हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

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quinta-feira, 19 de junho de 2008

Srila Bhaktisiddhanta e o Daiva Varnasrama

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur coloca a seguinte questão crucial:
 
"Devemos considerar ou desconsiderar qualquer um de acordo com o Sistema de Varnasrama reconhecido por Mahaprabhu Sri Caitanya Deva,
ou devemos considerar ou desconsiderar qualquer um de acordo com o processo de cultivar a devoção à Deus como mostrado pelo próprio Senhor Caitanya, que está sempre além do Varnasrama?
 
A Filosofia Vaisnava reconhece Daiva Varnasrama Dharma, que implica na classificação conforme o sistema divino pelo qual os homens são divididos em Varnas de acordo com sua predisposição natural...
 
...Até que a tendência natural da alma humana (servir á Deus) se manifeste , a violação desta ordem causa muita desordem e dificulta tanto a individualidade quanto a coletividade.
É uma assertiva científica determinar o Varna de alguém de acordo com sua predisposição natural.
 
...No entanto, a religião universal de Sri Caitanya, como promulgada por Ele é a da alma; e não a da sociedade,física, mental e moral...
A religião do amor consiste em plena gratificação dos sentidos do Autocrata Supremo.
A Jiva deve ser o combustível para o fogo da gratificação dos sentidos do Autocrata irrestrito, cuja vontade é a lei."
 
Fim da citação
 
Toda a base verdadeira de igualdade reside na noção de que ao nível da Alma somos todos iguais, o Eu além da designação corpórea.

No entanto, a cultura Védica salienta a importância de reconhecer as diferenças físicas e psicológicas como uma realidade prática.
 
A igualdade manifesta-se através do Sanatana Dharma e as diferenças condicionantes através do 

Daiva Varnasrama Dharma.

Falhar em reconhecer a igualdade espiritual ou negar as diferenças externas são ambos considerados como um sinal de ignorância contrário ao Dharma.
A igualdade espiritual é afirmada por discernir as diferenças materiais, e reconhecê-las pelo o que elas são - em última análise superficiais mas relevantes na pratica.
 
Podemos dizer que a simples determinação de servir a Sri Krsna é bondade pura.
No entanto, os modos da natureza material ainda continuam presentes em todo o processo de rendição.

É por este motivo que o sistema de Daiva Varnasrama deve estar presente, e deve ser aplicado no modo de vida Vaisnava.

Uma determinada pessoa decide dedicar-se completamente ao serviço à Krsna, mas ainda mantém muitos condicionamentos materiais.
A decisão está em bondade pura, mas o processo até chegar a perfeição devocional deve levar em conta todos os condicionamentos materiais, ligados aos modos da natureza material.

E assim o devoto ou devota deve ocupar-se em Consciência de Krsna e situar-se no Daiva Varnasrama para gradualmente purificar-se.
 
Krsna diz que há diferentes opções para se ocupar em serviço devocional. Um devoto deve descobrir onde está e o que significa para ele situar-se correctamente. Uma vez satisfeito e convencido sobre a própria posição, ele será bastante forte para enfrentar desafios, passar por provas e continuar pela vida toda em serviço devocional.
 
Vosso servo
Prahladesh Dasa

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