As duas conversas a seguir são em momentos completamente diferentes.
Não são aulas, cartas ou livros de Srila Prabhupada, e portanto circunstanciais.
Conversa em 1977:
"Prabhupada: Sim. Caitanya Mahaprabhu recomendou, Sthane Sthitah. Portanto Varnasrama Dharma é necessário. Um simples show não irá resultar. Assim o Varnasrama Dharma deve ser introduzido no mundo todo, e...
Satsvarupa: Começando com uma comunidade na ISKCON?
Prabhupada: Sim.Sim.Brahmana, Ksatriyas. Deve haver uma educação regular. Assim estamos a enfatizar o ponto da educação. Vocês educam uma secção como Brahmana, uma secção como Ksatriya, uma secção como Vaisya. Nesta educação você não discrimina porque eles vem de familias Sudra. Recebem educação. Tornam-se qualificados.
Hari-Sauri: Mas em nossas comunidades como elas são, estamos treinando Vaisnavas...
Prabhupada: Vaisnava não é muito fácil. O Varnasrama Dharma deve ser estabelecido para alguém tornar-se Vaisnava.
Hari-Sauri: Não, isto não é algo barato.
Prabhupada: Sim. Vaisnava, tornar-se Vaisnava não é fácil. Se tornar-se Vaisnava é assim tão fácil, porque eles estão a cair?
Hari-Sauri: O sistema Varnasrama é benéfico. Então, aonde devemos introduzir o sistema Varnasrama?
Prabhupada: Na nossa sociedade, entre os nossos membros.
Hari-Sauri: Mas então se todos são elevados à plataforma Brahminica...
Prabhupada: Não todos. Porque você não entende? Varnasrama, nem todos tornam-se Brahmanas.
Hari-Sauri: Não, mas na nossa sociedade praticamente todos estão sendo elevados a esta plataforma. Então podemos perguntar...
Prabhupada: Todos estão sendo elevados, mas eles estão a cair.
Hari-Sauri: Então devemos fazer isto mais difícil de alguém obter a iniciação Brahmínica. Após quatro ou cinco anos.
Prabhupada: Não necessariamente. Você pode manter-se como Ksatriya. Você será feliz.
Hari-Sauri: Não necessita nem mesmo iniciação de Brahmana, então...
Prabhupada: Não, não.
Hari-Sauri: A menos que alguém seja particularmente inclinado.
Prabhupada: Não que um Sudra deva tornar-se a força num Brahmana. Você não pode improvisar. Isto não é possível. Mas mesmo que ele permaneça um Sudra e actue de acordo, ele irá obter a mesma posição como devoto. Sva Karmana Tam Abhyarcya Sam... Ele obterá a perfeição. No presente momento a idéia é: se alguém permanece como Sudra, então não pode obter a perfeição. Não. Mesmo um Sudra pode obter a perfeição desde que execute seu trabalho perfeitamente.
Prabhupada: Não, não, não. Você veio para executar a consciência de Krishna. Você estava no varnasrama
dharma antes de vir para a consciência de Krishna? Não. No momento atual, não existe possibilidade das pessoas seguirem os princípios de varnasrama dharma, seja aqui ou em qualquer lugar. Todos são varna-sankara. Kalau sudra-sambhavau. Nesta era todos são sudras. Ninguém é brahmana, ninguém é ksatriya, ninguém é vaisya. Sudra. Então, nesta era, você não ira encontrar ninguém seguindo o varnasrama-dharma.
Portanto esta é a panaceia, ocupar todo mundo na
consciência de Krishna, cantando Hare Krishna. Ele [a pessoa que canta Hare Krishna] está acima do princípio mais elevado de brahmanismo. Este é o maior presente para a humanidade, que mesmo que ele esteja na, quero dizer, condição caída, a posição mais degradada, ele pode ser elevado à posição mais alta simplesmente por cantar. Este é o único remédio.
Agoravocê não pode novamente introduzir este sistema de varnasrama. Não é possivel. Mas se as pessoas adotam a consciência de Krishna, automaticamente elas se tornarão brahmanas e acima de brahmanas. Um Vaisnava está acima de um brahmana. Exatamente como quando iniciamos, damos o mantra Hare Krishna, ele é suposto a
estar acima dos modos da natureza material. E quando ele praticou [o canto] oferecemos a ele o cordão sagrado.
Esta é a prescrição para esta época. De outra
forma, você não pode selecionar quem é brahmana, quem é sudra, quem é vaisya. É muito difícil.
Fim das citações
O Varnasrama Dharma é suportado por Srila Sanatana Goswami no Hari Bhakti Vilas, por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur, Srila Bhaktivinoda Thakur e Srila Prabhupada.
Mais, Srila Prabhupada considera isto essencial, pois foi ele que teve contacto directo com a pregação a nível mundial.
Varna - Asrama
De acordo com o sistema Védico, existem dois caminhos:
Pravrtti Marga - caminho do desfrute sensorial.
Nivrtti Marga - caminho da renúncia.
De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakur existem três classes de Varnasrama:
A-Daiva Varnasrama (Varnasrama comum) ou Pravrtti Varnasrama Dharma
Asura Varnasrama ou Smarta Varnasrama (Sistema de Castas)
Daiva Varnasrama (Varnasrama para Vaisnavas) ou Nivrtti Marga Varnasrama Dharma
Suhotra Prabhu comenta:
"Qual é a responsabilidade da ISKCON enquanto Instituição para o desenvolvimento social dos seus membros?"
A única resposta que posso dar a esta pergunta é que a primeira responsabilidade da ISKCON é educar as pessoas nas Gunas (Qualidades) que Narada Muni prescreve para todos os seres humanos."
Srimad Bhagavatam 7.11.8-12
"Estes são os princípios gerais a serem seguidos por todos os seres humanos:
veracidade, misericórdia, austeridade (observar jejum em certos dias do mês), banhar-se duas vezes por dia, tolerância, distinguir entre o certo e o errado, controle da mente, controle dos sentidos, não-violência, celibato, caridade, leitura das escrituras, simplicidade, satisfação, prestar serviço às pessoas santas, deixar gradualmente as ocupações desnecessárias, perceber quão fúteis são as actividades desnecessárias da sociedade humana, permanecer silencioso e grave e evitar conversas inúteis, analisar se a pessoa é o corpo ou a alma, distribuição equânime de alimentos para todas as entidades vivas (tanto para os homens como para os animais), ver toda alma (especialmente sob a forma humana) como parte do Senhor Supremo, ouvir sobre as actividades e instrucões da Suprema Personalidade de Deus (que é o refúgio das pessoas santas), glorificar estas actividades e instrucções, sempre lembrar-se destas actividades e instrucções, procurar prestar serviço, executar adoração, oferecer reverências, tornar-se servo, tornar-se amigo e render-se completamente.
Ó rei Yudhisthira, estas trinta qualificações devem ser adquiridas na forma de vida humana. Pelo simples facto de adquiri-las, a pessoa pode satisfazer a Suprema Personalidade de Deus."
Srila Prabhupada queria que com cada centro da ISKCON houvesse um Colégio Varnasrama multidisciplinar.
Estas qualidades devem ser seguidas por todos os Asramas e Varnas e por todos os três tipos de Varnasrama citados acima.
Aqui não existe a dificuldade de apresentar um mesmo tema de diferentes maneiras, pois estas qualidades devem ser seguidas por todos.
Estas qualidades diferenciam um ser humano de um animal.
Suhotra Prabhu continua a explicar:
"Após serem educadas nas qualidades acima referidas, as pessoas devem então ser educadas nas qualidades e deveres específicos dos Varnas (incluíndo as mulheres)."
A partir deste ponto, Suhotra Prabhu dá uma explicação muito elucidativa sobre a opção de seguir Pravrtti Marga Varnasrama Dharma ou seguir Nivrtti Marga Varnasrama Dharma.
Continuando:
"Após serem educados desta forma, aqueles que desejarem praticar Nivrtti Marga Varnasrama Dharma devem permanecer na ISKCON.
Isto significa que o único objectivo nas suas vidas é compreender completamente o conhecimento transcendental.
Aqueles que desejarem praticar Pravrtti Marga Varnarsama Dharma ( o qual permite numa certa medida o envolvimento no conceito corpóreo) devem estabelecer-se separados da Instituição.
Mas devem participar nas actividades da Instituição na medida do possível como uma forma de Yajna.
Podemos ver que em Pravrtti Marga Varnasrama todos os Varnas estão activos.
Porém, os Brahmanas em Pravrtti Marga não se dedicam muito ao conhecimento transcendental... as pessoas aproximam-se deles para aprender Pujas ritualísticos, e também Astrologia e Ayurveda.
Podemos ver que em Nivrtti Marga Varnasrama, ou na Instituição da ISKCON, todos os Varnas também estão activos.
Mas estes Nivrtti Marga Varnas estão dedicados ao conhecimento transcendental.
Sendo assim os membros destes Varnas são pregadores dedicados ou dedicam-se activamente a auxiliar a pregação ( a sua maior motivação é que o conhecimento transcendental seja espalhado pelo mundo todo).
Os Brahmanas pregam o conhecimento transcendental de uma forma muito científica.
Os Ksatriyas administram a distribuição deste conhecimento transcendental.
Os Vaisyas distribuem conhecimento transcendental através de negócios (por exemplo através de distribuição de prasadam acompanhada da distribuição de livros).
Os Sudras ajudam os outros.
Gopala Bhatta Gosvami, no seu Sat Kriya Sara Dipika, diz que:
"O Sudra que é um servo de um Brahmana Vaisnava é superior a um Ksatriya e Vaisya."
Assim tanto em Pravrtti Marga Varnasrama como em Nivrtti Marga Varnasrama todos são ocupados de acordo com sua natureza.
Suhotra Prabhu conclui primorosamente:
"Tanto o Kanistha Adhikari como o Madhyama Adhikari cultivam as qualidades descritas por Narada Muni para a sociedade humana Védica.
Ambos desenvolvem estas qualidades de acordo com seus Dharmas.
O Kanistha desenvolve estas qualidades para seu próprio benefício.
O Madhyama desenvolve-as para o benefício do mundo inteiro."
Vosso servo
Prahladesh Dasa