"Excepto em situações de emergência, pessoas inferiores não devem aceitar deveres ocupacionais destinados àqueles que são mais elevados.
Porém, quando surge esta emergência, todos, excepto o Ksatriya, podem aceitar os meios de subsistência dos outros."
Significado por Sua Divina Graça A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada:
"O dever ocupacional do Brahmana não deve ser desempenhado por pessoas de ordens inferiores, especialmente os Vaisyas e os Sudras. Por exemplo, um dos deveres ocupacionais do Brahmana é ensinar o conhecimento Védico, porém, a menos que haja uma emergência, esta actividade não deve ser exercida pelos Ksatriyas, Vaisyas ou Sudras...
...Há Brahmanas que protestam contra o nosso Movimento da Consciência de Krsna porque ele está a criar Brahmanas de procedência Européia, ou, em outras palavras, de procedência Mleccha e Yavana.
Todavia, este Movimento é aqui apoiado no Srimad Bhagavatam.
No momento actual, a sociedade está em condição caótica, e todos deixaram de cultivar vida espiritual, a qual é especialmente destinada aos Brahmanas.
Porque a cultura espiritual foi interrompida em todo o mundo, há agora uma emergência, e portanto está na hora de treinar aqueles que são considerados inferiores e condenados, para que eles possam tornar-se Brahmanas e agir em prol do progresso espiritual.
O aperfeiçoamento espiritual da sociedade humana foi paralisado, e isto deve ser considerado uma emergência.
Aqui, Narada Muni evidencia um sólido apoio ao Movimento conhecido como Consciência de Krsna." SB 7.11.17
Fim da citação
Mesmo o Daiva Varnasrama Dharma já instituído na ISKCON é um ajuste entre os muitos ajustes possíveis.
Vosso servo
Prahladesh Dasa