हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Gaudiya Matha e o Daiva Varnasrama

"Embora alguém tenha aceito o refúgio nos pés de lótus de Sri Guru, ainda não atingiu o nível de Paramahansa.

Embora tenha alguma fé - Sraddha, e tenha aceito um mestre espiritual fidedigno, os desejos materiais ainda existem.
 
O Senhor Krsna explica no SB 11.20.27-28:
"Alguém que obteve Sraddha por ouvir Meus passatempos e tornou-se perturbado pelo desfrute material miserável, deve servir-Me com fé muito forte e ao mesmo tempo, desfrutar dos objectos materiais com um humor de desgosto e relutância com a mentalidade de que "o mundo material não me atrai mais."
 
É por isto que o Daiva Varnasrama é indicado para o progresso da comunidade Vaisnava.

Se alguém possui todas as qualidades de um Brahmana e está muito interessado em servir Krsna e Seus devotos mas ocupa-se em administração ou negócios, que são prescritos para Ksatriyas e Vaisyas respectivamente, isto trará o Caos para a sociedade de devotos.
 
Por outro lado, mesmo se alguém é iniciado e segue as regras e regulações mas tem uma natureza Sudra, se aceitar a ordem de Sannyasa que é unicamente destinada para Brahmanas, não será capaz de manter o padrão e dignidade deste Ashrama e cairá e cometerá actividades pecaminosas com as vestes de Sannyasi ou usará as vestes de Sannyasa como meio de vida.

Tal adulteração causará distúrbio na sociedade de devotos.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur estabeleceu o Daiva Varnasrama aonde todos os Varnas e Ashramas executam seus deveres.

Após a segunda iniciação, não significa que haverão somente Brahmanas na sociedade espiritual.
Juntamente com os Daiva Brahmanas, haverão Daiva Ksatriyas, Daiva Vaisyas e Daiva Sudras.
 
Os Paramamhansas estão acima de Varna e Ashrama, mas embora estes Paramahansas estejam acima das regras e deveres de Varna e Ashrama, ainda assim, pela pregação, aceitam os deveres Brahmínicos e vestes de Sannyasi.
Sua posição não é diminuída por causa disto.
 
As Devotas do Senhor
 
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica:
 
"Nossas Mathas foram construídas em muitos lugares, e muitos Sannyasis, Vanaprasthas, Grihasthas e Brahmacaris vivem nelas a tempo integral e recebendo a oportunidade de aprender a conduta espiritual.

Mas temos tentado por muito tempo dar as Mães (mulheres) a oportunidade de serviço devocional (algo realizado por A.C.Bhaktivedanta Swami Maharaja Srila Prabhupada).

É claro que aquelas que tiverem oportunidade e facilidades no seu próprio lar não necessitam uma residência separada.

Mas, muito frequentemente somos informados que muitas delas são impedidas de executar serviço devocional por má associação.

Será muito benéfico para elas construírmos o Sri Visnu Priya Palli em Mayapur, perto da residência de Mahaprabhu aonde elas poderão viver separado das suas famílias e executar serviço devocional.

Na verdade, elas pertencem ao grupo de Visnu Priya Devi (espôsa de Sriman Mahaprabhu), que foi deixada em Navadvip Dhama quando o Senhor aceitou Sannyasa.

Assim elas podem viver na associação de Sri Visnu Priya Devi.

Não deve haver má associação neste local, nem associação masculina, mas somente poucos devotos como Ishana (o devoto idoso que ficou responsável por Saci Mata e Visnu Priya quando o Senhor Caitanya deixou o lar) devem permanecer a distância e assim cuidá-las.

É preciso ter uma vizinhança exemplar para assim as Mães poderem estudar as escrituras diariamente, discutir tópicos espirituais entre elas, ter Ishta Goshthi acerca de tópicos devocionais de forma a abandonar todos os desejos pessoais e viver de forma exemplar, uma vida santa sempre a cantar Hare Krsna e a servir Sriman Mahaprabhu em todos os aspectos."
 
Baseado na apresentação de SS B.P. Puri Maharaja em 1935.
 
Fim da citação
 
Daiva Brahmanas
 
Tendência inata para servir Krsna através de serviço devocional inadulterado de ouvir e cantar os santos Nomes no padrão de Trinad Api Sunicena.
Estudam profundamente os Sastras devocionais.
Pregam, escrevem, aconselham e dão aulas, etc.
 
A Daiva Brahmanas
 
Interesse por outros ramos de conhecimento como Astrologia, Ayurveda, Vastu, Quiromancia, etc.
 
Daiva Ksatriyas e Daiva Vaisyas
 
Interesse em organizar a Missão mais do que o estudo dos Sastras, facilitar o serviço dos outros. Tendência a controlar. Protegem a Missão. Fazem diferentes arranjos para que tudo corra muito bem. Usam diferentes técnicas administrativas e de diplomacia. São Naipunyam (peritos em fazer negócios) para manter, construir e renovar os Templos, etc.
 
A Daiva Ksatriyas e A Daiva Vaisyas
 
Interesse em organizar seus proprios projectos, não são capazes de oferecer tudo ao serviço do Guru, mas tem alguma fé e interesse em manter a pregação, oferecem uma parte da sua riqueza sem duplicidade, etc.
 
Daiva Sudras
 
São humildes e limpos, servem o Mestre Espiritual sem duplicidade, honestos, relacionam-se bem com todos os devotos, etc.
 
A Daiva Sudras
 
Fazem um Show de que aceitam a iniciação, mas não estão interessados ou qualificados para executar actividades de Brahmanas, Ksatriyas e Vaisyas, tem duplicidade e desejos materiais.

Mentalidade crítica.

Sem muita fé no Guru e Vaisnavas.

Não são totalmente contra o Guru e os Vaisnavas, mas o seu temperamento não é de servi-los, etc.
 
Os Daiva Grihasthas, sejam eles Brahmanas, Ksatriyas, Vaisyas ou Sudras estão dedicados ao conhecimento espiritual.

Consequentemente têm um Sadhana muito estrito.
 
Ao viverem numa comunidade Vaisnava, fazem todos os arranjos para participar do Sadhana colectivo desta comunidade pois sabem que um projecto espiritual necessita deste Sadhana colectivo muito forte.

Por exemplo, em relação aos filhos, marido e espôsa revezam-se para cuidar dos filhos, ou um devoto ou devota toma conta de todas as crianças, também revezando-se.

Questões como doença ou idade também são levadas em consideração, e os arranjos são feitos para facilitar a situação.
 
Por exemplo: devoto(a)s idosos e/ou enfêrmos devem ser acompanhados se desejam participar de alguma forma
 
Quando os Daiva Grihasthas não vivem numa comunidade mas em suas casas também tem um Sadhana muito estrito, que não é necessariamente o Sadhana litúrgico dos Templos.
 
E ajudam as actividades do Templo. Srila Prabhupada dava o próprio exemplo do seu Purva Ashrama,de como ele vivia fora e ajudava os devotos e estes apreciavam-no muito.
 
Mas tem que haver Sadhana.

Artigo "Sadhana Bhakti" em:
http://bhakti-tattva.blogspot.com/2008_04_01_archive.html
 
Sem um Sadhana estrito não conseguiremos avançar no processo devocional.
 
Programa Diário de Srila Bhaktivinoda Thakur

08:00-10:00 PM - descansava.
10:00-04:00 AM - levantava-se, acendia uma lâmpada de óleo, escrevia e compunha escrituras, cantava. 
04:00-04:30 AM - descansava. 
04:30-07:00 AM - cantava Japa dos Santos Nomes.
07:00-07:30 AM - respondia a correspondência.
07:30-08:30 AM - lia as escrituras.
08:30-09:30 AM - recebia convidados e continuava a estudar os Sastras. 
09:30-09:45 AM - descansava.
09:45-09:55 AM - desjejum ou pequeno almoço com um pouco de leite, alguns Chapatis e algumas frutas. 
09:55-10:00 AM - dirigia-se ao Tribunal em carruagem. Vestia calças e um casaco, seis voltas de Tulasi Mala no pescoço, e Vaisnava Tilaka. Era muito rigoroso nas suas decisões; costumava decidir imediatamente. Ao contrário dos demais juízes.

10:00-01.00 PM - ínício do Tribunal.
01:00-02:00 PM - fim dos julgamentos. Voltava a casa para refrescar-se, banhar-se e cantar. 
02:00-05:00 PM - retornava ao Tribunal. 
05:00-07:45 PM - traduzia trabalhos do Sânscrito para o Bengali e cantava.
07:45-08:00 PM - banho da tarde e refeição com arroz, alguns Chapatis e meio litro de leite.

Sempre consultava um relógio de bolso para manter o horário muito pontualmente.

Resumo do programa diário:

Dormir: 3 horas
Escrever: 8.5 horas
Japa, estudar: 4.5 horas
Trabalho: 6 horas
 
Os Adaiva Grihasthas, sejam eles Brahmanas, Ksatriyas, Vaisyas ou Sudras não estão muito interessados na disseminação do conhecimento espiritual.

Embora tenham algum interesse na Consciência de Krsna, estão também interessados em Astrologia, Ayurveda, Vastu, Administração dos seus negócios, acumular bens, mentalidade crítica, etc. Consequentemente não tem interesse num Sadhana muito estrito.
 
Aqueles que desejarem praticar A Daiva Varnarsama Dharma ( o qual permite numa certa medida o envolvimento no conceito corpóreo) devem estabelecer-se separados da Instituição.

Mas devem participar nas actividades da Instituição na medida do possível como uma forma de Yajna.
 
Quando os participantes do A Daiva Varnasrama decidem-se pela renúncia entram em Daiva Varnasrama ou então são desencaminhados para o caminho de Moksa ou de Apasampradayas.

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Buscar