हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Contraceptivos, conversa entre esposa e esposo Opções

Por Lilananda Prabhu:

Os personagens e nomes desta pequena estória são fictícios.  Prabhu e Mataji se casaram recentemente.
 
Por favor comentem.

Mataji:  Prabhu, agora que estamos casados, vamos ter filhos somente quando nossa condição financeira permitir.
 
Prabhu: Sim, estou de acordo.

Mataji:  Amanhã eu tenho uma consulta com o ginecologista e vou averiguar os tipos de contraceptivos que eles oferecem.  Ouvi dizer que elesoferecem pílula, diafragma, dispositivo intra-uterino,
preservativo, etc..
 
Prabhu: Mas Prabhupada não  aprova nenhum tipo de contraceptivo! Prabhupada disse que controle da natalidade significa auto controle.

Mataji:  Prabhu, o que vale é a intenção.  Que adianta ter muitos filhos e não cuidar bem deles?  Eu tenho certeza que Prabhupada vai entender.
 
Prabhu:  Eu não creio que isto seja certo. Prabhupada fala no Bhavagatam que "estas pobres pessoas caem vítimas das ofensas criminais de gozo dos sentidos, e elas são punidas depois da morte como descrito nestas passagems do Srimad-Bhagavatam." Contraceptivos nos poupam o trabalho de cuidar de crianças agora, mas depois da morte teremos que pagar por impedir o nascimento delas.  Isto é mal karma.

Mataji:  Mas Prabhu, a mataji Kanana já toma anticoncepcionais há muito tempo e o esposo dela aprova.  E eles são devotos muito bons.
 
Prabhu:  Eu os respeito como devotos, porém, somos indivíduos e somos responsáveis por nossa própria decisão.  Como Prabhupada disse, o homem é o arquiteto de seu  próprio destino.  Temos que decidir seguir a Srila Prabhupada ou à mataji Kanana e seu esposo. Se o estilo de vida deles está de acordo com os ensinamentos de Prabhupada, então será muito bom segui-los.  Mas caso contrário ....

Mataji:  Prabhu, você ultimamente está se tornando muito fanático? Prabhupada também disse que temos que usar o bom senso.  Você acha que é bom senso ter muitos filhos e não poder cuidar deles? Muitos filhos acabam causando transtorno para o matrimônio e diante da pressão os casais terminam se separando.  Você acha que
Prabhupada quer isto?

Prabhu:  Você já perguntou a opinião de seu mestre espiritual?
 
Mataji: Bem, meu mestre espiritual está sempre muito ocupado viajando e pregando e, honestamente, não sinto que exista abertura para este tipo de conversa com ele. Mas eu gostaria de apresentar um outro ponto de vista. Posso?

Prabhu: Sim, por favor, fale mais.
 
Mataji:  Nós nos casamos precisamente porque não temos, pelo menos nesta fase de nossa vida, a inclinação para a vida celibatária.

Prabhu: Certamente!
 
Mataji: Minha meta é continuar cantando 16 voltas, praticando sadhana bhakti, lendo os livros, adorando as Deidades, associando com os devotos e continuar praticando o processo de serviço devocional. Porém, nesta fase de minha vida, seria artificial para mim renunciar o prazer da vida sexual com meu esposo.

Prabhu: Eu  a entendo perfeitamente, pois eu tão pouco tenho
inclinação para ser celibatário.  Eu não estou sugerindo que
renunciemos o prazer sexual dentro do matrimônio. Estou simplesmente dizendo que, de acordo com os ensinamentos de Srila Prabhupada, ter sexo e usar meios artificiais para impedir o nascimento da criança resultará em mau karma.
 
Mataji: Eu entendo o seu ponto.  Eu tenho fé que os ensinamentos de Srila Prabhupada, o devoto puro, são inquestionáveis e destinados para nosso bem estar mais elevado. Porém, ainda assim é difícil para mim aceitar ter muitos filhos.  As vezes eu vejo devotas com muitos filhos se divorciando, o esposo se casa com uma devota mais jovem, sem filhos, e a devota fica responsável por todas as crianças. Eu simplesmente quero executar consciência de Krishna dentro das minhas limitações atuais, de maneira que eu tenha paz mental para cantar japa e executar serviço devocional. Com muitas crianças e pouco dinheiro, será difícil ter esta paz mental.

Prabhu: Primeiro quero assegurá-la que eu jamais irei divorciá-la e
tão pouco creio que você o fará. Quando as dificuldades surgirem no nosso relacionamento, vamos sentar e conversar como estamos fazendo agora.  Quanto a mães cujo esposo se casou com uma devota mais jovem e sem filhos e as deixou criando as crianças, cada caso tem suas particularidades.  Eu também conheço pelo menos dois casos no qual a esposa foi embora e o pai criou os filhos.  Porém, num dos casos eles só tinham um filho.  Assim sendo, ter muitos filhos não foi a causa do problema.  Também conheço casais que tem mais de cinco filhos e nunca se divorciaram.  Um outro ponto é que no passado era muito comum as famílias terem cinco, seis, ou mais filhos.  Talvez um desses filhos seja um grande pregador da consciência de Krishna, alguém que salvará muitos esposos, esposas e famílias.  Em tal discussão importante, todos estes aspectos tem que ser levados em consideração. Mas de qualquer forma, está é uma decisão que temos que tomar juntos.
 
Mataji: Eu agradeço muito sua paciência em discutir este assunto. Com a sua ajuda agora eu entendo perfeitamente que qualquer que seja a decisão que tomemos, haverá consequências. Contraceptivos criarão mal karma, a alternativa é criar boas crianças.  Mas de uma forma ou de outra haverá consequências.

Prabhu: Este é exatamente o meu ponto.  Tomar contraceptivos e descartar o mau karma que se adquire é como o animal que fecha os olhos diante do perigo pensando que o perigo vai desaparecer. O mau karma não vai desaparecer. Eu também quero esclarecer que não é minha intenção forçar você a ter muitos filhos.  Porém, como seu esposo e  amigo é meu dever ajudá-la na sua vida espiritual e eu espero que você faça o mesmo comigo.  Este é o significado de boa associação. Mas então, o que vamos decidir?
 
Mataji: Eu entendo e aprecio o seu esforço.  Vamos descansar agora e continuar nossa conversa amanhã.  Assuntos delicados requerem uma cabeça fria e clara para que se tome decisões produtivas.

Prabhu:  Concordo.  Amanhã conversaremos mais.

A continuar ...

Fim da citação

Sim, também pode ocorrer do Prabhu querer "quebrar tudo" e a Mataji querer "segurar a onda".
 
Mas em ambos os casos alguém terá de ceder.
 
Ou seja:
 
1 - Sujeitar-se a um celibato forçado.
 
2 - Buscar um companheiro(a) mais devocional.
 
3 - Buscar um companheiro(a) não tão devocional.
 
4 - Ou outras actividades.
 
5 - etc...
 
Em relação ao número 4, certa vez, quando era Brahmacari e estava fazendo Sankirtana viajeiro com um Brahmacari mais novo, ficamos na casa de um Grhastha.(Sua identidade ficará para sempre em segredo)

Num destes dias o Prabhu e a esposa tinham um compromisso em outra cidade e deixaram-nos a chave de sua casa. Durante a noite quando fui procurar num baú, o qual tinha sido indicado pelo Prabhu, para conseguir cobertores, encontrei uma série de revistas pornograficas, as quais prontamente escondi do Brahmacari mais novo.
 
Depois comentei com o Prabhu, e ele disse-me:

"Prabhu, desculpe-me. Tinha que ter guardado melhor estas revistas. Quando minha espôsa não quer ter relações eu "descasco uma" (masturbo-me).
 
Eu disse-lhe:

"Prabhu, fica em paz, quanto a mim este assunto morre aqui."
 
E morreu.
 
Vosso servo
Prahladesh Dasa

Buscar