Caro Advaya Prabhu, por favor, aceite minhas humildes reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado por ter compartilhado sua visão sobre o Varnasrama.
Humildemente gostaria de colocar alguns pontos.
É preciso ter bem claro um ponto muito importante que é:
De acordo com o sistema Védico, existem dois caminhos:
Pravrtti Marga - caminho do desfrute sensorial.
Nivrtti Marga - caminho da renúncia.
De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakur existem três classes de Varnasrama:
A-Daiva Varnasrama (Varnasrama comum) ou Pravrtti Varnasrama Dharma
Asura Varnasrama ou Smarta Varnasrama (Sistema de Castas)
Daiva Varnasrama (Varnasrama para Vaisnavas) ou Nivrtti Marga Varnasrama Dharma
Fim da Citação
Esta explicação de SS Suhotra Tapovanacari é inestimável.
Não podemos misturar as coisas.
Não podemos estabelecer A Daiva Varnasrama nas Comunidades da ISKCON, porque A Daiva Varnasrama é o caminho que permite algum desfrute sensorial.
Nas Comunidades da ISKCON somente existe Daiva Varnasrama (Nivrtti Marga Varnasrama, ou Varnasrama para Vaisnavas, ou Varnasrama da renúncia).
Enquanto este ponto não ficar bem claro, muita confusão irá surgir.
Podemos dizer então que o Daiva Varnasrama está estabelecido na ISKCON.
SS Suhotra Tapovanacari explica isto muito bem:
"Podemos ver que em Nivrtti Marga Varnasrama, ou na Instituição da ISKCON, todos os Varnas também estão activos.
Mas estes Nivrtti Marga Varnas estão dedicados ao conhecimento transcendental.
Sendo assim os membros destes Varnas são pregadores dedicados ou dedicam-se activamente a auxiliar a pregação ( a sua maior motivação é que o conhecimento transcendental seja espalhado pelo mundo todo).
Os Brahmanas pregam o conhecimento transcendental de uma forma muito científica.
Os Ksatriyas administram a distribuição deste conhecimento transcendental.
Os Vaisyas distribuem conhecimento transcendental através de negócios (por exemplo através de distribuição de prasadam acompanhada da distribuição de livros).
Os Sudras ajudam os outros.
Gopala Bhatta Goswami, no seu Sat Kriya Sara Dipika, diz que:
"O Sudra que é um servo de um Brahmana Vaisnava é superior a um Ksatriya e Vaisya."
Também podemos dizer que o A Daiva Varnasrama não está estabelecido na ISKCON, e nem poderia estar porque um, é o Varnasrama da renúncia (Daiva) e o outro permite um certo desfrute sensorial (A Daiva).
O A Daiva Varnasrama é estabelecido fora da ISKCON, e mantem-se conectado desta forma.
Nosso mestre espiritual SS Hrdayananda Das Goswami Acaryadeva explica: (São Paulo, Julho, 1998)
"...Atualmente dentro da Iskcon existe um setor privado, porque tem muitos e muitos membros da Iskcon (agora quase a maioria) que são membros fiéis dedicados a Srila Prabhupada e que simplesmente têm sua vida privada dentro de sua consciência de Krishna.
Privada não no sentido de fora da missão de Prabhupada, mas no sentido de suas terras e casas não pertencerem legalmente a uma associação sem fins lucrativos de nome Iskcon. Minha experiência é que é neste setor privado que Varnashrama vai se desenvolver..."
Aqui Srila Acaryadeva especifica o A Daiva Varnasrama.
Mais adiante ele diz:
"...Por isso, o conceito de que num templo vai surgir uma sociedade Varnashrama não é correto."
Aqui Srila Acaryadeva especifica que num templo aonde existe Daiva Varnasrama (Varnsrama da renúncia) não irá surgir A Daiva Varnasrama (Varnasrama do desfrute sensorial)
O Senhor afirma:
"...Hoje, por exemplo, se uma pessoa com qualidade sudra viver numa comunidade rural sem frequentar os programas espirituais, ela será discriminada, porque na verdade se exige dela um comportamento de brahmana, não de sudra, para quem o único princípio religioso obrigatório é o casamento..."
"A lei da Iskcon não aceita um presidente de templo que não cante 16 voltas, que não siga os quatro princípios, e isto não é compatível com o conceito de ksatriya, cujas obrigações são outras..."
Aqui o senhor está a descrever o A daiva Sudra e o A daiva Ksatriya, que não é suposto viverem numa Comunidade da ISKCON.
Como explica SS Suhotra Tapovanacari:
"...Aqueles que desejarem praticar Pravrtti Marga Varnarsama Dharma ( o qual permite numa certa medida o envolvimento no conceito corpóreo) devem estabelecer-se separados da Instituição.
Mas devem participar nas actividades da Instituição na medida do possível como uma forma de Yajna..."
No entanto, ainda temos de salientar outro ponto.
Vrndavana, 12 de Março de 1974.
Hrdayananda: Prabhupada, para que fique bem claro. Quero ver se tenho certeza sobre isto, de que se alguém vem para o nosso Colégio Varnasrama, mesmo sendo isto como uma ajuda inicial, em geral - o senhor fez algumas excepções - mas em geral, quando eles vem para o nosso colégio, eles devem seguir os quatro princípios, e também aprender alguma coisa sobre o Bhagavad Gita e então, passo a passo, eles aprendem...
Prabhupada: Os quatro princípios são compulsórios.
Portanto, de acordo com Srila Prabhupada, mesmo no A Daiva Varnasrama, cantar Hare Krsna e seguir os quatro princípios são actividades compulsórias.
O senhor cita:
"...de sudra, para quem o único princípio religioso obrigatório é o casamento..."
"...Um ksatriya não precisa seguir estas regulações,..."
"...mas não está obrigado ao vegetarianismo..."
Embora possam existir pequenas excepções, todos os tipos de Varnasrama, tanto de renúncia (Daiva), como o de desfrute sensorial (A Daiva), seguem os quatro princípios reguladores.
Quando fala-se em Varnasrama de desfrute sensorial (A Daiva Pravrtti Varnasrama), não significa não seguir os princípios, mas significa não estar tão empenhado ou envolvido na disseminação do conhecimento transcedental.
SS Suhotra Prabhu explica este ponto primorosamente ao salientar que em A Daiva Varnasrama existe uma preocupação com o próprio benefício, enquanto que no Daiva Varnasrama existe uma preocupação em ajudar e beneficiar o mundo inteiro.
Submetendo estas considerações para a apreciação de todos os Vaisnavas e Vaisnavis,
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Hare Krsna !!!
Muito obrigado, Krishna Shaka Prabhu e Chandra Shekara Prabhu.
Sem dúvida o Daiva Varnasrama (Varnasrama da renúncia) é constituído por pessoas completamente desprendidas e interessadas no bem estar dos outros.
Mas porque nem todos podem ter este desprendimento e dedicação existe o A daiva Varnasrama (Varnasrama do desfrute sensorial).
A seguir um exposição bem realista sobre Varnasrama feita por SS Suhotra Tapovanacari:
Varna - Asrama
De acordo com o sistema Védico, existem dois caminhos: Pravrtti Marga - caminho do desfrute sensorial. Nivrtti Marga - caminho da renúncia.De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakur existem três classes de Varnasrama:
A-Daiva Varnasrama (Varnasrama comum) ou Pravrtti Varnasrama DharmaAsura Varnasrama ou Smarta Varnasrama (Sistema de Castas)Daiva Varnasrama (Varnasrama para Vaisnavas) ou Nivrtti Marga Varnasrama DharmaSuhotra Prabhu comenta:
"Qual é a responsabilidade da ISKCON enquanto Instituição para o desenvolvimento social dos seus membros?"
A única resposta que posso dar a esta pergunta é que a primeira responsabilidade da ISKCON é educar as pessoas nas Gunas (Qualidades) que Narada Muni prescreve para todos os seres humanos." Srimad Bhagavatam 7.11.8-12
"Estes são os princípios gerais a serem seguidos por todos os seres humanos:veracidade, misericórdia, austeridade (observar jejum em certos dias do mês), banhar-se duas vezes por dia, tolerância, distinguir entre o certo e o errado, controle da mente, controle dos sentidos, não-violência, celibato, caridade, leitura das escrituras, simplicidade, satisfação, prestar serviço às pessoas santas, deixar gradualmente as ocupações desnecessárias, perceber quão fúteis são as actividades desnecessárias da sociedade humana, permanecer silencioso e grave e evitar conversas inúteis, analisar se a pessoa é o corpo ou a alma, distribuição equânime de alimentos para todas as entidades vivas (tanto para os homens como para os animais), ver toda alma (especialmente sob a forma humana) como parte do Senhor Supremo, ouvir sobre as actividades e instrucões da Suprema Personalidade de Deus (que é o refúgio das pessoas santas), glorificar estas actividades e instrucções, sempre lembrar-se destas actividades e instrucções, procurar prestar serviço, executar adoração, oferecer reverências, tornar-se servo, tornar-se amigo e render-se completamente.
Ó rei Yudhisthira, estas trinta qualificações devem ser adquiridas na forma de vida humana. Pelo simples facto de adquiri-las, a pessoa pode satisfazer a Suprema Personalidade de Deus."Srila Prabhupada queria que com cada centro da ISKCON houvesse um Colégio Varnasrama multidisciplinar.
Estas qualidades devem ser seguidas por todos os Asramas e Varnas e por todos os três tipos de Varnasrama citados acima.Aqui não existe a dificuldade de apresentar um mesmo tema de diferentes maneiras, pois estas qualidades devem ser seguidas por todos.
Estas qualidades diferenciam um ser humano de um animal.Suhotra Prabhu continua a explicar:"Após serem educadas nas qualidades acima referidas, as pessoas devem então ser educadas nas qualidades e deveres específicos dos Varnas (incluíndo as mulheres)."
A partir deste ponto, Suhotra Prabhu dá uma explicação muito elucidativa sobre a opção de seguir Pravrtti Marga Varnasrama Dharma ou seguir Nivrtti Marga Varnasrama Dharma. Continuando:"Após serem educados desta forma, aqueles que desejarem praticar Nivrtti Marga Varnasrama Dharma devem permanecer na ISKCON.
Isto significa que o único objectivo nas suas vidas é compreender completamente o conhecimento transcendental. Aqueles que desejarem praticar Pravrtti Marga Varnarsama Dharma ( o qual permite numa certa medida o envolvimento no conceito corpóreo) devem estabelecer-se separados da Instituição.
Mas devem participar nas actividades da Instituição na medida do possível como uma forma de Yajna.Podemos ver que em Pravrtti Marga Varnasrama todos os Varnas estão activos.Porém, os Brahmanas em Pravrtti Marga não se dedicam muito ao conhecimento transcendental... as pessoas aproximam-se deles para aprender Pujas ritualísticos, e também Astrologia e Ayurveda.
Podemos ver que em Nivrtti Marga Varnasrama, ou na Instituição da ISKCON, todos os Varnas também estão activos. Mas estes Nivrtti Marga Varnas estão dedicados ao conhecimento transcendental.Sendo assim os membros destes Varnas são pregadores dedicados ou dedicam-se activamente a auxiliar a pregação ( a sua maior motivação é que o conhecimento transcendental seja espalhado pelo mundo todo).
Os Brahmanas pregam o conhecimento transcendental de uma forma muito científica.Os Ksatriyas administram a distribuição deste conhecimento transcendental.Os Vaisyas distribuem conhecimento transcendental através de negócios (por exemplo através de distribuição de prasadam acompanhada da distribuição de livros).Os Sudras ajudam os outros.
Gopala Bhatta Gosvami, no seu Sat Kriya Sara Dipika, diz que:"O Sudra que é um servo de um Brahmana Vaisnava é superior a um Ksatriya e Vaisya." Assim tanto em Pravrtti Marga Varnasrama como em Nivrtti Marga Varnasrama todos são ocupados de acordo com sua natureza.Suhotra Prabhu conclui primorosamente:
"Tanto o Kanistha Adhikari como o Madhyama Adhikari cultivam as qualidades descritas por Narada Muni para a sociedade humana Védica. Ambos desenvolvem estas qualidades de acordo com seus Dharmas. O Kanistha desenvolve estas qualidades para seu próprio benefício.O Madhyama desenvolve-as para o benefício do mundo inteiro."
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Caro prabhu Chandra Shekara dasa, aceite, por favor, minhas humildes reverências.
Todas as glórias a Shrila Prabhupada.
Prabhu, sua pergunta é muito boa e apropriada. Digo isso porque vendo a preocupação constante de Prabhupada com o assunto, através de seus livros, cartas e aulas, parece que o desejo de entender e aplicar os ensinamentos ligados ao Varnashrama presentes em um devoto, é verdadeiro sinal de devoção e preocupação com a ordem do mestre espiritual.
Eu não pretendo em uma mensagem resolver tal assunto, o qual eu mesmo demorei 17 anos para começar a entender, mas vou apresentar um pouco dos frutos das minhas meditações sobre os ensinamentos de nosso amado Fundador Acharya, Om Visnupada Paramahansa 108 Sri Srimad A.C. Bhaktivedanta Svami Maharaja Prabhupada.
Prabhupada já havia se referido à ISKCON como uma escola de brahmanas.
A idéia é que vivemos em uma sociedade sem cabeça, pois os brahmanas são a cabeça do corpo social e não há brahmanas suficientes, alguns na Índia, mas com o avanço de Kali Yuga a Índia se torna mais e mais materialista e Shrila Prabhupada afirma que se o sistema não se abrisse ele estaria fadado à extinção.
Então, tal qual a encarnação do Senhor como Hayagriva apareceu para recuperar os Vedas que estavam em posse dos demônios que o destruiriam, Shrila Prabhupada apareceu nesse mundo também para ressuscitar a vida Védica e permitir que o progresso da vida humana continuasse, a única maneira de frear Kali Yuga.
Essa é então uma herança da ISKCON, ressuscitar o modo de vida Védico e isso não poderá nunca ser feito sem brahmanas verazes que são muito inteligentes e habilidosos em fazer as pessoas progredirem usando suas qualidades pessoais e assim sentindo-se felizes.
Passo 1: Precisamos de brahmanas verazes, corajosos, honestos e de bons modos e que agindo assim se tornem a alegria das pessoas piedosas.
Shrila Prabhupada deixou-nos uma ISKCON muito organizada e bem estruturada, porém infelizmente isso não é tão verdade hoje em dia e praticamente no mundo inteiro. Infelizmente não se produziram muitos brahmanas apesar de muitos devotos terem uma segunda iniciação formal; e de novo, para os problemas da ISKCON serem resolvidos nós precisamos de mais do que brahmanas, nós precisamos de um grande número de Vaishnavas que tenham progredido para além do estágio inicial e materialista de Kanistha Adhikari, a classe de devotos que apenas relaciona Krishna ao "seu" templo e vê o guru somente em um corpo específico. Nós precisamos de líderes bondosos para com todos.
Se houver brahmanas que organizem o sistema de tal forma que as mulheres e as crianças estejam protegidas, então as famílias vão começar a cultivar valores mais elevados e os filhos que nascerem em tais famílias piedosas vão poder usar para o bem o enorme potencial que eles trazem de vidas passadas.
Com mais e mais pessoas qualificadas regendo e nutrindo a sociedade, mais e mais o modo da bondade vai se estabelecer e esse clima irá ajudar os membros menos qualificados a progredirem graças à boa associação, haverá proteção nos templos e entre os devotos de Krishna e as pessoas vão poder libertar-se dos vícios terríveis adquiridos na sociedade de Kali Yuga.
Com uma atmosfera saudável, já que os membros dos diferentes ashramas (brahmacharis, grhasthas, vanaprasthas e sannyasis) estarão mais satisfeitos, as quedas e a exploração diminuirão, e assim a confiança aumentará entre os membros, a crise da confiança que se instalou já há muitos anos chegará ao fim. Amor e confiança serão possíveis.
Passo 2: Os espiritualistas devem inspirar o modo da bondade, valores morais e confiança. Deve haver uma atmosfera saudável para o benefício das mulheres e das crianças, os mais velhos devem inspirar respeito e serem respeitados. O número de brahmanas aumentando permitirá que as outras classes também se estruturem.
Tudo isso demora, assim nossa principal missão agora é criar uma condição favorável para o surgimento de brahmanas que protejam a sociedade e até mesmo os devotos de hoje em sua velhice, mas temos que fazer algum sacrifício para eles agora, estudando a filosofia, desenvolvendo valores morais, fazendo caridade e realizando os programas de Shrila Prabhupada.
Uma grande dificuldade para o sistema funcionar é que depende da boa vontade de muitas pessoas e isso só é conseguido se as pessoas sentem-se realizadas. Se as pessoas estudam essa filosofia, cantam o santo nome e podem ter uma vida digna e uma atmosfera saudável, elas serão muito leais e muito alegremente farão sacrifício para a satisfação de Shrila Prabhupada.
Mas nós não conseguiremos isso simplesmente forçando as pessoas, nós temos que dar algo real a elas, assim como Prabhupada nos deu e nos dá ainda.
O estabelecimento de Varnashrama dependerá de gerações, mas o estágio inicial é criar esse ambiente saudável para os membros. Temos que acabar com o egoísmo entre nós, a disputa burra e cega.
Um ponto importante é realmente entender o Daivi Varnashrama.
Entenda que esse sistema é seguido em diferentes planetas, superiores, inferiores, até onde nós sabemos pelas escrituras. Assim, somos levados a crer que as sociedades nesses diferentes planetas são diferentes e assim elas vivem o mesmo Varnashrama ainda que diferentemente.
Isso é muito importante: o Varnashrama é rígido nas regras, mas maleável na forma, como a água, que tem a forma do recipiente, ainda que sendo a mesma água. Dessa forma, estabelecer Varnashrama não significa que nossa sociedade será igual à sociedade em que Arjuna vivia; a sociedade do Senhor Caitanya era diferente da do Senhor Krishna, entretanto o mesmo Daivi Varnashrama e as mesmas regras estavam lá e estarão entre nós em nossa sociedade também. Computadores e aviões não são empecilhos à vida espiritual progressiva.
Eu sinceramente penso que esse dois passos são suficientes, pois se nós e a futura geração cultivarmos verdadeiros e bondosos brahmanas, eles se encarregarão de aplicar os ensinamentos de Shrila Prabhupada para estabelecerem os demais varnas. Nossa missão é produzir os brahmanas, eles farão muito bem o resto do serviço. A sociedade em geral se interessará por esse sistema se nossos membros forem realmente felizes.
Então veja, falamos muito aqui de cultivo, como uma planta. Uma planta começa por uma semente. Será que o Varnashrama tem uma semente? Parece-me que sim: perceba que os diferentes varnas e ashramas estão servindo e protegendo uns aos outros.
Quando estudamos os livros de Shrila Prabhupada não vemos que os brahmanas sannyasis estão acumulando dinheiro à custa dos demais membros, eles não constroem lugares bonitos para viverem, eles recebem tudo que lhes é dado e imediatamente transformam isso em benefício para todos os outros, eles não ficam felizes de engordarem enquanto outros sofrem à míngua.
Veja o rei Rantideva no Nono Canto do Shrimad Bhagavatam. A semente, a alma do Varnashrama é desejo de proteger o próximo, mesmo que com a própria vida, no Varnashrama se vive para o próximo. O chefe de família não tem uma esposa para explorá-la até enjoar e então depois procurar a esposa de um brahmana para contaminá-la, o verdadeiro grhastha não está pensando numa falsa renúncia se sua esposa e filhos estão infelizes, a infelicidade deles é sua derrota e seu portal para o inferno.
Assim a alma do Varnashrama é a elevada responsabilidade para com o próximo.
Esperando ser útil, seu servo Krishna Shakha dasa.
Cristiano Thibes:
Queridos amigos do Krishna Kata, todas as glorias a srila Prabhupada.
Sou um humilde participante do grupo. Que a cada dia, lendo as varias mensagens, tem podido pegar um pouco da poeira de bakiti. Que flui destas diversas mensagens.
Cheio de defeitos e extremamente ignorante ainda assim tento seguir os passos dos acarias.
Surge-me uma pergunta.
Como instituir o Varnashrama Darma?
Tendo em vista que ninguém se considera shudra?
Alias tal palavra é mau usada não é?
Querendo apenas esclarecimentos agradeço, e peço desculpas se ofendi a algum vaishinava.
Hari Bol!
Chandra Shekara dasa