Jiva Goswami e a Identificação do Varna
Jiva Goswami, um dos grandes Acaryas da nossa sucessão discipular, recomenda que examinemos a motivação que faz com que alguém se aproxime do Movimento da Consciência de Krsna.
Na sua sociedade de Vaisnavas, Jiva Goswami junto com outros líderes costumavam entrevistar aqueles que se aproximavam da Consciência de Krsna e perguntavam-lhes porque queriam render-se à Krsna.
Se respondessem que estavam aflitos, isto indicava que estavam na categoria de Sudras.
Se estivessem à procura de dinheiro, isto indicava que estavam na categoria de Vaisyas.
Se estivessem simplesmente curiosos sobre o que se estava a passar, isto indicava que estavam na categoria de Ksatriyas.
Se estivessem à procura de conhecimento, isto indicava que estavam na categoria de Brahmanas.
As quatro ordens da divisão social correspondem às quatro classes de pessoas piedosas que se rendem à Krsna.
Segue abaixo uma conversa entre SS Hridayananda das Gosvami e uma devota sobre a determinação do dever de uma pessoa. "Dever" aqui é cognato de "varna" ou "varnashrama-dharma".
SsGitamrta dd
"Estou apenas confusa quanto a decidir como dedicar nossas vidas a Krishna -como saber qual serviço é melhor para nós e como ficar apropriadamente situado.O senhor tem qualquer sugestões de fatores a examinar para decidir o que fazer,ou nós apenas perguntamos o que o mestre espiritual quer que façamos e, então,o fazemos e pronto?(Mas, para mim que não tenho um Diksa guru e diferentes Siksha gurus me dizemcoisas diferentes, está tudo ficando confuso.)"
"Do ponto de vista filosófico, a resposta é muito simples: o Senhor Krishnarepetidas vezes declara na Gita que nosso dever se origina da nossa natureza.
Prabhupada também ensinou que toda alma é o conhecedor do seu próprio corpo, oque inclui a mente. Visando entender qual é seu dever real, você deve ter umacerta compreensão básica de você mesma. Portanto, não pode haver nenhumacontradição entre diferentes gurus, uma vez que todo guru fidedigno deveensinar o que está na Gita, ou seja, que você deve desenvolver uma ocupaçãodevocional baseada na sua natureza. Mais importante ainda, nós devemos contarque você nos dê informações confiáveis sobre qual é sua verdadeira natureza.
Obviamente, nós podemos observar suas atividades e oferecer conselhos, mas vocêdeve alcançar um certo nível de compreensão acerca de si mesma. Uma boa regra éconsiderar não o que você gosta de fazer ou consegue fazer, mas, sim, qualatividade você não vive sem. Este é o seu verdadeiro dever. O Senhor Krishnadiz na Gita duas vezes que é perigoso fazer os deveres de outra pessoa, mesmoque bem feito. Isto significa claramente que há muitas atividades que nósfazemos bem, de fato, atividades que podemos praticar perfeitamente ou serespecialistas nelas, mas que não são o nosso dever. O fato de que você goste dealgo, que você o faça bem ou que seja um serviço útil, não é suficiente parafazê-lo seu dever. Seu dever deve vir de sua natureza, deve ser a atividade quevocê não consegue evitar fazê-la porque é a sua natureza. Então, esta é a nossafilosofia e se você meditar sobre ela seriamente, eu acredito que faráprogresso descobrindo seu verdadeiro dever.
Eu oro para que este a encontre feliz e saudável em consciência de Krishna.
Seu bem-querente,
Hridayananda das Goswami
Portanto, no Daiva Varnasrama, os responsáveis do Projecto naturalmente e muito rápido determinam como os membros da comunidade serão ocupados.
Alguns serão ocupados em actividades Brahminicas, outros em actividades Vaisya, outros Ksatriya e outros em actividades Sudra.
Ninguém é designado ou chamado desta forma, mas simplesmente ocupam-se de acordo com suas propensões naturais e sentem-se muito felizes por isto.
Todos estão contribuindo para um todo e sentem-se membros da comunidade, e não há graduação de Status.
Neste sentido, podemos dizer que na verdade Daiva Varnasrasma e mesmo A Daiva Varnasrama, organiza uma sociedade sem classes, pois todos tem um objectivo comum, que é satisfazer o Senhor Supremo.
No Daiva Varnasrama, em casos emergenciais, alguém poderá ocupar-se num Varna que não é o seu.
Um Vaisnava é capaz de executar qualquer tarefa para satisfazer à Krsna.
No entanto, de um modo geral, todos estão ocupados de acordo com suas propensões naturais.
No caso do A Daiva Varnasrama que ainda não está estabelecido, a determinação do Varna é mais complexa, e requer um observação mais aprofundada dos Dharma Sastras.
Mas, Srila Prabhupada estabeleceu como isto seria feito.
No Gurukula, isto seria feito para as crianças.
Numa idade mais avançada no Colégio Varnasrama.
Hrdayananda: Como isto é diferente do Gurukula?
Prabhupada: Gurukula é somente para as crianças pequenas. Preliminar, primário. E quando as crianças crescem, devem ser enviadas para o Colégio Varnasrama para um treinamento posterior.(Vrndavana, 12 de março de 1974)
O Colégio Varnasrama é, de acordo com Srila Prabhupada, como uma Escola Técnica.
Prabhupada: ...Colégio Técnico. Da mesma forma, este é outro Colégio, Colégio Varnasrama.
Satsvarupa: Para o público em geral?
Prabhupada: Ah? Sim. Assim como um Colégio Técnico esta aberto para todos. Este Colégio deve estar pronto para oferecer treinamento. Da mesma forma, esta Colégio Varnasrama, deve estar pronto, o estudante, deve estar pronto para ser treinado. Temos muitos Sannyasis, eles devem ensinar.
O ensino deve ser feito pelos Sannyasis. Assim como numa Escola Missionária, os Padres ensinam.(Vrndavana, 12 de Março de 1974)
As Escolas Técnicas existentes oferecem Cursos Técnicos Integrados que são cursos que garantem tanto a formação do Ensino Médio (antigo segundo grau no Brasil, e o Secundário em Portugal) quanto a formação técnica profissional. Assim, ao concluir este curso, que tem duração de 4 (quatro) anos e confere ao formando o diploma de Técnico de Nível Médio, o estudante poderá prosseguir seus estudos em curso de nível superior e poderá exercer uma atividade profissional técnica.
Eu mesmo tive a oportunidade de frequentar uma destas escolas (a muitos anos atrás). O CEFET-PR, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, e fiz o curso de Desenho Técnico Mecânico.
Alguns cursos, entre outros:(Isto é somente um exemplo. A idéia é que haveriam diferentes cursos direccionados aos diferentes Varnas)
Analista de Processos Biblioteconomia Biotecnologia Contabilidade Gestão de Empresas Monitoramento e Controle Ambiental Redes de Computadores Secretariado Segurança do Trabalho Sistemas de Informação Transações Imobiliárias Edificações (Engenharia) Mecânica Eletrônica
Num Colégio Varnasrama, além de oferecerem todos estes cursos, os estudantes receberiam educação dos Sastras, cantariam Hare Krsna e seguiriam os princípios.
Quando os líderes mundiais de boa vontade resolverem seguir as sugestões do Fundador Acarya da ISKCON - Sua Divina Graça A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o A Daiva Varnasrama será introduzido na sociedade em geral.
Vosso servo
Prahladesh Dasa