhor e também o Srimad Bhagavatam como nos foi pedido por Srila Prabhupada.
Quando os Santos Nomes e o Srimad Bhagavatam forem amplamente aceitos, como consequência, os princípios gerais dos seres humanos também serão aceitos.
E então, alguns seguirão Daiva Varnasrama (Nivrtti Marga Varnasrama, ou Varnasrama da Renúncia) e outros seguirão A Daiva Varnasrama (Pravrtti Marga Varnasrama, ou Varnasrama do Desfrute)
Isto em termos de normatização.
Em termos econômicos, como Karuna Prabhu sempre enfatiza, teremos uma sociedade baseada numa Economia Agrária.
As pessoas deverão aceitar este tipo de Economia baseada numa "vida simples com pensamento elevado", completamente contrária a vida materialista sofisticada actual.
Isto leva algum tempo.
Proporcional a disseminação do conheciimento transcedental e dos Santos Nomes.
Agora em relação a Daiva Varnasrama já intituído:
Em termos normativos:
Encontre uma comunidade de devotos cujos membros estejam simplesmente dedicados a propagar os Santos Nomes, distribuir literatura transcedental e distribuir Prasadam, e que não tenham nenhum outro interesse a não ser estas actividades, e que organizem-se administrativamente de forma a que os Nivrtti Brhamanas disseminem o conhecimento muito cientificamente, os Nivrtti Ksatriyas administrem esta distribuição, os Nivrtti Vaisyas distribuam conhecimento transcedental em forma de negócio e que os Nivrtti Sudras auxiliem todos.
Em termos econômicos:
Esta mesma comunidade de devotos deverá ter uma Economia baseada em "por a mão na terra", e no cuidado com "as vaquinhas de Krsna".
Então, você terá encontrado uma comunidade onde o Daiva Varnasrama (Nivrtti Marga Varnasrama) já está estabelecido.
São raros os exemplos, mas aí no Brasil você encontra.
Outro ponto importante a salientar é que as variantes são muitas.
A qualquer momento, alguém que participa do Daiva Varnasrama poderá participar no A Daiva Varnasrama e vice-versa.
Teu servo
Prahladesh Dasa
Varna - Asrama
De acordo com o sistema Védico, existem dois caminhos:
Pravrtti Marga - caminho do desfrute sensorial.
Nivrtti Marga - caminho da renúncia.
De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakur existem três classes de Varnasrama:
A-Daiva Varnasrama (Varnasrama comum) ou Pravrtti Varnasrama Dharma
Asura Varnasrama ou Smarta Varnasrama (Sistema de Castas)
Daiva Varnasrama (Varnasrama para Vaisnavas) ou Nivrtti Marga Varnasrama Dharma
Suhotra Prabhu comenta:
"Qual é a responsabilidade da ISKCON enquanto Instituição para o desenvolvimento social dos seus membros?"
A única resposta que posso dar a esta pergunta é que a primeira responsabilidade da ISKCON é educar as pessoas nas Gunas (Qualidades) que Narada Muni prescreve para todos os seres humanos."
Srimad Bhagavatam 7.11.8-12
"Estes são os princípios gerais a serem seguidos por todos os seres humanos:
veracidade, misericórdia, austeridade (observar jejum em certos dias do mês), banhar-se duas vezes por dia, tolerância, distinguir entre o certo e o errado, controle da mente, controle dos sentidos, não-violência, celibato, caridade, leitura das escrituras, simplicidade, satisfação, prestar serviço às pessoas santas, deixar gradualmente as ocupações desnecessárias, perceber quão fúteis são as actividades desnecessárias da sociedade humana, permanecer silencioso e grave e evitar conversas inúteis, analisar se a pessoa é o corpo ou a alma, distribuição equânime de alimentos para todas as entidades vivas (tanto para os homens como para os animais), ver toda alma (especialmente sob a forma humana) como parte do Senhor Supremo, ouvir sobre as actividades e instrucões da Suprema Personalidade de Deus (que é o refúgio das pessoas santas), glorificar estas actividades e instrucções, sempre lembrar-se destas actividades e instrucções, procurar prestar serviço, executar adoração, oferecer reverências, tornar-se servo, tornar-se amigo e render-se completamente.
Ó rei Yudhisthira, estas trinta qualificações devem ser adquiridas na forma de vida humana. Pelo simples facto de adquiri-las, a pessoa pode satisfazer a Suprema Personalidade de Deus."
Srila Prabhupada queria que com cada centro da ISKCON houvesse um Colégio Varnasrama multidisciplinar.
Estas qualidades devem ser seguidas por todos os Asramas e Varnas e por todos os três tipos de Varnasrama citados acima.
Aqui não existe a dificuldade de apresentar um mesmo tema de diferentes maneiras, pois estas qualidades devem ser seguidas por todos.
Estas qualidades diferenciam um ser humano de um animal.
Suhotra Prabhu continua a explicar:
"Após serem educadas nas qualidades acima referidas, as pessoas devem então ser educadas nas qualidades e deveres específicos dos Varnas (incluíndo as mulheres)."
A partir deste ponto, Suhotra Prabhu dá uma explicação muito elucidativa sobre a opção de seguir Pravrtti Marga Varnasrama Dharma ou seguir Nivrtti Marga Varnasrama Dharma.
Continuando:
"Após serem educados desta forma, aqueles que desejarem praticar Nivrtti Marga Varnasrama Dharma devem permanecer na ISKCON.
Isto significa que o único objectivo nas suas vidas é compreender completamente o conhecimento transcendental.
Aqueles que desejarem praticar Pravrtti Marga Varnarsama Dharma ( o qual permite numa certa medida o envolvimento no conceito corpóreo) devem estabelecer-se separados da Instituição.
Mas devem participar nas actividades da Instituição na medida do possível como uma forma de Yajna.
Podemos ver que em Pravrtti Marga Varnasrama todos os Varnas estão activos.
Porém, os Brahmanas em Pravrtti Marga não se dedicam muito ao conhecimento transcendental... as pessoas aproximam-se deles para aprender Pujas ritualísticos, e também Astrologia e Ayurveda.
Podemos ver que em Nivrtti Marga Varnasrama, ou na Instituição da ISKCON, todos os Varnas também estão activos.
Mas estes Nivrtti Marga Varnas estão dedicados ao conhecimento transcendental.
Sendo assim os membros destes Varnas são pregadores dedicados ou dedicam-se activamente a auxiliar a pregação ( a sua maior motivação é que o conhecimento transcendental seja espalhado pelo mundo todo).
Os Brahmanas pregam o conhecimento transcendental de uma forma muito científica.
Os Ksatriyas administram a distribuição deste conhecimento transcendental.
Os Vaisyas distribuem conhecimento transcendental através de negócios (por exemplo através de distribuição de prasadam acompanhada da distribuição de livros).
Os Sudras ajudam os outros.
Gopala Bhatta Goswami, no seu Sat Kriya Sara Dipika, diz que:
"O Sudra que é um servo de um Brahmana Vaisnava é superior a um Ksatriya e Vaisya."
Assim tanto em Pravrtti Marga Varnasrama como em Nivrtti Marga Varnasrama todos são ocupados de acordo com sua natureza.
Suhotra Prabhu conclui primorosamente:
"Tanto o Kanistha Adhikari como o Madhyama Adhikari cultivam as qualidades descritas por Narada Muni para a sociedade humana Védica.
Ambos desenvolvem estas qualidades de acordo com seus Dharmas.
O Kanistha desenvolve estas qualidades para seu próprio benefício.
O Madhyama desenvolve-as para o benefício do mundo inteiro."
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga!
Todas as glórias a Srila Prabhupada!
Todas as glórias a Srila Gurudeva Dhanvantari Swami!
Todas as glórias aos devotos e devotas reunidos!
Minhas reverências!
Como observador, está sendo maravilhoso ver devotos de alta qualidade como Sriman Prahladesha Prabhu, Karuna Das, Gopala Das e Krishna Shakha Prabhus, dentre outros, discorrendo tão belamente sobre assuntos extraordinários e polêmicos.
"No Srimad-Bhagavatam Srila Prabhupada diz: - Este é o princípio básico de uma civilização humana. Excluídas as entidades vivas inferiores, aqueles que chegaram à plataforma de civilização humana devem dividir-se em uma sociedade de brahmanas, ksatriyas, vaisyas e sudras. Os brahmanas devem seguir as instruções que a Suprema Personalidade de Deus comunicou no Bhagavad-Gita e em outros textos védicos.
Devem-se adotar como critério guna e karma. Em outras palavras, devem-se adquirir as qualidades de brahmanas, ksatriyas, vaisyas ou sudras e agir no nível correspondente. Esta é a civilização aceita pelos arianos. Por que eles aceitam-na? Porque estão muito ansiosos por satisfazer Krsna. Esta civilização é perfeita." SB 6º canto pág. 723/724.
Aula de Srila Prabhupada do Srimad-Bhagavatam dada em Roma, 26/05/1974.
Tradução: Gunesvara Dasa
"Quando um homem nasce, ele não é aceito como um ser humano. Porque a menos que exista o processo purificatório, ele não pode ser aceito com ser humano. Portanto, se numa sociedade, não existe o sistema varnashrama, eles não são seres humanos. Eles são chamados de animais ou Mlecchas, Yavanas.
Sociedade civilizada significa que ele deve conhecer, ele deve ter se submetido a todos os princípios regulativos. Porém, no momento presente, no Bhagavatas é dito, asaṁskṛta, sem algum método reformatório. Todos esses postos, postos governamentais, são ocupados por pessoas ou Asamskrtah kriya-hina mleccha rajanya-rupinah. Então qual será a ocupação deles?
Eles não sabem qual é a responsabilidade do governo, ele não conhecem. Portanto, o mundo inteiro está um caos. Nem eles são cavalheiros perfeitos ou brahmanas perfeitos ou ksatriyas, eles também são como animais, sudras. Como podem eles governar apropriadamente?
Porém, anteriormente não era assim. Os Brahmanas os Ksatriyas especialmente, eles deviam se submeter ao método reformatório. Assim, geralmente o homem nasce como um ser ordinário e mediante o processo purificatório ele nasce pela segunda vez. Isto é chamado dvija, segunda vez, pelo mestre espiritual."
Este outro texto deixa mais claro ainda que sem um varnasrama-Dharma estabelecido, não haverá progresso (duradouro e permanente), nem espiritual e nem mesmo material. Tudo sucumbirá.
Tradução de Bhagavan Dasa (DvS)
"O Agni Purana (16.7-9) também explica que, quando os não-arianos que se fazem passar por reis começarem a aniquilar os homens que se revelarem honrados e íntegros e começarem a se alimentar de seres humanos, Kalki, com Visnuyasa como Seu pai e Yajnavalkya como Seu sacerdote e instrutor, irá destruir esses não-arianos com Suas armas. Ele estabelecerá leis morais na forma dos quatro varnas, a organização ideal da sociedade em quatro classes. Após isto, as pessoas retornarão ao caminho da retidão."
Eu ainda não consegui vislumbrar uma solução prática e efetiva para o problema do varnasrama-dharma. Nas primeiras discussões sobre varnasrama, Prahladesh Prabhu disse que dentro da ISKCON este daiva varnasrama estaria instituído.
"Ainda que o Daiva Varnasrama já esteja instituído na ISKCON, os devotos incansavelmente tentam introduzir A Daiva Varnasrama na sociedade em geral, como evidenciado pela declaração acima de Srila Prabhupada.
E para isto um estudo profundo dos Dharma Sastras como o Manu Samhita entre outros é requerido."
Declaração de Srila Prabhupada citada por Prahladesh Prabhu.
...Srila Prabhupada (1995, Bhagavata Purana 7. 11. 20, p. 666): "[...] Embora o Movimento da Consciência de Krishna (ISKCON) seja um movimento de brahmanas e vaisnavas, ele está tentando restabelecer a divina instituição do Varnashrama, pois, sem estas divisões na sociedade, não poderá haver paz nem prosperidade em parte alguma."
Temos ou teremos um dia uma solução prática e efetiva?
Seu servo humilde,
Suvasa Dasa
visite http://premabhakti.blogspot.com/
BG Cap. 5:18
Vidya-vinaya Sampanne, Brahmane Gavi Hastini, Shuni Caiva Shvapake ca, Panditah sama-Darshinah
Karuna Das:
Um ponto muitas vezes mal compreendido sobre varnasrama é crer que para instituir varnasrama teriamos que adotar os mesmos detalhes que
outras sociedades que mantinham este sistema no passado. O que não é assim.