Caro Praladesh prabhu,
envio-lhe minhas sinceras reverências.
Todas as glórias a Srila Prabhupada
Todas as glórias aos vaishnavas.
Desculpe-me, mas tenho de discordar de suas afirmações. Acredito que há cristianismo, cristãos e os diversos dogmas presentes nas diversas intepretações que nutrem as diversas vertentes religiosas que o senhor citou.
Com todo o respseito à Bíblia, acredito que as contradições presentes em seus textos (como na maioria das tradições religiosas) podem originar cristãos ecumênicos e "abertos " (como o senhor diz) e cristãos radicais que são contra as outras religiões. Além disso, encontramos na modernidade algo curioso no catolicismo.
Muitos se dizem católicos e ao mesmo tempo discordam das "ordens" do chefe maior da igreja, o Papa. O papa diz para não usarem camisinha e eles usam; diz que meditação deixa a mente vazia, e eles meditam; afirma que somente a igreja católica salva, e mesmo assim eles lêem livros do Dalai Lama e de Prabhupada (e até gostam de participar de nossos kirtans)
Ou seja, não acredito que pelo simples fato de o Papa e sua igreja serem "contra" o Vaishnavismo que os católicos em sua maioria também pensem assim. Neste caso, acho que depende um pouco da educação, da realização do católico e da experiência que nos mostra o problema das guerras religiosas e seus conflitos.
Com relação aos vaishnavas, não acredito que todos não são contra o cristianismo. Assim como já vi vários cristãos que viam beleza no vaishnavismo, também vi muitos devotos que "são contra" o cristianismo e os cristãos. Muitos podem não expressar diretamente sua aversão cristã, mas internamente" queima" um ar de superioridade e desdém em relação aos outros.
E isso não é só com relação aos cristãos, mas também contra o impersonalistas, budistas etc. Já vi muitos devotos sem alguma realização (aparentado pelos maus hábitos etc), criticarem muitos impersonalistas como Shivananda, Dalai Lama, ou até grandes acharyas como Shankaracharya (que glorifica govinda...).
Como o prabhu Adi Karuna disse, eu também gostaria de ver os devotos comemorando o aparecimento de Shankara, Budha entre outros da nossa tradição. Assim como muitos católicos não respeitam a opinião do Papa, sabemos que muitos devotos também não respeitam a opinião de Srila Prabhupada, por exemplo, quando o assunto é sexo ilícito.
Outro fato interessante é a história do proselitismo religioso. Embora haja o discurso de que as pessoas não precisem se converter ao vaishnavismo para serem devotos, pois podem cantar os santos nomes em sua própria religião (assim como Srila Prabhupada ficou feliz ao se encontrar com um padre da igreja católica e perceber que ele também cantava os Santos Nomes em sua própria tradição religiosa), eu nunca vi na prática um devoto que vivesse este discurso.
Sempre vi o desejo incontrolável de converter as pessoas para o Gaudya Vaishnavismo. Não digo que não existam devotos felizes verdadeiramente como Srila Prabhupada ficou, digo apenas que sempre que estive com os devotos nunca presenciei algo deste tipo, mas sim um desejo fanático de converter as pessoas à sua própria fé religiosa, como acontece na maioria da religiões.
Enfim, embora o dogma religioso expresse um sentimento hostil em relação às outras religiões, não significa que os fiéis sejam hostis. Assim, também, religiões que não sejam hostis para com as outras religiões não significa que seus fiéis sejam carneirinhos respeitosos para com todos. Na minha opinião, todas as religiões possuem falhas e tudo dependerá da realização de cada um dentro de sua tradição religiosa.
Desculpem-me por alguma coisa que disse e pela falta de revisão do texto.
Hare Krishna!
seu amigo
Jagadish Das
Querido e estimado Francisco, por favor, aceite minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Todas as Igrejas Cristãs nos seus fundamentos dogmáticos são contra o Gaudiya Vaisnavismo: Igreja Católica, Ortodoxa, Luterana, Anglicana, Evangélica, etc...
Excepcionalmente poderemos encontrar um cristão com uma abertura muito grande, como tembém eu encontrei raros. Mas não vamos encontrar nenhum, mas mesmo nenhum Gaudiya Vaisnava contra o Cristianismo. E esta é a grande diferença entre ambos.
Teu servo
Prahladesh Dasa
Estimado Jagadish Prabhu, por favor, aceite minhas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado.
1 - Não estamos a falar em termos de seguidores, mas em termos de fundamentação dogmática. Se os seguidores não são bons seguidores, isto não muda em nada a fundamentação dogmática, que é o que aqui nos interessa.
2 - Você cita:
"...Com todo o respeito à Bíblia, acredito que as contradições presentes em seus textos..."
"...Na minha opinião, todas as religiões possuem falhas..."
Por favor, apresente-nos uma única falha ou contradição (não aparente) no Srimad Bhagavatam (que é o proprio Sri Krsna) e na literatura Gaudiya Vaisnava.
Uma única!
A opinião dos Acaryas como Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura e Srila A.C.Bhaktivedanta Svami Prabhupada é que o Cristianismo possui algo de Bhakti mas é incompleto e seus textos possuem muitas falhas.
3 - Embora existam diferenças nas diferentes vertentes Cristãs, "devido as contradições presentes em seus textos", todas são dogmáticamente contra o Gaudiya Vaisnavismo.
Por favor, apresente-nos uma única Igreja Cristã que em termos de fundamentação dogmática seja favorável.
Uma única citação Bíblica já será suficiente.
4 - O único Proselitismo de um Gaudiya Vaisnava em relação ao Cristianismo é:
"Se você é Cristão, seja um bom Cristão".
Ele não está interessado em converter ninguém que já está convertido.
Mas só está interessado em acrescentar algo mais.
"Por que deveria um Cristão se tornar Hindu, ou um Hindu se tornar Cristão? As pessoas devem saber o que é Deus e qual sua relação com Deus.
Este movimento da consciência de Krsna não é para transformar Hindus em Muçulmanos ou Muçulmanos em Hindus ou Cristãos em Hindus. Nosso movimento não é tal movimento.
Estes jovens rapazes e moças ocidentais entenderam isto claramente. Por isso estão seguindo. Estão aceitando. Se eu tivesse pregando que o Hinduísmo é melhor que o Cristianismo, eles já teriam me despachado há muito tempo. A consciência de Krsna é uma ciência; é uma filosofia." (Srila Prabhupada )
5 - O único Proselitismo de um Cristão em relação ao Gaudiya Vaisnavismo é:
"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14.6)
6 - Um Cristão Ecumênico e "aberto" respeita outras religiões, mas não quer dizer que aceita-as.
7 - Se nós encontrarmos um Cristão, de qualquer vertente cristã, que aceita-as, dizendo que "todas as religiões são boas e Deus é um só", é porque não está a seguir correctamente a Bíblia.
Em que parte da Bíblia ele se baseia para fazer esta afirmação?
8 - E esta é a grande diferença entre ambos.
Teu servo
Prahladesh Dasa
Caro Praladesh prabhu. Envio-lhe minhas sinceras reverências.
Todas as glórias a Srila Prabhupada.
Primeiramente gostaria de fazer algumas observações:
Aprecio estas discussões, pois elas nos promovem crescimento pessoal e social. O conteúdo deste email retrata a minha experiência e a minha opinião pessoal. Esta opinião pode (e deve) ser contestada, pois não sou dono da verdade, mas apenas uma pessoa que procura ter autocrítica e deseja avançar sem rodeios e máscaras. É importante salientar que não me baseio em questões teóricas somente, mas principalmente na experiência histórico/prática.
No meu email anterior somente tentei expressar minha divergência perante a máxima expressa pelo senhor: "Mas não vamos encontrar nenhum, mas mesmo nenhum Gaudiya Vaisnava contra o Cristianismo" .
O assunto cresceu e peço desculpas por este email um pouco grande.
Respondendo o seu email:
1) Não discordo do senhor com relação aos dogmas (acho que seria melhor usar a palavra doutrina) da maioria (pois não conheço todas) das igrejas cristãs com relação à oposição ao vaishnavsmo. A maioria considera as outras religiões como pagãs. Quanto a sua citação da Bíblia "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14.6), os cristãos podem usá-la, mas ela é vaga e admite uma infinidade de interpretações (gostaria de saber como o cristão Leonardo Boff a interpreta).
Sim.
2) Tenho a Bílbia mais como um livro histórico, que possui abordagens de espiritualidade, do que como um manual de elevação espiritual (como o Srimad Bhagavatam ou B. Gita). Apesar disso, não posso deixar de glorificar textos como o sermão da montanha, por exemplo.
Sim.
3) Sinceramente, eu não sei se há contradições (lógicas) no Srimad Bhagavatam e no B. Gita, pois nunca fiz um estudo detalhado para encontrá-las. O que posso afirmar é que, em geral, as escrituras podem não ser perfeitas no que tange composição e expressão. Encontramos no Srimad Bhagavatam o seguinte verso:
"Por outro lado, a literatura repleta de descrições das glórias transcendentais do nome, fama, formas, passatempos e demais atributos do ilimitado Senhor Supremo é uma criação diferente, plena de palavras transcendentais, destinadas a provocar uma revolução nas vidas ímpias da civilização mal orientada deste mundo. Tais literaturas transcendentais, muito embora imperfeitamente compostas, são ouvidas, cantadas e aceitas por homens purificados que são inteiramente honestos" (SB canto 1, cap. 5 verso 11)
aradhyo bhagavan vrajesa-tanayas tad-dhama vrndavanam ramya kacid upasana vraja-vadhu- vargena ya kalpita srimad-bhagavatam pramanam-amalam prema pumartho mahan sri-caitanya mahaprabhor- matam-idam tatradaro nah parah
"1 - A Suprema Personalidade de Deus, o filho de Nanda Maharaja deve ser adorado,
2 - juntamente com Sua morada transcendental, Vrndavana.
3 - A forma mais prazerosa de adorar o Senhor é aquela executada pelas Gopis de Vrndavana.
4 - O Srimad Bhagavatam é a autoridade incorruptível de tudo.
5 - O amor puro à Deus é o objectivo último para todas as pessoas.
Estas declarações, as quais temos em grande consideração (Srila Bhaktivinoda), são a opinião de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu." (Caitanya Manjusa)
idam bhagavatam nama puranam brahma-sammitam
uttama-shloka-caritam cakara bhagavan rishih
nihsreyasaya lokasya dhanyam svasty-ayanam mahat
"O Srimad Bhagavatam é a encarnação literária do Senhor, e foi compilado por Srila Vyasadeva, uma encarnação de Deus. Esta destinado para o benefício de todas as pessoas, e é pleno de sucesso, bem aventurança e é todo perfeito."
O Srimad Bhagavatam não é um livro ordinário, mas é directamente uma encarnação do Senhor.
"O Srimad Bhagavatam é uma encarnação do Senhor. Ninguém pode mover o Srimad Bhagavatam da sua posição perfeita e única nem sequer por 1 milímetro.
O Srimad Bhagavatam não pode ser percebido pelos nossos sentidos entorpecidos. Aquilo que é o mais confidencial deve ser muito protegido.
O Srimad Bhagavatam não se revela para pessoas sem fé em Deus."(Srila Bhaktisiddhanta)
"Tais literaturas transcedentais, muito embora imperfeitamente compostas" não significa que o Srimad Bhagavatam tenha algum erro, mas que alguém poderá ler ou até mesmo traduzir incorrectamente. (Por favor, leia o significado de Prabhupada)
Por favor, lembre-se do passatempo do Brahmana do sul da India que lia incorrectamente o Sastra e que mesmo assim atraiu a atenção de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Este é um bom exemplo deste ponto.
Não duvide disto. Por um pouco de fé nos Santos Nomes e no Srimad Bhagavatam alguém pode alcançar amor puro por Deus.
4) Eu acredito que todas as religiões possuem falhas pelos seguintes fatos:
a) Compõem-se de seres humanos que em sua maioria não são "iluminados" Acredito que mesmo os "iluminados" podem cometer erros, pois enquanto alguém estiver no mundo relativo pode deliberar de forma errônea sobre assuntos "relativos".
b) (retomando o assunto da imperfeição das escrituras.. .)Apesar de o Srimad Bhagavatam ser a jóia mais valiosa do teísmo, ainda assim trata-se de uma escritura que se expressa por linguagem. Estudando um pouco lingüística, significado/ significante, ou filosofia da linguagem, aprendemos que a linguagem é limitada.
Na minha compreensão, o absoluto jamais caberia dentro de nossa linguagem, posto que é inefável. Isso de forma alguma limita a escritura, mas apenas eleva o absoluto ao seu devido lugar: EXPERIÊNCIA PURA. Srila Bhaktivinoda deixa isto claro no Jaiva Dharma[1].
Um irmão de Srila Prabhupada chamado Sridhar Maharaj diz que o Vaishnava é superior às escrituras, pois este é a manifestação viva, é prema bhakti viva ao nosso redor. Quando um vaishnava realizado está presente sua influência vai além da escritura.
Krsna é ilimitado e Suas ações são verdadeiramente insondáveis por meio de nossa inteligência limitada. A entidade viva limitada jamais poderá compreender COMPLETAMENTE o ilimitado, mas podemos entender até onde Ele Se revela e nos dota de poder para compreender. O que quer que realmente saibamos, podemos saber através da mediação das escrituras reveladas e pessoas santas.
Mesmo grandes mahajanas, como Bhismadeva, admitem que ninguém é capaz de compreender plenamente os planos de Krsna (SB 1.9.16). Similarmente, grandes devotos, como Krsnadasa Kaviraja Gosvami, repetidamente afirmam a impossibilidade de se penetrar no significado dos passatempos do Senhor Caitanya.
Em outras palavras, não devemos esperar sermos capazes de compreender a lógica e a razão por trás de todas as ações do Senhor; tentar fazê-lo seria presunçoso e também desnecessário. Os devotos estão felizes apreciando o fato de que o Senhor deles é completamente independente e misericordioso, e simultaneamente anseiam compreender as razões confidenciais por trás de Suas ações tanto quanto guru, sadhu e sastra lhes revelem, revelação esta aceita por eles sem dúvidas ulteriores.(SS Romapada Svami)
É claro que os Sastras não podem revelar tudo acerca de Krsna, mas aquilo que está revelado é perfeito.
c) As escrituras dependem de interpretações. Mesmo almas realizadas divergem em algumas coisas. Se há divergência pode ser que haja erro (ou não, simplesmente porque se trata do Absoluto inefável!) na interpretação predominante.
Eu conheço vários Svamis e grandes devotos da ISKCON que divergem da opinião dos conselhos da ISKCON (ex: queda da jiva). Isso não é ruim, mas saudável dentro das relações humanas. Nosso querido Acharyadeva diz algo sobre o relacionamento homossexual que diverge da maioria dos Swamis.
Srila Prabhupada diz: "O desejo homossexual de um homem por outro homem é demoníaco e não é para nenhum homem são no transcurso natural da vida". (SB 3.20.26)
No entanto, Srila Acharyadeva aventa a possibilidade de haver relacionamentos homossexuais dentro da Consciência de Krsna (e eu concordo com ele).
As divergências éticas não são em relação aos princípios básicos (e portanto, há unidade) mas em como aplicá-los de acordo com tempo, lugar e circunstância.
Divergências filosóficas não alteram em nada o carácter impoluto do Srimad Bhagavatam.
Cada um especula como quer.
d) A adequação tempo, lugar e circunstância nem sempre é de fácil aplicação e muitas vezes gera divergências e polêmicas entre a ala conservadora e a "liberal". Uma questão que me desagrada, por exemplo, é a dos devotos que insistem em distribuir livros, incensos, cds nos faróis, dizendo que o movimento de Prabhupada (e Chaytania) é um movimento exclusivamente de rua, condenando os devotos que levam uma vida normal, estudam, são politica e socialmente ativos.
Muitos se orgulham por estarem nas ruas mal vestidos, sem estudo, sem saúde, aversivos aos "carmis", levando às pessoas a idéia de que ser Consciente de Krsna é seguir este padrão de vida. Muitas vezes os devotos são retratados na mídia como caricaturas, exemplos de pessoas no mundo da lua, exóticas, relaxadas e fanáticas.
Todos tem um papel importante a desempenhar no Movimento de Sankirtana.
A distribuição de literatura transcedental nas ruas foi instituido pelo Fundador Acarya da ISKCON - Srila A.C.Bhaktivedanta Svami Prabhupada.
Os Brahmacaris celibatários que distribuem livros e os Grhasthas politica e socialmente activos, tem ambos, um papel muito importante a desempenhar.
Embora Grhasthas possam e devam participar na distribuição de literatura transcedental.
5) Proselitismo/ aculturação: não acho simples estas questões e tenho muita cautela para com elas. Há muitas pessoas em nosso movimento que se tornaram hindus (roupas, adereços, linguagem, etc) e confundem isto com a consciência de Krsna. Muitas vezes eles se ligam a estes aspectos exóticos e acabam por priorizar a cultura em detrimento da essência e do sadhana.
Apesar das declarações de Srila Prabhupada que o senhor citou, acho que não atingimos um padrão claro que delineia o que é um hábito hindu e o que é um hábito de uma pessoa consciente de Deus. Embora aprecie o festival da Índia, como conciliá-lo nessa história, com o que é hindu e o que é consciente de Krsna? Quando o senhor diz que deseja somente introduzir algo a mais a um cristão, me desculpe, mas entendo que não se trata de algo a mais, mas sim um pacote cultural/espiritual que mexerá com todos os valores desta pessoa, ou seja, um verdadeiro festival da índia.
Eu não gosto de pregar, pois acredito que meu principal foco é o meu sadhana e que a melhor pregação é o exemplo. Não acho saudável pregar algo que não realizo (a não ser intelectualmente por meio de leituras) à outra pessoa Já encontrei muitas pessoas de outras religiões muito mais avançadas espiritualmente que eu, e seria tolice de minha parte tentar pregar algo para elas.
Se nos orgulhamos de nossa tradição e realmente temos desejo de ajudar as pessoas, que seja principalmente pelo exemplo pessoal e não pelo discurso. Nós temos de inspirar as pessoas com o que somos de verdade, não com o que achamos que somos ou seremos um dia. No máximo compartilho com as pessoas minhas experiências religiosas respeitando a experiência delas. Se elas sentirem interesse em se tornarem vaishnavas, que sigam em frente em seu caminho! Mudar de religião é algo muito complexo e delicado.
Se não houver cautela, amor e assistência, mudar de religião pode surtir efeito contrário ao desejado, com danos psicológicos e até pode fazer com que as pessoas "nunca mais" resgatem sua espiritualidade.
No Caitanya Caritamrta, o Senhor Caitanya, referindo-se ao devoto perfeito, Srila Thakur Haridas, diz que existem aqueles que pregam mas não dão um bom exemplo, e que existem aqueles que dão um bom exemplo mas não pregam.
Um seguidor querido do Senhor Caitanya simultaneamente prega e dá o exemplo.
Vosso servo inútil
Prahladesh Dasa
Esta é a minha opinião.
Obrigado.
Hare Krsna!
Seu amigo
Jagadish das
[1] Meu caro, você deve ser muito cauteloso ao deliberar sobre essas coisas e sentir a presença de cit, desprezando o inevitável dissabor das palavras. Todos os vaishnavas dizem que as jivas ficaram cativadas por maya por terem se esquecido de sua verdadeira natureza, mas todos eles sabem que as jivas são entidades eternas, que elas são de dois tipos: as eternamente cativas e as eternamentes liberadas.
Tais declarações se devem à inteligência humana, que está sujeita a erros e omissões. Mas uma pessoa impossível forma uma concepção da verdade transcendental através de cit-samadhi. Nossas declarações são materiais, e o que quer que comentemos está sujeito à poeira das palavras, mas você irá sentir qual é a verdade.
Aqui a argumentação não tem terreno, pois é vã a tentativa de aplicá-los às verdades inescrutáveis. Sei que você não será capaz de realizar esta verdade em um instante. O quanto mais você cultivar os assuntos cit, mais ficará evidente a diferença de cit da matéria.
O seu corpo é material, todas as funções do corpo são materiais, mas na realidade você não é matéria, você é uma entidade atômica cit (consciente) . Quanto mais você souber de si mesmo, mais sentirá sua natureza essencial como sendo superior ao mundo material. Se você apenas ouvir isso de mim, o que lhe disser não lhe trará benefício algum.
Quanto mais você desenvolver o seu caráter cit através do culto de harinama, melhor será sua concepção do mundo cit. A mente e a fala (linguagem) têm a sua origem relacionada com a matéria, elas não podem tocar os assuntos cit, mesmo através de um grande empenho.
O sruti diz que: "D'Ele, (do Brahman) as palavras voltam com a mente sem alcança-LO". Eu aconselho que você não peça a ninguém a decisão sobre isso; sinta você mesmo. Só lhe dei um indício". (Jaiva Dharma, cap. 15, 27)