Muito obrigado Karuna Prabhu.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Não é que o sistema de Daiva Varnasrama somente estará estabelecido quando todos estiverem apropriadamente ocupados e não houver incompatibilidades de Varnas e incompatibilidades de Ashramas.
Aqui as coisas não são tão lineares e absolutas.
Sempre vão haver incompatibilidades de Varnas e incompatibilidades de Ashramas e os ajustes deverão ser feitos individualmente e colectivamente.
Srila Prabhupada explica porque estes ajustes devem ser feitos:
"Quando alguém está sob o encanto dos modos da natureza material, deve seguir as regras prescritas para a sua situação específica e não deve imitar os outros." BG 3.35
No próximo verso, Arjuna questiona:
"Ó descendente de Vrsni, que impele alguém a actos pecaminosos, mesmo contra sua vontade, como se ele agisse à força?"
Aqui, Bhurijana Prabhu explica que de acordo com o sistema Védico, actuar num Varna ou Ashrama que não seja o seu, é considerado um acto pecaminoso.
Sri Krsna responde:
"É somente a luxúria, Arjuna...
A menos que consigamos erradicar a luxúria deste mundo material teremos sempre que fazer ajustes dentro do sistema de Daiva Varnasrama e outros.
Existem muitas variáveis.
Afirmação
Uma pessoa com uma determinada natureza de acordo com Guna e Karma dificilmente muda esta mesma natureza.
Isto é um facto.
Yasya hi yah svabhavasya
tasyaso duratikramah
(Citação de Prabhupada, Londres, 1973)
"É muito difícil mudar a sua própria natureza"
Afirmação
Não é por adoptar a Consciência de Krsna que automaticamente transcendemos nossa natureza.
Isto também é um facto.
Srila Prabhupada explica:
"enquanto estiver na plataforma material, a pessoa precisa executar seus deveres prescritos conforme os modos da natureza material. Ao mesmo tempo, deve procurar desenvolver plena Consciência de Krsna." BG 3.35
Afirmação
O processo da Consciência de Krsna é tão poderoso que transcendemos os modos da natureza material.
E isto também é um facto.
Srila Prabhupa explica:
"quando transcende os modos da natureza material e se situa em plena Consciência de Krsna, a pessoa pode executar toda e qualquer actividade sob a direcção de um mestre espiritual autêntico.
Nesta fase de completa Consciência de Krsna, o Ksatriya pode agir como Brahmana, ou o Brahmana pode agir como Ksatriya.
Na plataforma transcedental não se aplicam as distinções válidas para o mundo material." BG 3.35
Obviamente que em Daiva Varnasrma estas situações são emergenciais.
E as variáveis são muitas.
Por exemplo:
Um A Daiva Brahmana que está mais interessado em Astrologia, Ayurveda, Vastu, Puja ritualístico, etc, poderá num determinado momento decidir abandonar tudo isto e dedicar-se ao estudo sério e a distribuição das escrituras devocionais de Srila Prabhupada e posteriormente aceitar Sannyasa.
Passa de A Daiva para Daiva Varnasrama.
Este foi o exemplo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur que era perito em Astrologia Védica e abandonou tudo isto.
Claro que no caso de Srila Bhaktisiddhanta, é uma Lila de um devoto puro para nos mostrar alguma coisa.
Um caso muito típico de incompatibilidade de Varnas que leva a uma incompatibilidade de Ashramas é um Daiva Sudra aceitar Sannyasa.
O ajuste deve ser feito.
Sva yadi kriyate raja
sah kim na so uparhanam
(Citação de Prabhupada, Londres, 1973)
"Se um cão tornar-se Rei, irá abandonar a tendência de lamber os sapatos dos outros?"
Mas também pode ocorrer de que um Daiva Sudra pratique tão intensamente o processo da Consciência de Krsna, embora sua natureza de acordo com Guna e Karma seja de Sudra que alcança a posição de Paramahamsa, além de todos os Varnas e Ashramas.
E na fase de Paramahamsa, tal Daiva Sudra aceita as vestes de Sannyasi e aceita as actividades Brahmínicas.
Srila Prabhupada explica:
"Aqui, o Senhor Supremo é bem claro ao afirmar que no serviço devocional não há distinção entre classes inferiores e superiores de pessoas.No conceito de vida material, prevalecem estas divisões, mas elas não existem para quem se ocupa em transcedental serviço amoroso ao Senhor.
Todos se candidatam a chegar ao destino supremo....
...Em geral, as classes superiores evitam associar-se com aqueles nascidos em famílias pecaminosas.
Mas o processo do serviço devocional é tão forte que o devoto puro do Senhor Supremo pode capacitar as pessoas de todas as classes inferiores a atingir a mais elevada perfeição da vida. Isto só é possível quando alguém aceita refugiar-se em Krsna." BG 9.32
E os ajustes são feitos.
E assim nós "moldamos as arestas".
Nota final:
"Será que todos aqueles devotos e devotas honestos e sinceros que seguem fielmente as instrucções de Srila Prabhupada devem entrar nesta generalização de não estarem a seguir as instrucções de Srila Prabhupada?
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Karuna Das <karuna_br@yahoo.com.br> wrote:
Estes trechos de uma palestra de Prabhupada dada em 30 de janeiro de 1973 em Calcutá na Camara de Comercio Bharata foi retirado do livro Ensinamentos de Prabhupada Soluções para uma Era de Ferro editado no Brasil em 1993
Senhor Presidente, damas e cavalheiros, agradeço muito o gentil convite que me fizeram. Procurarei lhes prestar o meu melhor serviço. O assunto de hoje é "Cultura e Negócio". Entendemos que negocio significa "dever ocupacional". De acordo com nossa cultura vedica existem diferentes tipos de negocios. Como se descreve no Bhagavad Gita 4.13 catur-varnyam maya srstam guna karma vibhagasah. As quatro divisões do sistema social baseadas nas qualidades das pessoas e nas categorias de atividade que elas executam, são os brahmanas (intelectuais e professores), os ksatriyas (militares e lideres de estado), os vaisyas (fazendeiros e mercadores) e os sudras (trabalhadores). Antes de fazer negocio a pessoa precisa saber que especies de trabalho existem e a especie de trabalho que pode ser executada por alguem. As pessoas tem diferentes capacidades e existem diferentes especies de trabalho mas agora criamos uma sociedade onde cada qual exerce uma função que não é sua. Isto não é muito cientifico.
A sociedade tem divisões culturais naturais, assim como existem divisões naturais no corpo humano. O corpo completo é uma unidade mas tem diferentes departamentos também, por exemplo o departamento da cabeça, o departamento do braço, o departamento do abdomen, e o departamento da perna. Isto é cientifico. assim na sociedade o brahmana representa o departamento da cabeça, o ksatriya o departamento do braço o vaisya o departamento do estomago o sudra o departamento da perna. Os negocios devem obedecer a esta divisão cientifica. (nota: vale lembrar que no inicio da palestra Srila Prabhupada define negocio como dever ocupacional).
O departamento da cabeça é o departamento mais importante pois sem a cabeça os outros departamentos - o braço o abdomen e a perna - não podem funcionar. Se estiver o departamento do braço os negocios podem continuar. Mas se o departamento da cabeça não estiver presente - se sua cabeça for cortada de seu corpo - então muito embora você tenha braços, pernas e abdomen todos eles serão inuteis.
A cabeça destina-se a cultura. Sem cultura toda especie de negocio cria confusão e caos. E é isto o que temos no momento atual devido à desordem nas vária especies de negocios. Logo deve haver um grupo de pessoas, o departamento da cabeça, que aconselhe os outros departamentos. Estes conselheiros são os brahmanas inteligentes e qualificados. Os brahmanas a cabeça do corpo social prestam-se a transmitir cultura a sociedade. Cultura significa conhecer a meta da vida.......
O Srimad Bhagavatam instrui sobre o sistema cultural perfeito. Na assembleia da floresta de Naimisaranya onde se reuniram muitos sábios eruditos e brahmanas e Srila Suta Goswami deu instruções ele enfatizou o sistema social varnasrama (atah pumbhir dvija-srestha varnasrama vibhagasah). A cultura vedica organiza a sociedade em quatro varnas (divisões ocupacionais) e quatro asramas (etapas da vida espiritual). .. Enquanto não adotarmos esta instituição de varnasrama-dharma toda a sociedade humana será caotica.
E o proposito do varnasrama dharma é satisfazer o Senhor Supremo. Como se afirma no Visnu Purana (3.8.9)
Varnasramacaravata purusena parah puman / visnur aradhyate pantha nanyat tat tosa karanam.
De acordo com este verso a pessoa tem de satisfazer o Senhor Supremo com a devida execução de seus deveres prescritos segundo o sistema de varna e asrama. No estado é preciso satisfazer o governo. Quem não adota este procedimento será um mau cidadão e causará caos na sociedade.
fima da citação da palestra de Prabhupada
Nota final: será que estas instruçoes de Prabhupada devem ser vistas somente como pertinenetes à sociedade de "não devotos" ou será que nós também não somos nos a sociedade que temos a maior obrigação de aplicar-mos de fato estas intruções ?
bol nitya haribol
seu servidor
Karuna Das HDG
Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!