हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Associados NUNCA caem !!!

Nós (Jiva-tattva) NUNCA estivemos no mundo espiritual. Quando o Jiva alcança a perfeição do serviço devocional, e ao abandonar este mundo material, entra pela PRIMEIRA vez no mundo espiritual e NUNCA mais sai de lá.

E não é preciso especular. De facto, o tema é bem simples. Uma "queda" só é possível num local onde haja MAYA. A "queda" dá-se quando existe a opção entre MAYA e KRSNA.

No mundo espiritual NÃO existe MAYA.

Estando neste mundo material desde sempre (Anadi), onde existe a opção entre MAYA e KRSNA ("mundo espiritual"), é que o Jiva opta e cai. Vida após vida por afastar-se de Krsna, Sua Lila e Sua morada.

O Jiva tem sua origem em Maha-Visnu, que é o abrigo de Jiva-tattva

E para que fique bem claro, este é o resumo:

Jivas liberadas em Vraja manifestam-se de Balarama.

Jivas liberadas em Vaikuntha manifestam-se de Sankarsana.

Jivas condicionadas (NÓS) neste mundo material manifestam-se de Maha-Visnu.

O termo para explicar "eternamente condicionada" é ANADI.

ANADI significa que algo é "eterno" para trás, mas não é "eterno" para frente.

Quando Srila Prabhupada diz "desde tempos imemoriais", alguns interpretam que o Jiva "no começo" não seria condicionado. E depois, a muito, muito tempo atrás, por "inveja", teria ficado condicionado. Isto não é assim.

"Desde tempos imemoriais" significa exatamente isto, o condicionamento do Jiva não tem começo. Foi SEMPRE condicionado, desde tempos imemoriais.

Mas este condicionamento pode ter um fim, quando o Jiva alcança a perfeição.

Esta é a explicação de ANADI.

Em relação a posição desprevilegiada do Jiva condicionado.

Por que o Senhor Krsna fez alguns Jivas fracos de modo que fiquem sob a influência de Maya, enquanto há Jivas que são eternamente liberados? Parece ser injusto.

Do Jaiva Dharma:

"Vrajanatha: O Senhor Krsna é extremamente misericordioso. Por que, então, Ele faz as almas espírituais individuais tão fracas que elas caem no mundo de Maya?

Babaji: Como Ele é misericordioso, Krsna também é brincalhão. Desejando muitos tipos diferentes de passatempos com as almas espirituais individuais em diversas condições de vida, Ele criou condições muitos exaltadas, que culminam em "Maha Bhava" grande êxtase espiritual amoroso para o Senhor, e Ele também criou, com a ajuda da expansão Maya de Sri Radha, as condições materiais degradadas de vida, que atingem o seu ponto mais baixo em "Ahankara" (a identificação erronea da alma com a matéria).

Desta forma, por influência de Sri Radha há a realização da transcendental e ilimitada felicidade, e pela influência de Maya há uma descida as profundidades mais baixas.

As almas que entram assim no abismo de Maya não estão interessadas em seus próprio bem-estar espiritual. Elas são avessas ao Senhor Krsna e somente estão interessadas em seu próprio prazer egoísta. Assim, elas descem mais e mais baixo.

No entanto, o supremamente misericordioso Senhor Krsna envia os Seus associados pessoais do mundo espiritual para o mundo material para fazer com que estas almas fiquem favoráveis a Ele e tirá-las do abismo.

Desta forma, algumas das almas caídas tornam-se gradualmente elevadas e, eventualmente, voltam ao mundo espiritual, onde elas se tornam associadas eternas do Senhor.

Vrajanatha: Por que as almas individuais sofrem para que o Senhor possa desfrutar de passatempos como estes?

Babaji: O que deve ser dito é isto: é pela grande misericórdia do Senhor que as almas individuais têm o livre arbítrio. Por que não falar dessa forma? A matéria inanimada é muito baixa e sem importância porque ela não tem livre arbítrio.

É porque as almas têm livre arbítrio é que podem tornar-se senhores do mundo da matéria. "Dor" e "prazer" são dois destinos que a mente pode atingir. O que você e eu podemos chamar de "dor", uma outra pessoa, que é apegada a isto, pode chamar de "prazer".

No final todos os prazeres materiais trazem dor. Eles não levam a nada além disso. Portanto, uma pessoa ligada aos prazeres materiais torna-se infeliz no final. Quando a infelicidade torna-se muito aguda, a alma começa a desejar felicidade que não é misturada com sofrimentos.

Deste desejo vem a inteligência, e desta inteligência vem o espírito de investigação. A partir do espírito de investigação vem associação com pessoas santas, da associação com pessoas santas vem a fé na vida espiritual, e da fé na vida espiritual tornamo-nos gradualmente elevados.

Desta forma, o que começou como dor tornou-se no final o doador de felicidade auspiciosa. Quando o ouro é aquecido e polido, o ouro impuro torna-se puro.

Do mesmo modo, quando elas sofrem no mundo material de Maya, as almas impuras avessas ao Senhor Krishna e ansiando desfrutar de Maya se purificam. Este sofrimento transforma-se em doador de felicidade e é a misericórdia do Senhor Krsna.

Portanto, aqueles que tem um espirito aberto vêem que estes sofrimentos das almas condicionadas, eventualmente trazem felicidade auspiciosa. Aqueles que são míopes não conseguem ver isso. Vêem só o sofrimento."

Alemão, você diz: "o ideal é sempre estarmos com Krsna na consciência e no coração.... seja aqui no mundo material ou no mundo espiritual."

Isto passa a idéia, PELO menos para mim, de que no mundo espiritual podemos estar com Krsna ou não. Ou, em outras palavras. Que no mundo espiritual podemos optar por não estarmos com Krsna.

No entanto, no mundo espiritual não existe MAYA. E o próprio mau uso do livre arbítrio, já é MAYA ela mesma.

Não existe o mau uso do livre arbítrio no mundo espiritual.

E portanto eu diria:

"o ideal é sempre estarmos com Krsna na consciência e no coração.... AQUI neste mundo material.

No mundo espiritual, estamos SEMPRE com Krsna na consciência e no coração."

Em relação ao capítulo 15 do Jaiva Dharma, usado por aqueles que defendem a queda do Jiva, que explica que mesmo uma alma liberada poderá ficar sob o controle de Maya, ISTO SOMENTE refere-se a uma alma liberada neste mundo material, enquanto ainda corporificada.

Sudama, Vrnda Devi, os porteiros Jaya e Vijaya, Kala Krsnadasa, Citraketu.

Todos estes exemplos dados por aqueles que defendem a "queda" do mundo espiritual não são válidos. Nenhum destes associados "caiu". Isto é Lila. É um arranjo feito por Yoga-maya, não Maha-maya.

"De fontes autorizadas pode-se discernir que os associados do Senhor Viṣṇu que descendem de Vaikuṇṭha NÃO CAEM. Eles vêm com o propósito de satisfazer o desejo do Senhor, e sua vinda a este mundo material é comparável à vinda do Senhor. O Senhor vem a este mundo material através da ação de Sua potência interna, e similarmente, quando um devoto ou associado do Senhor desce a este mundo material, ele o faz através da acção da energia espiritual. Qualquer passatempo conduzido pela Suprema Personalidade de Deus é um arranjo feito por yoga-māyā, não mahā-māyā. Portanto, é para ser entendido que quando Jaya e Vijaya desceram a este mundo material, eles vieram porque havia algo a ser feito para a Suprema Personalidade de Deus." (Srila Prabhupada - SB 7.1.35)

E portanto a vinda destes associados por influencia de Yoga-maya não pode ser comparada com a nossa estadia aqui neste mundo material. Por que estes associados, quando estão aqui, nunca ficam sob a influência de Maha-maya. Bem diferente do nosso caso.

Srila Jiva Gosvami explica que os sentimentos de ser inimigo do Senhor mostrados por Jaya e Vijaya não eram reais, mas apenas um ābhāsa, uma sombra. Eles entraram em corpos demoníacos, mas permaneceram intocados por dentro. Eles permaneceram devotos.

Bem diferente do nosso caso, Jivas condicionadas.

Sim, quando estes associados aparecem é por uma ou duas, três existências no máximo para satisfazer uma Lila específica.

Por outro lado, nós, Jivas condicionadas estamos na roda do Samsara por milhões, bilhões de vidas.

Eles, Jaya e Vijaya, Vrnda Devi, não ficam sob a influência de Maha-maya enquanto estão aqui. Porém, nós, Jivas condicionados ficamos sob influência de Maha-maya.

Não podemos usar o exemplo da vinda destes associados para justificar a "queda" do mundo espiritual. São coisas diferentes.

Outro ponto interessante é que alguns afirmam que a idéia da "queda" da alma do mundo espiritual teria sido introduzida na Índia pelos missionários cristãos com a queda do paraíso.

No entanto, se formos analisar tal situação, veremos que o "paraíso" do qual Eva e Adão "caíram", era um paraíso ... terrestre. Este paraíso da Bíblia é aqui na Terra e não no mundo espiritual.

E sim, isto é possível. Almas liberadas (Adão e Eva) poderão ficar sob o controle de Maha-maya (serpente), mas ISTO SOMENTE se tais almas liberadas estiverem ainda corporificadas (como no caso de Adão e Eva).

Dum "paraíso terrestre" é possível cair. Mas de um "paraíso espiritual" ninguém cai NUNCA.

Buscar