Muito obrigado, Karuna Prabhu.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Uma coisa é certa, mesmo apesar de todas as dificuldades tanto no Daiva Varnasrama já estabelecido, quanto no A Daiva Varnasrama e mesmo no Asura Varnasrama, salvo raríssimas excepções todos seguem os quatro princípios e todos cantam o Maha Mantra Hare Krsna (o maravilhoso Sadhana dado por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu).
Srila Prabhupada explica que vida humana significa seguir os quatro princípios, e Varnasrama seja ele qual for, somente se verifica na plataforma de vida humana civilizada.
Naqueles projectos em que os devoto(a)s estão muito empenhados em distribuir os Santos Nomes bem como a literatura transcedental de Srila Prabhupada, e também em seguir o programa diário de Sadhana dado pelo Fundador Acarya, o Daiva Varnasrama está bem estabelecido.
Estes devoto(a)s tem entrelaçado em seus pescoços o verso:
"Trinad api sunicena taror api sahisnuna amanina manadena kirtaniya sada harih"
Exemplos de devoto(a)s e projectos assim não faltam.
Em relação a estarmos influenciados por A Daiva Varnasrama e até mesmo Asura Varnasrama (o que é muito comum por estarmos todos a aprender e a evoluir), SS Suhotra Tapovanacari aconselha:
"Aqueles que desejarem praticar Pravrtti Marga A Daiva Varnarsama Dharma ( o qual permite numa certa medida o envolvimento no conceito corpóreo) devem estabelecer-se separados da Instituição.
Mas devem participar nas actividades da Instituição na medida do possível como uma forma de Yajna."
Seu servo
Prahladesh Dasa
Haribol Prabhus
reverências
todas as glorias a Srila Prabhupada
Gostaria de fazer um pequeno comentario para digamos cutucar um pouco este debate que considero importante neste presente momento do desenvolvimento social deste nosso grupo de individuos que num certo momento de suas vidas adotou a consciência de Krsna como o principal objetivo de sua existência.
No pude coletar do pensamento gaudya vaisnava nos ultimos 9 anos em que estive pesquisando Daiva Varnasrama o problema em si não está sendo conceitualiza-lo e nem vir a aplica-lo mas sim, para que possamos vir a realmente a aplica-lo em nosssas comunidadess, termos a humildade de entendermos que ainda estamos muito influenciados por, adaiva varnasrama e até mesmo asura varnasrama, e isto pode ser analisado em um plano individual assim como coletivo, afinal nossa instituição de certa forma nos fez acreditar que o progresso espiritual está ligado ao nosso desenvolvimento dentro dos varnas (bem diferente do que Caitanya pregou) assim há uma luta de todos em querer se apresentarem como como brahmanas, pois, mesmo que subconscientemente, foi-nos inculdado que seria uma desqualificação ser um sudra, vaisya etc mesmo que estes sejam bons devotos. è por isso que encontramos em nossas comunidades os mesmos problemas varnicos que na sociedade secular. Em outras palavras temos vaisyas querendo ser kshatryas , kshatryas querendo atuar como brahmanas sudras adquirindo status de bhramanas, muitos acreditando de boa fé que isto é possivel porque já somos tão avançados que transcendemos nosssas limitações corporeas e podemos agir como almas liberadas. Parece que esquecemos do principio fundamental, (Qual é o segredo? Certa vez o Dr Kapooor perguntou a Prabhupada, que de bate pronto respondeu: "Trnad api sahisnuna taror api sunicena amanina manadena kirtanyah sada hari.")
Muitas vezes ao conversar com as pessoas sobre este tema costumo dar o seguinte exemplo
Imagine o Felipe Massa como um devoto muito avançado. Agora coloque o Felipe Massa dento de um fusquinha, agora peça para ele correr contra o Rubinho que vai estar dirigindo uma Ferrari. Bem podemos imaginar o resultado. Isto quer dizer que o Rubinho é um motorista mais desenvolvido?
Da mesma forma ser brahmana, vaisya kshatrya ou sudra são simplesmente funções mecanicas, que com humildade também devem ser respeitadas, valorizadas etc. para o bom desenvolvimento e a harmonia social. Ao mesmo tempo é dever do Vaisnava compreender o que está além disso, mas isto não quer dizer que ele deva se sentir além disso. Se o Felipe Massa por acaso tentar fazer o mesmo que faz em uma Ferrari com o fusquinha ele pode ser dar muito mal, a estabilidade não é a mesma , o freios podem falhar ele pode se machucar outras pessoas também.
bol nitya haribol
seu servidor
Karuna Das HDG