Quando um devoto parte deste mundo devemos compreender o que isto significa.
A canção de Śrīla Narottama Dāsa Ṭhākura, Sva Pārṣada Bhagavad Viraha Janitā Vilāpa (je ānilo prema-dhana), expressa a lamentação (Vilāpa), pela separação (Viraha) dos devotos do Senhor (Pārṣada Bhagavad).
No último verso, Śrīla Narottama Dāsa Ṭhākura canta:
se-saṅga nā pāiyā kānde narottama dās
"Sendo incapaz de obter (nā pāiyā) a associação de devotos (se-saṅga), Narottama Dāsa simplesmente chora (kānde)."
Então aqui, Śrīla Narottama Dāsa Ṭhākura está a mostrar o lado amargo deste acontecimento.
No entanto, o desaparecimento de um devoto realizado causa um gosto agridoce. Ao mesmo tempo amargo e doce.
Amargo porque não temos mais sua associação neste plano, e doce porque sabemos que alcançou sua forma espiritual.
Filosoficamente, o Āvirbhāva (dia do aparecimento) e Tirobhava (dia do desaparecimento) de um Vaiṣṇava realizado são o mesmo.
A existência de um Vaiṣṇava se compara à visibilidade do sol. O sol a brilhar no céu azul claro representa a vida do devoto entre nós em sua Prākṛta Rūpa (forma visível). Seu desaparecimento deste mundo se assemelha ao sol que se esconde atrás das nuvens.
Ele desaparece em um lugar e aparece em outro.
Portanto, um Tirobhava cria simultaneamente um Āvirbhāva. Quando um Vaiṣṇava realizado deixa seu Prākṛta Rūpa, ele recebe um Aprākṛta Rūpa (corpo espiritual) para servir eternamente Śrī Śrī Rādhā-Śyāmasundara em Goloka Vṛndāvana.
Aqui aparece como um Tirobhava, mas no mundo espiritual é um Āvirbhāva.
O devoto realizado desaparece da nossa visão, apenas para aparecer diante da visão de Śrī Śrī Rādhā-Śyāmasundara em Śrī Vṛndāvana-dhāma. E isto é muito doce.
No mundo material, o Vaiṣṇava passa seus dias a cantar Nitāi-Gaurāṅga e Hare Kṛṣṇa, dançar e honrar Prasādam. Ele faz o mesmo no mundo espiritual.
Uma vez um sábio deu diferentes bênçãos a diferentes tipos de pessoas.
Ele abençoou um príncipe: "Você é o filho do rei, deve viver para sempre".
Então o sábio abençoou um Vaiṣṇava: "Você pode viver ou morrer, como quiser".
O sábio abençoou o príncipe para viver para sempre porque depois da morte este teria que receber a reacção de suas actividades.
No entanto, o Vaiṣṇava poderia viver ou morrer, porque de qualquer maneira ele continuaria a mesma actividade ao servir alegremente os pés de lótus de Śrī Krisna.
Então embora o Āvirbhāva (dia do aparecimento) e Tirobhava (dia do desaparecimento) de um Vaiṣṇava realizado sejam o mesmo, e ambos sejam celebrados, o desaparecimento tem mais peso e significado.
"Comemore o Āvirbhāva (dia do aparecimento) de Kṛṣṇa e o Tirobhava (dia do desaparecimento) dos Vaiṣṇavas", dizem os Gauḍīyas.
Por que "adorar o aparecimento de Kṛṣṇa e o desaparecimento dos Vaiṣṇavas?"
Imediatamente após aparecer na Terra, os Avatāras de Viṣṇu, como os Dāsa Avatāras (Matsya, Vāmana, Nṛsiṁha, Rāma), agem para abençoar, instruir e proteger todos. Eles trazem paz e prosperidade ao mundo. Portanto, o dia de aparecimento do Senhor Viṣṇu e Suas muitas formas é honrado.
Quando um Vaiṣṇava aparece pela primeira vez neste mundo, ele não mostra nenhuma grandeza ou faz qualquer contribuição. Só depois de alguns anos, ele começa a manifestar seu poder espiritual.
Quando o devoto realizado abandona este mundo é quando realmente podemos apreciar todos os seus feitos devocionais ao longo de sua vida.