Caro Praladesh dasa,
envio-lhe minhas reverências!
Todas as glórias a Srila Prabhupada.
Seu ponto de vista é perfeito e não tenho nada a acrescentar quando. Isso do ponto de vista absoluto, do ponto de vista de Bhakti, do serviço devocional e da abordagem religiosa. Mas, do ponto de vista relativo (entenda-se como o mundo em que vivemos), acho que as coisas não são tão simples e sou avesso às resposta prontas, que tudo está certo, tudo é assim mesmo, tudo é perfeito, não há um erro etc.
Por exemplo, se um devoto acredita que num eclipse da lua o que ocorre é que um demônio engole a lua, isto em nada interfere na sua devoção, de maneira nenhuma macula sua devoção. Mas, no meu caso, (por minha formação filosófica e um pouco crítica), não acredito que as coisas ~sejam assim. Isso não quer dizer que sou melhor do que um devoto que não entende de ciência, de filosofia etc. De maneira alguma. Apenas mostra que há outras maneiras de ver as coisas ou de expressá-las. Mesmo um devoto que entenda de ciência pode acreditar fielmente na versão do Bhagavatam. Também não há nenhum problema com isso, pois o que interessa é Bhakti e Prema. O comentário de Srila Prabhupada sobre o verso 11 não me faz mudar de opinião, pois não mostra o contrário do que entendi. Há outras traduções do Srimad Bhagavatam para o ingLes que, apesar de apresentar o verso de uma maneira ligeiramente diferente, ainda assim mostra que as escrituras podem ser imperfeitamente compostas.
Sinceramente, o que eu espero do Srimad Bhagavatam é que ele me guie até a devoção última e ao Seu serviço devocional. Não desejo que o Srimad Bhagavatam seja um tratado de ciência, literatura, linguística, botânica ou aeronautica, pois minha busca independe disso.
O senhor é um excelente devoto, um grande pensador e teólogo vaishnava. Não o conheço pessoalmente para dizer sobre suas qualidades profundas, mas seus emails sempre mostram seu desejo intenso e sincero de evolução espiritual, sua preocupação em sempre pensar em Krsna e em servir os vaishnavas. Embora tenhamos divergências em algumas coisas, sou muito grato ao senhor pelos ensinamentos e por me manter ocupado pensando em Krsna.
seu amigo
Jagadish das
Estimado Jagadish Prabhu, por favor, aceite minhas humildes reverências. |
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado.
Igualmente posso reconhecer seu empenho muito sério na prática de serviço devocional, e isto é muito inspirador.
Mesmo que algum escrito Védico fosse composto de uma forma irregular (o que não é o caso), não observando-se uma estrutura gramatical e lexicográfica adequada, ainda assim escrituras como o Srimad Bhagavatam devem ser consideradas perfeitas, pois não tratam de Gramya Katha (assuntos mundanos) mas de Krsna Katha.
Gramya Katha simplesmente agita nossas mentes e sentidos.
Krsna Katha dá-nos paz.
A literatura Védica é perfeita porque trata em última análise sobre o serviço à Krsna.
O próprio Krsna confirma isto:
vedaish ca sarvair aham eva vedyo, vedanta-krid veda-vid eva caham, "Através de todos os Vedas, é a Mim que se deve conhecer. Na verdade, sou o compilador do Vedanta e sou aquele que conhece os Vedas".
Ainda, como você bem sabe, o livro Bhagavata somente pode ser percebido através do auxílio da pessoa Bhagavata.
"...Pelo conhecimento transcedental alguém pode manter-se fixo em suas convicções, mas por mero conhecimento acadêmico alguém poderá facilmente ficar desiludido e confuso por aparente contradições..."BG 6-8
No "Sri Krsna Samhita", 1.33-34, Srila Bhaktivinoda explica:
"Embora eu seja incapaz de descrever claramente este tópico por palavras, por Samadhi e pelo processo de Sarajut acabei de descrever os tópicos do Senhor com o melhor da minha capacidade. Se apenas tomarmos o significado literal dessas palavras não vamos perceber adequadamente o assunto descrito. Solicito, portanto, que o leitor experimente e perceba estas verdades através de Samadhi.
Deve-se tentar perceber pontos subtis de declarações grosseiras, como em Arundhati-Nyaya [quando uma estrela pode ser vista com a ajuda de uma estrela brilhante]. O processo de argumentação é inútil, porque não pode levar à uma verdade absoluta. O processo de percepcionar directamente a alma é chamado Samadhi. Tenho dado estas descrições baseados neste processo. O leitor também deve acompanhar esse processo para perceber a verdade."
Deve-se tentar perceber pontos subtis de declarações grosseiras, como em Arundhati-Nyaya [quando uma estrela pode ser vista com a ajuda de uma estrela brilhante]. O processo de argumentação é inútil, porque não pode levar à uma verdade absoluta. O processo de percepcionar directamente a alma é chamado Samadhi. Tenho dado estas descrições baseados neste processo. O leitor também deve acompanhar esse processo para perceber a verdade."
"Vaikuntha pode ser percebida naturalmente através do Samadhi daqueles Uttama-Adhikaris que atingiram o amor de Krishna, que realizaram os passatempos deVraja. Os Kanishtha-Adhikaris e os Madhyama-Adhikaris ainda não estão qualificados, a este respeito, porque essas verdades não podem ser realizadas através da leitura ou tese. Kanishtha-Adhikaris que consideram as Escrituras como a única autoridade e os lógicos que se consideram liberados são ambos incapazes de avançar."
Agora, a partir daqui, devemos considerar um ponto muito importante, devido a vastidão da literatura Védica.
De acordo com o sistema Védico, existem dois caminhos:
Pravrtti Marga - caminho do desfrute sensorial.
Nivrtti Marga - caminho da renúncia.
De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakur existem três classes de Varnasrama:
A-Daiva Varnasrama (Varnasrama comum) ou Pravrtti Varnasrama Dharma
Asura Varnasrama ou Smarta Varnasrama (Sistema de Castas)
Daiva Varnasrama (Varnasrama para Vaisnavas) ou Nivrtti Marga Varnasrama Dharma
É preciso que fique bem claro que nem todos poderão seguir Daiva Varnasrama ou o caminho de Nivrtti (renúncia).
Por isto as outras formas de Varnasrama.
Todas estas formas de Varnasrama tem em comum o princípio de "Use só o que você produz (lógico que na medida do possivel) e produza só o que você realmente precisa", como muito bem colocado por Karuna Prabhu.
No entanto, estas formas de Varnasrama diferenciam-se em termos de normatização.
Ou seja:
Aqueles (poucos) que seguirem Daiva Varnasrama estarão interessados especialmente nos Bhakti Sastras e Rasa Sastras encabeçados pelo Srimad Bhagavatam, embora possam ocupar-se com outras Sastras.
Aqueles (maioria) que seguirem A Daiva Varnasrama estarão interessados especialmente nos Dharma Sastras, Artha Sastras, Ayur Sastras, Kama Sastras, Jyotir Sastras e Nimitta Sastras.
Srila Bhaktivinoda enquadra todos estes Sastras como Artha Sastra e diz no Sri Krsna Samhita:
"Geografia,História,Astronomia,Astrologia,Física, Psicologia,Ayurveda, Microbiologia, Matemática, Linguística, Poesia, Música, Lógica, Yoga, Religião, Lei, Arquitectura e outras são conhecidas como Artha Sastra. Muitos swanlike Vaisnavas são acadêmicos Artha Vit,ou seja,dominam todas estas ciências."
Os swanlike Vaisnavas são altamente criativos. Muitos são médicos, arquitectos, filósofos, engenheiros, advogados, etc.
A excepção do Asura Varnasrama Dharma (Sistema de Castas), as outras formas tem um papel muito importante a desempenhar na estruturação da Sociedade em geral.
Tomemos como exemplo o próprio Srila Bhaktivinoda Thakur que era magistrado.
E dava seu parecer e julgava muito rapidamente, o que impressionava os outros juízes.
É interessante notar que mesmo hoje em dia todas as Faculdades de Direito estudam o Código de Manu no que diz respeito ao Direito Penal e a Penalidade, considerando-o um monumento legislativo penal de grande valor e referência.
A Lei penal actua directamente sobre a liberdade dos indivíduos e na tipificação de condutas.
No entanto, Candido Figueiredo no seu estudo intitulado "A Penalidade na India segundo o Código de Manu." feito em (pasmem) Lisboa em 1892 disse:
"O direito penal é uma sciência progressiva. Lentamente embora, o direito penal moderno vai accusando salutares progressos; e, se não é permittido aspirar á realização das utopias de Girardin, é licito confiar em que o progresso arrastará comsigo a sciência penal; e em que os princípios da justiça social e as noções superiôres do direito hão de ir allumiando as páginas de todos os códigos, radicando-se cada vêz mais na consciencia universal."
Todos aqueles que estudam Direito e Lei sabem que principalmente o Direito Penal é e deve ser uma ciência progressiva.
Então fica a pergunta:
Será que ao introduzir-mos a Consciência de Krsna e consequentemente Varnasrama Dharma, seja ele qual for, teremos que encerrar os Tribunais de Justiça, os escritórios de Advogados, as Clínicas de Medicina, as Escolas de Matemática e Linguistica, etc, etc,etc...?
Será que já não haverão criminosos, doentes, estudantes, etc,etc,etc...?
Os Bhakti Sastras são escrituras devocionais na plataforma absoluta e discutem no nível da alma e da natureza espiritual.
Enquanto os Artha Sastras como o Manu Samhita podem as vezes discutir mais na plataforma relativa pois descrevem as divisões da sociedade humana neste mundo material. Existe toda a possibilidade que devido as mudanças do nível e qualidade da sociedade humana neste mundo material, algumas citações do Manu Samhita possam não ser relevantes nesta era degradada de Kali Yuga.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
A título ilustrativo segue um Glossário Jurídico sobre Direito Processual Penal e Psicopatologia Forense:
- Ação Penal: a atuação correspondente ao direito à jurisdição, que se exercita perante os órgãos da justiça criminal.
- Ação Penal Privada: promovida mediante queixa do ofendido ou de quem tenha qualidade para representá-lo.
- Ação Penal Pública Condicionada: o órgão oficial depende, para a propositura da representação da vítima ou da requisição do Ministro da Justiça, como dispuser a lei.
- Ação Penal Pública Incondicionada: ação promovida pelo Ministério Público sem que haja manifestação da vontade da vítima ou qualquer pessoa.
- Anafrodisia: diminuição do instinto sexual no homem.
- Analogia: forma de auto integração da lei.
- Anestesia: deficiência do instinto sexual.
- Bestialidade ou zoofilia: ato sexual com animais.
- Cognição imediata: conhecimento direto ou comunicação não formal.
- Cognição mediata: comunicação formal da vítima ou de qualquer do povo, por representação, por requisição judicial ou do Ministério Público.
- Competência: "atribuição" a um funcionário público para as suas funções.
- Constrangimento: obrigar, forçar alguém ao que não quer.
- Coprolagnia: excitação sexual mediante cheiro ou contato de dejeções imundas.
- Direito Processual Penal: o conjunto de princípios e normas que regulam a aplicação jurisdicional do Direito Penal, bem como as atividades persecutórias da Polícia Judiciária, e a estruturação dos órgãos da função jurisdicional e respectivos auxiliares.
- Epidismo: obsessão pelo incesto.
- Encerramento: fase final do inquérito policial. É quando todas as provas são organizadas.
- Eroticismo: tendência abusiva para os atos eróticos. No homem, chama-se satiríase ou priopismo; na mulher, ninfomania ou uteromania.
- Erotofobia: horror do ato sexual.
- Erotomania (ou auto-erotismo): satisfação do instinto sexual exaltando com representações mentais de cenas ou coisas eróticas. É também chamado coito psíquico.
- Exibicionismo: exposição das partes genitais em público (notadamente à passagem de pessoas do sexo oposto). Embora raramente, vai ao extremo de realização do ato sexual coram populo.
- Fetichismo: excitação sexual condicionada à visão ou tateio de certas partes do corpo ou objetos (peças do vestuário, calçados, etc.) de pessoas do outro sexo. O fenômeno chega a substituir, às vezes, o ato sexual.
- Frigidez: diminuição do instinto sexual na mulher.
- Pedofilia ou Gerontofilia (ou crono-inversão): atração sexual dos moços pelos velhos e vice-versa.
- Hiperestasia: excesso do instinto sexual.
- Incidiamento: imputação e alguém, no inquérito policial, da prática de ilícito penal.
- Inquérito Policial: procedimento administrativo informativo, destinado a fornecer ao órgão da acusação o mínimo de elementos necessários à propositura da ação penal.
- Instrução: fase processual de apuração das provas, inclusive as testemunhais.
- Juizados de Instrução: instrumento destinado a apuração das infrações penais sob a influência de um juiz.
- Masoquismo: o prazer sexual só é atingido condicionadamente a sofrimento físico ou moral. É mais próprio das mulheres.
- Mixocospia: excitação sexual condicionada à contemplação da libidinagem praticada por outrem.
- Necrofilia ou vampirismo: satisfação do instinto sexual sobre cadáveres.
- Notitia Criminis (notícia do crime): é o conhecimento, espontâneo ou provocado, pela autoridade policial de um fato aparentemente criminoso.
- Onanismo (mórbido): impulso obsessivo para a masturbação (com a própria mão ou com objetos adrede preparados).
- Queixa: petição inicial da ação penal privada intentada pelo ofendido ou seu representante legal.
- Paradoxia: intempestividade do instinto sexual.
- Parestesia: desvios do instinto sexual. Aqui, incluem-se as perversões e inversões propriamente ditas.
- Partícipe: indivíduo que auxilia o autor de um crime.
- Persecução Penal: ação de perseguir o crime.
- Pigmalionismo: atração pelas estátuas. É uma variante de fetichismo.
- Polícia: instituição de Direito Público, destinada a manter e a recobrar, junto à sociedade a na medida dos recursos que dispõe, a paz pública ou a segurança individual.
- Princípios Gerais do Direito: premissas éticas extraídas da legislação e do ordenamento jurídico em geral.
- Reconhecimento: identificação da pessoa ou coisa feita na presença da autoridade.
- Repristinação: fenômeno pelo qual a lei revogada volta a viger quando a lei revogadora perdeu a vigência.
- Sadismo: a excitação sexual só e conseguida quando se inflige sofrimento físico ou moral a outrem, ou se assiste a tal sofrimento.
- Sadomasoquismo: conjugação do sadismo com o masoquismo.
- Tribadismo (lesbianismo, safismo): homossexualismo excessivo feminino.
- Triolismo: prazer sexual condicionado à coparticipação de mais de duas pessoas nas práticas sexuais.
- Uranismo: homossexualismo excessivo masculino.
- Vício: irregularidade num ato judicial.