हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Religião e Política

Quando Srila Bhaktisiddhanta desestimula Srila Prabhupada de participar do Movimento de Gandhi é porque tal movimento não tinha ou não era um projecto espiritual, devocional de governo. Só por isso.

A religião deveria exercer um papel na política? Existe uma conexão e relação entre religião e política?

Claro que sim.

Um sistema religioso não abrange somente o indivíduo enquanto indivíduo único. Um sistema religioso tem uma proposta para uma sociedade de indivíduos. Uma colectividade.

"Conforme os três modos da natureza material e o trabalho atribuído a eles, as quatro divisões da sociedade humana são criadas por Mim." (BG 4.13)

Krsna tem uma proposta social.

Quando se afirma que religiosos não actuam na política, isto refere-se a monges internos. Estes não podem candidatar-se, mas podem opinar.

No entanto, os outros devotos não podem viver numa redoma e isolados, alienados do mundo e da sociedade. Eles devem apresentar uma proposta social consciente de Krsna. E há uma.

O sistema Védico de Varnasrama é de CENTRO.

No sistema Védico de Varnasrama os Sudras tem socialismo, os Vaisyas tem capitalismo, os Ksatriyas tem monarquia e os Brahmanas tem anarquia.

E são todos devotos de Krsna.

É um sistema de CENTRO porque abarca todos em harmonia.

Da mesma forma, devotos não deveriam assumir extremos. Porém, comica e tragicamente vemos devotos assumir posições extremadas de direita e esquerda.

Ouvir devoto(a)s a "glorificar" e "reverenciar" Bolsonaro ou Lula é o "fim dos tempos" :D

Aconselhamento Político - no blog

Correto. "Podem não representar a posição institucional".

Agora fica a pergunta: Qual é a posição institucional em relação as temáticas políticas?

Podemos dizer que a Iskcon, enquanto Instituição, não está filiada a nenhum partido político materialista.

Mas é importante que a Iskcon tenha uma posição política.

A Iskcon é seus membros e os membros são a Iskcon.

Então, numa situação hipotética, se devoto(a)s Grhasthas (membros da Iskcon) fossem convidados a assumir o poder de um país, com acesso a todos os recursos do Estado. Teriam que apresentar projectos sólidos em todas as áreas de actuação social: saúde, educação, economia, ambiente, etc.

Alguém poderá dizer que isto não irá acontecer, que é uma viagem. Mas não é.

Srila Bhaktivinoda e Srila Prabhupada vizualizavam Vaisnavas em cargos de Juízes e Governantes com uma Tilaka na testa.

Então, mais uma vez: Qual é a posição institucional em relação a temática política?

Não é tão utópico. Com excepção da Coréia do Norte, Venezuela e Cuba, o mundo todo, de um modo geral segue o caminho do meio, conciliando capitalismo de livre mercado e socialismo democrático.

E claro, extremistas de Direita estão só de passagem.

Srila Prabhupada também condena o capitalismo e diz que esse é um movimento de demônios.

O Dharma é de centro. Nem Direita e nem Esquerda. Mas com características de ambos.

Sim mas Srila Prabhupada disse também para combatermos o capitalismo.

"As masmorras de minas, fábricas e oficinas desenvolvem propensões demoníacas na classe trabalhadora. Enquanto isso, o capital realizado floresce à custa da classe trabalhadora, e conseqüentemente há severos conflitos entre eles, de muitas maneiras". (Srila Prabhupada - Vida Simples e Pensamento Elevado)

"O dever da classe mercantil (capitalista) não é abrir fábricas para produzir coisas inúteis e conseqüentemente escravizar milhões de pessoas com o intuito de fazer lucros para uma pequena elite de ricos. Como explicado na Bhagavad Gita, o Vaisya deveria produzir grãos em abundância e deveria proteger as vacas. Dessa maneira, nunca haveria escassez de dois alimentos essenciais para o ser humano: “grãos e leite."

(Srila Prabhupada - Vida Simples e Pensamento Elevado)

"Aqui, eu estou vendo praticamente que Gaurasundara, um garoto tão inteligente e qualificado, precisa trabalhar duro 12 horas simplesmente por sua subsistência. Portanto, o tipo ocidental de civilização, industrialismo e capitalismo, não é avanço material. É exploração material."

(Srila Prabhupada - Carta para Rupanuga - Hawaii 14 Março, 1969)

Sim, no vídeo Srila Prabhupada está a explicar que Comunistas e Capitalistas são todos na sua maioria ateístas e que os devotos deveriam tentar introduzir a Consciência de Krsna principalmente nos Estados Unidos. Só isso. O vídeo não é o posicionamento de Srila Prabhupada em relação a política.

O posicionamento de Srila Prabhupada em relação a política é a introdução do Sistema Varnasrama.
E o Sistema Varnasrama é de CENTRO porque abarca todas as linhas sem conflito.

"No Sistema Védico de Varnasrama os Sudras, os trabalhadores, tem socialismo, no sentido de que recebem tudo do Estado e vivem bem; para os Vaisyas, classe mercantil e agrícola, tem capitalismo; para os Ksatriyas, guerreiros e administradores, tem monarquia; e para os Brahmanas, membros intelectuais e classe sacerdotal, tem anarquia." (Hridayananda Das Gosvami Acaryadeva)

Por favor, não veja conflito onde não há. É claro que o comunismo materialista deve ser combatido.

O comunismo materialista e o capitalismo materialista devem ser combatidos.

São ambos lados da mesma moeda. O comunismo materialista só existe porque existe o capitalismo materialista.

Srila Prabhupada explica que porque o capitalismo materialista é explorador, como consequência surge o comunismo materialista.

Não há como combater um sem combater o outro.
O propósito dos seguidores de Srila Prabhupada é estabelecer o Sistema Védico de Varnasrama onde Krsna é o centro.

Neste sistema, os Sudras tem socialismo, os Vaisyas tem capitalismo, os Ksatriyas tem monarquia e os Brahmanas tem anarquia.

E são todos devotos de Krsna.

É um sistema de CENTRO porque abarca todos em harmonia.

Um exemplo é a candidatura de Gaura Nataraja Dasa (Jorge Brand) para Prefeito (Presidente da Câmara) de Curitiba através de um Partido de Centro Esquerda. Agora é Gaura !!!

https://mandatogoura.com.br/

Buscar